quinta-feira, 17 de março de 2011

A onda leva também nossas certezas

Foto Google Sumatra - Indonésia 2004

Todos temos mais certezas do que incertezas. Porque será? A vida nos diz no dia a dia que não é bem assim. Mas somos insistentes por demais. Na verdade a gente acha que controla tudo. Como se nós tivéssemos o controle remoto de nossas vidas e a dos outros nas mãos. Sabemos que não temos, mas dentro de nós existe uma vontade surreal para achar que sim.
Outro dia eu quieta (mais ou menos rsrs) deitadinha na camisa de força recebo um telefonema.
_"Querida, sabe o que aconteceu. Um do seus médicos querido teve um piripaque."
--" O quê????????"
-Ah não." Jovem bem sucedido e com uma turma precisando tanto dele." Calmaaa turma: ele já está bem, foi só um sustinho para quebrar algumas certezas. Ontem já comeu docinhos e bolo de aniversário. Graças! E semana que vem vou estar com ele. Claro que buscando algumas palavras e certezas minhas ks: "Estou melhor?” ksks.
Bem este papo todo foi para lembrar a notícia que comove o mundo e nos entristece por demais.
Hoje abri um portal na internet e lá estava: " Incertezas aumentam medo no Japão." Sempre existem dúvidas do que pode acontecer. Ah mas o homem sabe tudinho , controla tudo, são preparadíssimos. Fiz inúmeras reportagens nas usinas nucleares da linda cidade de Angra dos Reis, na maravilhosa Costa Verde do Rio de Janeiro . Sempre com pulguinha atrás da orelha. Mas, imagina...nada nunca nada nos atingirá! É ... Imagina destruir um país tão moderno, avançado? E a turma tinha sempre esta certeza. Pessoas que vão trabalhar em outro país , escolhem onde querem viver, apostam. E os turistas nas praias descansando... Lembram da Indonésia? Em dezembro de 2004, um terremoto de magnitude 9,1 atingiu a ilha de Sumatra, provocando o devastador tsunami e levando à destruição de localidades em vários países banhados pelo Oceano Índico, com um resultado de mais de 226 mil mortos. Tsunami. Eu tinha lido pouco sobre isso. Mas sempre pereceu inacreditável. Para meu orgulho temos leitores no Japão. E mesmo que não tivesse, estamos todos na mesma nave. Hoje afundados em perplexidade, comovidos torcendo e aproveitando rezando - quem sabe para que uma onda não nos pegue. E nem aos nossos descendentes. Mas alguém tem certeza disso?
Sem mais palavras.
Uma quarta-feira só de pequenas marolas, aquelas que dão para boiar, mergulhar e voltar para areia

13 comentários:

Vera do sulllllllll disse...

Bom Dia Eliane e blog!
Nossa solidariedade aos japoneses que resignadamente aguardam..... o que ainda virá.
Nossa solidadriedade aos meus gaúchos devastados pela inundação, para eles também a nossa ajuda.
Nossa solidariedade e nosso apoio a todos que estão passando por momentos difíceis de sáude, por problemas financeiros, por desemprego, onde cada marola é tsunami....
Em fim solidariedade e ajuda sempre...
Bjs tristes com tanta coisa acontecendo aqui e acolá.

chica disse...

Estou acompanhando tudo do Japão com apreensão pois temos amigos por lá, entre ele o Ale , noos amigo blogueiro, a Hanna (que está voltando,) ...

orcemos mesmo !

E parece que nossas certezas são incertas... Vamos esperar que possamso ficar só na boa e relaxante marolinha! beijos,lindo dia,chica

Eliane Furtado disse...

Veroca, bom dia. Vhega de chuva. Nem quero ver notícias hihe, Só bacanas.

Eliane Furtado disse...

Torcendo por tudo Sementes de amor e luz.

A VIZINHA DA vsOUTO disse...

o QUE MAIS ME IMPRESSIONA NO POVO JAPONÊS É A FIRMEZA COM QUE ENFRENTAM ESSA TRAGÉDIA. NÃO HÁ DESESPERO, NÃO HÁ GRITOS, NINGUÉM SE JOGA NO CHÃO. AQUELE HOMEM/GARI LIMPANDO AS RUAS DE TOQUIO COM UMA PINÇA !!!! MEU DEUS DO CÉU, QUE IMAGEM É AQUELA ??? QUE IMAGEM É AQUELA DAS PESSOAS EM FILA, NO MEIO DA TRAGÉDIA, ESPERANDO PRA FALAR NO TELEFONE PUBLICO ? E AS PESSOAS EM FILA PASSANDO CALMAMENTE POR UMA BANCA DE FRUTAS, SEM TOCAR EM NADA, PRA ESPERAR A SUA COTA DE ÁGUA !!!!~CERTAMENTE NÃO É RESIGNAÇÃO, UMA PALAVRA HORRÍVEL. ISSO SE CHAMA EDUCAÇÃO, A BASE DE TUDO !

a vizinha disse...

Hoje vi uma reportagem do maravilhoso repórter Marcos Uchôa parecendo até dar uma reposta pra pergunta de nós todos. Como ficar calmo numa situação dessas ? e ele conta que para o povo japonês não existe incerteza. Tudo é certeza, até a desgraça. E ela passa e tudo continua... aprendamos.

Cristina disse...

Eliane
Viver é arriscado não é? Nunca temos certeza de nada. Ultimamente a natureza anda um pouco descontrolada, muitas mortes e muita dor. Vamos orar mesmo pelos nossos irmãos japoneses. Fica com Deus! Um abraço!

Eliane Furtado disse...

Sem tristeza. Apoio sempre ajudam esmo
Solidariede ajuda muito.
Boa noite Veroca.

Eliane Furtado disse...

Torcendo para que todos -dentro do possível- consigam a saída.
Boa noite Chica das Sementes.
Já estou abusando. Viu a hora?
bj

Emília Pinto disse...

O mal do ser humano é achar que sabe tudo..é pensar que as novas tecnologias evitam os desastres, mas esquecem-se de que ninguém consegue travar a natureza e de que lhe devemos muito repeito; não se brinca com a mãe natureza; um dia ela zanga-se com estes filhos desalmados que tudo inventam em nome do progresso. Choca-me muitíssimo toda essa tragédia, num país já tão sofrido pelas guerras, pelas bombas atómicas lá lançadas. Está na hora de repensarem o uso da energia nuclear e substitui-la por outras; o homem é suficientemente inteligente para procurar outras fontes de energia; alguns projetos de usinas nucleares já foram postos de lado em alguns países; espero que acabem em todos; este tipo de desastre somos capazes de controlar; outros há que não, no entanto, mesmo esses, seriamos capazes de atenuar se não estivessemos sempre a invadir aquilo que só à natureza pertence.Um beijinho, Eliane e espero sinceramente que o povo japonês consiga recompôr-se e seguir em frente com aquela garra que já provou ter. Fica bem, amiga
Mila

a vizinha da VS Souto disse...

aLGUÉM PODE EXPLICAR COMO É QUE UM PAÍS SEMPRE EM ALERTA PARA TERREMOTOS, MAREMOTOS E OUTROS DESASTRES DA NATUREZA, CONSTRÓI USINAS ATÔMICAS UMA AO LADO DA OUTRA, AO NÍVEL DO MAR, À BEIRA-MAR, ARRISCANDO-SE A ACONTECER O QUE HOUVE ... ??? QUERIA ENTENDER.

Ro disse...

Oi amiga... tudo bem por ai? Aqui na grande luta. Hj Uma G. foi encontrar seu amor lá em Portugal. Mamãe ficou por aqui com cara de ah é??!!!.

Logo mais irei conhecer a Europa que tanto sonho.

@braços @pertados força/força/força

Dragão, BOA NOITE LILIZINHA disse...

Passando p te desejar uma noite bem serena e tranquilíssima, bons sonhos!
beijinsssssssssss

Ainda estou meio barro meio tijolo mas amanhã vou estar dezzzzzzzzzz rs,sr,sr,sr,sr,rs, INTÉ