quarta-feira, 23 de março de 2011

"Boca fechada não entra mosca."




Este é um velho ditado que ouço desde criança. Mas não adianta. Tem gente que não se contém e aí solta uns e lá vem a gafe. Não sei o que às vezes dá nas pessoas. No jornalismo, especialmente temos a velha máxima que aprendemos desde cedo: "uma imagem vale mais que mil palavras.” A imagem traz um impacto impressionante. Por exemplo. Nosso ex-presidente já colocou o turbante árabe mostrando que quer ser o líder da paz. Isto não gafe. É a forte imagem mostrando ao mundo qual é seu propósito. Mas as palavras têm um impacto devastador. Palavras têm um impacto nos sentimentos profundos. Mas vamos falar sobre as gafes. Afinal o que é uma gafe? Não sou pobre soberba e já cometi uma vez que até hoje não me sai da cabeça. E fico envergonhada ao lembrar. Não vou contar mesmo. Podem ficar curiosos ks. É que envolve um ótimo apresentador de TV. Fiquei boba comigo, mas sai de fininho. Foi o melhor.
Fui pesquisar e descobri que a palavra Gafe vem do francês: "Gaffeur."
Sabiam que existem três tipos de pessoas que cometem gafes? As que assumem, as que disfarçam e as que tentam remediar. Ah nãooooo! Tem coisas que não há conserto. Melhor cair o pano no silêncio total. Não dá para listar cada gafe já cometida por aí: de famosos então...Tem cantoras que em um momento frágil canta o hino nacional bêbada, tem as pérolas dos jogadores de futebol, tem as saborosos e divertidas do ex dirigente de futebol Vicente Matheus, tem as que são de péssimo gosto que rolam muito na política. E as que saem com a desculpa daquele “sem querer querendo" seguido de um pedido de desculpa. Gafes são frequentes no mundo político, mas esta de hoje nos jornais é demais Um deputado se refere ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa como "moreno escuro". Francamente mostra estas opiniões ocultíssimos que já não servem pra nada. Autoridades são P.H.D. em gafes diversas. Posam lado de boneco do presidente americano para aparecer.
Bem vou encerrar com uma que tive que engolir outro dia e seguir em frente. Foi de uma pessoa querida. Sei que não foi por mal, mas muitas vezes não cai bem para o outro lá fragilizado. Ao me questionar sobre ausências minhas, resumi o assunto (detesto abrir jogos) e ouvi:
"-Puxa que sorte a sua heim..." e com tapinha no ombro. Quase respondi: " sorte mesmo."
Sorri e pensei em responder, mas lembrei de Dona Linda: -" Boca fechada..."
Bom dia queridíssimos. Em frente e de olho nos pensamentos e nas boquinhas nervosas.
Só rindo. Sempre.!

6 comentários:

Vera do sulllllllll disse...

Bom Dia Eliane!
O post de hoje é para rirmos e lembrarmos das nossas e das que já presenciasmos "as gafes" "os micos".
Do BBB surgem algumas ilárias como as que a Maria, do alto da sua infantilidade produz.
Porém há as constrangedoras, do tipo você está gravida? Não é gordura mesmos..rsrsrsrs
E assim vai. Difícil é o minuto seguinte, mas depois da palavra proferida "guenta" a falta de lembrança que em boca fechada não entra mosca.rsrsrsr
Tenha uma linda quarta-feira com muito sol e tudo o que vc mais gosta.
Bjs

chica disse...

Todos n´so lembramos pelo menos UMA que cometemos...Coisas normais.Mas todo cuidado é pouco,rsrs Um lindo dia e adorei os quadrinhos acima!!beijos,chica

Emília Pinto disse...

É Eliane...tem gente que não sabe que às vezes é melhor ficar calado. Para quê dizer " hoje está mais bonita"...quer dizer ontem não estava?.." está mais gordinha...".E quando se diz a uma mãe que acabou de perder o seu bébé ( essa eu ouvi); "olhe, console-se...há uma anjinho no céu a cuidadar de si»; essa mãe respondeu " preferia que o meu anjinho estivesse cá." Enfim, Eliane, são pessoas que não teem assunto e acham que precisam de dizer alguma coisa. Poderiam dizer simplemente . " então como vai?"; para quê o mais bonito, mais gordinho, mais magro.... Beijinhos, Eliane e espero que esteja bem, apesar das gafes que ouve.
Mila

Lilian disse...

Bom dia Li, que a força e a proteção de Deus e sua mãe amantíssima esteja com você. Só mesmo Ele pra nos dar paciência... Estes dias eu tambem fui taxada de uma pessoa de sorte, afinal não estou na escola, junto dos alunos, aproveita pra descançar boba. AAAAA que vontade de responder, mas ai gente sorri obrigatóriamente falsamente e diz, verdade...
Aff, as pessoas deviam ser mais ligadas, vamos comprar uma caixa de alfinetes e presentear os sem noção.
Bom dia querida da sua amiga morena escura, kkk Lilian

Maria Cecile disse...

Eliane... também acho que o melhor é o silêncio, rsrs. Sair de fininho... e um dia quem sabe até comentar e rindo de si mesma. rssr.
Beijo grande... fique bem amada!

Papoula cansada atéeeeeeeeeee... disse...

Lindona tem gente q vive LITERALMENTE NO MUNDO DA LUA, não sei se vc ouviu a PÉROLA da Loira do Leblon no domingo com relação a estátua do Ary Barroso na Fiore:
Kiki, ele já estava aí quando viemos anteriormente??????? RESPOSTA DE TODASSSSSSSSS: kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ACORDAAAAAAAAAA LOIRA, ATERRISAAAAAAA kkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Existem comentários que MELHOR FICAR CALADAAAAAAAAAAAAA pq ninguém merece e vc mto menos, as pessoas não se tocam, fico uma arara!