sábado, 19 de julho de 2008

Meu colégio, minha emoção

Muitos já sabem do almoço entre as antigas alunas de Sion na semana que vem. Quando comecei a ver a movimentação das "meninas", fiquei pensando:-" Por onde anda minha turma querida, inesquecível, do Colégio Assunção?"
Pois bem, a Hama Editora decidiu abrir uma página no orkut para mim, com nosso livro. Eu não gosto de sites de relacionamentos. Mas não é que a Beth Bally me descobriu? E aí pronto, veio a Rosana, a Sandra e a corrente começou. Já vamos até nos encontrar.
O Assunção, para mim, representou uma etapa emocionante e feliz na minha vida. Foi um colégio que fui parar por acaso. Por causa de minhas notas não muito boas no Sion, tive que ir para outro colégio. Minhas primas haviam estudado lá e o Santa Úrsula -colégio escolhido por minha mãe- não tinha vagas naquele momento. Foi uma benção, um presente de Deus para mim. O Assunção me libertou de todas as formas. Ganhei nova vida, minha personalidade floresceu , fiz grandes companheiras e me diverti horrores. Gostava tanto de lá, que quando chegava o dia de vir para casa, não fazia questão. Eu fui interna um ano e meio. Meu irmão estudava e trabalhava na Bélgica, e ficava com pena de mim, porque eu era interna. E escrevia:-" Vou pedir para mamãe te tirar daí." E eu gritava, NÃO! Eu era feliz lá, muito feliz!
Eu amava as freiras, as professoras, as meninas e o voley. Foi ali que entendi que o inverno era minha estação preferida. O frio, a neblina, as temperaturas amenas, e a vista de Santa Teresa, bairro no centro da cidade, me marcaram para sempre.
Agora, muito tempo depois, vou rever minhas amigas. Algumas delas dançaram minha valsa de 15 anos.
Desta história que conto hoje, o melhor de tudo é que elas nunca esqueceram de mim.
Tenham certeza meninas, que nem eu. Vocês todas foram e são importantes na minha trajetória.
Minha história de vida não seria completa sem vocês.
Sem o retiro em Terê, sem minhas amigas mineirinhas que ficavam lá em casa nos fins de semana, sem o voley, e as farras.
De lá também, guardo carinhosamente a lembrança de minha madre preferida, Irmã Maria Rita. Tive a oportunidade de vê-la antes de partir.
Para vocês, meu beijo e todo meu carinho.
Acho que vou chorar!

16 comentários:

sandra disse...

Nossa Eliane,como é gostoso,relembrar tudo isso minha amiga e sentir que tivemos um passado,onde realmente nos sentimos felizes,mesmo sendo internas e que após 40 anos,ainda podemos dizer,que não nos esquecemos.Foi emocionante ler o seu depoimento.VALEU A PENA mesmo.Beijos saudosos da sua colega Sandra Dorilêo

Rosana Soares Brigagão disse...

Querida Eliane,MUITO OBRIGADA por este belíssimo PRESENTE para as ASSUNCETES e por realizar meu sonho colocando está linda foto dos seus 15 anos, sempre sonhei que um dia, de alguma forma, a veria, vc realizou MEU SONHO, OBRIGADA QUERIDA!
Suas palavras tocaram fundo meu coração, as lágrimas vieram e não as contive, chorei messsmoooo de alegria por te reencontrar, por ter a certeza que também não nos esqueceu , valeu lindinha, beijins mt carinhosos
Rosana Brigagão

Unknown disse...

Eliane me comovi quando li no seu livro "Os amigos da infância crescem com você.(...) Crescem junto, enxergam com o coração, só com o coração". E mais uma vez me emocionei ao ver você falar de uma forma tão carinhosa dos amigos, mesmo não tendo participado dessa sua época. Durante a leitura me veio em mente os meus amigos de infância que tanto amo. Amigos da vizinhança, da escola, da casa de praia, da fazenda, os quais amo de coração e lendo o que você escreveu me veio o rostinho de cada um que participou de minha vida, dos meus aniversários, dos fins de tarde, da igreja, do fim de semana... Foram muitos momentos bons e Deus é tão generoso que coloca amigos a todo instante em nossa vida. E você foi mais um presente de Deus em minha vida. Beijos, enorme Isabelle

Anônimo disse...

Oi Sandra,
Precisava lembrar a quantidade de anos?????????? ahahahahhaha
Só para aliviar a emoção.
Fale para todas as meninas do blog.
E deixe sempre mensagem. Vou adorar.
Vocês , o Assunção vou levar para sempre.
bj

Anônimo disse...

Rosana, qualquer hora desta coloco você dançando a valsa. Com meu primo amado, e grande amigo, Jorge Eduardo.
Preciso é falar com a editora para bloquear cópia de fotos, antes que a gente apareça como "as gatas" por aí...ahahahahah
Vou avisar a Beth.
Deus tem sido maravilhoso para mim. Vem realizando todos os meus desejos. Será que meus pais em algum lugar também não estão participando?

Anônimo disse...

Minha queridíssima Isabelle, anjo que cuidou de mim, hoje minha amiga.
Pensei muito em você em São Paulo. E sabe porquê? Na platéia da livraria Cultura estava a chefe da enfermagem do laboratório Roche.
E sabe o que mais? Quer que eu faça uma palestra só para as enfermeiras da onco.
O dia que eu ficar famosa, vou arrumar passagem para você, Jaque e Xará, convidadas. Quem sabe...
Belle, amigos são bençãos.
Não é maravilhoso resgatar e reviver todos estes afetos?
Sinais do céu!
Semana que vem vou ver as meninas.
bj e mais bj

Lulu disse...

Que bom, Eliane, encontrar mais uma aluna do Assunção...você já deve estar sabendo que existe uma comunidade do colégio, que em boa hora criei há cerca de 3 anos e tem mais de 80 membros, e que já nos rendeu dois Encontros fabulosos lá no colégio... eu não devo ser do seu tempo (ou se era, eu era das "maiores" e você do Petit Couvent), pois estudei o ginásio de 1960 a 1963. Mas a grande maioria é do seu tempo e com certeza lá você irá encontrar e resgatar muitas amizades... estamos lhe esperando!
Um grande beijo,
Lulu

Anônimo disse...

Lulu,acho que realmente não somos da mesma turma.Mas somos da mesma tribo!
Me fale mais desta comunidade que v.criou.
Adorei que você tenha entrado no meu blog.
Volte sempre.
bj Eliane

Lulu disse...

Eliane, para ter acesso à comunidade, é necessário que você crie um perfil no orkut. Após isso, qualquer uma de nós da comunidade poderá lhe passar o link. Já temos mais de 300 tópicos, centenas de fotos das mais antigas às mais recentes (dos Encontros de 2007 e 2008). Temos fotos de Madre Rita, Madre Emma, Madre Glória Eugênia e outras, dos 80 anos de Madre Lourdes, do sítio de Teresópolis, de D. Dulce, Gunni...é uma comunidade muito rica, e é emocionante ver os comentários de ex-alunas que nela reencontram colegas que nâo viam há mais de 40 anos e com as quais tinham perdido completamente o contato...esta comunidade tem promovido vários encontros (não só os do Colégio, que é feito anualmente), agora mesmo no próximo dia 23 às 16:00 hs algumas vão se encontrar na Confeitaria Colombo de Copacabana às 16:00hs para reverem Bernadete Rache Corseuil (acho que foi do seu tempo), que mora em Paris e está passando uma temporada no Rio... tenho certeza que entrando na comunidade você irá proporcionar uma grande alegria às que já estão lá (mais de 80!)e também experimentará as mais gratificantes emoções...
Beijos!

Anônimo disse...

Lulu, estou sabendo do encontro na Colombo. Vou fazer de tudo para dar uma passinha por lá.
E já tenho perfil no orkut também.
vou tentar ver as fotos. Em especial de madre Rita.
bj Eliane

Lulu disse...

Já encontrei seu perfil no orkut, Eliane, ficaria muito feliz em tê-la no meu rol de amigos. Quanto à comunidade, ela é moderada, ou seja, a pessoa interessada tem que pedir autorização para participar. Foi um acordo entre as próprias "assuncetes" para preservar a comunidade, para evitar invasões de spam's e mensagens pornográficas.
Beijos, aguardamos você lá!

Lulu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lulu disse...

Excluí acima porque o link da comunidade não saiu completo... vou tentar novamente:
http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=1925154
(o número final é 1925154 - para o caso de não sair completo novamente)
Bjs

Anônimo disse...

Lulu, sou péssima na internet. Mas me esforço.
Vou ver se meu par consegue entrar para mim.
Adoraria ver Madre Rita. Se puder me envie uma foto.
bj merci

Unknown disse...

Querida Eliane,

Ler foi emocionante, conhecê-la ontem foi ótimo e penso que chorar um pouquinho vai aliviar tanta emoção... Beijos, Bia

Anônimo disse...

Bia, que bom que você está no blog.
Desculpe a demora em responder. Estas meninas estão me deixando doida, com comunidades, orkut, blog, fotos, ahahahahahaha
Tem sido maravilhoso este encontro, reencontro.
Ah Bia querida, chora não. dá rugas.
O riso vai deixar a gente jovem, para sempre! bj no coração