quinta-feira, 13 de maio de 2010

Eles vivem -de verdade- a vida!


Fui surpreendida por um telefonema na semana passada. Aliás venho sendo surpreendida desde o começo do mês de maio com fatos curiosos.
A ligação me pegou no meio da rua, ao anoitecer, com um saco de pães na mão e depois de um dia agitado. Era da TV Globo. Parei, procurei um local com sinal melhor ( porque os celulares não pegam direito quando a gente mais precisa?) e ouvi. Fiquei emocionada com que escutei do outro lado da linha. Desliguei e me encostei em um carro. Chorei um pouquinho. Pensei como a vida dá voltas. Eu estava prestes a viver um momento diferente. E lembrei de minha mãe: -"Deus escreve certo por linhas tortas."
No dia 7 de maio, conforme o combinado, uma van parou diante do meu prédio e lá fui eu. Uma viagem engarrafada, de duas horas e meia até o Projac, no bairro de Jacarepaguá, no Rio, onde ficam os estúdios da Rede Globo. Ao longo do caminho, o motorista foi pegando algumas pessoas. Eu, quieta, me perguntava porque alguns tem mais força e determinação que outros? Porque tem gente que compartilha, vive, se agarra a uma segunda chance e outros esmorecem?
Pois lá estava eu na TV Globo. Diante de tantos guerreiros, de tanta superação. Para ser mais exata em frente a cerca de 30 guerreiros incluindo eu. Selecionados entre mais de 300 depoimentos que foram ao ar na novela "Viver a Vida" de Manoel Carlos, e que está chegando ao final. Novela que levantou polêmicas, dividiu opiniões, mexeu com os sentimentos dos telespectadores, mas acima de tudo mostrou uma realidade que ninguém gosta de encarar.
Ninguém não, muita gente encara. Os meus colegas guerreiros provam. São donos de uma vitalidade incrível, de uma alegria, de uma determinação quase incompreensível. Foi uma tarde e uma noite de farra que surpreendeu a produção, elenco, direção e todos envolvidos na novela. E de surpresa para mim. E de questionamentos. Que estranho estar ali por causa de uma nova história de vida! Que sensação. Porque fui escolhida por Deus?
Blogueiros, leitores, amigos, vocês precisavam ver. Estar diante de histórias surpreendentes, de pessoas extraordinárias incluindo pais e mães abnegados. Saí do Projac renovada. Com novos amigos, como Alexander Laks ou Seu Henrique, que sobreviveu aos nazistas, sobreviveu a um câncer e aos 82 anos continua cumprindo a promessa que fêz ao pai: contar ao mundo os fatos que viveu para nunca mais eles se repetirem.
Amanheço pensando nas voltas que a vida dá. E no ditado de minha mãe.
Bom dia a todos. Hoje é dia 13 de maio. Dia que foi assinada a Lei Áurea, dia que todos os escravos ganharam sua liberdade. Histórias também de luta e superação.
Começamos a quinta-feira festejando Nossa Senhora de Fátima.
Salve grandes guerreiros de "Viver a Vida." Foi um privilégio conhecer vocês. Porque uma coisa é ouvir histórias, a outra é viver e estar diante delas. Uma lição inesquecível.

14 comentários:

Maria Cecile disse...

Eliane... que surpresa! Além de ficar muito feliz com o momento que vc compartilhou, também ter notícias de Aleksander Laks. Há uns 10 anos entrevistei ele e fiquei super comovida com sua história. Outro dia me perguntava, onde estará, será que está bem... vc me respondeu. As linhas são tortas mas são lindas, não é. rsrsrsrs.
Voltando ao assunto do blog, a Globo faz coisas de verdade, que não tem preço. E vcs todos merecem. Um beijo grande e bom dia!!!

Coração Agradecido disse...

Lindo Lili, você me emociona com sua força, com sua fé, com sua garra!

Viva! Viva a Vida! Vida a Liberdade! Viva a Bondade!

Eu te adoooro!

Eliane Furtado disse...

Bom Dia. Que maravilha vc conhecer o
Aleksander. O mundo é uma ervilha não é mesmo? Já somos amigos.
Vamos trabalhar lá? Na Globo?

Eliane Furtado disse...

Minha querida Carminha, vc e seu grande coração.
Fico feliz com vc por aqui. Beijos. Energia, manda mais manda mais.Está dando certo kskskssksk

Maria Cecile disse...

Pois é Eliane, eu estava procurando pessoas "especiais" que se pudessem estar frente a frente com Deus, o que perguntariam. Era um livro para o qual eu estava colaborando. E o Aleksander me recebeu na sua casa e ficamos horas conversando. Foi muito marcante para mim. E ele é um amor.
Na Globo? Adoraria. Sabe, eu comecei em TV lá. No departamento de aberturas de novelas. O Projac era uma maquete que ficava na entrada da Lopes Quintas. Tem exatamente 20 anos. Quando começamos?
Vamos fazer dessa ervilha uma sopa? rsrsrs
Bjbjbjbjbj :)

Eliane Furtado disse...

Retomemos os contatos. Mas primeiro vou tirar uns dias para relaxar. Depois, deixa comigo.
Novelas? Hummmm vou adorar. Será que me escalam para produzir o Miguel Matheus Jorge Solano? skksskksksskks
Cura total. Kskskskskskks

Rosana Soares Brigagão disse...

Mais um dia INESQUECÍVEL de sua vida,vc tem mtossss causos para contar, continue escrevendo pq a cada dia vc vem se superando, parabénssssssssss amadíssima!

VIVER A VIDA com alegria e vontade superando tudooooooooo, beijins no seu coração.

Maria Cecile disse...

Kkkkk Mateus Solano, lindo lindo.
Aliás, pena que essa novela vai acabar porque eu adoro os depoimentos. Me emociono muito com eles. O de ontem foi muito fofo. A adoção daquele menininho. Fiquei imaginando ele chamando "papai".
Eliane, li de novo seu texto e uma frase sua adorei: "porque fui escolhida por Deus?" Parece até algo mágico, não é. Acho que quando a gente está no caminho certo tudo flui e nos dão a sensação de um presente divino. As pessoas, os encontros, os sentimentos, nossas percepções, nossas vidas... E esses momentos nos dão essa certeza. A vida é mesmo um presente de Deus. Acho que fazemos todos os dias "desaniversário" como disse outro dia Jorge "Solano" para Ariane, na novela, ao dar a ela uma jóia.
Uns dias para relaxar, que delícia! Curta-os bastante.
bjbjbjbjs.

Eliane Furtado disse...

Linda postagem Cecile. Me emocionei. Vamos para Globo. Roteiros, novelas, quem sabe...

Unknown disse...

Querida Eliane, nossa vida é feita de ação e emoção. E os filhos de Deus são sacudidos por Ele para estar sempre em movimento. Na segunda minha filha estava bem gripada e toda dengosa me pediu pra deitar um pouquinho com ela. Foi o suficiente pra eu ter vontade de ficar. Mas o meu amor por você me fez levantar. Eu quase sempre desisto de sair quando já é noite e estou em casa com meus filhos. Só que nada me faria deixar de abraçar você no dia do seu aniversário depois de um convite tão carinhoso e sincero. Assim quero dizer sobre o que li, que realmente parece difícil ser feliz com tanta luta. Porém você é abençoada tanto quanto esses novos amigos que encontrou e ainda vai encontrar por ai. Obrigada por ser minha amiga e agitar meu coração!!! Vamos viver a vida.

Vera do sullllllll disse...

Olá Eliane !
Bela homenagem fez a Globo convidando os depoentes para uma confraternização. Que bom você estar lá. Parabéns . São tantas emoções...tantas...
Que Nossa senhora de Fátima te proteja e te abençoe.
Bjs
Vera

Eliane Furtado disse...

Rosária: agitar seu coração? Vcs agitam o meu. Está aos pulos desde a semana passada. E vai continuar assim.
Obrigada, obrigada Ro. Uma honra ter sido prioridade por algumas horas. Um privilégio.
Vera do fio do Sulllllllllllll
Foi muito bonito e sensível mesmo a iniciativa deles. Vamos ver o que vai acontecer na tela. Afinal, temos a edição. Mas os editores lá tem sido extraordinários.

Rodrigo disse...

Boa tarde,
quase noite "The Boss-Ph" !!!!

Nem tudo são flores e nem sempre é só espinhos e pedras...

Viver a vida seguir adiante é um desafio que enfrentamos nas nossas escolhas diárias.
Levá-se tempo, suor lágrimas e risos, muitos sorrisos.

A vida é feita de emoções...

Beijão, Rodrigo

Eliane Furtado disse...

Não só de emoções...mas de desencontros e encontros.