quinta-feira, 8 de julho de 2010

A vida vale ouro


Quando abro os jornais e leio que, mais uma vez, o vice-presidente do Brasil, José de Alencar, foi internado em São Paulo, fico pensando ( aliás penso nisso todos os dias) como a vida é importante, a vontade de viver mais ainda, e como existem milhares de pessoas que lutam por isto todos os dias em clínicas e hospitais do mundo. Pobres, ricos, brancos, negros, amarelos, pessoas com ou sem cultura. Sou testemunha disso e vivo intensamente esta dor todos os dias.
Enfrentamos mal estar, fadiga, efeitos colaterais que nos levam a grandes complicações físicas. A maioria das pessoas ouve falar, mas não faz idéia do que um ser humano é capaz de enfrentar para permanecer vivo. E quando fico frente a frente com manchetes de jornais, casos de assassinato por motivos torpes, fico chocada, perplexa, indignada como alguém pode simplesmente tirar a vida de alguém por qualquer que seja o motivo.
Nas minhas andanças como repórter fui escalada para acompanhar casos incríveis: da mineira socialite Angela Diniz com Doca Street em Búzios, da jovem Denise Beloniel, sequestrada e jogada em Maricá, litoral do Rio, de tantos pessoas que matam por nada. Mas parece que nos últimos anos isto vem se tornando uma cena cotidiana, uma prática absolutamente normal: tirar a vida do outro. Os casos de pessoas totalmente desequilibradas se multiplicam. Cada vez mais fica difícil saber quem é o outro e do que ele é capaz. Já passou da hora da Justiça deste país promover uma reviravolta nas leis. Os assassinos acham que podem tudo. Comprar todos e ficar impunes. O descaso com a vida humana virou algo banal. E quem são estes seres que queimam pessoas, cortam pessoas e jogam pedaços aos cães? E que tem um olhar assustador, frio, indiferente, tranquilo e que mesmo diante de um batalhão de fotógrafos mostram que não estão nem aí?!
No caso do goleiro monstro e sua equipe, penso também que temos que ter cuidado com ídolos, como disse uma vez uma amiga. Com projeções ao colocar alguém" em um altar."
Lamento por tudo que a gente vem assistindo. Lamento pelas crianças que ficaram desiludidas.
Lamento pela sociedade e pelas famílias que não percebem que podem estar criando e sendo envolvidas por monstros. Jovens estudantes deveriam ter uma disciplina na escola que tornasse obrigatória a visita em clínicas diversas, C.T.Is., enfermarias e nos Institutos de Câncer de todo o mundo. Pelo menos uma vez, eles deveriam ver, sentir e se emocionar como a vida vale ouro.
Em frente amigos guerreiros. O lago da vida está aí. E continuamos deslizando com fé!
Uma quinta-feira sempre de esperança em dias melhores. E em uma sociedade melhor.

17 comentários:

chica disse...

Maravilhosa e cheia de verdades tua crônica!

Incrível que enquanto tantos lutam ,se esforçam pela vida, outros as jogam fora e de que modo!!

Credo!!! beijos, lindo dia, tudo de bom,chica

Eliane Furtado disse...

Bom dia minha nova parceira.
Uma quinta colorida, de fé e esperança, cercada de pessoas maravilhosas e guerreiras, que dão valor a vida!

Cecile Az disse...

Bom dia Eliane, embora as manchetes não sejam tão boas assim.
É desanimadora essa história do goleiro monstro. Me lembra o caso Daniela Perez em que o assassino foi consolar a família depois do crime. Eu pergunto: como o goleiro monstro pôde voltar à vida normal depois do que ele fez, ou mandou fazer, que seja?
Definitivamente, esses monstros não têm travesseiro. É humanamente impossível deitar a cabeça e ter um sono tranquilo sem se livrar dos seus atos tão fácil assim.
O que o dinheiro, a fama e o poder não fazem com um animal desses.
O pior, é a nossa justiça. Eles pegam uns 25 anos, ficam a metade e está tudo certo. O que nos resta é crer na justiça divina.
E como você falou, Eliane, uns lutam tanto pela vida e torcem tanto pela do outro também que quando a gente lê esse tipo de notícia, desanima.
Mas vamos ter fé para que um dia o sentimento fraterno seja imperativo nesse planeta.
Beijos e boa quinta feira para todos.

Eliane Furtado disse...

Bom dia Cecile das estrelinhas azuis.
Não me fale da justiça, não me fale.
em todos os níveis ela é de quinta.
Danielas, Pedros, Denises, Elisas e por aí vai.
Os monstros deveriam fazer trabalho voluntário nos Incas. Todos os dias.

Cecile Az disse...

Boa ideia Eliane. Quem sabe eles não mudam de lado.

Aproveite essas eleições, se candidate, e transforme isso em lei. Eu voto em você! :)

Bjsjsjsjs.

Angela Lemos disse...

O mundo está repleto de psicopatas, amiga...Não só o que mata e entrega aos cães como o que tortura, sevicia, ou, em menor escala, prejudica o próximo de todas as maneiras só para o seu deleite ou promoção. Estes "doentes" deveriam ser excluídos da sociedade, trancafiados eternamente e obrigados a conviverem entre si. O psicopata não compreende os sentimentos, só entende as coisas na base do premio e castigo. Trabalhei 10 anos em psiquiatria como AT (acompanhante terapêutico de psicóticos e adictos)e conheci alguns psicopatas já diagnosticados (raríssimos). Eles não tem tratamento...
Concordo com você quanto aos alunos visitarem hospitais...Seria ótimo eles compreenderem o valor da vida ainda crianças...
Bom dia, minha querida!
Bjs

Eliane Furtado disse...

Psicopata Angela. Isso. Sabe o que é pior ainda? A gente paga a comida dele e a estadia deles. A maioria faz da prisão um spa. Acredite.

Eliane Furtado disse...

Cecile não me fale em eleições.
ksksksks
Sabe que no comecinho da minha vida, meu primeiro marido -uma vez- levantou esta idéia. Nem considerei.
Sou candidata sim. A ser amiga sua e de tanta gente querida.

Papoula disse...

Sabe o mais triste deste caso terrível??? É que todos já sabemos como será o final, daqui uns aninhos estará solto e como o criminoso da linda Daniela tb poderá se tornar até um pastor dando aconselhadmentos ao seu rebanho DESMEMORIADO pq só pode ser isto, como alguém frequenta um culto dirigido p um ASSASSINO????????
Isto para mim é o cúmulo do absurdo!
Lindo dia e PAZ p o blog mais charmoso do Planeta e p nossa preciosa Lilizinha, inté cumadi

Lulu disse...

Escabroso este caso... mas como bem colocou Ângela, trata-se de psicopatas, pessoas cuja área do cérebro referente às emoções (sistema límbico)simplesmente não funciona. Eles não amam, não sofrem, são frios e calculistas, mestres na arte da manipulação (tanto que quase todos saem da cadeia por bom comportamento, pois induz os outros a agirem por ele), não tem qualquer tolerância à frustração, sentem-se acima das leis, de regras... eu, pessoalmente, não os considero seres humanos. Devia haver uma designação para este gênero e espécie de ser no DSM e no CID 10, que não simplesmente portador de "transtorno de personalidade anti-social", pois essas pessoas são verdadeiras bestas-feras.... fazer o outro sofrer é o divertimento que eles mais curtem.
Beijos, tenham um boa tarde!

Vera do sulll disse...

Querida Eliane e Blog!
É de estarrecer essa história. Sabedor de tudo que ia acontecer, vai treinar....
Dissimulado, hipócrita deve apodrecer na cadeia ele e seu empregadaos, pq por certo os pagou e bem.
O valor da vida das pessoas e especialmente das mulheres ele não sabe. Que bom a carreira acabou, mortinho ele está para novos contratos e para o futebol da Europa. BEM FEITO. Agora cadeia neles...
Visitar hospitais, centros de quimio e de radioterapia para adolescentes darem mais valor a VIDA e não pensar em falsos ídolos ou em drogas... APLAUDO de PÉ.

NA PISTA COM ELES ... disse...

oieeeee minhoquinha!!!
que coisa, hein?
Psicopatas loucos por aí....... As vezes Deus nos protege e não entendemos os recados..............
Enfim.
Um bj carinhoso e até amanhã

Isabel A. W de Nonno disse...

Eliane,

Aqui em casa a gente tem a folhinha do Sagrado Coração, que usamos como calendário. No dia orquidófilo, tinha uma passagem da Bíblia que fiz questão de guardar, lembrei de você e da Rosário na mesma hora. Mateus no capítulo 7, versículo 14, escreveu assim, e acho que cabe com o post de hoje:

"Quão estreita é a porta e apertado o caminho que leva à vida, e poucos são os que o encontram".

Só aqueles que passam de forma intensa por esta porta, sabe o valor que é estar aqui.

Espero que sua quinta tenha trazido só novas esperanças!

Beijo grande e boa noite,

Isabel

Tico e Teco da Jane disse...

Oi Eliane!!
Passei o dia angustiada com as noticias vindas do meu país!
Fiquei estarrecida ao ver como essa moça foi assassinada com brutalidade. Mas, minha angustia maior é ver o quanto a nossa sociedade está engatinhando na tentativa de diminuir esse tipo de crime. Pode ser que eu esteja julgando erroneamente, mas, quais as garantias de seguranca que ela teve apos fazer a primeira denuncia contra o Bruno? Eu agradeco a Deus, porque, quando me vi casada com um psicopata e sob ameaças de morte, minha familia entendeu que eu precisava de ajuda e companhia pra sair viva dessa historia. Coisa que infelizmente, a Eliza parece que nao teve e lutou sozinha contra seus algozes. Precisamos fazer algo pra dar suporte as vítimas de agressoes por parte de parceiros(as), antes que sejam transformadas(os) em ração canina. Estive na Alemanha, onde o governo paga salario para minha amiga e a pensao do filho dela enquanto o pai se recusa a prover isso... o Estado compra a briga, e isenta a mulher para que a mesma tenha condicoes de ser mae e pai da criança. Bem parecido com o Brasil, onde, após 8 meses, nem o resultado do exame da substancia abortiva na urina estava concluído. To I N D I G N A D A!!
Façamos algo, enquanto a nossa vida continua!! Nao basta apenas exigirmos uma pena severa ao Bruno, é necessario que haja uma mobilizacao para que se previna essas barbaries.
Abraços!

Eliane Furtado disse...

Querida Jane, sua indignação é a nossa. E sua postagem hoje me calou fundo!
a sociedade precisa despertar!
Conte sempre com este Blog para trocar, se animar e abrir seu coração.
Um abraço forte de guerreira para guerreira.

Eliane Furtado disse...

Meninas, sempre meninas...
Bom diaaaaa. que tal abrir hoje uma garrafa de vinho? Queria tatno vcs todas pertinho de mim...
Já estou lá no dia 9, aguardando as receitas, as brincadeiras e piadas e as dicas preciosas de cada uma para sexta, nove de julho.
Até lá!

jungleworldcitizen disse...

É tudo muito triste, é muito difícil imaginar tamanha frieza, mas "monstros" existem na vida real =(
Esse mundo tá tão pirado que as vezes questiono minha própria sanidade.
Por outro lado, graças a Deus, ainda existe muito amor por aqui e muito amor = esperança.
Um lindo fim de semana pra você!