sexta-feira, 25 de julho de 2008

Relação de Cumplicidade

Sábado é dia de Sant'Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus.
E por isso, os homens aqui na terra, prestam homenagem as avós neste dia 26.
Conheci uma de minhas avós, mãe de minha mãe. Marianna era libanesa, veio jovem para o Brasil, mas na casa dela, o jeito árabe de ser imperava em tudo. Nos costumes, alimentação, criação. Uma forte influência em nós, netos, que seguimos muito destas tradições até hoje. Até mesmo na religião.
Me lembro muito bem da avó Marianna, e daquela casa maravilhosa onde eu brincava com minhas amigas, lanchava, dormia e ia todos os dias, depois do almoço. Além de minha avó, morava lá, a minha inesquecível tia Magna, que era mais jovem do que vovó Marianna, e tomava conta de mim. Uma portuguesa com costumes árabes. Acabei tendo uma vó e uma tia numa casa só. Muito mimo.
De Lúcia, mãe de meu pai, ouvi falar durante toda a minha vida. Meus pais mantiveram a memória dela sempre viva. Falavam que era uma guerreira e tinha lindos olhos azuis.
Viver, conhecer e conviver com avós e avôs é um privilégio para poucos.
Hoje é até mais comum. As mulheres ganham este título muito jovens. E os homens são pais e avôs ao mesmo tempo.
Neste dia 26, um beijo para as novas vovós, saradíssimas e também para as mais experientes, incluindo todas aquelas que não são avós diretamente, mas que exercem este papel ao longo da vida.

E também para seu Levindo, avô apaixonado, que adorava ir na Igreja de Sant'Ana, todo dia 26, pedir e agradecer pela neta que nasceu neste dia. Aonde quer que você esteja, eu não esqueci.

Nenhum comentário: