sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Agosto chega com eclipse solar

Queridos amigos e leitores, como dizia o velho Ibrahim Sued, "sexta feira dia de pernas de fora."
E digo mais: sexta feira, dia amado pelos trabalhadores( até por aqueles que dão plantão) é a esperança de um fim de semana de descanso, ou de agitos. E este ano, o dia primeiro de agosto caiu em uma sexta. Vocês sabiam que agosto vem do latim Augustus?
O oitavo mês do ano do calendário gregoriano é chamado assim por decreto em honra do imperador César Augusto. Como ele não queria ficar por baixo do imperador Júlio César, homenageado pelo mês anterior-julho-, Augustus também determinou que "seu" mês tivesse 31 dias.
Antes dessa mudança, agosto era denominado Sextilis ou Sextil, visto que era o sexto mês no calendário de Rômulo (calendário romano).
O mês começa com desafios, por causa do eclipse solar total no signo de Leão. Mas para quem tem fé, os desafios não são problemas. Servem para nos manter acordados e testar a nossa capacidade de não desistir nunca.
Agosto está aí. O mês que dedico ao meu pai, que nasceu no dia 16, e era um leonino que enfrentava desafios sorrindo e com sabedoria.

Nenhum comentário: