quarta-feira, 21 de julho de 2010

Voar é preciso!




Quando falo que a vida é urgente...Quando digo que o inesperado não tem dia, nem hora ...
Mas aqui estamos nesta quarta-feira, sempre perplexos e cansados de tantas notícias "atropelantes." Achar o molho ideal, o tom certo para acertar o passo e inventar a cada dia um novo propósito para viver, requer talento, cuidado e disposição. Este talento que tem as aves para cuidar de seus ninhos e cantar, o cuidado delas na busca do alimento e levantar vôo no tempo exato e a disposição -independente do tempo- para escolher um lugar, se aconchegar e depois -de uma breve parada- bater asas de novo. Meu fascínio em observar as aves chegou aos poucos. Ficava arrasada quando tinha que fazer reportagem sobre apreensão de pássaros. Tão indefesos, tão belos, tão encantadores. Depois fiquei fascinada no interior do Brasil quando via espécies raras! E aí veio a compra do Sítio na década de noventa. De cara ganhei dois gansos de uma repórter querida. Amei. É que na época comentava que ia comprar um par de cisnes. Ela como não achou comprou os gansos. Lindos. Ficavam o dia no lago e faceiramente seguiam para uma casinha ao entardecer. Disciplinados, vigilantes. Com a chegada dos cachorros, lá se foi meu sonho em manter minhas aves, galinhas, coelhos, galos, perus... E ficaram os pássaros... sobrevoando meus sonhos, indo e vindo, num ritual delicioso de se ver. Da minha varanda, eu ouvia o canto dos guachos, o ir e vir de um casal de beija-flor e os sabiás sempre em busca de frutas. E quando eu ia de pertinho observá-los, eles batiam as asas. E voavam para longe de mim.
As aves são assim. Se a gente as prende, elas perdem o encanto e soltas...precisam voar. Em algum momento, elas se vão.
Cuidem-se bem nesta quarta. E não esqueçam que temos asas. E não é a toa que temos. Bom vôo nesta quarta para todos. E para aqueles que chegou a hora de voar para o infinito, que façam uma linda viagem!

13 comentários:

Maria Cecile disse...

Bom dia Eliane.
Voar é preciso mas se a gente pudesse, bem que segurava esses pássaros de baixo de nossas asas. Assim como os filhos que queremos proteger dos perigos da vida. Mas nasceram com asas e nada mais justo que voem. Que tomem rumos próprios muitas vezes difíceis de acompanharmos para protegê-los.
Mas Deus os acolhe, em que céu estiverem.
Beijos querida amiga. Antes quero te dizer que adoro o seu jeito de se inspirar nos fatos do dia-a-dia.

Eliane Furtado disse...

Bom dia Cecile. Este Blog sempre foi de alegria, de farra e de superação diária.
Então nada de falar em palavras que nos paralisam e sim naquilo que tiramos deste cotidiano e deste dia a dia danadinho.
Abra suas asas, cubra bem Robinho e Deus cuida do resto.
Um bom dia querida. Fico orgulhosa em vc gostar do meu jeitinho ksksksksksk

Maria Cecile disse...

Superação, Eliane...
Acho essa palavra forte e ao mesmo tempo carregada de luz.
Gosto de ouvir quando alguém conta: fulano superou isso e aquilo...
:) bjsbjsbjsbjs !

Fatinha disse...

Importante nos lembrar que temos asas...quando nos esquecemos disso ficamos presos no chão e menos potentes!
Voar é tambem ver os problemas do alto, e muitas vezes até achamos a saída que de perto e na mesma altura nã podemos ver.
Voar é preciso!!

Eliane Furtado disse...

E por falar nisso Fatinha, que tal fazer um voo pra cá semana que vem?

Kiki disse...

Passando VOANDO, para deixar um beijo

Zel Bengalinha Voadora disse...

Alô, alô, Sampa chamando Rio!
Boa tarde a todos!

Eliane querida, que texto lindo. Estou arrepiada. Tão delicado, leve, plumas... e tão forte, intenso mesmo.
Também adoro seu jeito de escrever e de interpretar o cotidiano, mesmo com as maiores dores.
Que as asas sublimes cuidem dos nossos queridos e que as nossas asas terrenas nos ajudem a apaziguar e confortar as grandes dores da vida.
Ainda estou voandoooooooo, nesta quarta-feira. Êbaaaaaaaa!!!!

Beijos, querida, e abraço bem apertado, cheio de carinho!
Zel

Vera do sulll disse...

Boa Noite Eliane e blog!
Sonhar.... é muito bom sonhar que se tem asas e que podemos voar, senão de veradade mas com os nossos pensamentos, nossas ideias,nossos sentimentos...
Vamos voar nas asas da imaginação que permite encurtar as distâncias, superar as estações e suprimir todas as dores...
Afinal uma cama quentinha nos espera...então sonhemos...
bjs

Papoula disse...

Lindooooooooo Lilizinha, vc estava inspirada e a linda Cisne com certeza ficou encantada com sua delicadeza, vc é demais querida!
Beijinssssssssss e good dreams, PAZ E LUZ!

Lulu disse...

Excelente a análise feita por Zel quanto a seu texto, Eliane: "Tão delicado, leve, plumas... e tão forte, intenso mesmo.". Per-fei-to.
Vou colocar aqui duas citações que li sobre animais e que acho muito oportunas:

"O que é o homem sem os animais? Se todos se fossem, o homem morreria de uma grande solidão de espírito. Pois o que ocorre com os animais também afeta o homem. Tudo está relacionado entre si." (Chefe indígena da tribo Seattle, 1854)

"Olhe no fundo dos olhos de um animal e, por um momento, troque de lugar com ele. A vida dele se tornará tão preciosa quanto a sua e você se tornará tão vulnerável quanto ele. Agora sorria, se você acredita que todos os animais merecem nosso respeito e nossa proteção, pois em determinado ponto eles são nós e nós somos eles." (Philip Ochoa)

A propósito, você sabia que gansos são excelentes animais de guarda? Tanto quanto os cães...

Boa noite para todos, mil beijos, bons sonhos.

jungleworldcitizen disse...

Também aprendi a apreciá-los =) São lindos, "nas deles", não mexem com ninguém e ainda embelezam qualquer lugar. Assim que me mudei pra cá, reclamava do quão barulhento eles eram de manhã, agora estranho se não os ouço, sei lá, dá uma paz, uma segurança =)
Agora quando se fala em voar, penso também em avião e no meu medo gigante =( Chegou ao ponto de eu adiar trocentas viagens, mas há de se superar!
Uma boa quinta pra você e pra todos daqui =)

Eliane Furtado disse...

Ah turma, me desculpem. Não tenho voltado à noite. Sou derrubada por uma coisa ou por outra. Mas vou voltar, prometo. Gosto de chegar assim...inesperadamente ksksksksks.
Ou então como a iki...meteóricamente rsrsrrssr.
Oi Jungle, bela quinta. Sobe lá no primeiro tópico.

Franciele disse...

Eliane
Você não sabe o quanto tens contribuido em minha vida,com seus pensamentos.Você realmente é uma pessoa especial e sensível.

Adoro seus posts!!
Beijo grande e fraterno!