sábado, 30 de outubro de 2010

Não podemos perder o humor

Bom dia, bom dia. Uma nutricionista da Sociedade Brasileira de Medicina Biomolecular, Flávia Raduam, fêz uma descoberta interessante para melhorar o humor. Pesquisa oportuna e deliciosa. Ela estudou e encontrou 10 alimentos com potencial de deixar o sisudos mais alegres e os bem humorados e otimistas -como eu- com riso frouxo. Os alimentos, além de levantar o astral, são nutritivos. Querem saber quais são? Vamos lá.
1. Arroz integral: rico em vitamina B1, importante para o sistema nervoso. 2. Aveia: o cereal é rico em triptofano e aminoácido, bons condutores da liberação da serotonina.
3. Alface: tem efeito calmante, graças à lactucina presente no talo da planta. O miolo é rico em lítio,que age diretamente no controle da ansiedade e da depressão.
4. Banana: rica em carboidrato e triptofano, que ajudam na formação da serotonina, hormônio da felicidade.
5.Castanha: fonte de gordura saudável, proteína e sal mineral. Importantes na ação antioxidante e no combate ao estresse. Ricas em triptofano, auxiliador do bom-humor.
6.Espinafre: ácido fólico e vitamina B atuam no sistema nervoso, na formação da serotonina e no combate ao estresse. Folhas verdes têm clorofila que desintoxicam o corpo.
7.Laranja: além dela, qualquer outra fonte de vitamina C é boa para o humor. Previne danos às células nervosas e neurônios e acalma.
8. Leite: também é fonte de tripotofano, fundamental na formação da serotonina, ligada ao bem-estar.
9. Ovo: a gema é rica em colina, fundamental para formação e manutenção da memória. Melhora a cognição, a coordenação motora e a sensação de bem-estar.
10. Pimenta: rica em capsaicina, que aumenta os níveis de endorfina, substância associada ao prazer e bem-estar. A pimenta-de-cheiro, a vermelha e a malagueta são as melhores.
Legal, não é?!
Neste final de semana prolongado e que todos os brasileiros vão precisar de muita calma, driblar a ansiedade e conter depressão( alguns rsrsrssrsr) é bom planejar ir ao supermercado ou à feira básica e encher bolsas e carrinhos com estes alimentos ricos de boas sensações.
Eu já estou incluindo todinhos na minha lista e vou correndo comprar. Nunca se sabe. Até os mais bem-humorados podem dar uma fraquejada.
Queridos amigos e amigas, do Brasil, e aqueles (as) que estão longe daqui, um bom final de semana. Tomem muita vitamina, sejam felizes e muita calma nesta hora!
Volto a qualquer momento.

28 comentários:

chica disse...

Que ótimas dicas e sabes,nos meus pratos, c]acrescejnto PIMENTA sempre...sou fãdela...Que bom!

Um beijo,ótimo sábado,tuuuuuuuuuuuuuudo de bom, ótimos passeios e obrigado pelo carinho sempre!chica

Eliane Furtado disse...

Tb adoro pimenta. Tenho 2 vaisinhos com duas espécies.
E como vc advinhou? Vou passear, mas antes um mercadinho básico para comprar laranja que tem gotas de felicidade. bjs

Papoula feliz disse...

bOMMMMMMMMMM DIAAAAAAAAAAAAAAAAA, bom humor é tudo e excelente para FIGADOS CAQUÉTICOS rs,sr,sr,sr,sr,sr,sr,sr, pimentinhas são mto especiais pelo seu perfume e sabor.
Existe ser melhor de se conviver que o bem humorado? Estão sempre rindo, brincando, fazendo piadinhas até de si mesmo mas tb quando falam sério, hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm, né Lilizinha?
Venho observando há tempos e as vezes acho que tem mas GENTE AZEDA e egoísta no mundo, será q estou enganada? O que vc acha Lili?
Um fim de semana deliciosooooooo p todos e não esqueçam q amanhã é dia DE VOTAR NO FUTURO DO BRASIL, nao anulem, não deixem em branco, VOTEM!!!
Beijinssssssssssssssss

Cecile Az disse...

ahahaha, mt bom , Eliane!
Vou comprar também! Vou à feira agora e aproveita, :)
Beijos e bom sábado para todos.

Papoula gulosa disse...

Esqucei de dizer que adorooooooooo todos estes alimentos e mtos outros mesmoooooooo rabada, mocotó e bucho que não como nemmmmmmmmm amarrada , ECAAAAAAAAAAAAA rs,r,rs,rs,sr,sr,rs...

Eliane Furtado disse...

Campanha aqui não! Mando prender. Depois pago a fiança. kskksksks
Callllaaaada. Vamos tomar sucos de felicidade e comer frutas de bem estar.
Gente azeda? Nooooooooooossssssa.
Vamos fazer a lista?
Figados caquétíssimos( agora é caquetíssimo segundo medalhão de SP -tadinho) combina com pimenta? Ah pimenta pooooode na feijoada.
Bom dia Papoula feliz!

Eliane Furtado disse...

Não esquece da aveia com leite para Robinho.
Adoro supermercados. Mas sábado ninguém merece. Tentarei não perder o humos.

Eliane Furtado disse...

É humoooooooooorrrrr.

Lulu disse...

Alguns desses alimentos eu faço uso no meu dia-a-dia. Adoro uma pimenta na comida. Castanha-do-pará, como uma toda noite (não precisa mais que uma). Banana,como batida com mel e linhaça moída (excelente para o intestino) em meu desjejum, depois de um bom copo de suco de laranja (tem um ditado que diz que quem come uma banana por dia, jamais precisará ir ao médico). Só não curto muito alface e espinafre. Mas o principal não está na lista... chocolate!! Por que será? rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs.....
Um lindo dia para todos (aqui está o maior solzão), aproveitem bem o feriadão!
Beijos mil!

Eliane Furtado disse...

Lulu, chocolate? Hummmmm adoro. Com avelãs, amendôas, purinho. Mas prometi aos craques. Pouquinho!
beijos para toda Aracajú.

Cristina Simões disse...

Olá linda menina!
Aqui é feriado na segunda feira...
Amigaaaaaaaa desta vez acho que não vou votar...(coisa feia né?)mas estou tão sem candidato...risos.....
Beijinhos doces....(sabor Travesseiros de Sintra)bom demaisssssss

Neno disse...

oi rosane,adorei a visita , e acho que exagerei no vento rsss bjs

Neno disse...

oi eliane troquei os nomes bjs e adorei a visita

Neno disse...

oi eliane troquei os nomes bjs e adorei a visita

Daniel Savio disse...

Hua, kkk, ha, ha, eu não tenho comido alface (que exagerando grandemente) contribue au meu humor...

Mas com certeza, aproveite bastante o feriadão para recarregar as energias, ok?

Fique com Deus, menina Eliane Furtado.
Um furtado.

Lulu disse...

Por falar em votar, ou não votar, em ter ou não ter candidato... a eleição de domingo já fez uma vítima: o polvo Paul. Não é verdade que ele morreu de causas naturais: o pobrezinho suicidou-se. Preferiu a morte a ter que escolher entre os dois candidatos... :-((

Lilian disse...

KKKKKk também acho que o polvo não quis escolher... Supermercado sábado é a trevaaaaa, mas sempre se pode achar um amigo que não se vê a tempos. Adorei a lista, mas meu rim não aceita pimenta e alface me dá um soninhoooo. Também senti falta do chocolate, ele aumenta serotomina, e um golinho (inho) de vinho? Pode? Diz que faz bem ao coração...kkkk Bom humor faz um bem danado, assim como a amizade e isso ta comprovado cientificamente também, a amizade renova a vida...Um beijo carinho e bom fim de semana

Silvana disse...

Bom dia Blog, bom dia Lili adorei as dicas a única que não como é pimenta.....detesto coisa que arde kkkkk, de resto como tudo...adoro mingua de aveia....ovo como gema crua desde pequena....é isso ai comida tem de dar prazer e ser saudável.....Dragão antes fazer nossa temporada de praia carioca da Leme, vamos comer i cenoura crua pro dia, vamos ficar com um bronzeado de dar inveja kkk. Beijos para todas

Unknown disse...

Bom dia,

Ótimas dicas. Amei!
Agora que já sabemos o que nos deixa mais bem humorados, não em desculpa...hehehe

Não esqueçam da água. Muita água...
Desintoxica, limpa, renova, hidrata, é tudo de bom... e tô sabendo que tem gente que não gosta de beber água. Bjs :)

Lulu disse...

Ih, Bia, eu costumo dizer que fui camelo em alguma encarnação... não sou de beber muita água. Os nutricionistas dizem que devemos beber água mesmo sem estar com sede, pois a sede já é um sinal de alerta. Tenho sempre que estar me policiando, para não chegar ao estágio da sede...
Beijos!

Unknown disse...

Lulu, não esquece não...

Tenho amigas que sofriam de problemas graves de saúde e só o fato de começarem a beber água, 2L por dia, melhoraram bastante. Elas não bebiam água. Pode? tomavam chá, sucos, refri... ho céus!
Bjssss :)

Papoula cuida do bronze disse...

Sil amada, durante o verão todosssssss os dias como cenoura e beterrada pq mantém o bronzeado q fica lindooooooooo de viver, estou te esperando com cestinha de cenourinhas, viu?

Zel Bengalinha Paulistana disse...

Alô, alô, Sampa (chuuuuva) chamando Rio!!!!!!!
Bom sábado, Blog!

Eliane, que boooommmm! Só nós sabemos o valor deste recreio! Estou feliz por esta sua trégua. APROVEITE MUUUUUITO!!!!!!! Que estes seus dias tenham mesmo, no mínimo, 36 horas, como pediu aos céus, Agnaldo.
Continuo acreditando na intuição de Lulu: ela ainda vai lhe dizer "eu não disse?"
Querida, essa lista que promove o bom humor é preciosa, tem respaldo científico, toda ela me apetece e é absolutamente verdadeira.
Pra variar, postagem DEZZZZZZZZ!!!!!!

Olha, inclua Sampa na sua lista de distrações, venha, venha...!

Beijo, beijo, beijo, abraço apertado, cheio de carinho!!!!!!
Zel

Vera do sulllll disse...

Boa Tarde Eliane!
Animada a turma ,afim de comer pimenta.... Chocolatae com pimenta á bom também...
Ótimos passeios e excelentes companhias... Aproveita.
Bjs de sábado,agora com SOL...

Cristina disse...

Eliane
Estava sumida por esses dias, vc sabe como é, tem dias... mas li todos os posts e fiquei alegre ao saber que vc vai ter um descanso, muito bom. Aproveite para se divertir, passear, só não pode esquecer da gente hein? Vou aceitar suas dicas o medicamento que estou tomando acabou com meu humor. Que tal um chocolate tb para aumentar a serotonina e o bem estar? Fica com Deus e bom feriado! Bjsssssssssssssss

Maria Cecile disse...

Eliane, aveia, claro. Robinho ainda toma mamadeira pela manhã. Adora. Coloco banana, laranja e mais umas 5 frutas. Acho que ele come mais frutas do que eu, rsrs.

Acho que vou voltar a comer arroz integral. Adoro :)

Beijo beijo.

Flor de Lótus disse...

Alimentos que melhoram o humor hum bom saber, vou garantir um estoque deles, pois realmente nunca se sabe qdo se vai precisar de uma pitada de bom humor.
Um ótimo feriadão!
Beijos

Papoula tenda acordar LILIZINHA disse...

Bonjourrrrrrrrrrrrrrrr, bonjourrrrrrrrrr vc está dormindo mais que a cama hoje, ACORDAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA LILIZINHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!RS,SR,SR,SR,SR,RS,SR,RS,RS...