sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Pela obrigatoriedade do diploma

A luta em defesa da obrigatoriedade do diploma como requisito para o exercício do Jornalismo se espalhou por todo o país. A categoria está mobilizada em diversos estados. Vejam a matéria publicada no site da Federação nacional dos Jornalistas.
"Mais de 600 pessoas participaram das atividades desenvolvidas das 10 às 14h na Praça da Imprensa, em Fortaleza, dia 13 de agosto, em defesa da obrigatoriedade do diploma como requisito para o exercício do Jornalismo. As mobilizações em diversos estados reforçam o movimento em defesa do diploma.Faixas, panfletos e spots veiculados num carro de som esclareceram a população cearense sobre a importância de os jornalistas terem uma formação específica para o exercício da profissão. A campanha foi reforçada por 30 painéis de ônibus (busdoors) que começaram a circular na última quarta-feira nas principais linhas da cidade.
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Juiz de Fora recolheu na última quarta-feira, 1.058 assinaturas em defesa do diploma de jornalista durante manifestação no Parque Halfeld. Além da participação da população, jornalistas e estudantes de comunicação, o prefeito de Juiz de Fora, José Eduardo Araújo, também aderiu à manifestação e assinou o documento em defesa dos jornalistas com formação.
Em Alagoas houve mobilização na FITs e para esta sexta-feira (15/08) está programada manifestação em frente à OAB-AL, com concentração a partir das 14 horas.No Amapá, nesta quinta-feira o Sindicato dos Jornalistas promoveu mobilizações nas redações dos principais jornais, TVs e rádios em Macapá. E para esta sexta-feira haverá ato em defesa do diploma e da regulamentação da profissão e coleta de assinaturas ao abaixo-assinado, em frente à sede do Sindicato dos Jornalistas. Na Paraíba, ativistas da campanha participaram quinta-feira da solenidade de reabertura do Fórum em defesa das profissões regulamentadas, com vários conselhos de classe, se posicionando em favor da luta em defesa do diploma. Para esta sexta-feira está programada uma panfletagem no campus I da UFPB.
Para acesso à programação completa da Semana Nacional de Luta, clique aqui. E para acesso a imagens de mobilizações, clique aqui.A Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) encaminhou aos ministros do STF a Carta em defesa da formação superior em Jornalismo para o exercício profissional.“A SBPJor entende que a preservação da liberdade de expressão e de um fluxo informacional qualificado e plural na sociedade brasileira depende da existência e atuação de profissionais com competências específicas para garantir o cumprimento dos compromissos e responsabilidades sociais inerentes à atividade jornalística”, afirma o documento."

Nenhum comentário: