sábado, 25 de setembro de 2010

Hoje é dia de petisco!


Este negócio de não ter apetite é uma chateação Meu cérebro pede quitutes o tempo todo. Especialmente no sábado, dia de orgias gastronômicas. Sábado é aquele dia que começa com um café da manhã mais calmo, sem tanta pressa, e duas horas depois já dá vontade de parar em um bar como o Salete, lá no bairro da Tijuca, ou na Cobal do Leblon, no Talho Capixaba e comer empadinhas. Na serra fluminense, em Itaipava, eu recomendo a Mara e o Camarão em Penca hummmm...E em Petrópolis, o tradicional Olivinho.
Não é qualquer lugar que faz "aquela empadinha!" Tem que saber fazer. Massa leve, levíssima, que derrete na boca, senão embola tudo no estômago e perde a graça. Quando eu era repórter aprendi a comer empadinha com café. Logo que a equipe saia da emissora dava uma paradinha em um botequim e a pedida era: empadinhas. Delícia. Tem botequim que faz empadinha como ninguém. E é o salgadinho que vai com tudo: café, refri, suco, cerveja e dizem que dá até para harmonizar com alguns vinhos.
Empadinha faz tanto sucesso que um bar de São Paulo está promovendo até o final deste mês a quinzena delas. E vai ter recheio de tudo que vocês possam imaginar. Um luxo.
A empadinha é super popular aqui no Brasil e em Portugal. Sabiam que lá na santa terrinha as de frango são muito populares? Eu adoro as de queijo. As de queijo com cebola, camarão, palmito...
Bem como já "viajei logo cedo na maionese", oh quero dizer nas empadinhas, melhor descer pra terra e aceitar que ainda só dá para olhar. Por isto que é bom a gente aproveitar muito. Quando a gente pode, come muiiiiiiiito. Quando não pode, fica com o aroma na mente.
Bom dia blogueiros sempre presentes, parceiros de jornadas, leitores de todas as partes do mundo.
Hoje é sábado, dia de bolinho de bacalhau, feijoada, cozido, petisquinhos e mais mais. Puxa eu adoro sofrer rsrsrsrsrsrsrrs.

21 comentários:

Cris Medeiros disse...

Eu adoro comer, não sou chata, como de tudo, menos jiló! Mas em compensação vivo de dieta pra não engordar.

Queria tanto ter aquele mega metabolismo que algumas pessoas tem que comem o mundo e não engordam...

Beijocas

jungleworldcitizen disse...

Bom dia!
E agora como é que faz pra arrumar uma empadinha por aqui? hehehehe
Se bem que não faz muito tempo que comi algumas, teve um festival com um stand brasileiro que além de feijoada e farofada, tinha empadinhas! Comi de tudo um pouco! Na verdade, de tudo um muito, mas valeu cada caloria.
Bom sábado e espero que logo logo você esteja aproveitando bem as empadinhas e trazendo umas pra mim, rsrsrsrrs
Um abraço!

Eliane Furtado disse...

Puxa a gente madruga heimmm?!
Sabe Damita, eu nem ligaria hoje para o metabolismo. Não deixa de saborear o que vc gosta não!
Eu tb detesto jiló e quiabo. No mais, a draga come tudo. rsrsrsrsrsr

Dragão GULOSO disse...

PREFERIDAS:
QUEIJO
PALMITO E CLARO ROMEU E JULIETA, ahhhhhhhhhhhhhhhhhh que delíciasssssssssssssssssssssss!
Bonjourrrrrrr
Gooddddddd morning

Vamos enfiar o pé na jaca hoje??? To prontinha e já falei com a Loiríssima, aguarda nosso contato para A FARRA DO DIA rs,sr,sr,rs,sr,sr,rs... lindo sabadão p as MADRUGADORAS do blog!

comunicadoras disse...

Adoro empadinhas, Eliane. De facto aqui também se usa muito esse petisco só que usam a massa folhada e é de frango a que mais se usa; no entanto agora há muitos brasileiros cá e ja se usa tb a vossa, aliás no aniversário do meu netinho, a minha nora encomendou numa brasileira e ela fez empadinha e coxinha. Este salgado só agora começa a ser conhecido; tenho saudades das coxinhas que a minha empregada no Brasil fazia...eram uma delícica; ainda não envontrei nenhumas como as dela.Bem...agora fiquei com água na boca... logo tenho um casamento, mas de certeza que não bai ter nem empadinha nem coxinha. Que pena! Acho uma safadeza, logo pela manhã falar destas coisas!!!! O pior é que aqui já é quase hora de almoço! Um beijinho, Eliane e que tenha um fim de semana cheio de sol e quirures.
Mila

comunicadoras disse...

Desculpa o erro...é vai e não como escrevi. Estes olhinhos já não são o que eram!!!! Beijos
Mila

Lulu disse...

Huuummmmm.... empadinhas.... lembro de uma que me deu até água na boca: a de um bar de Serra Negra(SP), onde uma prima minha tem uma chácara e, bate e vira, estou lá visitando-a. É como você descreve, Eliane: derretem na boca... divinas!
Mas agora eu ando mais pras bandas dos pastéis. Tem uma senhora com uma banca a 50 metros do meu trabalho que tem 17 variedades de pastéis. Recheio de tudo o que você possa imaginar. Tem até pastel "Romeu e Julieta", com queijo e goiabada. Mas eu prefiro os com recheios salgados. Fiz uma jura de ir lá só 2 vezes por semana, mas às vezes não dá para aguentar, e eu quebro a jura rsrsrsrsrsrsrsrs.... são tão apetitosos!
Mil beijos para todos, tenham um sábado esplendoroso!

Eliane Furtado disse...

Aprende Jungle para fazer para o principe germânico. Mas tem spatzle..não tem? Adoro.

Eliane Furtado disse...

Ai que sina. Umas enfiam o pé e o bocão na jaca e os outros ficam olhando...

Eliane Furtado disse...

Hora do almoço? Aí já imagino a mesa. Não não quero imaginar...
coxinhas tb são uma delíia. As da Colombo então...
Um Porto...aiaiaiaiiaiaiai

Eliane Furtado disse...

Lulu eu gosto de um pastelzinho. Mas tem que ser muito sequinho, tamanho pequeno. Não gosto daqueles de vento imennnnnnnnnnnnnnsos que só em massa.
Oh Senhor, só delícias.

Dragão GULOSO disse...

Amadíssima, salgados da COLOMBO já forammmmmmmmmmmmmmmmmmmmm bons, bolinho de bacalhau de lá hoje em dia dá vontade de chorarrrrrrrrrr de raiva, uma bomba mas os da CAVÊ, JESUS ME ABANA, MARAVILHOSOOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS e tem um SONHO DE BACALHAU que realmente é O SONHO, DELICIOSISISISISISISISMOOOOOOOOOOO!

Lulu disse...

Estes são grandes e com uma grande quantidade de recheio, sequinhos, a banca dela vive cheia! Variam de R$ 1,00 (os mais simples) a R$ 2,00 (os com maior variedade de recheio). Valem por uma refeição!
Beijos!

Maria Cecile disse...

Eliane, empadinha é tudo de bom!
Como vc mesma falou, vai bem com tudo. Robinho então... ama. às vezes no almoço tem que ter empadinha pois só assim vai o feijão, o legume...
E pastel, amo também... mas empadinha vem primeiro.
E hoje é dia de petisco mesmo, não tem jeito. rsrsrs. segunda a gente corre atrás do prejuízo, já comecei tomando um copo de refrigerante ai ai ai. Só não sofri mt porque é sábado,rsrs.

Dragão... adoro empadinha com queijo e goiabada também. Nossa faço muito isso.

beijos... e divirta-se muito querida!

jungleworldcitizen disse...

Putz, aí é difícil, eu até sei cozinhar, mainha me obrigou a aprender, hehehe, mas não curto não e tive a sorte de casar com um "senhor cozinheiro", que está pacientemente me ensinando a tomar gosto pela coisa, vou ensiná-lo a fazer as gostosuras brasileiras também :)
Tem spatzle, schnitzel e muita batata, mas nenhum de nós dois é alemão, meu amor é mistura de El Salvador com EUA, uma delícia :D

Você cozinha?

Eliane Furtado disse...

Blog Gourmet hoje!

Dragão dá receitinhas disse...

Receitinha super fácil e rápida, vc escolhe o seu recheio:
Empadinha de Liquidificador

meia xícara de chá de óleo
3 ovos inteiros
1 xícara de chá de guaraná (sem gelo)
2 xícaras de chá de farinha de trigo
3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
1 colher de sopa de fermento em pó

1. Coloque tudo em um liquidificador, menos o fermento
2. Bata
3. Misture o fermento
4. Forre com a massa as forminhas.
5. Coloque o recheio de seu gosto e cubra com um pouco de massa
6. Leve ao forno pré-aquecido até que as empadinhas fiquem douradas

Flor de Lótus disse...

Oi,Eliane!Td bem?Hum empadinhas coisa boa, pena que eu ando numa fase light n ão comendo nada que tenha muita farinha,mas o convite é realmente tentador, empadinhas de palmito são uma delicia.
Um ótimo sábado!
Beijosss

Cristina disse...

Eliane

Seu blog está uma delícia!!!! Adoro empadinhas, muito bom. Mas nesses tempos não estou comendo tudo que gosto. É uma fase, logo vc tb vai se deliciar com as empadas! Tenha um ótimo fim de semana! Bjssssssssssss

AGNALDO NO ESPELHO disse...

Eliane querida,

Durante o almoço de hoje tive uma conversa justamente sobre isso, os pequenos e efêmeros prazeres da mesa.

Comíamos um churrasquinho de grelha, feito em casa, com bifões altíssimos, acompanhas de salada de agrião, tomada perinha e pimenta biquinho (conhece? aquela pimentinha que não arde) e tudo em maravilhosa companhia caseira. Ah, tomávamos uma cervejinha aí de suas bandas, uma Itaipava geladíssima, em canecas dignas de oktoberfest.

Quer coisa melhor?

Mais tarde vou para a cozinha fazer aquela massa de pizza que me distrai por horas, esperá-la crescer e depois colocar uns recheinhos nada sofisticados (queijo, tomate, algumas ervas) para não ficar pesada, e esperar o apetite.

Já estou sonhando com a dupla pizza/vinho de sábado a noite; depois "preguiçar" nos olhos azuis do meu amor...

É, a vida é uma delícia.

(Até esqueci das empadinhas).

Super beijo.

Vera do sulllll disse...

Querida Eliane e Blog!
Boa Noite!
Hoje o tema é de babar. Empada, pasteis, pizza! Nossa que delícia tem até uma receita, que já copiei viu Dragão.
Também tenho que fechar a boca triglicerídeos e colesterol alterados, meu onco sugeriu que deixasse de comer doces e farinhas. ESTOU TENTANDO.
Tenha uma linda noite.