quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Uma lição de paciência e coragem



Bom dia amigos leitores. Todos nós estamos acompanhando o resgate dos mineiros soterrados no Chile. Quando vi o tubo que ia trazê-los de novo pra vida, fiquei pensando comigo mesma. Eles vão ter que reunir mais força, mais coragem, mais paciência para fazer esta viagem de 55 minutos. Mas coragem é o que não deve faltar a estes homens que escolheram esta profissão. Só que quando já estamos esgotados com situações limites, um último passo pode trazer à tona diversos sentimentos e sensações. E qual o segredo para enfrentar? Não tem. Talvez paciência. Isto, paciência!
O cineasta e colunista Arnaldo Jabor bem que falou em um de seus textos: "Ah! Se vendessem paciência nas farmácias e supermercados... Muita gente iria gastar boa parte do salário nessa mercadoria tão rara hoje em dia..."
A paciência e a calma são as chaves para a gente conseguir superar algumas incertezas e enfrentar situações inimagináveis. Difícil, sempre difícil manter o equilíbrio nestas horas. Mas, vale tentar.
Há 3 anos e 10 meses, eu precisei de muita ajuda e força para entrar em outro tubo. Tinha claustrofobia. Pavor de ficar presa e ninguém conseguir me tirar de lá. Ainda sinto o desconforto, mas consigo enfrentar a situação com mais calma. Nem eu pensava que seria capaz. E certamente alguns mineiros chilenos talvez tenham temido esta operação resgate. Mas estão aí: salvos.
Quarta-feira, 13 de outubro, chegou o momento de enfrentar tudo de novo. O meu momento. E por falar em tubo...
Aproveitem o dia!

23 comentários:

Maria Cecile disse...

Eliane, abri seu blog e fui verificar no G1. Que notícia maravilhosa! Já foram resgatados oito até agora!

Mas e o tubo... everybody teme o tubo. Eu procuro usar a paciência. Até pq esses exames demoram. tem uns que levam 50 minutos.

Um beijo amada, boa quarta, boa vida, com coragem e paciência! Esses mineiros vão ter muito o que contar depois. Cadê a Oprah, ela ainda não foi pra lá?

Eliane Furtado disse...

Ah Cecile...Eles se livram do tubo. Mas outros...jamais.

chica disse...

Estamos todos vibrando com esse resgate tão emocionante.A vida que se impõe...

É preciso muita coragem e paciência.

Imagino a situação dos que esperam a sua vez, torcendo pra que tudo continue dando certo.

beijos, tudo de bom pra ti também,chica

comunicadoras disse...

" Chegou o momento de enfrentar tudo de novo"...e vai enfrentar com a mesma coragem de sempre e com a tal paciência que nos falta a todos hoje em dia. Boa sorte, Eliane e estarei torcendo para que tudo corra bem. Um beijinho carregadinho de pensamentos positivos.
Mila

AGNALDO NO ESPELHO disse...

Eliane querida,

Um texto atribuído a Shakespeare, em uma de suas brilhantes conclusões, diz que "a gente descobre que, depois de cansado, ainda consegue caminhar mais cinco léguas".

Não sei se fui preciso na transcrição (e que me perdoe o bom e velho Willian), mas quero sê-lo na intenção. Não importa o quão cansados estejamos nem por quantas dificuldades tenhamos passado ao longo do caminho, sempre há mais força. Sempre. Sempre tem um pouquinho mais, guardada lá no fundo, local das reservas, porão que ignoramos existir.

Pois existe. Vá com fé que essa reserva existe sim e a única coisa que nos impede de acessá-la é o medo.

Viva com fé, amor e raiva (raiva no bom sentido, a raiva que mantém o sangue quente), porque não há tubo que seja capaz de atemorizar uma guerreira amazona como você.

Vá com alegria e a nossa energia.

Super beijo.

Eliane Furtado disse...

Chica, meu maior defeito: a impaciência.
Minha grande lição na nova história: aprender a ser paciente.
Viva o Chile, exemplo de união.

Eliane Furtado disse...

Querida Mila, cá estou depois da primeira etapa. Passei para pegar a energia boa deste Blog.
Coragem. Fui buscá-la lá no fundo. Estava escondida, mas a resgatei.
Beijos

Eliane Furtado disse...

Que lindo Agnaldo. Que frase !
Estou firme. Exercitando a paciência, a coragem e sempre na fé.

Fatinha disse...

Um exemplo!Que coisa incrível esses mineiros que até agora demonstram uma serenidade ,uma fé que muitos de nós pensamos que não temos!Está provado que temos!Todos saindo com um astral elevado!Claro que devem isso ao trabalho em conjunto.A liderança do grupo que tinha inclusive um guia espiritual entre eles.Fundamental, penso eu num caso como esse.Fundamental em toda situação limite!
Vamos lá amiga!Força e serenidade!
Beijo

Unknown disse...

Bom dia,

O mundo inteiro está diante de verdadeiros heróis. Acompanhamos ao vivo e aprendemos tanto... Agora, pra mim, é hora de colocar os ensinamentos em prática. Bjs :)

Eliane Furtado disse...

Oi querida Fatinha. Exemplo de solidariedade. E força.
E nós aqui, seguimos sempre com a certeza que esta torcida é maravilhosa.

Rodrigo disse...

Bom dia "The Boss.Ph" !!!
Bom dia Blog !!!

Paciência ...
Coragem ...

De ambas falta-me a paciência e excede a coragem.
Dizem que no amadurecer adquirire-se a paciência. Balela, tenho aprendido que amadurecer não livra das nossas não conformidades ensina-nos sim a lidar com elas.

Beijão,

Rodrigo

Rodrigo disse...

Bom dia "The Boss.Ph" !!!
Bom dia Blog !!!

Paciência ...
Coragem ...

De ambas falta-me a paciência e excede a coragem.
Dizem que no amadurecer adquirire-se a paciência. Balela, tenho aprendido que amadurecer não livra das nossas não conformidades ensina-nos sim a lidar com elas.

Beijão,

Rodrigo

Eliane Furtado disse...

Salve salve Bia. Antes de mais nada, foi linda a sua postagem durante o feriadão: "...VOLTEI AO BLOG QUE AMO."
Fique muito emocionada. Tanto quanto ao resgate destes mineiros.

Eliane Furtado disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eliane Furtado disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Lili,

Vc. é nota 10!
Mesmo ausente, não consegui deixar de pensar nesse lugar único e tão especial. Foi aí que descobri que isso era amor...rs
Bjs

Zel Paulistana disse...

Alô, alô, Sampa (frioooooooooooooo) chamando Rio!!!!!
Bom dia a todos!

Magnífico exemplo de paciência, equilíbrio, coragem, solidariedade, persistência e MUITA FÉ!!!!!!
Acreditaram até o final que seriam salvos e se prepararam todos os dias que estiveram soterrados, pra este momento.
Emocionante!


Querida, continuemos com os FFF!!!!!
Beijão
Zel

Papoula feliz pelos mineiros disse...

Um dos acontecimentos mais emocionantes que já vi na minha vida, que homens fantásticos, esta é A VITÓRIA DA FÉ E DA ESPERANÇA!
BEIJINSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

Flor de Lótus disse...

Oi,Eliane!Realmente em tudo na vida precisamos de paciência e calma,mas confesso que eu não sou muito paciente nem muito calma,mas a vida tem me ensinado a ser mais serena e ter mais paciência.
Com certeza depois do resgate esses homens darão muito mias valor a vida do uqe davam anteriormente.
Beijos

Bubby disse...

Grande amiga Eliane,

Se eles deviam algo ao pai maior, foi pago, com juros e correção monetária.

Um deles queria comprar um taxi, por não aguentar mais a vida de mineiro.

Deve comprar uma frota de taxis. . .

Nessas horas é que temos que acreditar em Deus!

Bubby sabe Bubby diz!!

Vera do sulllll disse...

Boa Noite Eliane!
Dia difícil.... dia de esperança.... Nosso coração fica apertadinho quando assitimos o resgate dos mineiros, fica apertadinho quando buscamos o resultado dos exames,a nossa vida é continuamente cheia de medos,mas também de coragem para enfrentar os percalços.
Ilumidos os engenheiros que construíram a cápsula que milimetricamente chegou ao local. Que Deus os ilumine e que também, junto com os mineiros sejam celebrados.
Bjs cheios de saúde para você.

Lulu disse...

Eu, como psicóloga, fico imaginando a cabeça desses mineiros e a riqueza em termos de experiência simbólica para cada um. Não consigo pensar nisso sem me arrepiar. Eles passaram por uma gestação no útero da Mãe Terra e depois foram paridos por ela. Por um tubo, bem apertadinhos (que representa fielmente o canal vaginal). Simbolicamente passaram por um novo parto.Isso fatalmente mexeu com toda a estrutura psicológica deles. Ah, como eu queria ser um deles!! Como isso vai se manifestar, não sei. Mas de uma coisa estejam todos certos: eles saíram porque a Mãe Terra permitiu. Pariu-os. Tem um dito que diz: "não diga que você saiu do mar. Diga que o mar deixou você sair". Eu reitero: eles saíram porque a Terra os deixou sair. Como será a interpretação pessoal de cada um, dessa experiência? Ah, faria a terapia deles todos de graça!!!
Mil beijos para todos, tenham uma ótima noite, com sonhos de paz.