sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Travessuras ou gostosuras?


Eu não ligo para o Dia das Bruxas. Acho que é uma festa americana. Mas, nós brasileiros, temos mania de adotar e incoporar tradições alheias. Bobagem, porque as nossas falam por sim. Enfim, muitos por aqui podem querer saber um pouquinho do que está por trás do Hallowen. Então vamos lá.
A palavra Halloween tem origem na religião católica. É uma contração da expressão "Ali Halliows Eve", no inglês atual, "All Hallows Eve", que significa "Véspera do Dia de Todos os Santos".
O Halloween, conhecido no Brasil como Dia das Bruxas, é comemorado na noite de 31 de outubro. No aspecto religioso, essa ocasião é conhecida como a vigília da Festa de Todos os Santos, dia 1º de novembro. Quando eu era pequena, era dia santo de guarda. Lembram?
Estudiosos de folclore acreditam que os costumes populares do Halloween exibem traços do Festival da Colheita, realizado pelos romanos em honra à Pamona (deusa das frutas), e também do Festival Druída de Samhain (Senhor da Morte e Príncipe das Trevas).
De acordo com a crença, Samhain reunia as almas dos que tinham morrido durante o ano para levá-los ao céu dos druídas, nesse exato dia. Para os druídas, Samhain era o fim do verão e o Festival dos Mortos. O dia 31 de outubro marca também o término do ano céltico.
No periodo pré cristão creditava-se que os espíritos dos mortos voltavam para visitar seus parentes à procura de calor e provisões, pois o inverno aproximava-se e, junto a ele, o reinado do Príncipe das Trevas. Os Druídas invocavam forças sobrenaturais para acalmar os espíritos maus. Estes raptavam crianças, destruíam plantações e matavam os animais das fazendas. Acendiam-se fogueiras nos topos das colinas nas noites de Samhain. As fogueiras talvez fossem acesas para guiar os espíritos às casas dos seus parentes ou para matarem ou espantarem as bruxas.
A inclusão de feiticeiras, fadas e duendes nesses rituais originou-se da crença pagã de que, na véspera do Dia de Todos os Santos, havia uma grande quantidade de espíritos de mortos que levavam avante uma oposição aos ritos da igreja de Roma, e que vinham ridicularizar a celebração de Todos os Santos, com festas e folias próprias deles mesmos. Os fantasmas frustrados pregavam peças nos humanos e causavam acontecimentos sobrenaturais.
Com o passar dos anos, a comemoração do Halloween tornou-se alegre e divertida, sem todos aqueles vestígios sombrios e tenebrosos da tradição céltica, tornando-se mais conhecida na América após a emigração escocesa, em 1840. Alguns dos costumes trazidos pelos colonos foram mantidos, mas outros foram mudados, a fim de que houvesse adaptação às novas maneiras de viver.
As Jack-O-Lanterns passaram a ser feitas com abóboras. Essas Jack-O-Lanterns são um dos símbolos mais conhecidos do Halloween e têm sua origem entre os irlandeses.
Conta a lenda que um homem chamado Jack não conseguiu entrar no céu porque era muito avarento, e foi expulso do inferno porque costumava pregar peças no diabo. Foi, então, condenado a vagar eternamente pela terra carregando uma lanterna para iluminar seu caminho.
"Trick or Treat" (Travessuras ou Gostosuras)
A fórmula Trick or Treat também se originou da Irlanda, onde as crianças iam de casa em casa pedindo provisões para as comemorações do Halloween, em nome da deusa irlandesa Muck Olla. As crianças inglesas continuaram esta tradição, vestidas com roupas extravagantes, pedindo doces e balas.
Hoje em dia, principalmente nos EUA, o Halloween é lembrado com muitas festas e alegria. Nessas festas, as pessoas usam máscaras e se vestem como fantasmas, bruxas, Conde Drácula, Frankstein, ou da maneira que achar mais engraçado ou horripilante. As crianças saem às ruas fantasiadas, batendo de porta em porta, pedindo doces e dizendo: "Trick or Treat". Quem não as atende pode ter uma desagradável surpresa, pois elas podem lhe pregar alguma peça.

Aqui no Brasil, o comércio tenta implacar esta festa. Mas quem curte mesmo são as criancinhas nas escolas. Será? Eu prefiro a Sininho, a fada mais linda do mundo!

17 comentários:

Rosana Soares Brigagão disse...

Amooooooooooooo esta festa , acho o maiorrrrrrrr barato e um dia farei um, TODOSSSSSSSS A CARÁTER ou serão BARRADOS NA PORTA, nem adianta me chamar, sem fantasia , NÃO ENTRAAAAAAAA, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Também adoroooooooooo BRUXINHAS, principalmente as que são DO BEM, muito lindinhas e as roupas de BRUXA, SÃO "O MÁXIMOOOO", eu amaria ter uma vassoura daquelas, vixiiiiiiiiiiiiii, ia aprontarrrrrrrr!!!

Lembram da SAMANTHA?? Que delícia aquela série, assisto até hoje, amo de paixão!!!

E a MEMÉIA, amiguinha da LULUZINHA e do BOLINHA? È poutra mt lindinha, aqueles cabelinhos arrepiadinhos, lindo, lindo!!!

MAGA PATALÓGICA E SUA AMIGA , esqueci o nome dela, como é mesmo gente???
Adoro ler estas historinhas e hoje, conto todassssssssss para Joaninha que adoraaaaaaaaaa e as vezes fica com medo, na mesma hora, transformo todasssssssss em BRUXINHAS BOAS,assustá-la para que se na vida, ela irá encontrar muitassssssss do MAL , né mesmo?
Agora, só lindas historinhas,e as Bruxinhas da Lya Luft, CARA DE PANELA E CARA DE JANELA, são ótimasssssss, nós duas nos divertimos com elas e ainda sonhamos, bom demais ser criança!!!

SONHAR, ACREDITAR NOS SONHOS E VÊ-LOS TRANSFORMADOS EM MOMENTOS DE FELICIDADE TOTAL E ABSOLUTA, tem coisa melhor?
Alimente SUA CRIANÇA, não deixe que ela te abandone, continue acalentando SEUS SONHOS, ELES VÃO SE REALIZAR QUANDO FOR O MOMENTO E O PRINCIPE / PRINCESA QUE VOCÊ MERECEEEEEEEE, DEIXAM OS SAPOS NO PÂNTANO, rs,sr,sr,sr,sr,rs,sr...

Anônimo disse...

Mesmo?
Pensando bem, tem festa que o Bolerão não gosta?

Anônimo disse...

Meméia...tempo do irmão mais velho.
Vou guardar estas histórias para Valentina e...

Anônimo disse...

Marina, Marina. É isto.

Rosana Soares Brigagão disse...

BOLERÃO DETESTAAAAAAAAAAAAA aquelas festas cheias de frescurites, gente metidíssimaaaaaaaa, ela gosta mesmo de papos animados, festas de QUINZE ANOS das minhas amiguinhas e agora, serão das amiguinhas de JOANINHA, dançarrrrrrrr muitoooooooo forró com os Porteiros Zés , baladas como o niver da CHIQUINHA, niver de JOANINHA,pessoas do bem reunidas, isto BOLERÃO ADORAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!

lILI, imagina a cena, todas nós de BRUXAS, não seria O MÁXIMOOOOOOOOOO???
Prometo que faremos uma!!!

Rosana Soares Brigagão disse...

JÁ ESTOU COM " MEU MODELITO " NA CABEÇA, 2009, FESTÃO DAS BRUXAS PARA NÓS, ME AGUARDEM!!!

Anônimo disse...

A idéia é ótima. Mas vão sair correndo. Ou não?
Acho que não, o caldo é bom ainda...ainda,...risos
Veteranas...

Lulu disse...

Quando criança eu colecionava as revistas Luluzinha e Bolinha, tinha vários volumes encadernados... lembro demais das bruxas, tinha a Meméia e a Alcéia, sobrinha da Meméia, que se brincar aprontava mais que a tia...rsrsrsrsrs
Mas Halloween só nos Estados Unidos, mesmo. É a cara do Tio Sam...

Anônimo disse...

Lulu, sabe que estou surpresa.
Fui para rua e vi todas as criancinhas vestidas de bruxinhas.
A moda está pegando.
Agora lá nos States é interessante.
Uma amiga me contou que a filha grandona foi trabalhar hoje de bruxinha -ou melhor vampiro- e a galera toda tb acompanha. Deve ser uma curtição.
Imagina, eu lá no meu trabalho de bruxinha. Sou presa na hora. Internada e convertida.

CHIQUINHA disse...

A- Ro, nessa festa, TÔ DENTRO !!! Acho o máximo. Pena vc não ter lembrado antes, podíamos ter feito hj, ainda mais que caiu numa sexta feira.Você já está com seu modelito na cabeça, mas o meu, já está aqui prontinho, só esperando a ocasião! Pode rir, pq é aquele mesmo, nega, o da peruca... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Melhor ainda, pq não me custou 1 centavo, ganhei de presente,rsrsrsrs

Rosana Soares Brigagão disse...

Galera do Blog, vcs já prestaram atenção no MODELITO da Bruxa/Madastra da BRANCA DE NEVE???
Lindãoooooooooooooooo, chiquerézimoooooooo, acho que é a Bruxa mais chic de todasssssss as historinhas infantis, reparem, estou até pensando em COPIAR o modelito para A FESTA DE 2009, vou arrasarrrrrrrrrrr!!!

A Bruxa da Ariel, Pequena Sereia é faschion , aquela Polva gorducha, feiosa, é elegante, rs,sr,rs,sr,sr,rs, chic mesmooooooooo, só a da B. de Neve, o que vcs acham???

Rosana Soares Brigagão disse...

CHIQUINHA, esqueci totalmenteeeeeeeeeeeeeeeeeeeee desta festa. se tivesse lembrado com certeza estaríamos na maior farra a esta hora, já imaginou AS FIGURAS???kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, acho ou melhor, tenho certeza que teríamos todas q estar de FRALDAS ou ... vexameeeeeeeeeeee, vai um ESCANDALO nossa festa 2009, vamos planejar e SÓ ENTRA A CARATER, COMBINADO?
SEM FANTASIA, FICA DO LADO DE FORA, será que ALGUÉM vai querer perder???kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Lulu disse...

É verdade, as escolinhas sempre exploram estes temas, como Dia do Índio (cada indiozinho e indiazinha lindos eu encontro pelas ruas), Páscoa (as ruas ficam infestadas de "coelhinhos, lindos!!!)...
Dão uma vida e um colorido à cidade, não?
Tou me lembrando aqui de uma cena do filme E.T., no dia do Halloween, os meninos colocam uma manta em E.T. só com os buraquinhos dos olhos, lá vão eles pela rua, aí encontram um outro menino vestido de extra-terrestre e E.T. sai atrás dizendo "home..."
"home..."....

Anônimo disse...

Muito chique mesmo aquela bruxa. Se bem que a feiticeira tem lá seus encantos com o narizinho inquieto.
Querida Ro, obrigada pela semana, as pedras continuam nos rondando, mas quem sabe depois deste final de semana, com caldeirão fervendo de idéias, a gente mais uma vez suba ao podium.
um beijo

Rosana Soares Brigagão disse...

SUBIREMOSSSSSSSSSSSS LILI, SUBIREMOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS!!!

Idéias pipocando, muitas novidades chegandooooooooooooo, iupiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!

SAPOS VIRARÃO MINHOCASSSSSSSS, VAMPIROS SE TRANSFOMARÃO EM PRINCIPES, NOSSAAAAAAAAA, isto aqui não é a XUXA mas acontecerão MUITASSSSSSSSSS TRANSFORMAÇÕES, quem viver verá!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Anônimo disse...

Transformações? Adoro!! Trabalhei com a Marle e com a Xuxa. Curtia este quadro.
Minhoca? Adorei. A gente passa e não vê. É pequeninha. risos

Anônimo disse...

Isto aí Lili, minúscula, insignificante , passam despercebidas como certas pessoas, até esquecemos que existem, né não?rs,sr,sr,sr,sr,sr,sr,rs...

BOLERÃO