terça-feira, 1 de março de 2011

Rosas eternas

Bom dia. Viva março. Seja bem vindo com esperança para todos. E tantos queridos aniversariando. Espero que seja um mês de perfumes sem águas demais fechando este verão e sem levar as flores. É que mesmo sem estarmos na primavera tão longe, desejo que as flores invadam nossas casas em diversos tons.
Estou falando nisso porque minha relação com flores vem da infância. Ao longo da minha existência recebi muitas em diversas ocasiões. Ouvi histórias sobre elas e no meu recanto aprendi a admirá-las ainda mais. Tenho queridas que não abrem mão das orquídeas. Lindas e raras. Eu gosto muito mas prefiro outras tantas. Copos de leite, hortências, amor perfeito, as capuchinhos que enfeitam pratos refinados, os lírios laranja, as flores do campo, as angélicas e a mais popular e antiga do mundo: a rosa. Sabiam que a rosa existe desde antiguidade?
Conheço maridos, amores que mesmo sabendo que as mulheres gostam de variar não abrem mão de um “bouquet” de rosas lindas, raras e chiques. Pois é.

Li que a primeira foi cultivada nos jardins asiáticos Cresceu nos jardins asiáticos há 5000 anos. Na sua forma selvagem é a flor é ainda mais antiga. Fósseis dessas rosas datam de há 35 milhões de anos! Existem mais de 100 espécies. Nossa! Temos muito a aprender ainda sobre tantas coisas... Mas o fato é que as rosas são diferentes de outras tantas flores maravilhosas. São clássicas, distintas e significam muito. Não sei bem se concordo com o grande poeta Cartola, que em um dos seus sucessos diz que as rosas não falam... Todas as flores falam sim. Falam de amor, carinho, parceria, solidariedade. Muitas delas são desvendadas pelos tons. Tolice. Flores iluminam sua casa, sua vida, perfumam e criam uma atmosfera feliz e de esperança. E é com esta esperança que vamos caminhar neste mês.
Cantando Ana Krüger - Das Rosas de Dorival Caymmi.

15 comentários:

Lilian disse...

Viva março, agora é esperar o Carnaval pras coisas começarem a andar. Tem coisa mais deliciosa que o perfume das rosas? E ela nos ensina ainda uma lição, é preciso passar pelos espinhos para chegar a beleza da flor. Passemos pelos nossos espinhos querida, já já chegaremos a flor, desfrutaremos de seu perfume e beleza. Beijos muitos, força e fé sempre.

a vizinha da VSouto disse...

mais uma vez a carapuça caiu feito luva. mas dessa vez me senti feliz ! As rosas falam si. Falam de amizade, de respeito, de encantamento. Falam qdo não se tem mais nada a dizer. Enfeitam a casa, a alma, dão alegria, compõem um ambiente. Pena que elas não sejam eternas, só enquanto duram. Um dia lindo pra vc !

Vera do sulllllllll disse...

Bom Dia Eliane!
Uma flor falando para outras flores.
Esse entusiamo e esse gosto não são só seus.Nós que lemos diariamente o seu blog percebemos a sua melhora e desejamos que muitas rosas, jasmins,hibiscus enfeitem a sua casa e a sua vida.
Dia, semana, mês da mulher qua a data traga além das flores o que todas nós queremos e desejamos....
Bjs

Eliane Furtado disse...

Salve Lilian que abriu nosso Blog hoje.
Nooossa, adorei. Sabe que nem tinha pensado nisso.
Obrigada por lembrar.Sempre na arena

Eliane Furtado disse...

Vizinha da Vieira bem resolvida, graças, até que enfimmmm.Haha
Este Blog tem posts gerais.Querida fazer coluna simples em um jornal. bom dia lindo também.

Eliane Furtado disse...

Jasmim. Hummm.Bom dia sul lindo, civilizado e de sotaque gostoso, Entusiasmo? Sim. Mas tem que ter um esforço ksks.
Veroca acho que não sou flor não. Sou é carne de pescoço. bbbbjssss

Fatinha disse...

Nossa, hoje o blog tem som e cheiro!!!Adorei!!
Amo flores!!!Tenho uma queridinha que é a flor de camalote!Só pode ficar no seu habitat , que é a agua.Tirou de lá ,murcha.É uma lição!
Beijo

Zel Bengalinha Paulistana disse...

Alô, alô, Sampa chamando Rio!!!!!

Hummmmm, que assunto perfumado, o de hoje! Rosas!!!!! Flores!!!!!

Tb adoro flores, todas. Mas aqui entre nós e bem baixinho, psssssss tenho paixão secreta por orquídeas...
Meus avós paternos, que moravam em Curitiba, faziam enxertos e criavam subespécies novas de rosas. Lindas e tão perfumadas. O quintal da casa deles (do qual tenho as minhas mais lindas lembranças da infância)era um sonho e, as salas e quartos da casa deles, exalavam os mais deliciosos perfumes das braçadas de rosas que enfeitavam, coloriam e nos falavam as mais doces palavras de amor.

Eliane querida, receba o meu bouquet de rosas, cada uma de uma cor, cada uma com um perfume, cada uma com meu desejo pela sua recuperação.

Beijo e abraço apertado, cheio, cheio de carinho.
Zel

chica disse...

Adoro rodsas, adoro flores, até as mais simplezinhas que nascem em meio aos gramados...

Que março seja florido, risonho e lindo! beijos,tudo de bom,chica

Beto disse...

Tia Lili,
voces mulheres sempre se assanham quando se fala das flores.
Talvez porque, com justa razão, se sintam a encarnação delas. (pena que algumas venham com espinho).
Cartola disse que as rosas não falam...
Mas o silencio, muitas vezes, vai além das palavras.
E, se em silencio, voce está cada vez melhor, p'ra que abrir a boca?
Viva Março!
Bjs.

Emília Pinto disse...

Poi é, Eliane, chegou Março e aqui, nestes ultimos dias o sol tem sido gostoso, apesar das noites frias; está a anunciar a Primaver que aqui é a 21 de Março. Neste mês, tenho o meu netinho Lucas que faz 4 aninhos a 10 e a minha mãe a 16. Sabes, a minha flor preferida é o Girassol; não sei o motivo, mas deve ser por andar sempre à procura de luz; gosto de todas a flores, mas desta gosto muito até de a pintar. Um beijinho, amiga e que tudo te corra bem, de preferência sempre rodeada de flores; há flores que não estão nos jardins, mas enfeitam e perfumam a nossa vida. Tens muitas à tua volta! fica bem!
Emília

Daniel Hiver disse...

Um milhão de rosas de cada espécie e cor para você.
Um abraço e uma boa semana!
Você me inspira muitas vezes com sua força e modo positivo de encarar as coisas.
As dificuldades perdem um pouca a força quando passam por tua força de vontade e amor!
Parabéns!

Eliane Furtado disse...

Oi queridões. Dia de exames.
Li tudinho. Gostei mesmo. De algumas frases e verbos bombásticos então...
O carinho das flores que vocês enviaram já chegaram.
Beijos e @braços apertdos como diz Grande Rosária de Sampa.

Cristina disse...

Eliane
Gosto muito de flores, Santa Teresinha faz uma comparação em seu livro das flores e de nós seres humanos. Deus criou uma infinidade de flores, de cores e tamanhos diferentes e todas embelezam a natureza e tem suas particularidades. Nós também, somos tão diferentes, mas colaboramos nesse universo, cada um a sua maneira, cada um com uma missão. Que seu jardim esteja sempre carregado de flores! Boa terça minha amiga! Bjssssssssssss

Daniel Savio disse...

E cada cor acaba tendo um sentindo, desde paixão a amizade...

Fique com Deus, menina Eliane.
Um abraço.