quinta-feira, 22 de julho de 2010

Livre-se da perfeição

Ah esta palavrinha...Perfeição. Bom dia amigos.
Sabem o que significa a palavra? Um ser ideal que reúne todas as qualidades e não tem nenhum defeito. Pode também ser uma idéia que pode não ser alcançada mas deve ser almejada. Ufa, que cansativo.
Desde de pequena, fui treinada e adestrada para atingir a perfeição feminina. Isto lá em casa significava: lavar, passar, fazer quibe e todos quitutes árabes, falar francês, inglês, ser magra, educada, elegante, fazer Instituto Rio Branco, se tornar diplomata, casar com um rapaz-de preferência da colônia árabe- e ter três filhinhos. Sério, gente! Quem dá conta disso? Nem analista!
Imaginem uma diplomata fazendo quibe, ajeitando cama, o marido ao lado e aquele sorriso de comercial?
Quando comecei a ler o artigo do editor-executivo da revista da querida jornalista Cristiane Segatto fiquei refletindo sobre as consequências da criação "almejando a perfeição." Conclui que, no meu caso, foi um desastre. Você não sabe para onde corre, acha que dá conta de tudo, e acaba perdendo aquele trem que você quer embarcar. E no final, ainda acaba doente. Da cabeça, da alma, do corpo.
-"Oh mas a intenção foi boa..." Foi boa para quem cara-pálida? Tive que romper barreiras, nadar contra a maré e meu ouvido era alugado diariamente. Por tudo.
Não existe nada perfeito. Talvez momentos que durem frações de segundos, um pouco mais quem sabe... Só.
Mas voltando ao texto escrito pelo jornalista Ivan Martins, ele me matou de rir ao declarar que não acredita em casais perfeitos -nem por cinco minutos. E explica porque. Vou resumir em um trecho só:
"Casais que transpiram felicidade pública me deixam cético. Aprendi que as pessoas fingem bem-estar e harmonia, como interpretam tantas outras coisas que dão prestígio social....
Casais interessantes são como o piano e o violino, a dama e o vagabundo, a bela e a fera. Divergem, destoam e se completam. Tenho a impressão de que apenas casais muito jovens são formados por gente da mesmíssima procedência. Quem teve a chance de andar pela vida, em geral escolhe fora do seu clã. Busca diferença e complementação. Procura o novo. "
Bem, espero que vocês comecem então uma quinta tranquilinha, sem pensar no botox, nos quilinhos a mais, no faço ou não faço, sem almejar perfeição de nada e que possam sair livres, vivendo vidas imperfeitas e felizes.
Eu vou assistir show particular de dança do ventre. Programão heim...Ao lados dos árabes mais amados do mundo! Não é que nunca escapei do quibe?!

22 comentários:

Papoula iluminada disse...

Bom dia queridinha, do jeito que o mundo anda não estou acreditando em quase nada principalmente no ser humano, temos visto cada coisa affffffffffffffffffffffffffff!
Acho lindo estes casais que fazem BODAS DE DIAMANTE mas, falei errado pq usei o plural, até hoje só minha tia , irmã de meu pai fazer estas bodas e ela mesma dizia: Não sei como aguentei este homem a vida inteira, é um chatoooo de galocha, rs,sr,rs,r,sr,sr,sr e era mesmo rs,r,sr,sr,sr,sr,sr,sr,rs,rs, perfeição não existe, existem sim OS MARCARADOS que pensam que enganam mas a galera enxerga longe!
Perfeição mesmo são meus bolinhos de chuva e as crianças rs,sr,sr,sr,lindo dia amore!

Maria Cecile disse...

Bom dia Eliane, Papoula...
Adorei esse tema, perfeição.
Não somos perfeitos mas nos cobramos muito. Acho até que insconcientemente. Ninguém gosta de errar, de se enganar seja lá com o que for... procuramos fazer o certo sempre mas nem sempre sai do jeito que queremos, a perfeição que idealizamos. É uma busca diária.
Pois vamos ao dia de hoje, que parece perfeito, sol e ar fresco, beijos em todos!

Papoula p Cecile e Lilizinha disse...

Oi Cecile querida, vixiiiiiiiiii como nos enganamos nesta vida, né mesmo?
As pessoas mostram ser uma coisa que estão longeeeeeeeeeeeeeeeeee de ser e aí, quebra-se o narizinho rs,rs,sr,rs,sr,rs, saimos magoadas e há coisas que não dá para esquecer ou simplesmente fingir que nada aconteceu pq é como cristal que racha, já era!
D. Lili, que negócio é este de "dança do ventre", pode ir contando, hummmmmmmmmmmmmmmm, tem gente fazendo ou pensando em aprontar,juízo menina, to de olho!

Eliane Furtado disse...

Papoula bom dia.kskskkssks
Não sei como aguentei... kskkssksk
Ontem teve uma novela que uma que perdeu o marido falou para outro...estou com uma injeva de você danada kskskskksksks

Eliane Furtado disse...

Cecile, palavrinha danadinha heim...
Mas o dia parece hoje mesmo bonito, azul, e eu me levantando!
Beijos. Me aguarde.
A Papoula quer saber onde é o show. Não conto Cecile. Lá só pensa em dançar.
Mas o dia e a noite vão ser boas. Amém!

jungleworldcitizen disse...

Também quero show e quibe! Mas aqui tá fácil, tem muitos árabes e restaurantes maravilhosos =)

Perfeição não deve existir em nada, foi palavra inventada por homens.
Casalzinho muito melado e perfeitinho me deixa com a pulga atrás da orelha, mas não é da minha conta, as vezes é até engraçado de assistir...

Um abraço e manda um pouquinho de sol pra cá se no Rio também não estiver caindo o céu, hehehe

Papoula e A FRASE disse...

Lilizinha e a frase da minha amiga, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vou deixar aqui p o pessoal pq esta merece um prêmio kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk:

"Tem certos seres vivos que precisam ser maltratados para responderem
melhor aos estímulos da vida."

Márcia é uma mulher que tb já passou poucas e boas, este foi um momento de mta inspiração, rs,sr,sr,sr,sr,sr,sr,sr,sr,sr...

Fatinha disse...

Tudo certinho é muito chatinho...
Bom mesmo é transgredir de vez em quando, pra se sentir dona de sí.
Cumprir o papel que nos destinaram é impossível!Ninguem consegue por muito tempo, até pq os nossos pais,quase sempre, querem de nós o que nem eles conseguiram...
Beijo

Eliane Furtado disse...

Salve Jungle, sol bonito por aqui. Temperatura de 32 no Centrão do rio. Mas isto já mostra que a frente fria vem forte sábado e domingo. De novo enrolada em cobertor.
beijos

Eliane Furtado disse...

Fatinha, os pais -a maioria - continuam sonhando...
Agora, que frase é esta que sua amiguinha Papoula colocou aqui?
Reagindo a estímulos...sempre inventando moda e não costureira heim...

Mônica Miranda disse...

Lili,

Estou na fase das imperfeições. Na verdade, tirando o pé do acelerador. Olhando para dentro, cuidando um pouco de mim. Nesse mundo doido vivemos sempre correndo atrás da perfeição ou, pelo menos, de superar o que já ´e considerado bom. A insatisfação faz parte dessa rotina e esquecemos do melhor: amigos, família, viagem, risadas.
Sejamos imperfeitos e felizes!!

Maria Cecile disse...

Eliane, entrei para ver os comentários da tarde e reli o post. hummmm, me deu vontade de comer kibe, rsrsrs.
Papoula, é verdade, cristal rachado não pega bem colar. Meu conselho é reciclar. Se bem que tem coisas que são impossíveis de reciclar. é, pro lixo então. rsrsrs
Eliane... não sabia desse seu lado árabe de ser. Que show!!!
Papoula, esse blog vai acabar em quibe hoje, não é em pizza não.
Beijos para todas e Mônica também.

Zel Bengalinha indo ao Misk disse...

Alô, alô, Sampa chamando Rio!!!!!!
Boa tarde Eliane, Boa tarde Blog!

Ah... que vontade de comer kibe, esfiha, coalhada seca, hummmm... estou indo ao Misk (restaurante árabe aqui perto e ótimoooo). Cecile tem toda a razão, hoje o blog já está acabando em kibe, pelo menos pra mim, hahaha!

Querida, somos cobradas desde o nascimento para sermos perfeitas e depois alcançamos um nível de auto-exigencia absurdo e a culpa ainda é nossa, rsrsrsrsrs!
Estou tendo um trabalhão para tirar a capa da mulher maravilha. Affff, não é fácil não, mas sinceramente, é tão bom transgredir de vez em quando...
Como disse Fatinha, tudo certinho é muito chato, monótono.
Por isso, bom show de dança do ventre!

Papoula, que frase é essaaaaaaaaa????
hahahahahahahaha

Beijão e muito rebolado
Zel

Fatinha disse...

Tô dispensando essa hipótese da amiga...melhor ficar quietinha ...
Vamos ser estimuladas pelo amor!"!
rsrsrs

Cristina disse...

Olá Eliane! Ótimo texto, eu que sempre fui perfeccionista... sempre me desgastei demais e hoje vejo que não vale a pena. Obrigada pela mensagem deixada no blog, fiz a última quimio, to naqueles dias difíceis, ainda farei a radio, mas como vc disse Nossa Senhora e Nosso Pai celestial estão conosco e não nos desamparam nunca! Fique com Deus e muita luz em sua caminhada! Bjs.....

NA PISTA COM ELES ... disse...

.....Sabe quem ganha com isso tudo que vc relatou????
Os analistas!!! Devia ter seguido a carreira......
Mas a pergunta q não quer calar e......afinal vc sabe fazer quibe??? E perfeitos???
Kkkkkkkkkkkkkkkk espero que naaaaooooo!!!!!
Bjs e saudades.....

NA PISTA COM ELES ... disse...

.....Sabe quem ganha com isso tudo que vc relatou????
Os analistas!!! Devia ter seguido a carreira......
Mas a pergunta q não quer calar e......afinal vc sabe fazer quibe??? E perfeitos???
Kkkkkkkkkkkkkkkk espero que naaaaooooo!!!!!
Bjs e saudades.....

Papoula p Carioquinha disse...

Carioquinha querida ela sabe dar ordens como ninguém rs,sr,sr,sr,sr,sr...agora a dança do ventre hummmmmmm prefiro não comentar rs,sr,sr,rs,rs,rs,sr beijins queridinha

Eliane Furtado disse...

Moniquinha minha amada, saudade tanta de nossas conversas, de nosso passado e garra. Imperfeitos e felizes esta é máxima mesmo.
Quando vc aí de dentor, me liga tá?

Eliane Furtado disse...

zEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEELLLLLLL
pODE PREPARAR O FEIJÃO PRETO QUE TÔ CHEGANDO....NÃO É O QUIBE, KIBE SEI LÁ EU...
tE AVISO!

Eliane Furtado disse...

CARIIOCA:Quibe? Se sei fazer? Vai lá em casa e espera.............ksksksksksk
Mas tradicional.
CRISTINA; vc é uma incentivadora. Assim vou achar que escrevo bem! Sempre feliz em te ver!
Beijos nas duas

Eliane Furtado disse...

Dar ordens? Papoula Papoula não viu o pilão...
Carioca, inveja!