terça-feira, 20 de julho de 2010

Aqui estou. Ao seu lado.




No dia 20 de julho de 1969, o homem pisou pela primeria vez na lua. Alguns acreditaram outros não. Mas o mundo parou diante da televisão e do radio. Também foi em um 20 de julho que nasceu o ousado Alberto Santos Dummont, o homem que hoje nos possibilita atravessar o céu. Viva o avião. Eu poderia citar inúmeros acontecimentos que aconteceram neste dia. Mas não vou. Porque quero homeanagear aqueles que são amigos de verdade. Sem nada esperar em troca. Aqueles que tiram do bolso o que não tem e vão lá e resolvem na hora o problema daquele amigo que nem pode pagar um médico. Aqueles que desprendidamente pagam o cinema do colega sabendo que aquilo fará diferença, aqueles que fazem companhia silenciosa, que riem sózinhos do nada, que se abraçam sem motivo, se presenteiam sem obrigação de datas, aqueles que se emocionam -depois de tantos anos - sem se ver e permitem que as lágrimas corram livremente sem pudor e sem vergonha. Aqueles que estão sempre com a palavra certa, que vibram, que choram e que não esquecem: do amigo querido, do amor tão amigo, da amizade enfim. Aqueles e aquelas que andam lado a lado sem nada dizer. Pra quê? Entendem tudo o que quer ser dito. Aqueles que amam apaixonamende seu amigo e incluem ele na oração diária ao anoitecer. Felizes todos aqueles que tem apenas um ao seu lado. Milionários aqueles que são cercados por muitos. E que sabem perdoar e não o querem perder.
O poeta José Luis Borges não nasceu em 20 de julho, mas é dele esta beleza de poema que me foi enviada por uma pessoa que conheci no meio de uma turbulência passada e não quis sair mais de perto. Os amigos que chegam assim...do nada. E ficam.
Como é tão grande e conhecido, selecionei alguns versos que mais gosto. Tenho que dividi-lo com vocês neste dia internacional em que se comemora o bem mais precioso da vida: a amizade simples e verdadeira. Aquela que ri sem motivos.
"Não posso dar-te soluções...Para todos os problemas da vida,
Nem tenho resposta Para as tuas dúvidas ou temores,
Mas posso ouvir-te E compartilhar contigo.
Não posso mudar
O teu passado nem o teu futuro. Mas quando necessitares de mim Estarei junto a ti.
Não posso evitar que tropeces,
Somente posso oferecer-te a minha mão Para que te sustentes e não caias.
As tuas alegrias Os teus triunfos e os teus êxitos
Não são os meus, Mas desfruto sinceramente Quando te vejo feliz.
Não julgo as decisões Que tomas na vida, Limito-me a apoiar-te, A estimular-te E a ajudar-te sem que me peças.Não posso traçar-te limites Dentro dos quais deves atuar,
Mas sim, oferecer-te o espaço Necessário para cresceres.
Não posso evitar o teu sofrimento Quando alguma mágoa
Te parte o coração, Mas posso chorar contigo
E recolher os pedaços Para armá-los novamente.

Todos os dias, penso Nos meus amigos e amigas..."

25 comentários:

jungleworldcitizen disse...

Bom dia, Eliane =)
Estive ausente nos comentários, mas acabei de colocar a leitura em dia, gosto bastante de passar por aqui.
Semana passada parte da minha família esteve aqui e nos divertimos bastante, e saciei a vontade de falar português, hehehe.


Os amigos são a família que a gente escolhe e estou sempre tentando fazer "novos parentes", hehehe
Uma linda semana, espero que sua cadelinha esteja bem, meus filhotes acordaram com a macaca hoje, mas nem dá pra ficar brava, agora estão aqui dormindo aos meus pés enquanto leio =) Tenho um casal de cães d'água portugueses, também são meus melhores amigos.
Um abraço!

Maria Cecile disse...

Eliane, bom dia do amigo, e que dia bonito está fazendo hoje.
São quase 20 anos :)
Quando te conheci não imagnei o futuro assim, amigas, blogueiras rsrsrs
Mas de longe sentia que algo tinha de especial. E que aquele não era o momento de estender o braço e apertar as mãos, mas que um dia esse chegaria.
Que bom que estamos vivenciando isso.
Obrigada por estamos aqui.
um beijo especial, amiga!

Papoula diz FELIZ DIA DA AMIGUINHA disse...

Eu tenho tanto pra lhe falar mas o mais importante é VOCÊ É UMA GRANDE, ENORME, IMENSA E MUITOOOOOOOOOOOOO QUERIDA AMIGA!!
VIVA O ORKUT que me ajudou a te reencontrar FELIZZZZZZZZZZ DIA DA AMIGUINA, milhõessssssss de beijinhos mto carinhosos e Chiquinha tem razão A CORDA continua firme e forte, nossos laços são para todo o sempre, FELIZ DIA QUERIDA!

a vizinha disse...

O fantástico Borges !

Eliane Furtado disse...

Gutten morgan por aqui ainda.
Fico honrada e orgulhosa quando vc volta, Jungle, e diz "que gosta bastante de passar por aqui."
Cães d'água? São lindos!
Não saberia viver mais sem cachorros-amigos amados.
Kinkin melhora passo a passso e já ensaia algumas peraltices. Agora, depois da dieta de canjinha e etc.., vai ficar pior.
Amigos escolhidos! BOA tARDE AÍ jUNGLE!

Eliane Furtado disse...

Bom dia vizinha - Adoro tudo do argentino Borges...

Eliane Furtado disse...

20 anos Cecil? Tem tudo a hora certa. A gente que nã aguena esperar...Eu volto querida.
Deus abençoe vc e o lindo "Robinho."

Eliane Furtado disse...

A corda que me enlaça e não me sufoca. A corda que me guia e não me puxa com força. A corda que me envolve com as com suas gargalhadas. A minha corda ri, pq é diferente.

Amélia Ribeiro disse...

Olá Eliane!

Que linda homenagem fazes aos Amigos!

Um beijo e FELIZ DIA DO AMIGO!

Vera do sulll disse...

Queridona!
Para você o meu abraço mais apertado e também um grande beijo. Você ensina, conforta e nos diz que Vale a pena VIVER!
Com muito,mas muito carinho da
Vera

Eliane Furtado disse...

Que sua Alma hoje se aquiete um pouco com um caloroso abraço amigo. Do blog e de quem vc quer bem!

Eliane Furtado disse...

Veroca queridoca, se vale viver. Tudo o que se pode. Até a última gota da vida.
Abraços quentinhos e ensolarados do Sudeste!

Zel Bengalinha Paulistana disse...

Alô, alô, Sampa chamando Rio!!!!!

Ah, o dia do amigo, aqui em SP está lindo, brilhante, claro e o céu é de brigadeiro. Temperatura deliciosa, dia bem amigo e ajuda a melhorar o ânimo.
Eliane, querida, muito interessante é a nossa amizade! Adoro você e lhe admiro profundamente e faço minhas, as palavras da Vera do Sulll!
Beijo grande e abraço apertado
Zel

Silvana disse...

Oi Lili, que lindo o blog hoje, eu também Rô agradeço o Orkut por ter me possibitado fazer parte desta corda que a Lili fez um poema, Lili coloca no seu proximo livro tá lindo, é muito bom estar com vocês,sou uma pessoa melhor hoje.
Beijos para todas(os) e especialmente para você Lili.

Fatinha disse...

Lindo poema!!!
Bendito sajam os nossos amigos!!!
O que faríamos sem eles que riem e choram conosco quando precisamos...
Mil beijos

Fatinha disse...

Lindo poema!!!
Bendito sajam os nossos amigos!!!
O que faríamos sem eles que riem e choram conosco quando precisamos...
Mil beijos

Amiga Ro p/ a sempre amiga Eliane disse...

AMÉM....
Adoro fazer parte dos seus laços, cordas e tudo o mais que for para nos unir.
Refiz minha lista de nomes que tenho para todos os dias fazer uma oração.
Ela aumentou muito, fico feliz é um bom sinal, novos amigos estão sendo "laçados". E a lista é para todo e qq tipo de ajuda. Um pedido para uma semana dificil se tornar suportével, um emprego, uma vaga em um hospital, um filho que se entenda com a mãe ou vice-versa, um netinho que vai nascer, um casamento que se realizará e vc conhece a pessoa desde que nasceu... e por ai vai!
Querida Lili Furtado um abraço super apertado neste dia especial :)

Tico e Teco da Jane disse...

Nada melhor que ter amigos!!
E hoje, gracas a Deus temos o meio vitual que nos torna próximos mesmo sem nos ver/falar... isso que eu adoro na internet! Inclusive, como os americanos comemoram mais o Valentine's Day (14 fevereiro), eu so fiquei sabendo agora que hoje é o dia do amigo, graças ao blog.
So posso desejar que todos estejam ampliando o rol dos verdadeiros amigos, pois, a força da amizade transpõe todos os obstáculos da vida!! bjos!!

Isabel A. W de Nonno disse...

Eliane,

Que sua vida seja recheada de amigos! que eles te tragam alegrias e conforto, e até briguinhas, porque com amigos é bom fazer as pazes =))

Um beijo enorme,

Bel.

CHIQUINHA disse...

Linda a poesia, Lili. Em homenagem ao Dia do Amigo deixo essa do nosso Poetinha:

PROCURA-SE UM AMIGO

Não precisa ser homem, basta ser humano, basta ter sentimentos, basta ter coração. Precisa saber falar e calar, sobretudo saber ouvir. Tem que gostar de poesia, de madrugada, de pássaro, de sol, da lua, do canto, dos ventos e das canções da brisa. Deve ter amor, um grande amor por alguém, ou então sentir falta de não ter esse amor. Deve amar o próximo e respeitar a dor que os passantes levam consigo. Deve guardar segredo sem se sacrificar.


Não é preciso que seja de primeira mão, nem é imprescindível que seja de segunda mão. Pode já ter sido enganado, pois todos os amigos são enganados. Não é preciso que seja puro, nem que seja todo impuro, mas não deve ser vulgar. Deve ter um ideal e medo de perdê-lo e, no caso de assim não ser, deve sentir o grande vácuo que isso deixa. Tem que ter ressonâncias humanas, seu principal objetivo deve ser o de amigo. Deve sentir pena das pessoa tristes e compreender o imenso vazio dos solitários. Deve gostar de crianças e lastimar as que não puderam nascer.

Procura-se um amigo para gostar dos mesmos gostos. Que se comova, quando chamado de amigo. Que saiba conversar de coisas simples, de orvalhos, de grandes chuvas e das recordações de infância. Precisa-se de um amigo para
não se enlouquecer, para contar o que se viu de belo e triste durante o dia, dos anseios e das realizações, dos sonhos e da realidade. Deve gostar de ruas desertas, de poças de água e de caminhos molhados, de beira de estrada, de mato depois da chuva, de se deitar no capim.

Precisa-se de um amigo que diga que vale a pena viver, não porque a vida é bela, mas porque já se tem um amigo. Precisa-se de um amigo para se parar de chorar. Para não se viver debruçado no passado em busca de memórias perdidas. Que nos bata nos ombros sorrindo ou chorando, mas que nos chame de amigo, para ter-se a consciência de que ainda se vive.
(Vinícius de Morais)Feliz Dia do Amigo para todos!
Bj,bjs

Lulu disse...

Borges é Borges.... mas tem um poema muito lindo, de Machado de Assis, que coloco aqui em homenagem a todos deste blog, em especial para você, Eliane, querida e preciosa amiga:

BONS AMIGOS

Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.
Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
Amigo a gente sente!

Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar.
Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende.
Amigo a gente entende!

Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar.
Porque amigo sofre e chora.
Amigo não tem hora pra consolar!

Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade.
Porque amigo é a direção.
Amigo é a base quando falta o chão!

Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros.
Porque amigos são herdeiros da real sagacidade.
Ter amigos é a melhor cumplicidade!

Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho,
Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!

Mil beijos para todos, tenham uma noite de paz.

Camélia do Cerrado disse...

Querida Hortência e Papoula

Consegui chegar a tempo no Blog, não poderia deixar o dia de hoje passar sem postar, não me perdoaria jamais...

A minha dedicatória a vocês amigas:

Cada Amiga supre uma necessidade diferente


Quando eu era pequena, acreditava no conceito de apenas

UMA melhor amiga para toda a vida.

Depois, como mulher, descobri que se você permitir que seu coração se abra,
você encontrará o melhor em muitas amigas.

É preciso uma amiga quando você está com problemas com seu homem.
É preciso outra amiga quando você está com problemas com sua mãe ou irmã.
Uma quando está se sentindo muito gorda, ou muito magra,
muito alta ou muito baixa...
Uma outra quando você quer fazer compras, compartilhar, curar, viajar, rir, ferir, chorar, meditar, brincar, ir ao cinema, ao teatro, ir ao salão de beleza,
se divertir na praia ou apenas ser você mesma.

Uma amiga dirá 'vamos rezar',
uma outra 'vamos chorar', uma outra 'vamos lutar', outra 'vamos fazer compras', outra 'vamos saltar de pára-quedas'...

Outra 'vamos numa vidente',
ou 'vamos tomar um porre',
outra 'vamos paquerar',
outra 'vamos para um SPA', ou...

Uma amiga atenderá às suas necessidades espirituais,
sempre saberá dar o melhor conselho e você sentirá
que é uma resposta divina...

Uma outra amiga atenderá à sua loucura por filmes, livros e DVDs...
uma outra à sua paixão por sapatos ou bolsas...

Uma outra por perfumes, jóias, velas ou incensos, uma outra por cultura, aventuras e viagens...

Uma outra amiga atenderá seu desejo por chocolates, outra por quadros, decoração, outra por música e dança...

Outra enviará uma resposta que você precisa por email, outra estará com você fisicamente em seus períodos confusos, outra estará a milhares de KM, mas dará um jeitinho de se fazer presente...

Outra será seu anjo protetor
e uma outra será como uma mãe.

Mas onde quer que ela se encaixe em sua vida, quer você a veja pessoalmente ou não, independente da ocasião, quer seja o seu casamento, ou apenas uma segunda-feira chuvosa, todas são suas melhores amigas e estarão presentes como puderem.

Elas podem ser concentradas em uma única mulher ou em várias...
Uma do ginásio,
uma do colegial,
várias dos anos de faculdade...
Umas da academia,
outras do clube,
outras daquela viagem...
Algumas de antigos empregos,
algumas da igreja
ou da Yoga...

Outras da internet,
outras amigas de suas amigas,
ex-cunhadas,
ex- rivais,
ex -chefes
ou ex -colegas...

Pode ser até mesmo aquela escritora famosa
que te ajuda através de um bom livro ou de um programa na TV...
Em alguns dias uma "estranha" que acabou de conhecer
e em outros até mesmo sua filha ou neta.

Pode ser ainda sua irmã, cunhada, prima, tia, madrinha,
mãe, vó, bisa, vizinha...
Enfim, as possibilidades são infinitas!

Assim, podem ter sido 30 minutos ou 30 anos
o tempo que essas mulheres passaram
e fizeram a diferença em nossas vidas,
elas sempre deixam um pouquinho delas dentro da gente!

Muito obrigada por fazer parte do círculo de mulheres maravilhosas
que eu tenho o prazer de conviver
e que fizeram
e ainda fazem a diferença em minha vida.

Adoro todas vocês,
independente do nível de amizade
e com a intensidade que até mesmo a distância
ou o tempo não diminuem!

Bjs mil
Camélia

Kiki disse...

Já passa da meia noite, mas eu tinha que dizer oi a minha amiga Lili. Dentre as varias mensagens que recebi hoje, uma me chmaou atenção: Amigo é igual a parafuso, a gente so tem certeza que é bom, na hora do aperto......

Papoula Dragão Bolerão p CAMELINHA disse...

Camelinhaaaaaaaaaa, estou tão feliz em ver que passou por aqui que nem sei o que vou te falar mas tenha certeza do seguinte: vc entrou nas nossas vidas e nóos na sua não foi por acaso e certamente é para sempre!
Mil bitoquinhas no seu coração amadíssima e venha logo nos ver pq as saudades são imensassssssss.

Eliane Furtado disse...

Minhas e meus todos queridos. Que maravilha acordar e ver estas mensagens deslumbrantes.
Datas chatérrimas mas que posssibilitam tantos reencontros.
Obrigada pela corrente. Ontem foi dia duro , daqueles de tubos, mas já passou. Estou lustrando minhas asas porque nos próximos dias quero voar um pouco.
Kskskskskskskks Estas meninas da Corda...Amigo é que nem parafuso...Muito boa né gente?
MEU ABRAÇO CABEM TODINHOS. SAÚDE TURMA!