Vocês conhecem esta frase popular? Pois eu ouvi de uma mineira nata, daquelas destas cidades lá do interior das Gerais onde há muito queijo, doces, o sotaque é inconfundível e as histórias umas gostosuras. Guardei comigo. Esta expressão me deixou diante de uma dúvida. Ser transparente, aberto ou ser mais fechado(a) diante do dia a dia?. Outro dia mesmo uma querida disse que as crônicas da escritora Martha Medeiros não tinha toques pessoais. Tudo corria para o genérico e impessoal. Acho que não é bem assim. Leio muito Martha e sentei ao seu lado no Programa "Sem Censura" da TV Brasil da jornalista Leda Nagle. Na entrevista vi uma Martha transparente e muitas de suas crônicas tem sim um "quê" de suas cositas.
Transparência pode ser perigosa porque expõe você demais e o mundo que (exagero) acaba entrando nos seus sentimentos, fraquesas e desejos. E daí? Por outro lado deve ser muito difícil não expressar sentimentos simples ou profundos e se fechar diante de si mesmo. Agora transparência terrível são as das celebridades que mostram suas casas e em revistas falam muitas coisas de suas vidas. Esta sim é uma exposição desnecessária. Quanto a ser "Secos de Corte" ou transparentes é uma escolha, personalidade, criação. E o melhor é ficar buscando sempre o equilíbrio. Afinal este é o objetivo do ser humano: se equilibrar em busca do bom senso.
Bom dia a todos. Hoje é segunda-feira, 28 de março, niver da moreninha faceira, neta da vovó mais espestacelar e parceira do dia dia e deste Blog: Vovó Dragão. Estou feliz por poder acordar e recomeçar com alegria e transparente.
Boa semana e paz!
segunda-feira, 28 de março de 2011
"Secos de corte!"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
18 comentários:
Bom dia Li, como é bom acordar e ver-se viva. Sempre gostei muito desta frase. concordo com ela, os sentimentos é o que fica, cabe a nós decidir se ele nos fez bem ou mal. Quanto ao seu dilema de como ser, a nós nos é direito ser o que queremos ser. Eu sou muito transparente, mas com a doença me fechei um pouco, tem pessoas que quer ouvir da gente que estamos mal, que nada esta bem (e pode até não estar), há pessoas que não merecem saber nem quando é sua data de aniversário e a gente cai no erro de contar algo mais substancial; com o tempo vamos perdendo a confiança e acabamos por nos por na defesa.Como confiança é algo que se conquista, bom senso é a pedida,
Sou uma tagarela por natureza, mas não sai ai contando dos meus dolares no colchão, pondo foto da minha mansão nas revistas, kkkkk
beijos queridona de quem a admira demais da conta uai...
que sua semana seja iluminada e suave.
Eu adoro a Martha, nossa gauchinha daqui de P.Alegre e que escreve muito bem sempre. Transparência também deve ser com equilíbrio ,como disseste.
Adoro te ler pois pegas um Pontinho sempre pra refletir.
Uma linda semana,tuudo de bom,chica
Bom dia Eliane.
A postura de transparência gera além de tudo, confiança. Isso é muito importante, em todos os tipos de relacionamento, não é!
Uma boa boa segunda para ti, beijos beijos! e que os anjinhos te dêem a força que vc precisa, bjs.
Bom Dia Eliane!
Já assiti muitas entrevistas da Martha e a leio sempre nas crônicas de domingo.
Acho que ela é sensacional. "transparência na medida certa".
Há pessoas que seus sentimentos são denunciados no rosto"tá na cara"...então fica difícil, sou assim, se gosto transpareço se não, também...
Agora numa coisa tenho certeza ser feliz por poder acordar é tudo de bom, cumprir a rotina é mais do que bom....
Bjs sempre e a todos os blogueiros que te visitam.
Bom dia, Eliane, bom dia, blog querido. É isso aí... nem tanto a terra, nem tanto ao mar. Como já dizia Buda, a sabedoria está no caminho do meio...
Mil beijos para todos, tenham uma ótima semana, plena de conquistas e muitas alegrias.
Transparência sempre!
Se alguns não entendem isso o problema está neles .
Paciência.
Concordo com a Maria Cecile a transparência dá credibilidade.
Beijo
O dificil mesmo é manter o equilibrio entre falar das coisas e não misturar com a vida pessoal. E isso a Martha Medeiros faz muito bem.
Parabéns hoje para a Joana, neta da Rô que a essa hora deve estar a mil embalando pirulitos. fazendo brigadeiros, soprando bolas. Que a Joaninha seja muito feliz copiando o molde da vovó, peralta,companheira generosa e alegre !!!!
Queriddda. É nesta fase a gente precisa mesmo se preservar. Mas o livro foi exposição. Mas minha editora avisou. E não me arrependi.
Tem mesmo muito chato de plantão. Tolinhos ks. Tagarela? Hummmm . Falou com outra. Querem me dar até Sossega Leão. ks.
Difícil bom senso. Mas sempre tentamos.
Força grande guerreira. Suave e colorida semana. Aproveite tudo!
"Emoção, que traidora você me saiu!
Me desmente assim na frente de todos,
Me faz tomar atitudes ridículas
que eu sempre detestei e neguei e nem sei."
(Martha Medeiros)
"A maneira mais fácil e mais segura de vivermos honradamente, consiste em sermos, na realidade, o que parecemos ser."
(Sócrates)
"A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras."
(Aristóteles)
O que seria deste Blog sem tantas queridas? Precisamos de mais lordes para um contra ponto.
Homens são tão envergonhados não? Fechadinhos ks.
Post acima é resposta para Chica. E agora Fadinha chama meu ilustrador querido e tímido para nos seguir. bjs
Boa receita Veroca. Feito uma concha. Abre e fecha. Tentarei. Cuidado com a chuva.
Oh Lulu de Aracajú aí gente! Td bem querida?
Ando repleta de exames mas vivendo com alegria. Ah a sabedoria...Quem dera tivesse. Sou meia louca. Impulsiva ksks. Bjs.
Vizinha quando crescer vou ser igual a ela. Será que consigo ks?
Fatinha do Pantanal, saudade do seu sorriso.
Eliane, faz um tempão que não venho aqui...snif, sem tempo...
Curiosidade:
-Vistes o filme "Bruna Surfistinha"?
Rafael
Amada amiga do meu coração, mtoooooooo obrigada pelo carinho com minha preciosa netinha, vc é muitooooooooooooooo especial para nós, MERCI MEU PAR rs,sr,sr,rs,sr...festinhas dão trabalho mas a felicidade naqueles olhinhos sapecas VALEM TUDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!
OBRIGADDDDDDDDA VIZINHA DA V. SOUTO pelo carinho, beijinhos no seu coração!
Postar um comentário