segunda-feira, 22 de março de 2010

Ciúme acaba em ódio e vingança





Em 29 de março de 2008, um crime chocou o país inteiro. A menina Isabella, de 5 anos, foi estrangulada e jogada do sexto andar do prédio onde moravam seu pai e sua madrasta, em São Paulo. A sentença do casal Nardoni, Alexandre e Ana Carolina, já foi dada: pela midia e pela sociedade. Agora, durante uma semana, vamos acompanhar os argumentos da defesa e da promotoria. Tomara que a justiça desvende o crime e o caso não vire outro "reality show."
Certamente nos Estados Unidos, como se diz na gíria popular "o buraco é mais embaixo."
Um menino de 11 anos foi preso e é suspeito de ter matado a madastra enquanto ela dormia. Kensie Houk, a madastra, estava grávida de oito meses. Jordan Brown deu o tiro à queima roupa, e depois tranquilamente entrou no ônibus e foi para a escola como se nada tivesse acontecido. Esta é a versão da polícia americana. Jordan é o principal suspeito. O pai não acredita que o filho tenha cometido o crime e vai lutar para provar que ele é inocente.
Bem não sou nenhuma especialista em desvendar crimes. Mas já cobri inúmeros casos parecidos com os que citei. E vejo no ciúmes e na posse, dois elementos importantíssimos que foram alimentados e desencadearam estes crimes. Há muita história debaixo dois dois panos.
Há que se ter cuidado com o ciúme. Com a posse então... As pessoas ciumentas sempre tem um forte sentimento de posse em relação ao outro, como se ele fosse um objeto seu. E a pessoa possessiva sente esta ameaça de perda em todos os lugares e em todas as pessoas que se aproximam. O ciúme é um sentimento louco. Um pouquinho vá lá. Mas é preciso o tempo todo a gente administrar a nossa insegurança.
Cuidado gente. Entre a a emoção de ser ciumento e o ciúme patológico, a linha é tênue. A gente pensa que não, mas é!
Bom dia. Hoje 22 de março, dia mundial da água.

13 comentários:

Papoula quer JUSTIÇA disse...

Bommmmmmmmmmmmm diaaaaaaaaaaaaaaa queridinhaaaaaaaaaa, céu azul, lindo sol e espero do fundo do meu coração que a justiça seja feita porque este crime até hoje me deixa pasmaaaa, estarrecida com a frieza do casal, impressionante o olhar dos dois, credooooooo, me arrepia!
Que eles tenham o que merecem, CADEIA!

Lindooooooooo dia p vc querida, que venham GOOD NEWS, inté mais fofíssima.

Eliane disse...

Olá, na postagem da página um não vejo seu comentário. Mas cá está vc.
Ciúme, posse, loucura, disputa, ódio e vingança.
Seres humanos são animais ferozes adormecidos.

Papoula foge de CIUMENTOS disse...

Pessoas CIUMENTAS são FERAS escondidas e que repentinamente jogam naquele que está mais próximo todo o seu ódio, raiva, INSEGURANÇA e aí vem estas coisas terríveis, já teve um homem CIUMENTO na sua vida? Vc não poder ter nem amigAS??Eu tive e não desejo p ninguém, é horrívelllllllllll!

Lulu disse...

Bom dia, Eliane, bom dia, blog. Você disse bem, quando citou "ciúme patológico". Este, sim, é que é danoso. Um pouco de ciúme acho que seja natural nas pessoas, mais em função de uma insegurança do que do sentimento de posse propriamente dito. O sentimento de posse, que traz em seu bojo o desejo de controle do comportamento do parceiro (e dos sentimentos também) é que gera o ciúme patológico, irracional, que chega a virar obsessão e até delírios (a pessoa vê em qualquer coisa uma ameaça à relação). E isso causa tanto sofrimento, tantas injustiças...
Até hoje fico estarrecida quando escuto comentários sobre o caso de Isabella Nardoni. A midia é uma forte formadora de opinião, tanto pode santificar uma pessoa como demonizá-la, mas neste caso eu acredito na culpa do casal. Não acredito nesta "terceira pessoa" que estaria no apartamento. Era muito pouco tempo entre a saída do Alexandre e seu retorno ao apartamento para ter acontecido tudo isso. E a história de vida dos dois mostra como eles eram imaturos e compulsivos em seus atos. Mas vamos aguardar o julgamento.
Por falar em julgamento, vocês já assistiram ao filme "Doze Homens e uma Sentença"? É melhor na versão antiga (as versões antigas sempre são melhores). Recomendo, é o tipo de filme que todo mundo deveria assistir.
Mil beijos para todos, tenham um lindo dia e uma semana proveitosa e feliz.

Silvana disse...

Bom dia Blog, bom dia Lili, depois de tantas coisas já ditas e bem ditas, só posso mesmo é me juntar a vocês e mais uma vez assinar em baixo, tô parecendo vaquinha de presépio né, mas é que diante de tantas barbaridades, ainda bem que o bom senso predomina e vocês teem razão, somos bichos e o que nos difere e a civilidade, coisa que muitos esquecem, parece que não se para mais para pensar, mundo esquisito esse em que vivemos, mas se é o único que temos, vamos tentar melhora-lo e é aí que entra a Justiça, em todos as suas formas. Beijos com saudades.

Eliane p/Lulu disse...

Lulu, só sei que tem muita gente louca por aí. Muita. Sabe aquele história de lobo em pele de cordeiro...pois é.

Eliane p/Sil disse...

Mundo muito, mas muito esquisito mesmo.
Temos que nos cercar de poucos e bons. Para que muitos?

NA PISTA COM ELES ... disse...

Aprendi com um "querido" nosso:
"Querida, o ciúme é o mal da humanidade".
Já descobriu?
BEIJOS para vc nesta segunda-feira.

Ro mãe do BENDIZER p/ Eliane disse...

Bom-dia Flor do dia..huummmm não sabia que hoje é o dia da água, nada como ser jornalista vamos combinar. Bacana dia da água, ela é tão importante e tão banal qd a gente dá de cara com alguém lavando e varrendo calçada com a água... use uma vassoura por favor, vamos contribuir p/ o planeta! Aloooooo!
Casos Nardoni... tenho pavor não vou nem comentar, quantos Nardonis por ai. Queridas pessoas o mal só existe pela falta do bem.
Vamos ser bondosos pelo menos com nós mesmos,já esta de bom tamanho, cada um no seu quadrado.com
"bejo do Gordo"
Semana OFF, estou aqui nas gotinhas milagrosas....

Eliane p/MariaaCarioca disse...

Eu acrescentaria mais algumas cositas. Hoje queria um abraço do Duck

Eliane p/Ro de Sampa disse...

Oi Ro. Flor do dia...que delícia de expressão. Saudade de vc. Vem pro Rio.
Esta semana minha será pesadíssima.
Que coisa heim..
Estes Nardonis com tudo e não souberam aproveitar nada. Tem gente que estraga a vida loucamente.

Vera do sullllcom ameaça de CICLONE .... disse...

Boa Noite Eliane!
Boa Noite Blog!
Finalmente, quem sabe se fará justiça, no caso Isabela Nardoni. Sou jurada aqui na minha cidade e já participei de júris bem escabrosos. Não vejo necessidade de "usar" o tempo dos jurados neste caso. A perícia realizada leva a indícios muitíssimo fortes para uma condenação. Pobre mãe, pobre vó. O desequlíbrio a
futilidade e o ciúme de um casal que não merecia ter tido filhos. É o que eu penso. Ficarão presos por quanto tempo? O nosso código penal é uma mãe para os condenados, cumprirão um terço da pena, terão bom comportamento, são réus primários e..e... é assim a nossa justiça.
Este crime me tira do sério, escrevo um tratado , desculpe-me
Bjs
vera

Eliane p/Vera disse...

Querida Vera, para haver justiça neste país, justiça mesmo, é preciso uma reformulação em todo o sistema. Até o presdiente teria que temer o novo sistema , não acha?
Creio na pena, mas não creio na justiça. Eles sairão. Mais cedo ou mais tarde.
A pena só existirá pq a sociedade está de olho.
Lembra do caso Daniela Perez?