terça-feira, 28 de setembro de 2010

As mãos mágicas que levam o estresse embora



Eu adoro fazer massagem. Este hábito vem da juventude. Lá em casa, pai e mãe faziam uma vez por semana. Massagista do Flu, o Luisinho, fixo. Fui há pouco tempo para São Lourenço, Minas, e me esbaldei naquele Balneário. Fiz tudo que podia.
Os benefícios da massagem -para mim -vão além do relaxamento. Nada mais saudável do que se entregar em boas mãos para se livrar de tudo. Pelo menos por umas horinhas.
Agora, pesquisadores do Centro Médico Cedars-Sinai, em Los Angeles, chegaram a conclusão do que eu já sabia: os benefícios de uma massagem. Recrutaram 53 adultos saudáveis e aleatoriamente submeteram 29 deles a uma sessão de 45 minutos de intensa massagem sueca, e os outros 24 a uma sessão de massagem leve.
Os voluntários que receberam a massagem sueca experimentaram reduções significativas nos níveis do hormônio do estresse cortisol no sangue e saliva. Eles também tiveram aumento no número de linfócitos, os glóbulos brancos do sangue que fazem parte do sistema imunológico.
Os voluntários da massagem leve experimentaram elevações da ocitocina, um hormônio associado ao contentamento, maiores que no grupo da massagem sueca, e reduções mais acentuadas do hormônio adrenocorticotrófico, que estimula as glândulas adrenais a liberar cortisol.
Eu não abro mão da minha massagem. Mesmo quando "estou durinha" eu dou um jeito. No Rio, quando dá, a Dina toma conta de mim. E lá em Petrópolis...ah que delícia fazer massagem naquele ambiente... a Rosária, que já é uma amiga. Quando o tempo está ruim como hoje, o quarto quentinho nos acolhe. E quando está aquele tempo lindo, o jardim é o melhor lugar. Gosto tanto que às vêzes ainda faço RPG com o Diogo, fisioterapeuta, para dar um trato na coluna.
Não tem programa melhor. Ainda mais com meu Shiro, ao lado, sempre atento ao que estão fazendo com sua dona querida.
Bom dia amigos leitores. Que tal marcar uma massagem?

20 comentários:

Cris Medeiros disse...

Uma vez eu marquei uma massagem com uma mulher e ela enchia a mão de óleo e apertava todo meu corpo de uma forma tão irritante que no meio mandei ela parar, paguei e fiquei traumatizada. Nunca mais quis saber de massagem. Mas conheço muita gente que se sente bem!

Beijocas

AGNALDO NO ESPELHO disse...

Eliane querida,

Eu poderia ficar horas sendo apertado, espremido, puxado, torcido, flexionado... Ai, ai, faz um século que não me dou esse prazer... Sei lá, acho que é por conta de tantas mudanças de ambiente.

Massagem requer aquilo que chamo "bater o santo". Preciso olhar para o profissional, para o local e sentir que tudo está em ordem e que o dito "santo" gostou de tudo.

Até porque se o profissional não for realmente profissional, o risco de te pôr torto é muito grande.

Especialmente para mim, que gosto de ter cada uma das articulações devidamente estaladas.

Isso que você fez hoje é uma covardia. Despertou todas as minhas dores adormecidas... Acho que vou para a internet procurar um profissional por aqui. De preferência um que tenha uma sala aquecida, para não passar frio...

Super beijo.
Super

chica disse...

Eu ainda não fiz até hoje, pode???

Estou defasada,rsrs...Mas deve ser legal ,aindamais ao r livre como moastras ali e como olhar atento do amigo...beijos,lindo dia,boas massagens!chica

Eliane Furtado disse...

Não não não. Damita tem que ser bem recomendada. Óleo, nãooooooo! Cremes, cremes!
Escolha de novo e livre-se do trauma. bj

Eliane Furtado disse...

Hahahahhahahahahaha Muito bom. Eu também estou doida por uns apertos. Já até marquei. Mas tem que ter mãos mágicas.
Anda, ouse, tire o estresse.

Eliane Furtado disse...

Viu meu vigia que lindo? Às vêzes até atrapalha de tão colado. Quer até subir na maca. Uma figura.
Anda Chica, experimenta!
O Blog é incentivador também!

Dragão adoraaaaa massagem disse...

Massagem com mãos ESPECIAIS hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm é bãoooooooooo demaissssssssssssssss, viajamos sem sair do lugar e hoje realmente está um dia especialllll para massagens vamos chamar a Ro??
Nas costas, pés, ombro uauuuuuuuuu como relaxa levanto NOVINHA rs,sr,rs,sr,sr,sr,sr,sr...lindo dia de chuva para todos, adorooooo este tempinho fresquinho, durmooooo como um DRAGÃO!

Eliane Furtado disse...

Vai encarar tb os pézinhos com o mineiro falando falando falando...kksksksks

Maria Cecile disse...

Eliane... adoro massagens também. Mas confesso que nunca experimentei ao ar livre. Deve ser muuuuito bom. Por isso que vc ammmmma ir para o sítio.

Minha mãe fazia massagem toda semana na época em que éramos pequenos. Mas eu não gostava porque a massagista trazia o filho dela e se a gente desse mole ele achava nossas guloseimas e dava uma mordida em cada uma. Estragava tudo. rs.

beijos beijos e boa terça.

Vera do sulllll disse...

Bom dia Eliane, Bom dia Blog!
Mãos mágicas, e pessoas portadoras destas mãos, massageiam o nosso corpo e também a nossa alma. Óleos essenciais, musiquinha ao fundo, ruído de água e dedos que deslizam sobre os pontos que "abrem" o nosso sistema linfático e carregam as nossas toxinas para serem eliminadas. Nossa, só de lembrarar deu-me vontade de ir até a minha massoterapeuta e e e me abanadonar. É muiiiiiito bom.
Bjs Neiva mãos de seda ,hoje é o meu dia.....
Lindo tema e tenham todos uma boa , ótima massagem
Bjs do sullll

Dragão curte silêncio disse...

Nãoooooooooooooooooooooo que mineiro chato karacaaaaaaaaaaaaaaaa, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk falava mais que a boca to foraaaaaaaaaaaaa!
Acho que ele nãooooooooo é mineiro pq MINEIRIM LEGÍTIMO TRABALHA EM SILÊNCIOOOOOOOOOOkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

comunicadoras disse...

Sabe que nunca fiz massagem? Sou terrivel para cuidar de mim. Quem sabe não me faria bem experimentar? Não ando numa fase muito boa...não é stress, pois a minha vida é calma, mas...alguma coisa me faz andar para baixo, angustiada; sei o que ocasionou, mas tb sei que já era tempo de melhorar.Falta-me animo para tudo até para viajar; tenho uma viagem marcada a algumas capitais da Europa em fins de Outubro com o meu irmão que chega amanhã do Brasil, onde vive...mas cadê a vontade? Não há nenhuma. Vou pensar na massagem...quem sabe??? Beijinhos e aproveite tudo o que a fizer sentir-se bem; isso é o mais importante, sentirmo-nos bem. Não esqueça também a viagem, certo?
Mila

Eliane Furtado disse...

As Comunicadoras...hora de tentar.Não com qualquer um.
Cecile nada profissional esta massagista. Eu heim...Chama a Dina.
Vera do sul é das minhas!

Vintinha precisando de massagem disse...

Lilizinhaaaaa... tirandoo onda.. fazendo massagem com o maior gato hein....
será que consigo um desses pra mim ??? por via das dúvidas depois vc me passa o tel dele.. pq eu to num stress só rs... só massagem pra me acalmar ...

Flor de Lótus disse...

Oi,Eliane!Nada melhor que uma boa massagem mesmo para relaxar e aliviar as tensões.
Uma ótima tarde!
Beijosss

Cristina disse...

Eliane
Massagem é tudo de bom! Relaxa o corpo, as articulações e a alma! Boa noite ´para você! Bjsssssss

Lulu disse...

Aaaahhhhhhh... só de ler a postagem já me senti relaxada. Eu faço massagem 3 vezes por semana, 50 minutos de duração. E faço RPG 1 vez por semana. A-do-ro!!!! Bom saber desses efeitos que a pesquisa revelou. Realmente, vai bem mais além que um simples relaxamento.
Quando eu acompanhava meus pais a Águas de Lindóia (21 dias de estação de águas), eu também fazia massagem e fazia sessões de Stangerbad: você entra numa banheira cheia até quase a borda e fica tomando um choquinho (você sente este choquinho no corpo todo), que é indicado no tratamento de artrite, artrose, problemas de coluna, de circulação e inclusive estresse. É simplesmente uma delícia! Ao sair desse banho você vai direto para outra sala onde toma uma ducha escocesa que lhe deixa mais relaxada ainda. Eu fazia 3 vezes por semana (não pode fazer todos os dias), voltava novinha em folha! Pena que agora eles não possam mais ir, por problemas de saúde de meu pai.
Mas um dia ainda volto lá... adoro Águas de Lindóia, cidadezinha gostosa, bucólica, aconchegante...
Beijos para todos, tenham uma noite de paz, bons sonhos.

Unknown disse...

Adorei seu tema e a forma que voce escreveu a impotancia da amassagem.
Agradeço tambem a indicação.
Bejos. Dina Castro.

Eliane Furtado disse...

Bom dia a todos que não haia cumprimentado.
Já estou sonhando com minha massagem.

silvioafonso disse...

.

Estou seguindo o seu BLOG
e você, deve seguir o meu?
Eu ficaria assim, oh!
Todo prosa com o seu retrato
pendurado na parede principal
da minha página.

silvioafonso.




.