sábado, 27 de setembro de 2008

Salve a fé. Dia de São Cosme e São Damião

Respeito a fé, as religiões, as devoções, os credos.
Hoje é dia de São Cosme e São Damião. Padroeiro dos cirurgiões, protetores das crianças.
Conta a história que os dois irmãos são da Arábia, de uma família nobre de pais cristãos, no século III. Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio.
Estudaram medicina na Síria e depois foram praticá-la em Egéia. Diziam "Nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo e pelo seu poder".

Foram perseguidos por Diocleciano, foram trucidados e muitos fiéis transportaram seus corpos para Roma, onde foram sepultados no maior templo dedicado a eles, feito pelo Papa Félix IV (526-30), na Basílica no Fórum de Roma com as iniciais SS - Cosme e Damião.

O dia de São Cosme e Damião é celebrado também pelo Candomblé, Batuque, Xangó do Nordeste, Xambá e pelos centros de Umbamda onde são associados aos ibejis, gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces. O nome Cosme significa "o enfeitado" e Damião, "o popular".

8 comentários:

Anônimo disse...

Oração a São Cosme e São Damião

Amados São Cosme e São Damião,
Em nome do Todo-Poderoso
Eu busco em vós a bênção e o amor.
Com a capacidade de renovar e regenerar,
Com o poder de aniquilar qualquer efeito negativo
De causas decorrentes
Do passado e presente,
Imploro pela perfeita reparação
Do meu corpo e
Dos meus filhos
Dos meus amigos, e de minha família.
Agora e sempre,
Desejando que a luz dos santos gêmeos
Esteja em meu coração!
Vitalize meu lar,
A cada dia,
Trazendo-me paz, saúde e tranqüilidade.

Amados São Cosme e Damião,
Eu prometo que,
Alcançando a graça,
Não os esquecerei jamais!
Assim seja,
Salve São Cosme e Damião,
Amém!

[Ao alcançar a graça, fazer um bolo ou oferecer uma festa às crianças de rua, orfanatos ou creches.]

Rosana Soares Brigagão disse...

Demais Lili, AMEIIIIIIIIIIIII!!!!!!!!!!

Rosana Soares Brigagão disse...

Lili, "roubei" p a Casinha da Vovó, viu?, nossa, isto vicia, rouba daqui, rouba de lá, vamos acabar vizinhos de FERNANDINHO, rs,sr,sr,rs,sr,sr,sr...

Anônimo disse...

Me lembro de mamãe empacotando saquinhos e saquinhos e mandando toneladas de cobertores e doces para orfanatos.
Tradições que vão diminuindo aos poucos.
Doces para linda Joaninha.

Rosana Soares Brigagão disse...

Obrigadinha querida, tb vou fazer minhas doaçoes amanhã, desde q meus filhos nasceram, faço só que em alimentos, roupinhas, depende do que o local que escolho esteja precisando, prefiro assim, sei que mts criancinhas não tem o que comer, vestir, brincar, todos deveriam fazer um pouquinho e faríamos mt gente feliz!!!

Agradeço a Deus por ter amigos como você, uma família linda, alegriaaaaaaaaa sempre!!!!!

A "criança" que existe em sua alma será abençoada por eles com certeza!!!AVANTE GUERREIRA LILI, estamos na área com você!!!

Anônimo disse...

Tenho certeza que os santos gêmeos estão cuidadno de todas nós. Beijos no coração de todas!!!

Rosana Soares Brigagão disse...

Paty, tb tenho certeza que S. COSME E SÃO DAMIÃO OLHAM PELAS MENINAS SAPECAS DO BLOG ou já estaríamos de castigo háaaaaaaaa muitooooooo tempo, somos tds muito levadinhas, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...nossas "crianças" são impossíveisssssss!!!

O dai de ontem foi muito especial, pela manhã peguei minha netinha Joaninha e lá fomos nós para o Parque Guinle, de cara já ganhamos nosso Primeiro saquinho de docessss, nossa, que delícia ver a alegria da minha princesinha abrindo e escolhendo seus docinhos preferidos e tudo que ela não gosta dizia: "exxe é seu vovó" e pior, eu tinha que comer pq não me dava sossego enquanto não me visse mastigando tudooooooo e ainda me fazia abrir a boca p ver se tinha ENGOLIDO MESMMMMMOOOOOOOOO, VÓ TB SOFREEEEEEEEEEEEEEE!!!!!

Dps, corremos para a S. Salvador ontem ela ganhou mais docinhos e olha pessoal, HÁ ANOS NÃO PARTICIPAVA DA CORRIDA AOS DOCES DOS SANTINHOS, FOI O MAIORRRRRRRRR BARATOOOOOOOOOOOOOOO, nos divertimos muitoooooooooo!!!!

Existem prazeres nesta vida que todos deviam experimentar indepedente da idade que tenham, como é bom GANHAR O SAQUINHO DE DOCESSSS, ABRIRRRRRRR E VER "AS SURPRESAS", vale a pena, EU RECOMENDO!!!

Anônimo disse...

e agora meninas, rumo ao mês de outubro: mês da Penha. Viva!