quinta-feira, 6 de maio de 2010

A caminho da verdade...


Quem pode dormir sossegado se não consegue esclarecer histórias e fatos da sua prórpia vida? Eu não consigo. Até posso passar por cima de algumas versões, seguir em frente porque é preciso, mas fico engasgada até que um dia...
Descobrir a verdade, chegar aos fatos, dá uma paz enorme. É preciso. Por isto estou torcendo para que o governo francês resgate as caixas pretas do Airbus A330 da Air France que caiu no Oceano Atlântico no dia 31 de maio de 2009, matando os 228 ocupantes do voo 447. O vôo tinha partido do Rio de Janeiro com destino a Paris. Uma tragédia. Agora, os franceses afirmam que localizaram as caixas que podem esclarecer o que aconteceu naquela noite, mas isto não significa que os aparelhos serão recuperados. Bom, espero que eles consigam. Nada vai trazer aquelas pessoas de volta. Nada. Mas pelo menos os familiares vão entender o que se passou. Para alguns isto não deve ter a menor importância. Mas para mim, que sempre busquei os " como, onde, quando e porques" é fundamental entender desfechos. Afinal, todas as histórias tem começo meio, fim e porques. Pode ser meio louco, obsessivo e neurótico, mas quero sempre chegar a verdade. Ou o mais próximo dela. Mesmo que isto leve anos. Porque entender é um passo importante para se encontrar a paz, para perdoar a si mesmo em alguns casos. E é fundamental para se livrar de fantasmas e seguir adiante. Não é nada fácil lidar com a verdade. Mas ela essencial porque ela é libertadora.
Bom dia. Hoje já é seis de maio, quinta-feira de muitos movimentos. Dia do cartógrafo, dia do matemático e dia...advinhem? Dia da coragem. Uma qualidade que não falta neste blog e aos guerreiros de todo o mundo.

13 comentários:

Maria Cecile disse...

Bom dia Eliane!!!
Também acho muito importante saber a verdade. Saber o que aconteceu de fato para que não ocorra outra vez. Caso contrário, fica a impressão de que a gente tem que lidar com a sorte para fazer uma viagem de avião. Eu mesma na época pensei "não saio do Brasil tão cedo!" Bobagem, né. Ainda mais num dia como esse, o da coragem. Tem uma frase que não esqueço que diz assim: a diferença entre o comportamento heróico e o covarde é que o herói segue em frente apesar do medo.
Beijos então e sigamos em frente !

Eliane Furtado disse...

Nossa que boa surpresa, que alegria Cecile. Abrindo o Blog e a postagem do dia 6 com coragem.
Seguir em frente é um ato heróico. Um beijo e estou feliz que vou te ver segunda.

Zel Bengalinha Paulistana disse...

Alô, alô, Sampa chamando Rio!!!!!
Bom dia a todos!

Eliane, concordo com você, a verdade liberta. Nem sempre é fácil conhecer a verdade mas penso que sempre será melhor administrar a vida com ela do que com a ilusão.
Também estou torcendo para que se esclareça o motivo da tragédia do voo 447 da Air France.
E que Deus nos dê forças para que a gente siga sempre em frente, apesar do medo (aliás, adorei a história do seu irmão, na postagem de ontem)!
Vamos enfrentar a quinta-feira com muita coragem!!!!!!

Beijão
Zel

Eliane Furtado disse...

Bom dia São Paulo, terra do meu coração. De amigos queridíssimos, de guerreiros corajosos e do meu ministro preferido.
Ah verdade...doi mas é necessária encará-la.
Vou sentir sua falta na segunda. Mas no final do mês...quem sabe São Paulo...

Isabel A. W . De Nonno disse...

2009 foi um ano intenso para mim. Além das cirurgias da minha mãe, o pai da minha melhor amiga estava nesse vôo. Assisto do momento da queda até os dias de hoje a luta diária de se saber a verdade, e a busca pelos direitos. Extrair a verdade quando se trata de governo francês(air france) e de empresa francesa(air bus)não é para qualquer um não, é guerra quase armada.

Que o dia da coragem cai sobre todos nós sempre. E vamos que vamos em busca de verdades e informações.

Beijo grande e boa quinta,

Isabel.

NA PISTA COM ELES ... disse...

Dia da coragem?????
Entao....desejo q aquelas pessoas q tem medo de ser feliz, que pensem melhor.
Q hj consigam pensar em comecar a sair de seus "mundinhos" conservadores e se libertem.
Q tenham coragem de viver sem regras e condicoes.
Coragem pessoal!!!!!
Bom dia!

Eliane Furtado disse...

Carioca desista. Gente de mundinho morre em mundinho. Nasce até grande, mas perde o rumo e pronto. Como milagres existem...
Depois que se entra em um mundinho...nem Deus!

Eliane Furtado disse...

ISABEL, 2009 foi um ano muito difícil para mim. De lutas, uma grande decepção, mas sobrevivi.
Mas a decepção traz verdade ou verdades. E ela sempre chega. Confie.
Confirma para mim dia 10. Pedido da Hama. Evento exclusivo.

Angela Lemos disse...

Eliane, perdi um primo muito querido neste vôo. Ele morava em Munique, veio para o aniversário do pai e estava voltando para se encontrar com a mulher e a filhinha em Paris para retornarem à Alemanha. Um dia eu conto a história dele, vc vai ficar impressionada...Vai ser muito bom saber o que houve naquela noite!
Beijão

Bubby disse...

Coragem x Verdade

Quantas pessoas não dizem a verdade por falta de coragem!!

Bubby sabe Bubby diz!

Vera do sullllllll disse...

Querida Eliane!
Boa Noite blog
Parabéns pelo comentário Maria "a Carioca" você disse tudo.... CONCORDO ...CONCORDO.
Bjs
Vera

Lulu disse...

Com certeza o conhecimento do que aconteceu trará no mínimo alívio para os parentes e amigos das vítimas daquela tragédia. Vamos torcer para que os dados da caixa preta possam ser resgatados. Senão, vai ficar para sempre aquela coisa vaga, sem resposta, mal resolvida, aquele eterno "por quê?". Talvez seja tudo o que eles estão esperando para aceitarem o que aconteceu e ficarem em paz.
Por enquanto, tudo o que podemos dizer a essas pessoas é: coragem!!
Mil beijos para todos, tenham uma ótima noite e uma maravilhosa sexta-feira.

Eliane Furtado disse...

Oi pessoal, desculpe não responder ontem. Foi ua tarde agitadíssima. E a noite tb. E com estas gotinhas mágicas acho que fico mais elétrica ainda. Será possível?