sexta-feira, 9 de julho de 2010

Tem dias que só bebendo...



Ainda bem que hoje é sexta-feira. Semaninha chocante heim, pessoal? Sobrevivi, mas quantos acontecimentos! Haja fôlego. Bem, mas como o fim de semana começa logo mais à noite, e o inverno está geladinho -pelo menos em algumas cidades- vamos abrir um bom vinho para esquentar o coração. E que tal fazer um fondue?! Outro dia me arrisquei e deu certo. Pão italiano, francês e aqueles queijos suiços...Alho no fundo da panela charmosa e um toque de vinho branco ou Kirch alemão.
Hoje em dia, a gente já encontra quase tudo pronto. E não é nada difícil. Quando visito minha super Denise, amiga de infância e de vida, lá na terra dela, onde foi criada a primeira receita de fondue, eu me esbaldo.
O fondue ganhou fama internacional a partir da década de cinquenta. Sua receita mais antiga data de 1699. O que eu mais gosto é o de queijo, tradicional. Mas a turma hoje inventa de tudo.
E é claro que o de chocolate com frutas encerra a farra. Hummmm.
Bom, mas nada disso fica gostoso sem o molho dos amigos. E eu que não devo e não posso abusar, hoje abro uma garrafa ou de um bom Bordeaux ou de um bom português, o Monte do Pintor, meu preferido.
E quer saber? Pode também ser chileno, argentino ou um ótimo nacional lá do sullllll da blogueira Vera. O importante é bebericar.E tem dias que só bebendo mesmo para relaxar. Mas com categoria.
Então fica a dica: vinho, fondue e amigos. No mais é curtir silenciosamente o fecho desta semana atribulada assistindo o Canal Futura e a reportagem de uma guerreira que vai hoje ao ar.
Ah e bom feriado São Paulo, que comemora o nove de julho, data da Revolução Constitucionalista de 1932.
Saúde meus amigos, muita saúde para enfrentar a vida !
Bom dia!

14 comentários:

Maria Cecile disse...

Bom dia Eliane, adoro fondue e também do jeito tradicional, o de queijo.
Chocolate e carne são deliciosos mas pão e queijo derretido com vinho... muito bom!
Para os paulistas então, hoje é uma boa pedida.
Boa sexta-feira pra ti e para todos.
Aliás, cadê a Papoula? Será que ela já se adiantou e foi providenciar o founde?

Papoula Bonjuour Miguxas disse...

Bonjourrrrrrrrr Lilizinha, Bonjourrrrrrr Cecile, dia meio corridinho, resolvendo cositas importantes mas passei p bater o ponto.
Fondue????Hummmmmmmm adorooooo todossssssssssssssssss e se for em boa companhia então, MARAVILHA, MARAVILHOSA, lindooooooo dia, que seja AZUL COM BOLINHAS COR DE ROSA, inté preciosas cumadis

Silvana disse...

Bom dia blog. Bom dia Lili,adoro fondue, esta muito gostoso esse post hoje, aqui na Francolândia o tempo esta ideal par vinho, fondue e boa companhia. Estou com muitas saudades das meninas, mas em breve estarei por aí, se depende-se da minha vontade já estava aí com vcs. Beijos com gosto de fondue de chocolate.

chica disse...

Fondue é bom demais, vinho também...Boas dicas.Lindo fds,beijos,chica

Rosario renascendo...p/ Eliane disse...

Bom dia Festeira!!!, falou do programa do futura mas não o horário
please!!!!
Amiga, vou aqui caminhando lentamente diante do "novo". Somente hoje estou me sentindo melhor, mas sem grandes folias, então faz-se o founde mas o vinho fica para próxima.
Hoje ou amanhã, quero ver se vou ao cinema, Tô doida para assistir O segredo dos seus olhos. Mas depende ainda de como vou passar a manhã.
Já chorei muito, pois não estava conseguindo ver a luz no fim do tunel. Agora passado todo deesespero, vem a paz para enfrentar novos caminhos. Eu que estava empolgadissima para abrir os trabalhos do BENDIZER,eu que tinha minha vida praticamente programada até setembro, em cima de um calendário diferente de quimio, vou precisar rever TUDO, mas esse TUDO significa que estou VIVA! Que bom, vou então agradecendo a Deus por ter um bom convênvio pois a medicação nova é barra pesada, e a médica resolveu então diluir a dose e assim farei uma quimio toda segunda. Mas querida o importante mesmo é a vontade de viver que tenho.
Obrigada blog, por todas as orações, comprovem que deu certo. pensamento forte na saúde e na Vida!
Abraços agradecidos!!:)

chica disse...

Voltei pra te perguntar qual o horário do programa. Aqui no RS sabeo o canal que pega? beijos,chica

Tico e Teco da Jane disse...

Boa tarde a todos!!
Aqui eu nao tenho como degustar um fondue porque o calor ta insuportável... vou de sorvete e coca-cola quase congelada... hehehe! Só que, de ver vc escrevendo sobre esse friozinho, me dá saudades de quando morei em BH, Taubaté/Campos do Jordão... ai que frio gostoso!!
Mas, o que importa mesmo é que brindemos à vida, pois, a cada manhã as misericórdias do Senhor se renovam nas nossas vidas!!
Um grande beijo!!

Eliane Furtado disse...

Cecile,Papoula, Sil, Chica, Rosário sempre renascendo e Jane. Por enquanto, por enquanto...
Cheguei. Cansada, enjoada, exausta mas renascendo como a Rosário de Sampa
Ro....foi proposital! O horário ksksksksks. Chega de pertubar vcs com entrevsitas. ksksksks
Muitos beijos. Para todas.
Uma tacinha só , os doctors deixam. A segunda eu não conto ksksksksksks

Lulu disse...

Boa tarde, Eliane, boa tarde, pessoal do blog. Huuuummmm... fondue... delícia! Aqui em Aracaju tem restaurantes que servem, mas tem que ser em noites bem frias... frias, entenda-se, quando faz 22, 23º, que a mínima aqui não desce mais que isso. O melhor fondue que já comi foi em Campos do Jordão, quando fui ao Congresso Ibero-Americano de Psicodrama. Di-vi-no!! Mas isso tem bem uns 10 anos. E quanto ao vinho... devo dizer que os neozelandezes também são excelentes. Minha filha trouxe de lá um Pinot Noir que me levou ao paraíso! Pena que não foi acompanhando um fondue...
Hoje é feriado em SP? Ontem foi aqui. Emancipação Política de Sergipe, que há 190 anos foi desmembrado da Capitania da Bahia, tornando-se Capitania de Sergipe Del Rey...
Rosário, força, querida. Coragem, estamos aqui na torcida também por você. Você e Eliane são verdadeiros exemplos de vontade de viver. Tenho aprendido muitas coisas com vocês e ressignificado outras tantas...
Beijos mil para todos.

Cristina disse...

Olá Eliane! Descobri seu blog através do blog da Rosário. Eu também estou na luta contra o cancer de mama e estou fazendo quimio, amei seu blog, você escreve muito bem! Que Deus lhe conceda muita paz e sabedoria! Deixo aqui o link do meu blog: www.cristinapaiva.blogspot.com se quiser passa lá para gente ir trocando figurinhas e assim vamos reiventando nossas vidas e vencendo essa batalha. Bjs....

Vera do sulll disse...

Querida Eliane e blog!
Fondue é preferência de dez entre dez amigas que tenho. E como inventammmm.... carne, queijo com muitos outros queijos e CHOCOLATE... Bom vinho da Salton Desejo ou Virtude espumante ou não é bom demais... Também acompanhados de uma boa tábua de queijos, salames, copas com um belo pão italiano não recuso nunca.... Quem resistiria?
Com relação ao caso Bruno me parece que houve um certo retardo nos exames porque ele é um rapaz pobre, sem recuros e pouco conhecido hehehehehehe....
Bjs do sul ,com chuva e dia frio.
Tenha uma linda noite.

Eliane Furtado disse...

Oi queridocas. Lulu e Vera do sul.
como vão as coisas por aí - nordeste e sul? Duas regiões que me encantam.
Meninas, hoje já é sabado. vou ficar "de bobs - bobeira total!

Eliane Furtado disse...

Salve Cristina, minha nova parceira por aqui, certamente grande guerreira e vencedora.
eu estou achando que este Blog chamado do Presente está me proporcionando amigas para sempre. Acho que ele até já um só...em espírito e luta. beijocas. Vou lá claro!

Eliane Furtado disse...

Adoro este negócio de Tico e Teco. fofo.ksksks
Menina fujo do calor daí.
É sufocante mesmo.eEtou planejando desfrutar aí deste inverno rigoroso. Tomara Deus!