quarta-feira, 30 de março de 2011

Humilde por sabedoria ou convicção

Tenho pensado entre o valor da palavra humilde e no substantivo feminino humilhação. Quem me colocou esta pulguinha na cabeça foi a psicoterapeuta Mara Teresa Lago. Na verdade os sentimentos se confundem diante de um quadro novo e do inesperado. Claro que sabemos a diferença entre uma e outra palavra. Mas em uma retrospectiva sobre sua trajetória, ontem, no Canal GNT, sendo entrevistado pela jornalista Maria Beltrão, o ex-vice presidente citou que a doença dele lhe trouxe mais humildade.
Realmente ninguém que vive uma reviravolta -seja qual for- não pode se sentir humilhado, envergonhado ou rebaixado diante dos outros ao aceitar ajuda. Pelo contrário. Deve agradecer por estar cercado(a) de apoio. Pessoas arrogantes, orgulhosas podem resistir em aceitar. Mas não devem. Você não está nas mãos de alguém se humilhando. Um dos primeiros passos rumo à vitória é justamente aceitar os novos tempos , os novos personagens de sua história e se agarrar nos antigos queridos que lhe acompanham desde sempre. A entrevista de Alencar me lembra uma frase do Dr. Roberto Marinho que já coloquei uma vez aqui no Blog:
-"Não nasci humilde, mas aprendi a sê-lo por sabedoria. Inteligente não"?!"

Bom dia pessoal. Agora pulando de um assunto para o outro: que deputado é este que vai para TV falar tolice? E abertamente detona negros, gays e a cantora Preta Gil. E o pior: é um dos mais votados no Congresso. Vergonha! Muito humilde ele! Bom dia seguidores amigos. Generosos e sábios.

14 comentários:

chica disse...

Aceitar com humildade ajuda e braço amigo é sabedoria...E esse deputado? O oposto!!! beijos,lindo dia!chica

Papoula disse...

Bom dia linda flor, na minha modestíssimas opinião ninguém deve se sentir humilhado pq tem pessoas ajudando pq isto mostra que todostem amor e carinho por ela agora este infeliz, COITADOOOOOOOOOOOOOOO, nota ZEROOOOOOOOOOO p ele e que a humildade o invada e saiba se desculpar em público!
LIndoooooooo dia queridoca!

Kiki disse...

Passando raídinho e logo cedo....seu texto me lembrou uma situação banal,mas q. vc se sente humilhada e que as vezes só com ajuda vc sai.....vc ja caiu na rua feito uma "jaca"? Uuuuuuu, já passei por esta esperiência algumas vezes....bom dia querida....to saindo e olhando para o chão p/não cair.......

Rodrigo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rodrigo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rodrigo disse...

Bom dia "The Boss.Ph" !!!
Bom dia Blog !!!

Realmente a vida nos pega de surpresa vez ou outra. É invariavelmente um turbilhão que nos sacode, nos arremessa enfim. Também, percebe-se, e aos poucos, também se aprende que o sentir é antes de tudo um dom. E, descobre-se que humildade e tolice são bastante diferentes.
Então, sem mais nem memos "Resisto,
até que leões virem cordeiros."
(traduzindo: nunca desisto!!!)

Beijos,

Rodrigo Paes

Fatinha disse...

Ser humilde ,é ser seguro.
Saber quem é e a que veio.
É não precisar marcar território o tempo inteiro.
É relaxar e ser transparente.
Ser só você é ser humilde.
Simples assim.

Vera do sulllllllll disse...

Bom dia Eliane e blog!
Linda a história de vida do J. de Alencar com humildade encantou os brasileiros.Deixou-nos grandes lições.
Bjs

Os Pensadores disse...

"A humildade, se você não tem por virtude, precisa ter por esperteza. É preciso cultivar”.
(Roberto Marinho)


"A humildade não está na pobreza, não está na indigência, na penúria, na necessidade, na nudez e nem na fome. A humildade está na pessoa que tendo o direito de reclamar, julgar, reprovar e tomar qualquer atitude compreensível no brio pessoal, apenas abençoa." (Emmanuel, psicografado por Chico Xavier)


"A humildade é a única sabedoria verdadeira pela qual nós preparamos nossas mentes para todas as possíveis mudanças da vida."
(George Arliss)

Lucia Lombardi disse...

Eliane
Recebi um selo dos blogs que merecem serem lidos e quero retribuir para vc. Passa no meu blog, anexa o selo no seu e siga as instruções da minha postagem. Eu estou bem e vc? Espero que goste do selo.

Emília Pinto disse...

Algumas pessoas que se julgam importantes, acham que a elas nada acontece; estão acima de tudo e de todos; o pior é que quando vimos ao mundo vimos todos da mesma maneira e quando a vida provoca dissabores, tragédias, doenças não escolhe....cai em qualquer um e é por isso que muitos dizem: " depois do que me aconteceu...fiquei mais homilde"; pois ficou...começou a ver que não é mais nem melhor que os outros. Ser humilde, ser simples são as duas coisas que mais admiro num ser Humano. Beijos e muito força; Eliane. Até breve.
Emília

Eliane Furtado disse...

Rodrigo, fico tão feliz quando você aparece.Tão feliz. Somos muito persistentes não é?! Isto nos une além de tanto mais.
Beijos nesta linda família.

Anônimo disse...

Amiga querida...

O tempo me come pelas pernas, mas prometi a mim mesmo que passaria por aqui para dar um "oi" a todos e deixar o já velho e gasto "super beijo".

Tenho muita saudade e pouco tempo. Por isso roubei instantes de labor para vir sentir seu cheiro e matar a saudade. O "Espelho" nem está logado, por isso aparecerei como "anônimo". Mas não sou anônimo. Sou o bom, velho e sumido administrador do "No Espelho" (que continua vivo, embora meio atrasado e cansado de mim).

Super beijo. Super beijo, enorme, e válido por todos os que ficaram para trás.

Agnaldo no Espelho.

Eliane Furtado disse...

Muito, mas muito feliz com querido Agnaldo Poeta, dono dos Espelhos mágicos que nos encanta quando surge por aqui.
Ah o tempo parceiro...Como eu entendo esta nossa luta com ele. Tenho também precisado dele aguardando mais uma recuperação.
Você nunca será um Anônimo por aqui.
Venha quando puder. Estarei esperando.
Só não corra demais. Viva. Aproveite.