sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Nem tão estranhos assim...







"Não te esqueças que os estranhos são amigos que ainda não conheces." Abraham Lincoln

Cada vez fico mais impressionada com o carinho, a solidariedade, o calor humano de pessoas totalmente estranhas que vem passando pela minha vida. Esperamos atitutes firmes e amorosas de pessoas próximas, mas tenho aprendido que as expectativas não são nada boas em relação a elas. Esperar que alguém que você considera tenha um "feed back" em sintonia com sua carência é sinônimo de frustração total.
Esta semana ao terminar minha palestra no Congresso de Psico-Oncologia, mais uma vez, me vi cercada de afeto e amor. Fiquei totalmente comovida com uma senhorinha que me pegou de surpresa, beijou a minha mão e disse firme: "a partir de hoje rezarei para você todas as noites."E a outra, da turma de Maceió, que quer que eu vá falar lá ? Eu vou. O grupo de Petrópolis, que eu nem sabia que existia, que luta contra preconceito e falta de recurso na cidade na área de saúde. Preciso saber mais sobre esta Ong que me cercou de bondade. Ah os estranhos.
Teve também a mãe que conheci no Projac na novela Viver a Vida, a psicologa Helena de Recife que ao me ver sentada em um canto, deu um grito:"Eliane, olhe seu livro." Ué, pensei, como ela me reconheceu? A psicologa do Rio que chegou correndo para me ver e conhecer. E os pedidos singelos para que eu escrevesse mensagens em caderninhos para doentes que ficaram em casa. Ah os estranhos.
Desta vez sai da palestra com uma dor contida por não poder fazer mais. Por elas e por mim. Obrigada tribo guerreira. Vamos continuar esta caminhada sofrida e incrível.

Flashes da fotógrafa oficial das missões que tenho: Rosana Brigagão

22 comentários:

Cris Medeiros disse...

Legal! Parabéns!

Beijocas

AGNALDO NO ESPELHO disse...

Eliane querida,

Crescem seres desconhecidos na Fossa da Marianas; nascem cactos e florescem entre pedras e em meio a desertos. Estrelas extintas permanecem brilhando milhares de anos após a explosão limiar. Em lugares inconcebíveis a vida resiste e a beleza se instaura de maneiras inexplicáveis.

Pois, olha, não é surpresa que tenha encontrado afeto nos braços de desconhecidos, carinho em seus olhos. Estranhas são as surpresas que não eclodem, murcham para dentro. As boas, como as de anteontem são resultado de sua "força da gravidade".

Quando se é genuinamente bom e se tem conteúdo, naturalmente se exerce atração, o que faz com que as pessoas se acheguem e carinhosamente orbitem.

Você é uma dessas mulheres que nasceram para serem orbitadas.

Por isso não estranhe quando, estranhamente, um estranho lhe oferecer mais do que você estaria habituada a receber. Não há nada de estranho nisso. Trata-se da natureza te devolvendo em forma de colheita todas as sementes que você tem plantado.

Super beijo.

AGNALDO NO ESPELHO disse...

[Bom, a menos que você estivesse usando Impulse...

"Se algum desconhecido de repente lhe oferecer flores, isso é Impulse".

Lembra?]

Perco a pele, mas não perco a piada.

Super beijo.

chica disse...

Como é bom sentir-se assim acarinhada por seres estranhos que ficam amigos,não?

Que legal!

beijos,lindo fim de semana,chica

jungleworldcitizen disse...

Que delícia, como é bom receber carinho! Que bom ser surpreendida dessa maneira por estranhos. :)
Receba o meu carinho também, que mesmo de longe e sem conhecê-la "ao vivo", torço muito por você.
Uma ótima sexta!
Abraço!

Lulu disse...

Que postagem gratificante de se ler, Eliane... e eu fico sem conseguir dizer mais muita coisa, pois o Agnaldo escreveu tudo o que poderia ser dito. É verdade, existem pessoas que por sua força e beleza interior atraem outras que passam a girar ao seu redor... eu, por exemplo, a primeira coisa que faço quando entro na net é ir em "favoritos" e clicar em seu blog. Conhecê-la e estar convivendo com você está me fazendo uma pessoa muito melhor, em vários sentidos. Você fala no carinho que recebeu, mas muito maior é o carinho e força que você dá a nós todas que lhe orbitamos e estamos em sintonia com você. Só tenho a dizer "obrigada" e agradecer por você existir e fazer parte de meu cotidiano... :-))
Mil beijos, querida, beijos para todos, tenham um dia maravilhoso e iluminado.

Vera do sulllll disse...

Boa Tarde Eliane!
Parabéns!!!! Parabéns!!!!
Nada melhor do que o reconhecimento e o agradecimento, você fez por merecer, usa o dom da palavra para confortar, alertar, alegrar e principalmente, suas palavras revelam amor, compaixão para com seus semelhantes.
Ainda bem que temos o Aganaldo "poeta" e sábio com as comparações, para dizer tudo aquilo que nós gostaríamos que você ouvisse e lesse. "Deus sabe,porque as coisas acontecem". Bjs

Rosana Papoula Dragão FÃ DE LILIZINHA disse...

Helloooooooooooooo blog mais charmoso do planeta, EU ESTAVA LÁ e posso dizer a vocês que mais uma vez nossa querida Lili ARRASOUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU!
Ela fala com uma naturalidade, com uma ternura e ao mesmo tempo com uma fôrca/garra que tocou fundo nos corações ali presentes, foi mais um momento INESQUECÍVEL ao lado dessa minha grande e queridíssima amiga, uma honra estar ali!
Levou a platéia as gargalhadas pela sua forma divertida nas colocações sobre um assunto tão sério mas tb, nos levou as lágrimas, que menina arretadaaaaaa de boa no que faz, PARABÉNS LILIZINHA por mais este grande momento da sua vida dividindo com todo aquele grupo suas experiências, suas dores e claro, SUA GARRA!
A VITÓRIA CHEGARÁ, vc merece!

Maria Cecile disse...

Nossa que Show!!!
Eliane... sem palavras, só repetindo. Agnaldo falou uma palavra que define bem sua posição, pessoas que nasceram para serem ORBITADAS. Essa analogia é fantástica. Existem realmente pessoas assim, e vc é uma delas.

E a TERNURA da qual Ro falou. Quando leio seu blog parece que escuto você. E a sua voz tem a cor da ternura, se é que voz tem cor. mas é que as palavras de alguma forma vêm coloridas por esse sentimento que dela(voz) emana.

Vc é muito fofa, por natureza, por isso que é muito amada! Amei as fotos da sua fotógrafa VIP.

Beijos amada!

Eliane Furtado disse...

Olá torcida de fé. Mais uma vez, obrigada pelas lindas postagens.
Vou pedir licença hoje para, aqui no nosso blog, cumprimentar a blogueira aniversariante do dia.
Cecile que sua vida seja sempre colorida e cercada de pessoas magníficas, porque são elas que nos levam a vencer e abrem nossos caminhos.

Maria Cecile disse...

Salve Eliane! OBrigadíssima!

Pessoas magníficas!!!! Vc é a primeiríssima da lista!!!
:)

Cristina disse...

Eliane

Lindo! Lindo! Você é uma mulher pra lá de especial, que bom que te encontrei em meu caminho. Você sempre passando em meu blog e me dando palavras de conforto. Parabéns por todo esse trabalho que vc faz, levando esperança a muitos que não tem. Um abraço bem grande para vc! Bjsssssssssss

Lilian disse...

Li, somos todos filhos de |Deus, portantos irmãos. E quando sabemos que somos companheiros de caminhada? A empatia é imediata. Você tem razão, esperar pelos conhecidos amigos as vezes é frustrante. Ainda bem que Deus nos reserva essas boas surpresas...
Ah, e você faz muito querida, nos enche de alegria todos os dias...Beijos. Força e fé, sempre.

Papoula PARABÉNS p Cecileeeeee! disse...

Já cantei PARABÉNS para nosso CECILE FADINHA e vou cantar againnnn:
PARABÉNSSSSSSSS PRA VC
NESTA DATA QUERIDAAAAAAAAA
MTASSSSSSS FELICIDADESSSSSSSSSSS
MTOS ANOSSSSSSSSSSS DE VIDAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA COM MTAAAAAAAAAAAAAAAAA SAÚDEEEEEEEEEEEEEE!
Mil beijins procê Cecile FADINHA

Maria Cecile disse...

Eliane, mais uma MAGa pra minha lista!
Papoula... Tá parecendo aquele parabéns no meio do expediente quando é niver de algum funcionário, só falta a torta, rsrsrs. Obrigada, fofa 2!
Vcs não são mcdonald's mas eu amo tudo isso!

Silas disse...

Parabénsssssss Eliane, minha mãe disse que você esteve perfeita, parabéns!

Unknown disse...

Eu tambem estava la e nao me contive em ir dar um oi.
Voce foi otima na quarta feira.
Comprei seus 2 livros mas ainda nao tive tempo para começar mas como amanha é sabado é um bom dia.
E aqui em Petropolis tá um friozinho bom com a chuvinha de sempre... vou logo começar.

Obrigada por suas palavras.
Que Deus a abencoe hoje e semmpre.
]Beijos

Donna Marcinha

Eliane Furtado disse...

Cristina, presta atenção: A VITÓRIA É CERTA. A sua então não tenho dúvida.
Lilian vivam os estranhos -nem tão estranhos assim. Quando olho minhas enfermeiras, que nunca tinha visto na vida, e vejo o zelo e o amor que nos dedicam...

Eliane Furtado disse...

Ah Petrópolis, saudade imensa.
Marcinha sabia que "ois", abraços, beijos e gestos singelos curam?! Pois é, sai de lá energizada e sentindo que tudo vai melhorar. Mesmo que seja um pouquinho.

Eliane Furtado disse...

Gigante, Gigante...

Unknown disse...

Eliane, estive no 11º Congresso Brasileiro de Psico-oncologia e fiquei ENCANTADA com seu depoimento. So hoje pude entrar no blog, mas nao poderia deixar de parabenizá-la pela palestra e dizer que sua garra e força contagiam as pessoas. Obrigada pelo ensinamento.
Beijoss

Aline Furtado Theodoro de Paula disse...

Eliane!
Que privilégio poder participar de uma de suas palestras! Sou aluna de Psicologia da Universidade Católica de Petrópolis e Participei do Congresso de Psico-Oncologia. Estou em formação e vou me especializar na área de Psico-Oncologia e Psicologia Hospitalar. O congresso e (é claro!) sua marcante palestra me trouxeram a certeza acerca do destino que quero dar a minha carreira.
Espero poder manter contato com vc por muito tempo... em apenas alguns minutos lhe ouvindo aprendi tanto, foi realmente "norteador" conhecê-la!

Grande abraço e parabéns!

Aline