terça-feira, 29 de março de 2011

O poder do medo


Março nem terminou e o noticiário continua fervendo com notícias inesperadas. Incêndios, juros, venda de drogas com cartão de crédito nas estradas, guerras e as usinas no Japão. Então vamos falar de outra coisa: É preciso de muita coragem para enfrentar este dia a dia. Costumo dizer que o medo é o limite do homem. Conversando com Breno de sete anos, cria do meu "Recanto", ele correu um dia para a varanda onde todos estávamos para não ficar só por causa do trovão que veio forte. Aí falou de seu medo ao ficar no meio do temporal. Normal disse para ele. Também fico assustada. Mas não pode passar disso Breno. Porque temos que ser maior que nosso medo e não podemos ou devemos nos intimidar. Temos que ter confiança. Buscá-la dentro de nós custe o que custar. Aí um adulto se virou para mim e disse como sou corajosa. Menos, menos. Nem tanto assim. Tenho aquele instinto de sobrevivência que cada um tem dentro de si e não enxerga. É difícil, mas temos que controlar o medo. Ah como é difícil. Com um bom apoio sempre podemos confrontar alguns de nossos medos. Você precisa confrontar seus medos. E aí acaba ficando mais forte e corajoso.
Fácil falar não é pessoal?! Claro que o menino Breno não deve ter entendido todo este papo cabeça. Mas a tempestade passou e ele sorriu para mim. Saiu acenando e talvez um pouco mais confiante. "Coragem é a resistência ao medo, domínio do medo, e não a ausência do medo." Mark Twain escritor norte-americano.

Bom dia leitores, seguidores, amigos de todas as partes do mundo!
Hoje, 29 de março. Neste dia de 1549, Thomé de Souza fundou a cidade de Salvador, uma das mais antigas e lindas cidades do Brasil.

15 comentários:

Lulu disse...

Bom dia, Eliane, bom dia, blogueiros queridos. Pois é, Salvador em festa... mas quando ela não está? Dizem que quando os baianos não estão em festa, estão ensaiando... eu adoro a "boa terra". Salvador tem magia...
Pois é, amiga, o medo faz parte do nosso dia-a-dia. Aliás, ele é até necessário, pois é justamente o medo que vem garantindo a sobrevivência do homem desde que ele apareceu na face da terra. O lance é justamente não se deixar dominar por ele, porque senão, em vez de sobreviver, você sucumbe a ele.
Quanto aos trovões... eu a-do-ro tempestades. Fico fascinada.
Mil beijos para todos, tenham uma ótima terça-feira.

chica disse...

Parabéns ao amigos baianos...Quanto ao medo é fooooogo mesmo e confesso: me pelo de trovões daqueles de filmes de terror...rsrs


beijos,tudo de bom,lindo dia! chica

Emília Pinto disse...

Não me considero uma pessoa medrosa, mas há certas coisas de que tenho medo...medo de não conseguir enfrentá-las com coragem...medo de não saber levantar a cabeça e seguir em frente; não sou boa nessas coisas!!! Um beijinho, Eliane e continue assim forte e corajosa, enfrentando os seus medos de frente. Um beijinho
Mila

Lulu disse...

Eu tenho medo... medo, não, pavor: de barata voadora. Este eu não consigo dominar MESMO. Saio correndo esteja eu onde estiver, e o que é pior: aos gritos.

Os Pensadores disse...

"Quantas coisas perdemos por medo de perder."
(Brida)
(Paulo Coelho)

"Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com freqüência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar."
(William Shakespeare)

"Foi um grande conselho o que ouvi certa vez, dado a um jovem: «Faça sempre o que tiver medo de fazer»."
(Ralph Emerson)
Ralph Waldo Emerson (25 de maio de 1803, Boston, Massachusetts, EUA - 27 de abril de 1882, Concord, Massachusettes) foi um famoso escritor, filósofo e poeta dos Estados Unidos da América.

Vera do sulllllllll disse...

Bom dia Eliiane e blog com medos comedidos....
Parabés aos baianos em especial aos da capital pelo aniversário.
Medos tenho alguns mas estou enfrentando-os com a cara e a coragem...
Bjs do sul já friorento e cinza...

Fatinha disse...

O medo ja me adoeceu.
Venci, mas nao foi facil!
Conheço bem esse poder !!
Pra quem nao conhece recomendo uma estorinha infantil do Chico Buarque, vi a peça com minhas filhas ainda crianças e amei .
E sobre o medo , muito legal!
Chapeuzinho Amarelo.Meus netos já conhecem.Adoram.
Beijo

Eliane Furtado disse...

Lulu parece que Curitiba tb. Menina tabém adoro chuva. Pareço da Familia Ada ks

Eliane Furtado disse...

Pensadores, que legal. Lindos.

Eliane Furtado disse...

Filme de terror estou fora. Foi o tempo ksks Grande Chica

Eliane Furtado disse...

Texto lindo no Blog da Hermínia/Mila. Começar-sempre-de novo. bj meninas

Eliane Furtado disse...

Fatinha, medo no Pantanal? Não acredito ks

Eliane Furtado disse...

Verinha, Veroca, os verbos são estes: encarar, enfrentar, lutar e vencer quando a gente pode. bj do sudeste.

Isabel Alverga-Wyler de Nonno disse...

Linda suas palavras Eliane, como sempre. Ando sumida por causa de trabalho, mas volta e meia passo aqui... não esqueço nunca de você!

Beijo grande,

Isabel.

Eliane Furtado disse...

Bellll por onde andas? Saudade também.