sábado, 27 de novembro de 2010

Aprendendo, trocando e criando novos laços


Faz tempo que faço palestras e participo de bate-papos. Se eu não me engano, tudo começou com um convite do meu chefe de redação, Nilson Viana, na Rede Globo, no comecinho da carreira. Ele ia promover um curso na Faculdade Cândido Mendes, no Rio, e me chamou. Eu era novinha mas me sai bem. Aí começaram a surgir outros convites. E de platéias variadíssimas. Me lembro que durante anos falava para mulheres donas de casa, no clube Militar, sobre os desafios da reportagem. Se naquele tempo era um desafio, imagina nos dias de hoje.
O tempo passou e nunca parei de falar. rsrsrsrsr.
Só que agora, o papo é outro. Desde 2008, quando lancei "Câncer, sentença ou renovação" tenho sido chamada para trocar minha experiência com públicos ligados à oncologia. E na próxima semana estarei voando para o Nordeste para encontrar os guerreiros de Recife. Tenho certeza que será uma experiência emocionante. Quando chegar a hora, vou contar tudo para vocês. Hoje, vou aproveitar para enviar daqui meu agradecimento à dra.Vera Guedes e todos os profissionais da Multi Hemo. E reproduzo aqui um trechinho da minha entrevista públicada no site deles e que demonstra como me sinto diante desta nova experiência:

"MHMO: Como você se sente sabendo que esse tipo de evento ajuda as pessoas que passam pela mesma situação que você passou?
EF: Feliz. Muito feliz. Mas só agora tenho tido este retorno. É surpreendente como as pessoas precisam ouvir que não estão sós em suas lutas. As saudáveis e aquelas que enfrentam desafios. Nos últimos anos tenho recebido o carinho, emails de pessoas que não conheço, e que agradecem as palavras e relatam o quanto eu as ajudei naquele momento pontual."

Eu detesto clichês do tipo “esta é sua missão.” Na verdade eles e elas, estas pessoas maravilhosas que desconhecem sua força interior, é que me ajudam a seguir em frente."

http://www.multihemo.com.br/portal/paciente.html

16 comentários:

chica disse...

Fico muito feliz e tenho certeza que será bem legal lá no nordeste encontrar as parceiras. E certamente, estar em contato com as belezas naturais de lá te fará bem também...

E teu trabalho é importante, levas esperança, sem panos quentes, contas exatamente tudo o que sentes e vai no teu coração .

Isso eu chamo de TRANSPARÊNCIA e adoooooooooooooro e é a chava pra dar certo e fazer bem aos outros.
Putz, fiz um jornal?rsrs

beijos,lindo fds!chica

Eliane Furtado disse...

Bom dia Chica, a vontade que dá é depois da palestra partir para Porto de Galinhas, Praia dos Carneiros, Caruaru...rsrsrsrs Afinal ninguém é de ferro. Mas não sei não. Estes meses de trégua estão lotados. Ainda bem que tem repouso em janeiro rsrsrsrs.
Escreva, escreva mesmo!

Flor de Lótus disse...

Bom dia,Eliane!Td bem?Desculpa pelo sumiço,mas foi por um bom motivo, agora sou uma administradora e em breve serei uma jornalista, talvez não com a graduação,mas serei jornalista por opção é meu sonho.Parabéns pela sua luta e por ser um exemplo de fé e perseverança para tantas pessoas, tenho certeza que o evento lá no Nordeste será fantástico.
Beijos

Zélia Guardiano disse...

Bravo, Eliane!
Trabalho magnífico!
Muitas varas juntas, por frágeis que sejam, formam um feixe inquebrável...
Grata, querida , por este importante texto.
Enorme abraço!

Lulu disse...

Maravilha.... será, sim, com certeza, uma experiência emocionante. Como acredito tenha sido em todas as palestras que você já deu. Você disse uma grande verdade, é importante que as pessoas saibam que não estão sós, como também é verdade que sua força, sua garra e determinação as têm ajudado a seguir em frente, cada qual com sua luta, mas juntas na mesma dor, em busca da superação.
Não tenho dúvidas de que a platéia estará ávida por suas palavras.
Beijos, bom dia para todos, tenham um ótimo sábado.

Eliane Furtado disse...

E porque não Flor?
Jornalista por opção também. Que tal um mestrado? Uns dois anos mais na área de comunicação?
O jornalismo para mim foi a melhor escolha da minha vida. Bj Flor

Eliane Furtado disse...

Um dia vou falar em Aracajú.
rs.
Bom dia Lulu.

Eliane Furtado disse...

Sempre com palavras renovadoras, Zélia. bom finde.

Vera do sulllll disse...

Bom Dia Eliane e Blog !
Só se dá o que se tem de sobra e VOCÊ!!!!! Tem muito para falar esclarecer, orientar, dar alívio e "refrigério" ( do baú) para os que irão ávidos te ouvir. Parabéns... Parabéns. Bjs do sul hoje LINDO demais.
Lindo e calmo sábado. Um ótimo domingo

Maria Cecile disse...

Bom dia Eliane!
Fico feliz quando vejo histórias assim como a sua que vão semeando algo no coração e na vidas das pessoas, dando frutos, florindo... Você já deve ter um jardim lindo!
Um lindo dia pra ti e todas as suas flores! Bjbjbj.

AGNALDO NO ESPELHO disse...

Eliane, Elianinha, queridíssima...

Recife, ô saudade, sô!

Quando caminhar pelo calcadão de Boa Viagem, mande um beijo meu para aquele mar sem fim. Peça-lhe desculpas por eu não ser capaz de esquecê-lo e, portanto, roubar um pouco de seu azul para minhas lembranças.

Vá a Porto de Galinhas. O mar é sempre morno e as pessoas são simples e encantadoras. Se puder, leve minha melhor emoção para aquele pequeno pedaço de paraíso.

E, olha, vê se não encanta muito os pernambucanos, porque nós, seus fiéis seguidores, temos ciúmes...

Os nordestinos vão te adorar. [Mas que não adorem muito, porque nós te vimos primeiro... rsrsrsrs].

Super beijo, emocionado e torcedor.

AGNALDO NO ESPELHO disse...

Meninas sumidas: LULU, VERA e CECILE...

Ando com saudades!

Beijo a todas.

Super beijo, aliás.

Emília Pinto disse...

Que bom, Eliane! Será um sucesso com certeza! As pessoas, principalmente as que sofrem estão ávidas de carinho, de força, de palavras de conforto. Há muitas que precisam de ouvir de alguém que tudo tem solução e que o desânimo não leva a nada. Felizmente há " anjos" que não medem esforços para levar essas mensagens aos que precisam. Parabéns por isso, minha amiga e pode crer que até eu ganho forças todas as vezes que visito o seu blog e o da Ro. Um grande beijinho e muito obrigada pela tarefa maravilhosa que stá realizando. Um bom fim de semana
Mila

M.Rosario//BENDIZER disse...

Chique é chique né amiga! E claro competencia vc tem de sobre, então bora, bora ajudar as pessoas a suportar o inesperado que de brincadeira não tem nada. Hj acendi uma vela para Meu amigo José Alencar, para que a luz da chama mais uma vez lhe desse uma trégua. Bjs. Paz, Paz, Paz e Paz para RJ!!

Daniel Savio disse...

As vezes falar do que passamos alivia o fardo e nos mostra que podemos ir além...

Fique com Deus, menina Eliane Furtado.
Um abraço.

Eliane Furtado disse...

E como alivia o fardo jovem e querido Daniel.
Agnaldo Poeta, será que dá tempo pra um mergulho?
Mila, Rô, Cecile, Vera do Sul enfeitado. Cansativo este deslocamento agora( estou com mania da linguagem dos Caveiras rs). Véspera de festas e de tantos encontros.
Mas lá vou ao encontro dos guerreiros do outrolado do Brasil.