sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Sonhando em voltar


Eu era apaixonada pela história de Sissi e Franz Joseph I. Via filmes e filmes e sonhava em visitar a Aústria um dia. Quando me perguntavam que países gostaria de conhecer no futuro... eu não tinha dúvidas. Respondia na lata: Aústria e Suiça. Realizei meu sonho. E que sonho! Penso naquela terra até hoje, nos passeios de trens, nas pequenas cidades, na elegância e charme do povo de lá, na ópera, nos cafés, parques, nas montanhas. No Danúbio.
Estava assistindo esta semana no GNT um especial sobre Sissi e descobri segredos que os filmes da infância não revelaram. Que Sissi era uma pessoa solitária, que ficou ainda mais depois que o filho se matou, mas que era mesmo amada por Franz que tentava reconquistá-la. Ah mas tem mais segredos escondidos nesta história. Para que contar?
Prefiro ficar com as lembranças do filmes interpretados pela atriz Romy Schneider e o ator Karlheinz Böhm, a beleza dos bosques de Viena e o som das valsas de Strauss.
Ah, e uma pontinha forte de esperança que voltarei aos Alpes Austríacos. Afinal uma de minhas melhores amigas de vida mora na Suiça há 30 anos. E me incentivou para chegar lá. Ela e Sissi, claro, a imperatriz mais linda da Europa.
Bom dia blogueiros. Em 10 de setembro de 1898, o anarquista Luigi Luccheni assassina a Imperatriz da Áustria, Elizabeth de Wittelsbach, "Sissi".


27 comentários:

Papoula ama SISSI disse...

Ihhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh, hoje vc arrasouuuuuuuuuu AMOOOOOOOOO SISSI e vou fazer de conta que tudo isto é mentira e que eles foram FELIZES PALA SEMPE como diz minha linda Joaninha.
Filmes maravilhosoooossssssssss, marcantes , já assisti zilhões de vezes e tenho os três, não canso de ver e rever, Romy era uma boneca de linda e os filmes ahhhhhhhhhh, são magníficos, não fazem mas nada parecido, né mesmo?
Bom sonhar, brincar de princesa mesmo q nosso " príncipe " não passe de um SAPÃO BABÃO rs,sr,sr,sr,sr,sr,rs,sr,sr,sr...
Suiça e Austria um dia chego lá para curtir todas aquelas belezuras ahhhhhhhhh chego mesmoooooooo e quem sabe junto com vc p visitar a doce Denise e se ganhar na mega acumuladíssima, mudo pra lá e vou viver valsando pq o que nos aguarda nas próximas eleições, hummmmmmmmmmm, deixa pra lá!
Ameiiiiiiiiiiiiii o tópico mas bem q vc podia colocar uma linda foto da ROMY/SISSI rs,rs,sr,rs,rs beijinssssssssssssss,PAZ, LUZ E SONHOS ENCANTADORES!

Eliane Furtado disse...

Bom dia Papoula. Só fico preocupada que vc não vai parara de valsar.
Mas preciso fazer justiça. Naquele ano, com minha mãe muito doente, pensava em ir para STa Catarina, mas pertinho. Serpente D'Água, íntima da amiga Suiça, quase me bateu. E lá fui...

Cris Medeiros disse...

Tão bom ir num lugar que sonhamos. Meu sonho é conhecer Paris, e não morro sem ir lá... Mas quero conhecer também tudo que puder da Europa.

Beijocas

Papoula disse...

Serpente estava certíssimaaaaaaaaaa pq eu tb te daria boas palmadas por perder um viajão desses!
Serpente sabe das coisas agora PÃO DE ESPINAFRE, hummmmmmmmmmmmmmmm, sei nãoooooooooooooooooooooo acho que vai babarrrrrrrrr rs,sr,sr,sr,sr,sr,sr,sr a não ser que no CASTELO tem um PADEIRO MÁGICO será que tem??????????rs,sr,rs,sr,sr,sr,sr,sr,...

chica disse...

Eu também sempre vi aqueles filmes,com minha mãe. Adorava!

E tomara consigas voltar lá e sonhar com isso já faz bem,né???

Um lindo dia, tudo de bom,muitos sonhos e vivências legais!beijos,chica

AGNALDO NO ESPELHO disse...

Eliane,

Fui tomado de repente por uma ausência inexplicável; saudade do que não vi, desejo do que não sei, sonhos incognoscíveis, sensações avulsas, a alma padecendo de uma estranha dificuldade de respirar.

Parece que num átimo me dei conta do quão grande é o mundo e de minha tamanha cotidianidade.

Não vi o Nilo, o Sena, o Danúbio. O Trigres e o Eufrates, também não os vi. Sequer o Tejo, sequer o Amazonas, aqui tão próximo.

Os rios vão levando águas onde jamais me banharei, por mais que os venha conhecer e desfrutar. Porque a água é sempre inédita, sempre se renova.

Não sei porque estou dizendo tudo isso; acho que seu texto me transportou para um outro mundo. Lugar onde o encanto brilha sobre as coisas, deixando-as douradas.

Talvez seja pelo fato de que o cotidiano seja mais opaco e a vida seja um ensaio para tudo o que realmente desejamos...

Vai saber... Não é?

Olha, chega desse negócio de reflexões... Vou me curtir um pouco em óleo quente e esperar que a fritura traga à tona o conhecimento acerca dessas emoções.

Super beijo

NA PISTA COM ELES ... disse...

Sissiiiiii!!!! Bom dia!!!!
Arrasou mesmo! Um dia chego lá. Aliás não chego não deteeeesto frio. kkkkkkkkkkkkkkk
Um bjão para vc neste dia iluminado pela Imperatriz!!!!

Lulu disse...

Ah, os filmes de Sissi... gosto tanto que comprei a trilogia. Bate e vira, tou assistindo. Quando os assisti pela primeira vez, tinha uns 9, 10 anos de idade.
Lendo sobre a Imperatriz, soube que ela era depressiva e solitária. Tem algumas pinceladas disso nos filmes, quando ela refere, por diversas vezes, saudades de sua casa, de seus bosques, da vida livre que levava, demonstrava que ser imperatriz para ela era um enorme peso. Romy Schneider também sofreu as agruras da depressão que a acometeu pós a morte do filho pré-adolescente, que ao pular uma grade escorregou e foi perfurado por suas pontas, morrendo na hora. Morreu nova, também, aos quarenta e poucos anos de idade...
Eu visitei o museu de Sissi em Munique, onde tem o manto de imperatriz que ela usava, a comoda em frente à qual ela se penteava, a escova de cabelo, fotos diversas.... da Áustria conheci Salzburgh e Munique (fui em pleno Octoberfest, imagine!). Morro de vontade de conhecer Viena.
Vou aproveitar o aniversário de morte dela para assistir de novo a sua trilogia. Nunca canso! A cena onde ela reencontra a filha Gisele ao retornar da Ilha da Madeira, após seu tratamento contra a tuberculose... nossa, é antológica!
Mil beijos para todos, tenham um excelente dia!

Serpente d´água disse...

Ah que filme liiiiinnnnndo!! Paisagens deslumbrantes - um sonho!! Tem muito tempo que não vejo este filme. Acho que vou ter que resgatá-lo!!!
Vamos tornar esta pontinha de esperança de retornar, um pouco mais robusta, né Eli!!! Nada de Sta Catarina, vamos focar S U I Ç A!! Com suas belas montanhas nevadas, os riachos, as flores. E vamos esquecer a parte triste da história e lembrar só das coisas boas - que aconteceram também. Afinal a vida de todos tem coisas boas e ruins. O negócio é manter o foco no bom. Estou de acordo com a Joaninha, vamos modificar o que não interessa e deixar todos sendo "felizes para sempre"! Também fico com o Agnaldo quando diz que talvez tudo aqui não passe de um ensaio para aquilo que ansiamos e esperamos!! Mas como sem ensaio não tem espetáculo, façamos dos nossos ensaios os melhores possiveis.
Vai se aventurar num pão de espinafre?

Vera do sulllll disse...

Olá Eliane!
Boa tarde Blog!
Viajar é bom claro, mas curtir as cataratas do rio Iguaçu. A Lagoa da Conceição.A praia da Joaquina.O meu (RS) Itaimbezinho, a casacata Véu de Noiva, Torres e se sobrar tempo os Lençóis Maranhenses, Canoa Quebrada.... e se ainda assim sobrar tempo conhecer Paris, Espanha , Portugal e a Turquia.... tudo isto está na agenda para até 2020...rsrsrsrsrsr
Assisti a este filme ,faz tempo, seria bom revê-lo quem sabe mudo a ordem dos mes desejos "sonhísticos".
Bjs de sexta, esperando o sábado que será um dia ótimo....

Maria Cecile disse...

Boa tarde Eliane!
Danúbio... me lembrei quando era criança e estudava piano. o meu sonho era aprender a toca a valsa Danubio azul, de Strauss. Mas a professora só dizia... mais tarde.
Bem mais tarde eu resolvi sair, estudei 5 anos. e a primeira coisa que fiz foi comprar a partitura. Era muito difícil. penei. mas consegui. amava tocá-la.
Adorei sonhar contigo, rsrsrs.
E os duendes... ontem postei pra ti uma resposta.

Um beijo, amada e bom final de semana.

Maria Cecile disse...

corrigindo...
aprender a tocaR... rsrs.
beijos.

Silvana disse...

Boa tarde Blog, boa tarde Lili, noosa quantas boas lembranças Sissi, tocar o Danúbio no piano. Quando fui interna do Colégio Santa Catarina em Petrópolis antes de ser interna no Assunção, vi todos os fimes da Sissi, passava nos fins de semana, adoooooorava, tenho em dvd, comprei para assitir com minha filha. Boas e doces lembranças. Não se esqueçam de me colocar na lista de viagem da Lili também quero ir para a Austria. O namorado da minha filha vai em setembro representado o Brasil no Campionato Mundial de Balonismo, quem quer voar de balão estou rifando a minha vaga kkkkkk. Beijos e saudades.

Dragão, SILLLL EU VOU NO BALÃOOOOOOOOO disse...

Eu vouuuuuuuuuu SIL a vaga no balão já FOI PREENCHIDA, uaaaaaaaaaaaaaauuuuuuuuuuuuuuuu, que emoção deve ser voar num balão e só por garantia vou de paraquedas pq qq coisa, VUPT, pulo fora rs,r,sr,sr,sr,rs,sr,sr,rs...Dragão num balão vai ser o BAFÃO DO ANO rs,sr,sr,rs,sr,rs...

Cristina disse...

Eliane

Concordo com Agnaldo, há tantas coisas além do meu cotidiano, fiquei refletindo... tantos lugares que nunca fui, tenho sonhos de conhecer alguns sim, mas quem sabe um dia não é? Agnaldo escreve muito bem, adoro ler o que ele escreve! Eta blog alto astral esse viu Eliane! Desejo à vc uma ótima sexta e feliz em ver que vc está melhor! Um abraço!

AGNALDO NO ESPELHO disse...

AGNALDO NO ESPELHO PARA CRISTINA...

Cristina,

Vocês meninas do blog, sempre tão generosas comigo... Não sei se mereço, mas aceito com severa devoção os elogios.

Hoje, curiosamente, fui tomado por um sentimento de ausência que tornou meus ossos em pó. Por isso me derramei, confessional, quase completamente entregue ao poder da palavra.

E saiu o que saiu, entranhas.

Pois bem, assim como sempre faço com as queridas que citam meus comentários, convido-a a conhecer minha casa.

Lá tem lavanda em vasinhos, tem chá de hibisco, tem melancia gelada e um coração grande, nem sempre bem arrumado, mas totalmente disposto, sem constrangimentos, a receber visitas.

Te espero por lá com a mesa posta, bolo de cenoura e um bom chá. Além do papo, claro.

Obrigado pelas delicadas palavras.

Super beijo.

Eliane Furtado disse...

Boa tarde pessoal.Dama de Cinzas...Paris hoje é mais perto do que vc imagina. Sei que o problema são os euros. Mas tudo que a gente gasta com a gente, é bem gasto. Não tenha pena.
Tomara mesmo não é Chica. Mas caso não seja possível, eu fui!
Agnaldo, poeta, as vêzes é preciso que um amigo desperte a gente das reflexões e mostre que é possível, que é possível.
Oh Carioca Bobinha, lá tem verão. Escaldante.
Lulu,não fui a este museu. Mas foi uma dica. bj
Serpente, eu vou me aventurar a ver vcs degustarem esta experiência.
Veroca, eu tb adoro me embranhar pelo Brasil.
Tb tocou piano, Cecile? Pronto. Mais um ponto em comum.Fui até os 16. Strauss e o Danúbio claro.
Silvaninha, sabe o que masis gosto em vc? É QUE TOPA TUDO. Como eu.
Cristina, conhece aquel livro "mil lugares para vc ir antes de morrer".Não dá para dar conta de tudo. Mas escolha um ou dois e Boa Viagem.
Beijos carinhos

Zel Bengalinha Paulistana disse...

Alô, alô, Sampa chamando Rio!!!!!
Boa tarde blog!

Eliane, do livro que vc lembrou, dos "1000 lugares pra ir antes de morrer", já selecionei vários, vários lugares!!!!!!
Neste momento estou com os sentimentos do Agnaldo e Cristina. Muita coisa que não sei e ainda não vi. Mas estou aqui com os 1000 planos que tenho feito antes de morrer, hahaha, e desejo ardentemente que o Universo me deixe IR, VER e VIVER!!!
Bem, o euro atrapalha um pouco...rsrs.
Afinal de contas, a esperança NUNCA morre... né mesmo?

Que lindos os filmes da Sissi. Assisti todos e me deliciava nas fantasias que as histórias, cenários, figurinos e paisagens me proporcionavam. Êta infância boa!!!!!

Querida, os Alpes estão lhe esperando!
Beijo
Zel

Zel Bengalinha Paulistana disse...

Alô, alô, Sampa chamando Rio!!!!!
Boa tarde blog!

Eliane, do livro que vc lembrou, dos "1000 lugares pra ir antes de morrer", já selecionei vários, vários lugares!!!!!!
Neste momento estou com os sentimentos do Agnaldo e Cristina. Muita coisa que não sei e ainda não vi. Mas estou aqui com os 1000 planos que tenho feito antes de morrer, hahaha, e desejo ardentemente que o Universo me deixe IR, VER e VIVER!!!
Bem, o euro atrapalha um pouco...rsrs.
Afinal de contas, a esperança NUNCA morre... né mesmo?

Que lindos os filmes da Sissi. Assisti todos e me deliciava nas fantasias que as histórias, cenários, figurinos e paisagens me proporcionavam. Êta infância boa!!!!!

Querida, os Alpes estão lhe esperando!
Beijo
Zel

Zel desastrada... disse...

Virgem!!!!!!
Não sei o que fiz que meu comentário saiu 2 vezes!!!!!
Rsrsrsrsrsrsrsrs...

Beijos
Zel

a vizinha disse...

Essa é pra Silvana ... quer dizer qeu foi interna do St Catarina ? interessante... nós fomos "rivais" em outras eras... eu era do Sion, não sei se da mesma época. Please, sem tocar nesse assunto !!! ahahah. Havia uma rixa entre os dois colégios,lembra ? Vcs ficavam bem na antiga Av. XV, de cara pra rua e nós lá bem mais pra cima perto da rodoviária. Muitas lembranças legais !

jungleworldcitizen disse...

Os Alpes são de hipnotizar qualquer um! Passei por lá no comecinho do verão quando ainda estava frio, mas não congelante como no inverno, mas é um lugar tão bonito e fascinante que voltaria lá em qualquer estação.
:)
Quando vier visitar a amiga da Suiça, se for passar pertinho de casa (na Alemanha) avise-me :)

Um abraço, bom fim de semana!

Silvana disse...

Boa noite Blog, boa noite Lili. Esqueci de dizer que o Campeonanto é na Austria. Dragão a vaga é sua e outra coisa, Dragão já tem asas não precisa de paraquedas, a não ser que seja um Dragão muito prevenido kkkk porque um Dragão prevenido vale por dois. Beijos

Silvana disse...

Vizinha, nossa!!! rivais,kkkkk não me lembro dessa rivalidade eu era quase uma freirinha, mas não se espante, pergunte para as meninas do Assunção para você saber como é minha memória kkkkk. Mas é bom saber que estavamos perto eu tinha uns 8 aninhos, era em 61 ou 62. Muuuuto tempo atrás.

Dragão é mto precavido! disse...

Sillllllll, PSIUUUUUUUUUUUUUUUUUU, nadaaaaa de datas menina, CHOQUEIIIIIIII pq eu em 62 não tinha nem nascido kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ainda era um PROJETO de mamy!!
Menina, DRAGÃO é virginiano e superrrrrrrr precavido vai que dá uma TENDINITE numas das asas, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk não pode FAIÁ não kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk e além de tudo DRAGÃO é mineirim então, SEGURO MORREU DE VÉIO kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Flor de Lótus disse...

Olá Querida!Td bem?Meu sonho de infância é conhecer o Rio de Janeiro, este estou próxima de concretizá-lo.Já para o exterior meu sonho é conhecer Paris.Espero que em breve tu possas fazer essa viagem.
Um ótimo fim de semana!
Beijosss

Lulu disse...

É um museu pequeno, Eliane, acredito que a maior parte das coisas esteja em seu museu em Viena (deve ter esse em Munique por ser a sua terra natal). A propósito, eu coloquei Munique como sendo na Áustria, mas na verdade é Alemanha.
Bjs