quinta-feira, 31 de março de 2011

A vida sem sal não dá!

Chega de chororô. Bom dia turma. Esta história de remédios mais remédios mais tratamento e tratamentos anda me tirando do sério porque afeta um dos prazeres da vida e o meu rs: o prazer de comer. Fico louca para mergulhar na feijoada, na comida árabe, nas empadinhas de botequim, nas iguarias japonesa e naquele self só de maravilhas chinesas. Já viram não é? O estômago topa tudo e os craques não impõem limites. Mas o paladar...Uma chateação. A definição no Google é que o paladar nos permite reconhecer gostos que enviam informações para o cérebro. Não quero nem saber de nenhuma definição. Quero mesmo é me esbaldar nos pratos deliciosos, nos petiscos de bares e restaurantes com uma boa dose de caipiroska de lichia e um vinho seja qual for. Bom isto eu tenho que maneirar. Mas como diz un dos craques. -"Pode beber com moderação porque você não é nenhuma louca ou alcolatra. Deixa ele soltar a corda rsrsrs. Em outubro quando fui para Pernambuco fazer uma palestra comi um prato em Recife espetacular. Aliás a culinária do nordeste me deixa louca. Já viram? Gosto de tudo. E a carne do Sul? O Brasil é uma maravilha com esta diversidade cultural e sabores dos deuses. Agora nesta fase atual sabem o que o paladar topa? Doces. Pois é. Desce fácil. Mas a vida precisa de molhos e sal. Sem tempero tudo fica insípido e eu -exigente- não topo nada sem graça. Ainda bem que estamos no outono e o inverno vai chegare a temporada de 'consomes" sopinhas, chá, lanches e outros basiquinhos. Enquanto iso sabem o que tenho feito? Pequenos jantares e lanches recheados de sabor e fico apreciando os amigos comerem. Nada de loucura. Apenas corre nas veias o prazer em receber e de ver todos satsfeitos em torno da boa mesa. Coisa de criação. Adoro fartura. Agora a minha torcida é que esta fase seja logo superada. Acho que vou dar outra volta po aí, me hospedar em um hotel para que eu possa ficar olhando aquelas mesas maravilhosas. Quem sabe o paladar volta?! Março acabou. Mês longo. E fiquem a vontade para colocar receitinhas light de norte a sul. Vou adorar. Beijos e Abraços.

12 comentários:

A vizinha da VSouto disse...

O BOM DE TUDO ISSO É VOCÊ ESTÁ MELHOR COM OS EXAMES EM DIA !!!!

QUANTO AO PALADAR, VAI TREINANDO QUE ELE VOLTA ! MAS O SAL É UM VENENO PRA TODOS NÓS, NÃO ABUSE !

Vera do sulllllllll disse...

Bom Dia Eliane!
Tens razão a medicação é deixa tudo com gosto de papel.Logo passará.
Um dos doces que eu comia com prazer era o bolo invertido de banana e um creme de ervilha, diminuiam bastante o bacon e eu me divertia.
Como a vizinha disse, o MELHOR de TUDO ISSO é que os exames estão em dia e paladar com certeza vai voltar com força total.
Bjs de sexta

Papoula p Lili GULOSA disse...

Bom dia D. GULOSA, eu bem sei da sua fartura, um EXAGEROOOOOOOOOOO e nem tomou café já quer saber o que vai comer no almoço rs,rs,sr,sr,sr,rs,sr...
Assim que os remedinhos mágicos forem diminuindo a dose vc vai ter ser paladar requintado de volta e aíiiiiiiiiiiiii nem Jesus vai te segurar sr,rs,rs,sr,sr...
Inté mais lindona!

a vizinha disse...

SAL. AÇUCAR E FARINHA, OS TRÊ$ BRANCOS PROIBIDOS !!!! Vc sabe disso.
Mas como resistir a uma mesa dessas ? tive uma amiga que, assim como vc, passou uns tempos sem sentir gosto e fazia assim: punha o que fosse na boca, fechava os olhos e "transmitia" ao cérebro a mensagem do que comia. Diz ela que funcionava... como é ele que monitora tudo não custa tentar.

Maria Cecile disse...

Eliane, bom dia!
o paladar vai voltar, com certeza.
adoro ler seus posts. são dez da manhã e já fiquei com fome, embora não esteja com fome, meio confuso, não, rssr. Só de ler já fiquei imaginando. Também adoro comer!
Beijos beijos e boa sexta pra ti e pro blog.

Eliane Furtado disse...

Bom vizinha chique. Os da sete da manhã de hoje serão mais uma vez decisivos para o grande problema.às vêzes a gente quer desligar, mas o que fazer?

Papoula, DELÍCIA P LILIZINHA disse...

Vc pediu receitinha LIGHT e aí vai uma de SANDUBA bem gostoso:

Beirute de peito de peru

Ingredientes:
· 2 1/2 fatias (50g) de ricota
· 1/2 cenoura ralada
· 1 tomate picado finamente
· 3 folhas de alface
· 5 fatias de peito de peru defumado picado
· 1 pão sírio integral
· sal e orégano a gosto

Modo de preparo:
Misture a ricota, a cenoura ralada, o tomate picado e o peito de peru. Tempere com orégano e sal. Corte o pão sírio integral e disponha o recheio. Fica ótimo frio ou quente.

Lucia Lombardi disse...

Ih amiga deste susto eu nao morro!!!ksksks, mesmo antes de ter tido esse Ca de ovario, eu ja nao comia muita carne e nada dessas iguarias, mas sei que quem gosta e um sofrimento. Ahhhhhhhhhh voce ja esta se recuperando e logo vai comer o que gosta, mas como disse a amada do outro post, nao abuse do sal, nosso organismo nao precisa dele. Sempre orando por ti! Fique com Deus.Lucia

Eliane Furtado disse...

Uaaau Veroca. Com força já será o máximo. Total ninguém vai me aguentar. Deus abençoe suas palavras.

Eliane Furtado disse...

Gulosa demais Papoula. Mas tenho companhia ks.

Eliane Furtado disse...

Gentil Fadinha de desejos mágicos.

✿ chica disse...

Passando rapidinho pra deixar um beijo...Tá corrida a coisa!beijos,com sal,rsrs chica