segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Vamos dançar!


Toquei piano durante anos a fio. Achava bonito, mas os exercícios me matavam. Tinham que ser repetitivos e durante duas horas ou três ao dia. Nem preciso contar que esta foi mais uma das invenções de Dona Linda, minha mãe. Meu primeiro concerto foi na ABI, no Rio, tocando a música "Duas Borboletas." Tinha 5 aninhos e fiz sucesso. Mas não aguentei o piano. Depois de estudar clássico, ainda toquei popular, mas desisti.
Uma coisa que as aulas de piano me deram -com a saudosa professora Dona Virginia- foi conhecer a obra de Johann Strauss Filho. Compositor austríaco, ele foi o rei das valsas, o maior de todos os tempos. Nasceu em 25 de outubro de 1825. Strauss marcou minha vida para sempre. Em grandes momentos suas composições estavam presentes. "O Danúbio Azul, Os Bosques de Viana, A Valsa do Imperador..." Ainda hoje, quando estou cheia de saudade de tudo, coloco meu CD de valsas, que comprei Viena.
A palavra “valsa” tem origem na palavra alemã “waltzen”, que traduzida quer dizer “dar voltas”.
O gênero surgiu no século XIX e naquele tempo era vista como uma dança vulgar e até imoral, pelas classes sociais mais altas, e pela aristrocacia. Em alguns países europeus (na corte alemã e partes da Inglaterra) a valsa foi proibida, tamanho era o preconceito. Nas camadas populares, a dança ganhava cada vez mais adeptos. Mas hoje ela é um dos tipos preferidos de dança que o pessoal gosta de aprender nas aulas para depois deslizar pelos salões nas festanças.
E é deslizando que vou começar minha última semana de outubro. Não vejo a hora de chegar dezembro. É o cansaço do ano que está pesando. Acredito que o mesmo aconteça com vocês.
Então um dia musical para todos. Saiam cantarolando por aí. Fica mais fácil encarar a segunda-feira.
Beijos.

25 comentários:

Kiki disse...

Bom dia Lili! Passando cedinho para deixar um beijo.Vc queria que chegasse logo novembro? Hummmm, por mim já estava guardando os enfeites de natal. Como o tempo corre...e agora é que vem o pesado,compras ( não aguento mais, escolher,comprar, trocar...)pensar em ceia... adoro natal, mas....estou cansada, afinal....ontem foi natal....

Eliane Furtado disse...

Querida Kiki. Que bela e deliciosa surpresa.
Kiki, é que espero que este ano seja lindo para mim. De descanso. Vc que acompanha a luta, sabe que preciso. Mas pretendo também dançar...uma valsa claro!ksksks
Quando nos vemos?

Kiki disse...

Valsa é lindo.....para mim a mais bonita dança. Onde podimaos dançar? Que tal encontro de final de ano com valsa? Eu topo, mas tem de ser logo....caso contrario vira encontro de carnaval, pascoa, etc.....marque! bjs

Eliane Furtado disse...

Topo. Vou arrumar um par. kksksks

Dragão forrozandooooooo disse...

Bonjouuuurrrrrrrrrrrrrr valsando , ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiii este tópico pq como todos sabem não vivo sem música e mtooooooo menos sem dançar!
Quem dança não precisa de analista, de psiquiatra, de remedinhos p insônia pq está sempreeeeeeee felizzzzz e flutuando na sua dança preferida e a DANÇA DA VIDA para mim é a mais linda de todas!
A vida com música e dança fica muitooo mas leve e suave, nada pesa, vamos valsar Lilizinha?
Uma semana para mim será em rítmo de FORRÓ e para vc, VALSE BASTANTE e nem sentirá o Natal chegar!
Beijinsssssssssssssssssssssssssssss

Dragão sempre dançando disse...

Esqueci de dizer que meu primeiríssimo PROFESSOR DE DANÇA foi meu maravihloso paizão que fazia um lindo par com mamy, dançavam muitooooo e quando mto pequenina ele me mandava subir nos seus pés e saia VALSANDO comigo, eitaaaaaaa saudade do DR. BRIGAGÃO!!!!
Mas depois dele, pela vida afora tive lindosssssssss e gigantes professores de dança, cada um melhor que o outro,dançar é tudooooooo de bom, está faltando dança da sua vida e aí vc não vai nem lembrar dos seus remedinhos, vc vai ver.

Eliane Furtado disse...

Acho que vou entrar para suas aulas de dança para veririfcar seu professor. Vc vai ficar sentadinha olhando de bengala.
Vamos sair por aí esta semana valsando. combinando.
Bom dia Dragão da caverna.

Cecile Az disse...

Eliane, eu também toquei piano e tinha uma fixação em Strauss, rs.

Adorei o "sair cantando" para hoje. Boa pedida. Afinal, esse ano a gente rebolou um pouco, rsrsrs. Até a Rosana, com seu joelho e pé, não deixou de dançar.

Então vamos lá... beijos e uma boa segunda para ti, Rosana e blog!

chica disse...

Eu também tenho vontade que chegue dezembro pois verei nosso filho depois de 3 anos e meio.

Já viu! Sumirei dos blogs,rsrrs...

beijos,linda e bailante semana!chica

Eliane Furtado disse...

Cantando e cantarolando. E se possível dançando que nem louca. skskskskkssk
Bom dia Cecile.

Eliane Furtado disse...

Sei não Chiquinha. Acho que vou lhe acompanhar. Descansar e sumir em dezembro. Mas não todo, se não morrerei de saudade.
Acho que vou dançar em outras paisagens. Quem sabe no Sul?

Lulu disse...

Falar em valsa, me lembra da valsa que dancei com meu pai no Baile das Debutantes, no Iate Clube, quando eu tinha 15 anos. Inesquecível! Naquele tempo existiam esses rituais, que era para apresentar a moça à sociedade, era quando íamos para o primeiro baile, usávamos o primeiro saltinho, a primeira maquiagem... hoje nada mais disse subsistiu.
Eliane, você estudou piano, eu estudei violão, por música, com professor particular em casa, 3 vezes por semana. Tocava muitos clássicos, Chopin, Schubert, Strauss, Paganini, Bach, e por aí ia. Como você, fui deixando os clássicos meio de lado e partindo para as músicas populares, bossa nova... e acabei parando. Não cheguei a fazer concerto, mas lembro que toquei numa festa de fim de ano no colégio onde tirei o científico aqui em Aracaju.
Boas lembranças...
Beijos, tenham todos uma ótima segunda feira, e que esta última semana de outubro seja muito proveitosa e feliz.

Eliane Furtado disse...

Eu sabia que vc ia lembrar do baile de debutantes. Eu dancei o Bosque de Viena. ksksksks
Estou sempre mexendo com suas lembranças.
Deveríamos dançar mais.
Boa semana Lulu

IsaLenca disse...

Adoro a Valsa da Meia-Noite- todas as passagens de avo eu danço com um amigo meu. Infelizmente o meu marido não atina com a valsa. Tudo o que é dança de salão eu gosto e dou uns toques....

Então força aí...para este início de semana.

Bjs

IsaLenca disse...

Em Portugal há um ditado que diz "Quem dança seus males espanta"!

Eu disse...

Olá Eliane!
Adoro música... e piano sempre foi um dos instrumentos que sempre tive muita vontade de aprender a tocar... Quem sabe animo a fazer as aulas?
Uma semana repleta de dádivas para você!

Beijos

Eliane Furtado disse...

Isa,por aqui é quem canta...
Mas dançando e cantando aí não males que aguentem. ks
Dádivas, hum que bom desejo.
Vai vai Tatiana. Piano é legal. Não pra uma inquieta como eu.

Silvana disse...

Boa tarde Blog, boa tarde Lili, que delícia de assunto, dançar valsa, que nunca se imaginou dançando uma valsa com seu príncipe encantado.... e sapo dança valsa também???? rsrsrsrs, eu aprendi piano por 8 longos anos, mas hoje me arrependo de não ter continuado, Kiki tenho essa mesma sensação, para mim o Natal foi ontem.......Se tiver festa de fim de ano não se esqueçam de mim, com valsa ou sem valsa quero ver vocês.Beijinhos para todas

Zélia Guardiano disse...

Querida Eliane
Hoje estamos vibrando na mesma frequência: também escrevi sobre música. Sobre uma música. Mas, confesso-lhe, deveria me envergonhar porque, enquanto o seu texto é para cima, alegre, pedagógico até, o meu está cheio de melancolia...
Preciso me emendar...rsrsrs...
Adorei o seu post!
Piano é instrumento divino.
Valsa é dança encantadora!
As valsas de Strauss são magníficas...
Ah...
Grande abraço, amiga!

Daniel Savio disse...

E quem não baila na vida, mesmo sem música?

Então boa dança menina.

Fique com Deus, menina Eliane.
Um abraço.

Dragão dançou sua valsa SAUDADES disse...

Lilizinha, vc podia ter colocado a foto lindona dos seu quinze aninhos com suas quinze encantadoras damas, valsa e festa inesquecíveissssssss!

AGNALDO NO ESPELHO disse...

Eliane querida,

Levei o dia, gastei-o, pensando em uma postagem que fizesse jus às suas valsas, especialmente as vienenses.

Não consegui pensar em nada especial além do que imagino, que a dança seja uma alegoria para a vida.

Há dias em que tudo é leve e gira num compasso de valsa, como se todos os sonhos coubessem no salão e nos aplaudissem enquanto dançamos, prestes a tomar-nos como par.

Outros é hard rock, e temos de dançar sozinhos, sacudindo cabeleiras (quer as tenhamos ou não). São dias elétricos, ágeis, que correm no volume máximo e tudo o que desejamos é que terminem logo, pois estamos exaustos.

E não podemos esquecer daqueles urgentes, descontrolados. Esses são tangos, que mais se assemelham a uma luta, mas carregam a beleza passional de tudo que está prestes a nos arrebatar.

E tantos outros. Dias em que estamos dispostos, tão elétricos, que queremos mesmo é um bom forró.

Ah, e não podemos esquecer o samba. Afinal, sambar está no DNA do brasileiro... Dançamos, senão dançamos...

E o mais importante, o que torna a vida ainda mais parecida com a dança é o fato de estarmos eternamente à procura do par perfeito (isso, claro, quem ainda não o encontrou).

Por isso, querida, escolha o ritmo e dance; o que não dá é para ficar parada.

Super beijo.

comunicadoras disse...

Acabei de chegar do Casino da Póvoa de Varzim ( praia...com frio ) onde festejámos o aniversário do meu irmão que está cá a passar férias. Ele vive no Brasil. Faz pt aniversário no dia Strauss. Não sabia! Boas informações que tive aqui no seu cantinho hoje, Eliane. Apesar de ter estudado Alemão e gostar muito desta língua ( o Inglês é a minha paixão ) já não me lembrava do significado de Waltzen. Sempre digo que os blogs nos enriquecem e é uma boa verdade...aprende-se muito com eles. Uma boa noite, amiga e desejo muito sinceramente que a semana não seja muito dura. Ficarei torcendo como sempre. Um beijinho carregadinho de carinho.
Mila

Menino Dieke disse...

A música me encanta
Eleva-me a um alto nível
De harmonia com meus pés
Que acabam seguindo a métrica
Da canção e simplesmente me
Leva a dança com os versos que fluem
Dos meus pés... show este lugar vou voltar sempre...

M.Rosario//BENDIZER disse...

Dançar é um sonho pra mim. Não sou muito boa nisso mas adoro balançar qd possivel.
Eliane estamos começando a sofrer de DEZEMBRITE - queremos que acabe logo pra se ter a sensação de que tudo vai melhorar em JANEIRITE.
BEJO DO GORDO.