quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Carrego meus alunos no meu coração


Carrego para sempre. Quando era pequena, tinha vários apelidos, todos inventados por meu irmão mais velho. Quando virei tia de Gisela, Paula, Christiana e Carlos passei a ser chamada de Tia Eli. Mas não pegou muito. O apelido que veio para ficar foi através dos alunos dos cursos de reportagem e edição de TV. Sem querer, sem perceber viriei tia Lili. Os cursos profissionalizantes foram marcantes na minha vida. Tive ao meu lado parceiros queridos, e alguns tão amigos que ficaram ao meu lado, como a blogueira que até hoje me acompanha, Maria Teresa Senise. Outros se foram, mas quardo boas lembranças. Os mais especiais foram aqueles que me deram esta oportunidade de viver uma experiência enriquecedora: Alice Maria e Mauro Costa, mestres de gerações das emissoras de TV.
Dei aula por mais de vinte anos( ainda volto). Não fiz muito por meus alunos, apenas abri os olhos deles para o mercado. E um dos maiores presentes que tenho na vida é vê-los realizados, no mercado, lutando e brilhando. No dia do lançamento do meu livro, em maio de 2008, alguns estiveram comigo na livraria Argumento, no Leblon, no Rio.
Meus olhos brilharam. Hoje são chefes de redação, editores-chefes, editores, repórteres nacionais e internacionais. Trabalham em assessorias institucionais e privadas e ocupam cargos elevados.
A todos amam com carinho especial. Quero que saibam disto. No dia do professor, eu é quem agradeço a oportunidade de ter feito parte de uns minutinhos da vida deles.
E um dos melhores presentes que recebi outro dia foi o email de Carla, dona de uma empresa de publicidade. Ela escreveu mais ou menos assim:-"Lembra de mim, fui sua aluna na Veiga e até hoje aplico na minha profissão as dicas que você me deu. Comprei seu livro e adorei..."
Se eu lembro? Lembro de todos, até de alguns que sumiram com o tempo.
Um beijo para cada um. Aqui não cabe a lista toda. Então, meu carinho para Alessandra, Angela, Ana Claudia, Anas de todos os jeitos, Amanda, Carla, Claudinha Lourenço, Carmem Petit, Rogério, Lindinor, Sérgio (s),Fernanda, Vivian, Márcia, Isabel(s), Carla,Renatinha(s) e mais mais.
Manda a lista Teresa!
Na foto, alguns dos profissionais que fazem a história da Rede Globo hoje: Rogério, Fernanda e amigos da TV.

6 comentários:

Anônimo disse...

MARIDILSON, Lili !!! o grande Maridilson...

Anônimo disse...

Maridilson...o máximo de aluno.
Nós tinhamos que trocar o nome dele para TV.

Anônimo disse...

Tia Lili...
parabéns! você me surpreendeu muito, com a mensagem e com a foto em que subitamente fiquei em evidência, com aquela touca vermelha discretíssima...
... logo eu, que no dia-a-dia da Globo procuro passar desapercebido...
... ou seria falso isso? O fato de fugir sempre dos cargos de chefia não significa necessariamente que "fujo dos flashes"...
... acabo me destacando de algum modo, seja pelas edições, seja pela rede de relacionamentos "que crio", a densidade dos afetos que se estabelecem (muitos deles "secretos") -- Eliane, sou muito grato à Vida! e a cada dia procuro mais me conscientizar, para ser zero de vaidade, viver apenas em estado de júbilo e gratidão, porque a existência é tão vasta e tão rica, não?
Você enriqueceu muito esse meu 15 de outubro, em que eu não estava muito bem, por um acúmulo de desgastes e cansaços -- na verdade irrisórios diante de tantas bênçãos diárias... mas é que às vezes somos atropelados, engolidos pelo somatório de compromissos, aborrecimentos inesperados, etc.
Germília me disse hoje que você é uma das pessoas por quem ela reza diariamente. Eu, sou mais modesto... umas duas vezes por semana, em média, mentalizo você, recebendo Luz derramada dos céus e um humilde mas intenso Abraço meu! E (já lhe disse isso) você está sempre com um sorriso radiante, muito positivo e contagiante -- lembra o do meu avô materno.
Tomara que você volte mesmo a lecionar, privilegiando novas turmas com a sua presença e incentivo, que me foram tão importantes! bj

Anônimo disse...

V. e Germília são bençãos verdadeiras.
Com esta torcida e luz vou longe, vou longe...resistindo bravamente como dizia Cid Moreira, ícone da locução da Globo.
bjjj amigos. Até Petrópolis

Anônimo disse...

BOM DEMAIS UMA DECLARAÇÃO DESSAS !!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Bom demais, melhor que isto, só aquilo...abraço apertado vizinha, abraço muito apertado. Sentido!!!!

V. vai adorar o casal. Rogério é sensibilidade pura...na Globo. Agora vê. Tem que escrever roteiro. Comigo.