sexta-feira, 30 de julho de 2010

Amigos aumentam as chances de vida



Bom dia, bom dia. Sexta-feira, 30, e julho indo embora. Acordei lendo uma boa notícia: a atriz Drica Moraes, que fêz transplante de médula óssea, está se recuperando, está muito feliz e cercada de todos que a querem bem. Quando a gente é cercada de tanto carinho e afeto, a imunidade sobe e a recuperação-com certeza- é mais rápida.
Mas uma pesquisa da Universidade Brigham Young, nos Estados Unido, vai mais longe. O estudo garante que amigos são fundamentais na sobrevivência e que eles aumentam as chances de viver mais em 50%. Mas para isto é preciso ter uma boa rede de amigos. Sinceros, presentes, afetuosos. Até parece que a gente não sabia não é?!
Para os pesquisadores americanos, ter poucos amigos pode ser tão prejudicial à sobrevivência de uma pessoa como fumar 15 cigarros por dia ou ser alcoólatra.
Os cientistas acreditam que tomar conta de outras pessoas nos leva a cuidar melhor de nós mesmos.
Para Julianne Holt-Lunstad, que liderou o estudo, há muitas formas pelas quais amigos, colegas e família podem aumentar a saúde e bem-estar de uma pessoa.
"Quando alguém está conectado a um grupo e se sente responsável por outras pessoas, aquele senso de propósito e significado se traduz com a pessoa tomando conta dela mesma e assumindo menos riscos", afirmou.
Para os pesquisadores, perder o apoio social pode diminuir ainda mais as chances de sobrevivência do que obesidade ou sedentarismo.
Então, como a gente quer viver estas delícias da vida e usufruir boas e queridas amizades, vamos ficar bem juntinhos tá?! E quando a gente não puder estar lado lado, vamos nos agarrar aos bons pensamentos e vez por outra dar um alô.
Eu não tenho dúvida nenhuma que meus amigos me colocam de pé e caminhando, caminhando...
E assim vamos nós!
Bom dia rede de afeto e alegria!

23 comentários:

Papoula disse...

AMIGOS saõ REMEDINHOS sem contra indicações pq só fazem BEm E O BEM!
Lindo dia queridinha, hoje é dia de folia com Jojozinha, beijinsssssssss

Kiki disse...

Bom dia Lili! A coisa mais certa que existe, é que amigo a gente escolhe. Escolho e fui escolhida. A vida é feita de fases, uns sempre estão no pensamento e nas orações, atualmente, o foco é vc, meu e de toda sua rede de amigos que seguram "aquela" corda. Aproveite os bons fluidos que estamos te enviando.bjks

Maria Cecile disse...

Eliane, sabia mesmo que era blog alegria.

Felizes os que têm amigos!

Sem eles não somos nada, com eles alcançamos tudo.

bjsbjsbsjs.

Vera do sulll disse...

Bom dia Eliane!
Bom dia Blog!
....Amigos são mais que irmãos PORQUE é o CORAÇÃO que ESCOLHE....
Tenha um lindo dia.
Hoje temos SOL, o dia está LINDO parecendo PRIMAVERA.

Isabel A. W . De Nonno disse...

Eliane,

Ando sentindo um alivio grande... você esta mais alto astral, a Rosário teve uma melhora nos exames...é a força dessa corrente do bem!

Hoje é sexta-feira, ta sol e quentinho. Você é minha amiga e me faz bem! Espero que tudo de melhor lhe cerque sempre!

Beijo grande querida,

Bel.

Eliane Furtado disse...

Linda e querida Bel, melhor mas tremendo com a semana que vem. Haja coragem. Mas o fio de esperança eStá ligado na tomada.
Rosário é uma brava guerreira. Não cai à toa. Uma inspiração.
Bom dia PAPOULA, Não sei não...contra indicação você? Vou ler a bula kskksks
Kiki, Kiki...sinto a energia e a corda me envolvendo.
Cecile do lindo Robinho..."com AMIGOS alcançamos tudo. Lindo. Eu quem o diga!
Olha o Sullll aí , sempre presente. No Presente e por aqui.
Verinha Veroca. Escolhidos. Irmãos. Ma-ra-vi-lho-so. Verdadeiro!

Zel "Miguxa" Paulistana disse...

Alô, alô, Sampa chamando Rio!!!!!
Bom dia Eliane e Blog!!!!!

Segundo Milan Kundera (no livro "A Identidade"), "amizade é uma aliança contra a adversidade, aliança sem a qual o ser humano ficaria desarmado contra seus inimigos, e é indispensável para o bom funcionamento da memória e para a integridade do próprio eu".

Verdade, verdade, verdade. Concordo plenamente!!!!

Vinícius de Moraes, genial, já cantava:

Precisa-se de um amigo que diga que vale a pena viver, não porque a vida é bela, mas porque já se tem um amigo.
Precisa-se de um amigo para se parar de chorar. Para não se viver debruçado no passado em busca de memórias perdidas. Que nos bata nos ombros sorrindo ou chorando, mas que nos chame de amigo, para ter-se a consciência de que ainda se vive.

Beijão, querida e abraço apertado, cheio de carinho e, como disse KIKI, carregado de bons fluidos para a sua VITÓRIA!
Zel

Lulu disse...

Bom dia, Eliane, bom dia, blog da alegria. Excelente a fala de Julianne Holt-Lunstad, é a expressão da mais pura verdade. Usando uma expressão sua numa postagem anterior, "caiu como uma luva". Você não imagina o bem que está me fazendo trabalhar em CAPS, com pessoas que têm transtorno mental. Nossa, muita, mas muita coisa mudou na minha cabeça. Conheci outros mundos, outras realidades, entrei em contato com emoções que eu não sabia que podiam existir, e isso tem feito com que eu venha crescendo como pessoa. Passei a conhecer melhor e a respeitar o mundo deles. Não tem nada mais gratificante e que dinheiro nenhum paga do que você escutar um "obrigada pela paciência que você tem comigo" depois que um usuário durante a crise foi super agressivo com você, depois de você ter sofrido junto, compartilhado de sua dor. (Você acredita que uma vez me perguntaram se "doidos" sofrem?)
Todo dia agradeço a Deus por essa oportunidade de ter sob minha responsabilidade o cuidado dessas pessoas e a missão de reintegrá-los
na sociedade, pois a primeira coisa que acontece com eles é perder o apoio social. Nosso trabalho é de inclusão, tanto na sociedade, como na própria família. Eu acredito que isso tem aumentado as chances de vida de todos nós.
Mil beijos, tenham todos um excelente dia, com muita paz no coração.

Fatinha disse...

Lili,mesmo de longe sempre ligada em você e nas meninas.
Essa corda é fundamental!Une,não deixa que nos percamos e se precisar nos levanta tambem!
Beijo

Eliane Furtado disse...

Miguxa Zellll -"Aliança contra a adversidade..." Muito bom.
Bom dia Lulu, que bom ter vocês aqui para cuidar de mim.
E vc tem razão, bom ter esta missão de se dedicar não é?
Enobrece!
Bons fluidos e boas energias nesta sexta de dia ensolarado no Rio!

Eliane Furtado disse...

Hei Fatinha, já cansei deSta distância(Miguxas todas cansaram) . Vem logo, a saudade aperta no peito.
Sinto seus pensamentos comigo.
A corda não é fraca não!

Unknown disse...

Amigos são os nossos antídotos para os problemas.

;D

Grande beijo. Bom fim de semana!

Eliane Furtado disse...

AH...se são...prazer em vê-lo por aqui.

Bibi &Lilian disse...

Nós sempre precisamos de amigos. Gente que seja capaz de nos indicar direções, dispertar o que temos de melhor e ajudar a retirar excessos que nos tornam pesados. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos.
Pe. Fábio de Melo

Obrigada pela visita em nosso blog. nós mais do que ninguém sabemos de como a amizade cura, receba a nossa amizade e carinho, bom fim de semana, boa limonada.

NA PISTA COM ELES ... disse...

Viva os amigos!!!!!
Aproveito a oprtunidade para dizer que sua amizade me faz rir, me faz feliz e que agradeço a sorte de ter encontrado vc neste caminho que se chama vida.
um bom fim de semana e sinta meu abraço.
bjsbjsbjs

Cristina disse...

Como diz nosso querido Milton Nascimento" Amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito, dentro do coração" , Como é bom ter amigos, eles nos levantam, nos dão ânimo, vontade de viver! Agradeço à Deus pelos amigos que tenho e por todos esses, assim como vc, que fiz através do blog! Receba meu abraço bem apertado com pitadas de cura para vc! Bjsssssssssssss Ah! Vou seguir a dica da Rosário e vou ler seu livro!

Tico e Teco da Jane disse...

Oi guerreira! Obrigada pela visita!!
Ótimo post... pesquisas que provam que a vida é mais do que ter bens e sucesso! Nao se pode ignorar o bem que recebemos do fato de compartilharmos nosso tempo com pessoas que nos amam!
Um beijo grande... to me recuperando da dor na coluna, mas, os remedios sao fortes e me dao muito sono!
Bjs
Tenham um fim de semana abencoado!!

CHIQUINHA disse...

Ter amigos é tudo de bom, resgatá-los, melhor ainda.Cada um traz uma estória de vida diferente, que somada às nossas nos enriquecem e nos fazem crescer mais.Quanta coisa boa revivemos e vivemos no reencontro das Assuncetes! E ainda vamos nos curtir muuuuito, por muito tempo. Não fique tremendo pela 6a. feira, fique sim, cheia de esperança assim como todas nós estamos.Sexta-feira vai ser um dia de boas notícias, tenha certeza disso. Deus está no comando.
Bj,bjs

CHIQUINHA disse...

Não precisa ler a bula.Papoula tem ópio querida, use com moderação...
kkkkkkkkkkkkkkk
Bjs

Papoula, uma COLHER DE SOPA pela manhã disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Chiquinha está agora foi demaisssssssssss, estou sendo "receitada" com moderação kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mas posso te afirmar que andam tomando "dosagens excessivas e os "efeitos colaterais " são de rachar de rir kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk lindo fim de semana p vc queridoca, ADOLOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO VC e ainda te levo p o FORRÓ DE S. CRISTOVÃO!

jungleworldcitizen disse...

Bom dia, Eliane =) Que notícia boa!

"Amigos são a família que a gente escolhe"
Tenho poucos, e agora? hehehe
Não me preocupo tanto já que são poucos, mas bons.
E todos os dias tento cultivar um pouquinho os que tenho e os que quero ter, gente bacana como você, por exemplo =)
Um ótimo fim de semana!

Eliane Furtado disse...

kskskskskks ópio ksksksksksks muito boa Chiquinha.
Oi turma, só hoje domingo pude passar neste tópico pra agradecer tantas visitas, tantos queridos e queridas, tantas guerreiras maravilhosas.
Vou visitar vocês.
E salve Jungle!

M.Rosario//BENDIZER disse...

Adooooro amigos, adoooooro!!!
Lembre-se sempre em momentos delicados..."como uma bicicleta de pé e em frente".
Sei o quanto isso fica dificil na prática em vários momentos mas, temos que ficar de prontidão o tempo todo. Sexta foi um super dia!!!
Sabado, remedinhos e carinho de LindaZ para alivio de dores fisicas por ter abusado demais na sexta.
Amanhã tem luta. Desejo á você minha querida, mais um pouquinho de força e, vamos lutando até que tudo fique numa maré mansa!
Abraços Paulista!!! está começando a esfriar por aqui :)