quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Cartas, bilhetes que renovam o dia a dia

Alunos de um dos cursos técnicos de reportagem e edição da Rede Manchete
Texto de Lindinor Sá Larangeira. Olha, diz para sua mãe que você fêz muito bem em cursar jornalismo.


Tenho uma caixa os bilhetes, cartas e fotos dos meus alunos. Estão guardadas em um armário que abro a toda hora. Quando acontece algo que me entristece ou me tira fora dos trilhos, vou lá, sento no chão e revejo alguns textos e fotos. Isto em traz força.
Fiz isto durante esta madrugada. Achei centenas, centenas mesmo gente. Escritos em guardanapos de bar, em laudas, em fotos, santinhos, risquinhos de desenhos, e postais. Uma delícia.
E achei também este texto, publicado em uma revista da Manchete, de meu aluno Lindinor, que não sei por onde anda. Estou esperando que ele apareça vendo o livro nas lojas, me procurando no orkut e lendo o Blog. Ele vai me achar. E eu a ele. Ainda guardo este lindo texto Lindinor!
Lindinor está aí na foto, de cabeça baixa, de óculos, pensativo, ao lado de uma das mais criativas e bem sucedidas turmas de jornalismo do curso Bloch de Televisão. Inesquecíveis.

8 comentários:

Luiz Otávio Coutinho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luiz Otávio Coutinho disse...

Alô, moçoilas e cavalheiros do blog:

Estou meio sumido em função da carga de trabalho.

Reverencio com respeito e especial carinho a todos os mestres do país. A maioria faz da profissão um verdadeiro sacerdócio. Os salários aviltantes que muitos deles recebem (que eu chamo de esmola e não de salário), fazem desses profissionais uns verdadeiros heróis. Muitos não podem se reciclar porque tem que lecionar em duas, três, quatro, cinco ou até mais escolas; de manhã, de tarde e à noite para que a renda seja complementada. São emotivos e carregam seus problemas pessoais, como todos nós, mas quando sobem no tablado, em frente ao quadro negro (ou verde) tem que enxugar as lagrimas, deixar as emoções no corredor da escola e travar uma outra luta, a de tentar passar o conhecimento aos seus alunos.Uma verdadeira transformação.
No meu caso, muito intimamente, só revelado "procês", faço uma reverencia toda especial à minha ex-professora de Português e Literatura Brasileira, no antigo científico, Elvira Montenegro. Mãe do cantor e compositor Oswaldo Montenegro, Elvira não dava uma aula, declamava e exalava poesia por todos os poros para os seus alunos, especialmente nas aulas de Literatura. Contava histórias peculiares dos grandes poetas e escritores brasileiros. Aquilo me fascinava. Mesmo bem mais velha, foi a minha primeira "paixão" na vida, coisa de amor platônico, inalcançável. Quem nunca se "apaixonou" por um dos seus professores que atire a primeira pedra?
Aproveito e homenageio a dona do blog, também uma professora que, além de passar seus conhecimentos jornalísticos aos inúmeros alunos que teve, também passa até hoje o maior dos ensinamentos que nenhuma escola tradicional irá nos reservar, o da escola da vida.
Parabéns, Eliane, hoje também é o seu dia.

Anônimo disse...

Procurando seu amigo, jornalista,pó de arroz?....vá no seu orkut q. deixei recado tenta aqui tbem
http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=2469774863546250419
( copia e cola na barra de endereços)
bjs

Anônimo disse...

É isso mesmo - salve estes heróis sofridos, com seus parcos salários mas cheios de ideais. Só mesmo o ideal para fazê-los seguir adiante numa carreira tão bonita e tão pouco valorizada. Como se faz pouco com o futuro de uma nação!
E junto-me ao Luiz Otávio quando ele afirma que nossa amiga Eliane é uma mestre na escola da vida - qtos não estão aprendendo agora com ela, com seu exemplo, sua postura diante do inesperado - e que inesperado!?
Simone

Anônimo disse...

Quilma, foi dez. Aguardo ele agora postar alguma coisa. Vamos ver como anda a vida dele.
Tem gente que passado é passado. vira a página. vamos ver qual é a dele.

Anônimo disse...

Simone, você e Luiz Otávio são suspeitos. São amigos e tem olhos carinhosos para comigo. Mesmo antes do inesperado.
Aliás, face duríssima heim. Tendo você ao meu lado, diariamente, o barquinho vai navegando, ora por mar revolto, ora por ondas calmas. E assim segue. Até encontrar o porto.
Estes últimos dias estão sendo complicados - meio pra lá e pra cá. Fase mais difícil que vai também passar. De novo. um beijo e obrigada por toda força.
Já entrou na comunidade do LOtávio?
DAs meninas do Assunção não dá, acho que é só do colégio.
bj de novo

Rosana Soares Brigagão disse...

LO, não tinha visto vc aqui, que é istoooooooo, paixão pela PROF éeee???
Conta aí, rolou alguma coisinha???Conta p nós, adorooooooooo aliásss, adoramosssssss estes CAUSOS, rs,sr,sr,sr,sr,sr...

Também tive uma paixão por UM PROF da CULTURA INGLESA, INGLÊS MESMOOOOOOOO, este teve peito e fez DNA,COMPROVOU SEU SANGUE INGLÊS LEGÍTIMO, rs,rs,sr,sr,sr, não é como certas pessoas que COMPRAM FOTOS EM ANTIQUÁRIOS e vem dizer que´"É A FAMÍLIA", Deus tende piedade desta "menininha", criancinhas viajammmmmmm na maionese, rs,rs,sr,sr,sr,sr,rs...

Voltando ao MEU PROF, era lindoooooooooo demaissssssss, mt parecido com aquele ator que fazia DR.KILDARE, lembram meninas??? já sei, já sei, ninguém lembra, só o irmaõ muitoooooooo mais velho da Lili vai lembrar, tá bom, tá bom!!!

Aqueles olhos, aquela vozzzzzzz, aquele SOTAQUE À LA COLIN, OHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH, QUE AULASSSSSSSSSSSSSSSSS!!!!!!!!!!!!!
EU SONHAVAAAAAAAAA NAS AULAS, NÃO OUVIA UMA SÓ PALAVRA, ERA UM DEUSSSSSSS, nem sei como passei nas provas, meus ANJOS devem ter ficado com peninha pq D. DULCE tinha me reprovado e ME SOPRARAM TUDIMMMMMMMMMM , passei, que raivaaaaaaaa, mudei de PROF!!!!!
Ali sim eu adoraria ter repetido 20 vezes, olhar/ouvir/ sentir seu perfume, aquele LORD INGLÊS, ERA O MÁXIMO!!!

LO volta logo, estamos com saudades do nosso BATE BOLA, sorry, sei q vc não tem mais idade para esta brincadeirinha,é mt pesada p vc, jogaremos BURACO, TÁ LEGAL???

Tenho certeza que os alunos da LILI, são excelentes profissionais, ela FOI, É e será sempre A MESTRA, volta Lili, tem mt gente precisando de vc nas sala s de aula, vai lá, vai arrebentarrrrrrrrrrr!!!

Anônimo disse...

Vou deixar o ancião LO responder primeiro.
Me aguarde Rosana.