sexta-feira, 18 de março de 2011

O poder










Estou pasma minha gente! Não sei nem porque.

Estou acostumada ao poder. Bem não aquele que move montanhas, mas aquele onde somos colocados através de pequenos cargos, situações do dia a dia.
Mas gosto do poder.

Pronto podem me criticar. Aprendi que ele pode trazer pequenas soluções.

Mas o poder que gosto é aquele onde podemos ajudar, solucionar , facilitar ou resgatar pessoas de situações constrangedoras.

Quanto mais leio "O Príncipe" de Nicolau Maquiavel, vejo como esta discussão vem de longe antes de Cristo.

Maquiavel entrou para história e conseguiu que seu nome virasse adjetivo.

O adjetivo criado a partir do seu nome, passou a significar esperteza, astúcia.

Segundo a socióloga Sandra Silva “É crença geral de que o poder é o domínio do mais forte sobre o mais fraco comandando vontades. Errado!” Diz ela em um de seus artigos.

Porque errada é a educação nesse sentido. “O poder deveria ser transformador, como uma flecha capaz de cruzar o espaço alterando o mau para o bom, o mal para o bem.”

Na opinião da jornalista o poder não corrompe. O poder revela a criatura. Não corromper sabemos que não é bem assim nos dias atuais.

Mas o certo é que ele revela a criatura, segundo a Sandra Silva. Bom isso não é pessoal?

O poder revela o caráter, a personalidade e as intenções.

Já se discutia o poder desde 399A.C. Este blá, blá, blá é porque hoje madruguei e li as manchetes e sobre as acirradas quebras de braço de poder entre duas gigantes emissoras de TV, duas famílias que ainda brigam pela guarda do menino Sean, lembram? E o Kadafi que quer ficar para $empre no poder e mais: as de duas companhias aéreas brasileiras que di$putam o mercado nacional.
É, o poder leva ao dinheiro, vaidades das vaidades e as guerras. Até em família.

A Desculpem amigos, mas por hoje cansei. Melhor mesmo é ler um pouco de “abobrinhas” ler, por exemplo, que o apresentador Rodrigo Faro vai apostar poso no bigode para ficar parecido com Freddy Mercurye e disputar audiência; e que a atriz Claudia Jimenez gosta de homens até 29 anos e que ter um cachorro faz bem ao coração, eu bem sei disso. Bem queridíssimos lá vou eu tocar o meu barco devagar e sempre e planejar meu próximo passeio antes que resolvam me dar outro "Sossega Leão" rsrsrs.

Frase de hoje:

"Todos amam o poder, mesmo que não saibam o que fazer com ele.”
Benjamin Disraeli - Primeiro Ministro do ReinoUnido.

Fotos dos Google: Os Pensadores - Sócrates e Maquiavel.

11 comentários:

Anônimo disse...

Nossa,vc acordou cedo mesmo,heim?Ótimo dia pra vc q está sempre no meu pensamento e no meu coração.Te amo-Lena

Maria Cecile disse...

Eliane... bom dia! existe até uma frase que diz que o poder corrompe, não é mesmo. E a disputa por ele acaba mostrando a verdadeira identidade dos opositores. Seja ela boa ou ruim. Também concordo com vc, revela a criatura.
Bem, vamos lá à sexta feira. Um grandíssimo beijo pra vc!

Anônimo disse...

NãO TENHA DÚVIDA DE QUE O PODER MOSTRA O CARÁTER DAS PESSOAS. ELE TBÉM CORROMPE.

a vizinha da VSouto disse...

Ah... dá-me o poder e te direi quem sou !

Vera do sulllllllll disse...

Bom Dia Eliane e Blog!
Poderíamos fazer um tratado sobre o tema, porém vamos nos deter no poder que cremos, que é o sentido real da palavra, não corrompe, não ilude, não despreza e que mostra o que realmente deveria ser.
Novo final de semana,mais passeios....que eles te revigorem e tragam tudo de muito bom
BJS

chica disse...

Pelo poder fazem misérias e deixam miseráveis...

Um lindo fds, cheio de coisas boas e até abobrinhas...beijos,chica

Fatinha disse...

Vamos deixar o poder de lado e curtir as abobrinhas do fim de semana....
Vamos esquecer por alguns momentos essa guerra insana pelo poder e rir de bobagens do cotidiano.Precisamos disso muito mais!!!
Beijo

Dragão em rítmo de FINDE disse...

Estou c Fatinha, hoje sóooooooo abobrinhassssssss, fim de semana chegando, um fenômeno maravilhoso da LUA amanhã, vamos tirar lindas fotos inclusive nossas p que nossos netinhos saibam q estivemos presentes a este espetáculo da Natureza!
Vamos dançar, cantar e reunir a tchuma no finde p um bom bate papo, agora só falo sério de segunda a quinta rs,sr,sr,sr,sr,sr, lindaaaaaaaaa tarde, estou indo p o lanche viu? INTÉ BELEZURA DA BABILÔNIA

Emília Pinto disse...

Bom fim de semana, Eliane, com todo esse poder que tem de animar as pessoas,de fazer com que elas entendam que são capazes de superar as dificuladase. Felizmente que há pessoas poderosas que usam esse poder para ajudar; todos nós temos poder e podemos usá-lo para o bem dos outros; temos sempre o poder do nosso sorriso, o poder de termos uma palavra de conforto, o poder de matarmos a fome a um desgraçado que não tenha um pão para a boca. Quando se fala em poder, pensa-se logo naqueles que estão no comando de determinados setores, mas o mais insignificante dos mortais tem poder e vejo muitos a saber usá-lo; ainda há dias aqui no prédio uma senhora teve o poder de magoar tremendamente a mãe de um portador de deficiência acusando-o à polícia; eu tenho o poder de consolar essa mãe, o poder de a acompanhar neste processo; é assim...há poderes e poderes e eles nunca deveriam ser usados para prejudicar os outros. Um beijinho, amiga e que a vida lhe conserve esses poderes maravilhosos que tem.
Mila

Lulu disse...

Certa vez li uma frase que me fez parar e pensar. Não sou muito de religiões institucionalizadas, não sou praticante (muito menos carola), mas é uma frase de grande verdade: "Tudo é força. Só Deus é poder".
Mil beijos para todos, boa noite, bons sonhos.

Camélia disse...

Querida Hortência

Não teria postagem melhor para o dia de hoje. Nós sabemos muito bem o que o poder faz.
Muita, muita saudade.
Bjs mil
Camelinha