terça-feira, 25 de maio de 2010

Lutar contra o egoísmo é um exercício diário


Bom dia. Assisti uma palestra ontem à noite e alguém citou o egoísmo. Este sentimento bem próprio de todos nós, tão difícil de desenraizar e tão noscivo para quem vive em volta destes tipos de personalidades. Somos egoístas porque queremos o nosso bem acima de tudo e de todos. Estamos cada vez mais individuais, intolerantes e intransigentes.
Acho normal e inteligente termos uma atitute de respeito e auto estima conosco e colocar alguns de nossos interesses, opiniões, desejos, necessidades em primeiro lugar. Mas tudo? O tempo todo? É légitima esta preocupação com nossos próprios interesses. O que acontece é que os(as ) egoístas em alto grau colocam apenas( e só) suas necessidades em primeiro lugar e passam por cima de sentimentos e ética para obter a realização de seus caprichos e objetivos. Não estou querendo defender a bandeira do altruísmo. Mas estou um pouco cansada das pessoas que só pensam em si, nos seus mundinhos, que acreditam ser merecedoras de tudo que as pessoas fazem por eles(as). E qual é saída para combater egoísmo? Acho que não existe uma só saída e uma só regra. Aliás pra nada. Talvez ao longo da vida, as experiências e baques melhorem muito alguns de nós. Mas nos livrarmos deste sentimento e atitute sempre será desafiador. Conheço pessoas que nem com os tombos que levaram na vida se emendaram. Continuam os mesmos, se sentindo confortáveis nesta posição de olhar apenas para si próprio. Pena. Não para eles. Para nós que vivemos em torno deles.
Hoje amanheci um pouco cansada. Mas feliz que encontrei os amigos Cisnes guerreiros, que ri com meu médico Daniel Herchenhorn ( nem sei porque a gente ri tanto) e também um pouco temerosa com os próximos tratamentos e exames. Mas, vamos seguindo. Tentando sempre compartilhar -sem egoísmo- as alegrias das conquistas e dores do cotidiano.
E por falar em dor, que tristeza a justiça brasileira e o sistema penitenciário. Um dos assassinos do jornalista Tim Lopes, morto no Rio, em 2 de junho de 2002, saiu à pé pela porta da frente do presídio onde estava. Este já é o segundo envolvido que foge(?). E o fato aconteceu há quatro meses. E só hoje os jornais noticiam. É...certamente os envolvidos com mais esta fuga só pensaram em si mesmos. E nos seus bolso$.

8 comentários:

Papoula disse...

"Egoísmo não é viver à nossa maneira, mas desejar que os outros vivam como nós queremos."

(Oscar Wilde)

Vamos em frente querida, nada de desânimo, viu?

Que Deus abençoe o seu dia, a sua vida, beijinssssssssssssssssssssss

Papoula disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Rosana Soares Brigagão disse...

"Egoísmo não é viver à nossa maneira, mas desejar que os outros vivam como nós queremos."

(Oscar Wilde)

Que Deus abençoe seu dia e seu vida, lindo dia querida, beijinsssssssssssssss

Silvana disse...

Bom dia Lili, é isso aí, vamos em frente como disse a Rô Papoula, e adorei a frase Rô, tem gente que é tão egoísta, tão egoísta que sente ciúme de si mesmo rsrsrssr, mas como disse o Poetinha "Eles passarão, eu passarinho". Beijos e abraços bem apertados Lili.

Maria Cecile disse...

É um absurdo. Nós, o povo, ou a sociedade, como seja, não somos nem respeitados. E estamos a toda hora sendo assaltados por essas notícias.
Só com mt oração e pensamento positivo.
Bjs.

Unknown disse...

O egoísta vive só.Quem alem dele poderá corresponder a tudo o que ele imagina ter direito...
O bom de dividir é o prazer de fazer o outro feliz.

Eliane Furtado disse...

Oi turma querida, passei para dar um alô. Hoje estou quietinha só de olho em vcs. Não de forma egoísta. De forma recolhida e recatada. Recatada não é lindo? ksksksksksksk

Rosario-Bendizer disse...

Fique bem quieta mesmo, hoje tb estou assim de "molho" como diz as GGs.
Ando tb cansada do egoísmo. Vc pode com certeza imaginar o tanto que encontro neste sentido em busca de ajuda para o BENDIZER. Parece ate que estamos no mesmo barco, tb estou com exames, uma difícil recuperação nas quimio, pet pela frente... uma coisa. Mas temos motivos para o mesmo barco NÃO SOMOS EGOÍSTAS!