quinta-feira, 31 de março de 2011

A vida sem sal não dá!

Chega de chororô. Bom dia turma. Esta história de remédios mais remédios mais tratamento e tratamentos anda me tirando do sério porque afeta um dos prazeres da vida e o meu rs: o prazer de comer. Fico louca para mergulhar na feijoada, na comida árabe, nas empadinhas de botequim, nas iguarias japonesa e naquele self só de maravilhas chinesas. Já viram não é? O estômago topa tudo e os craques não impõem limites. Mas o paladar...Uma chateação. A definição no Google é que o paladar nos permite reconhecer gostos que enviam informações para o cérebro. Não quero nem saber de nenhuma definição. Quero mesmo é me esbaldar nos pratos deliciosos, nos petiscos de bares e restaurantes com uma boa dose de caipiroska de lichia e um vinho seja qual for. Bom isto eu tenho que maneirar. Mas como diz un dos craques. -"Pode beber com moderação porque você não é nenhuma louca ou alcolatra. Deixa ele soltar a corda rsrsrs. Em outubro quando fui para Pernambuco fazer uma palestra comi um prato em Recife espetacular. Aliás a culinária do nordeste me deixa louca. Já viram? Gosto de tudo. E a carne do Sul? O Brasil é uma maravilha com esta diversidade cultural e sabores dos deuses. Agora nesta fase atual sabem o que o paladar topa? Doces. Pois é. Desce fácil. Mas a vida precisa de molhos e sal. Sem tempero tudo fica insípido e eu -exigente- não topo nada sem graça. Ainda bem que estamos no outono e o inverno vai chegare a temporada de 'consomes" sopinhas, chá, lanches e outros basiquinhos. Enquanto iso sabem o que tenho feito? Pequenos jantares e lanches recheados de sabor e fico apreciando os amigos comerem. Nada de loucura. Apenas corre nas veias o prazer em receber e de ver todos satsfeitos em torno da boa mesa. Coisa de criação. Adoro fartura. Agora a minha torcida é que esta fase seja logo superada. Acho que vou dar outra volta po aí, me hospedar em um hotel para que eu possa ficar olhando aquelas mesas maravilhosas. Quem sabe o paladar volta?! Março acabou. Mês longo. E fiquem a vontade para colocar receitinhas light de norte a sul. Vou adorar. Beijos e Abraços.

12 comentários:

A vizinha da VSouto disse...

O BOM DE TUDO ISSO É VOCÊ ESTÁ MELHOR COM OS EXAMES EM DIA !!!!

QUANTO AO PALADAR, VAI TREINANDO QUE ELE VOLTA ! MAS O SAL É UM VENENO PRA TODOS NÓS, NÃO ABUSE !

Vera do sulllllllll disse...

Bom Dia Eliane!
Tens razão a medicação é deixa tudo com gosto de papel.Logo passará.
Um dos doces que eu comia com prazer era o bolo invertido de banana e um creme de ervilha, diminuiam bastante o bacon e eu me divertia.
Como a vizinha disse, o MELHOR de TUDO ISSO é que os exames estão em dia e paladar com certeza vai voltar com força total.
Bjs de sexta

Papoula p Lili GULOSA disse...

Bom dia D. GULOSA, eu bem sei da sua fartura, um EXAGEROOOOOOOOOOO e nem tomou café já quer saber o que vai comer no almoço rs,rs,sr,sr,sr,rs,sr...
Assim que os remedinhos mágicos forem diminuindo a dose vc vai ter ser paladar requintado de volta e aíiiiiiiiiiiiii nem Jesus vai te segurar sr,rs,rs,sr,sr...
Inté mais lindona!

a vizinha disse...

SAL. AÇUCAR E FARINHA, OS TRÊ$ BRANCOS PROIBIDOS !!!! Vc sabe disso.
Mas como resistir a uma mesa dessas ? tive uma amiga que, assim como vc, passou uns tempos sem sentir gosto e fazia assim: punha o que fosse na boca, fechava os olhos e "transmitia" ao cérebro a mensagem do que comia. Diz ela que funcionava... como é ele que monitora tudo não custa tentar.

Maria Cecile disse...

Eliane, bom dia!
o paladar vai voltar, com certeza.
adoro ler seus posts. são dez da manhã e já fiquei com fome, embora não esteja com fome, meio confuso, não, rssr. Só de ler já fiquei imaginando. Também adoro comer!
Beijos beijos e boa sexta pra ti e pro blog.

Eliane Furtado disse...

Bom vizinha chique. Os da sete da manhã de hoje serão mais uma vez decisivos para o grande problema.às vêzes a gente quer desligar, mas o que fazer?

Papoula, DELÍCIA P LILIZINHA disse...

Vc pediu receitinha LIGHT e aí vai uma de SANDUBA bem gostoso:

Beirute de peito de peru

Ingredientes:
· 2 1/2 fatias (50g) de ricota
· 1/2 cenoura ralada
· 1 tomate picado finamente
· 3 folhas de alface
· 5 fatias de peito de peru defumado picado
· 1 pão sírio integral
· sal e orégano a gosto

Modo de preparo:
Misture a ricota, a cenoura ralada, o tomate picado e o peito de peru. Tempere com orégano e sal. Corte o pão sírio integral e disponha o recheio. Fica ótimo frio ou quente.

Lucia Lombardi disse...

Ih amiga deste susto eu nao morro!!!ksksks, mesmo antes de ter tido esse Ca de ovario, eu ja nao comia muita carne e nada dessas iguarias, mas sei que quem gosta e um sofrimento. Ahhhhhhhhhh voce ja esta se recuperando e logo vai comer o que gosta, mas como disse a amada do outro post, nao abuse do sal, nosso organismo nao precisa dele. Sempre orando por ti! Fique com Deus.Lucia

Eliane Furtado disse...

Uaaau Veroca. Com força já será o máximo. Total ninguém vai me aguentar. Deus abençoe suas palavras.

Eliane Furtado disse...

Gulosa demais Papoula. Mas tenho companhia ks.

Eliane Furtado disse...

Gentil Fadinha de desejos mágicos.

chica disse...

Passando rapidinho pra deixar um beijo...Tá corrida a coisa!beijos,com sal,rsrs chica