domingo, 7 de setembro de 2008

Os guachos do Brilhante

Neste mês de setembro me lembrei de uma bonita história que vivi em 1997. Era o primeiro ano do sítio do Brilhante, as descobertas eram muitas. Uma atrás da outra. Me lembro bem que em setembro daquele ano, um lindo canto me chamou a atenção logo ao amanhecer. Nunca tinha ouvido. Mas também eu nunca tinha tido um sítio. Era a típica"mocinha" da cidade. Muito urbana. Acordei e fui para a janela. E me deparei com esta maravilha. Ninhos pendurados na minha paineira. Bem na pontinha de cada galho dela.
O macho ia de um lado para outro e terminava a casa com cipós resistentes trazidos no bico. Lá dentro a fêmea estava quietinha esperando os filhotes nascerem. Aliás era um grupo de pássaros. Um espetáculo da natureza.
Hoje, pude ouvir e ver de novo eles voltando. Lindos, majestosos, construindo para suas fêmeas, suas famílias, um lar, um canto de amor e paz. E desde noventa e sete, eles escolhem o Brilhante para dar vida aos novos filhotes. Fico horas a observá-los, e eles fazem um sucesso enorme entre os visitantes. Ano após ano, me emociono ao vê-los de volta.

Foto tirada pelo amigo Alexandre Maurity

Nenhum comentário: