sexta-feira, 12 de março de 2010

Os anúncios










Muitas vêzes, mas muitas mesmo, nos vemos diante de um impasse. Decisões que precisam, que tem ser tomadas, independente das nossas vontades. Silenciosamente, já algum tempo estou diante de uma delas. Entre tantas decisões que venho tomando. No começo "empurrei um pouco com a barriga" por motivos muito pessoais. Mas chegou a hora. Minha pedra preciosa está à venda. E anuncio aqui.
Já algum tempo estou vendo a notícia correr de boca em boca e observando o brilho dos anúncios nos jornais. Para vender algo tão precioso é preciso um anúncio especial. E pensando em anúncios estava relendo aquele texto conhecido de Olavo Bilac, O anúncio. Lembram da história do amigo comerciante dele que queria vender um sítio e pediu para o poeta fazer um texto? E o poeta fêz:
"Vende-se encantadora propriedade, onde cantam os pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo. Cortada por cristalinas e marejantes água de um ribeiro. A casa, banhada pelo sol nascente, oferece a sombra tranqüila das tardes, na varanda".
Meses depois, o poeta reencontrou o comerciante e perguntou-lhe se havia conseguido vender a propriedade.
"- Nem pense mais nisso Sr. Bilac! Quando li o anúncio que o senhor escreveu é que percebi a maravilha que tinha nas mãos."
Eu sempre soube da minha maravilha. Construi cada pedacinho ali. Mas chegou mesmo a hora.
O Brilhante precisa passar de mãos. Então deixo aqui o meu anúncio. E a certeza que não existe recanto mais mágico em todo o mundo. Nem mesmo o sitio do amigo do poeta.
" Meu refúgio é um lugar onde a água é abundamente e cristalina e o verde tem mais de uma centena de tons diferentes, onde os passarinhos vêm buscar toda tarde, cantando, as frutas que colocamos nas árvores...Meu refúgio tem esquilos ...tem quatro estações, todas certinhas e intensas...Tem os meses dos lírios, das hortênsias, dos agapantos, dos copos -de-leite, dos guachos e dos xexéus...Meu refúgio vai ficar na história e no coração de amigos, de primos, dos meninos que vivem lá...Ele é um brilhante encravado na montanha... meu refúgio é meu lugar perto de Deus...Quando eu fechar meus olhos para sempre, lá estará o meu Brilhante iluminando minhas lembranças e mostrando o novo caminho a seguir."
Do livro Câncer, Sentença ou Renovação?
As fotos são de amigos e gigantes que passaram por lá. Alexandre Maurity e os Brigagão.

18 comentários:

Casal de Cisnes disse...

Seu lindo refúgio permanecerá sempre em sua lembrança. Seu eterno refúgio sempre estará em nossos corações...

Eliane p/Casal Cisnes disse...

Meus queridos. Vou procurá-los semana que vem. Notícias. Talvez tenhamos que mudar de rumo. Mas estaremos sempre, lado a lado.
Aguardando o anjo voltar...

Papoula ama O BRILHANTE da Hortensia disse...

Ahhhhhhhhhhh este lugar estará para sempre nas minhas inesquecíveis lembranças pelos grandes e divertidos momentos que já tivemos no seu lindo BRILHANTE, UM LUGAR ABENÇOADO E DE MTA LUZ!
A época das HORTENCIAS um encanto a parte, que colorido lindo no jardim, um show!
Lugar que vc viveu e ainda vive lindos momentos, com seus amados cachorrinhos, com os amigos do CASTELO e seus cachorrinhos barulhentos rs,sr,sr,sr,sr,rs,sr...com todos que te amam e que batem o ponto quando podem, todos amam O BRILHANTE, ELE TEM O BRILHO!

Papoula disse...

Liliiiiiiiiiiiiii, p favor apague aí pq sairam duas postagens, rs,sr,rs,sr,sr, fiquei lelé com este texto!

Papoula ama O BRILHANTE da Hortensia disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Papoula, O SAPINHO e OS VAGALUMES disse...

Vou ter muitas saudades dos VAGALUMES e claro do meu "amigo" sapinho, rs,sr,rs,rs,sr,sr...ficar sem luz ali é bommmmmmmm demaisssssssss!
Só as estrelas iluminando aquele lindo jardim e os amiguinhos vagalumes passeando e nos alegrando, ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh, parei!

Kiki disse...

Nossa Lili, que bom que vc teve este brilhante até hoje para se refugiar! Que bom que vc tem um brilhante para vender! Que pena que eu não possa comprar! bjs

Dragão p querida Kiki disse...

Kiki querida, q postagem lindaaaaaaaaaaa!

Dragão p CISNES BRANCOS disse...

Bejinhos mto carinhosos p OS CISNES BRANCOS que navegam em mares azuis com bolinhas cor de rosa, lindo FINDE p vcs, beijns no coração

Lulu disse...

Nossa, que texto bonito... aposto que os interessados vão fazer fila para comprar... é melhor você fazer um leilão!
Sei como está sendo difícil tomar essa decisão... difícil porque é preciso apelar para o desapego, e isto sempre nos parece impossível, em função dos laços afetivos e raízes que criamos. E então vemos que as coisas que possuímos, realmente não são nossas. Pura ilusão... nós temos apenas o direito de posse. Quando nos vamos, deixamos tudo...
Lembra que falei aqui uma vez sobre a Dança de Shiva? Pois é, amiga. Tudo no universo está em constante mutação, ninguém escapa ao ritmo dessa dança. As coisas vêm, têm o seu momento e depois seguem adiante. Como nós próprios. O segredo é não ficar na contra-mão...
Mas você tem um refúgio certo, destes que são levados para a eternidade. O coração daqueles que a amam. Você pode correr para eles sempre que quiser, como agora.
Ah! Também tem outro... o colinho de Nossa Senhora. Estes, sim, valem a pena... são eternos e não têm preço.
Beijos para todos, tenham uma ótima sexta-feria, com muita paz no coração.

a vizinha disse...

As coisas materiais são assim mesmo, elas passam ... mas as lembranças essas permanecem e nunca estarão à venda.

CHIQUINHA disse...

O maior brilhante que vc possui não está à venda. Está dentro de vc, brilhando sempre. Intensamente!

Eliane emocionada disse...

Queridos e queridas. O que falar e postar diante de tanto carinho e tantas orações?
Sem vcs eu não estaria tão feliz e tão determinada.
Conto com todos para divulgação da venda. E apenas um aviso: os meus velhinhos enxutos na foto, não estão incluídos.
Vcs estão compondo uma nova pulseira repletas de brilhantes na minha vida.
Seguindo em frente.

Alexandre F Maurity disse...

Eliane,

Embargado pela emoção do texto, concordo que é um lugar especial, mágico, repousante, alegre, bem guardado por duas preciosidades Akita.
Minha querida amiga e amigo, não ha despedidas e sim renovar!

A eternidade a Deus pertence.

Grande beijo

Dragão p Chiquinha disse...

Chiquinha Chicósa sábias palavras, LILI é o nosso brilhante!

Vera Henke disse...

Boa noite Eliane!
Boa noite blog.
O teu recanto é muito lindo! Ele nunca deixará de ser seu, suas marcas, pegadas, toques permaneçerão lá para sempre. Que lindas flores, pensei que fossem helicônias,lindos os copos-de-leite, e as bromélias.O verde sempre é muito fotogenico! Desapegar-se demonstra maturidade e espírito elevado. Que os recursos que advirem deste desapego sirvam para que aproveites melhor a VIDA, viajando mais, passeado mais e tudo isso com muita saúde.
Bom fim de semana.
Bjs
Vera

Zel Bengalinha emocionada disse...

Alô, Alô, Sampa chamando Rio!
Bom dia blog!
Eliane querida, é muito difícil mesmo nos desfazermos da jóia predileta e sua jóia é linda, mas ninguém vai tirar o brilho dela dos seus olhos.

Beijo grande e abraço em seu coração
Zel

Eliane disse...

Zel queridíssima, Alexandre amigo de fé, Veroca e os meus novos laços...desapego, um exercício e um desafio para uma meninona mimadíssima.
Amigos,criarei um novo paraíso.