quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Zumbi sinônimo de guerreiro, como nós!

Já registrei que hoje é dia e Zumbi. Mas importante é falar que ele é considerado o principal símbolo da luta e resistência do povo negro no Brasil. Nasceu em 1655, em Alagoas, terra que adoro, e morreu em 1695.
Zumbi, na língua afro, quer dizer guerreiro e foi esse o nome que adotou quando passou a assumir a luta contra a escravidão no Quilombo dos Palmares. Liderou uma guerra civil contra os portugueses durante 14 anos e foi morto numa embocada, em 20 de novembro.
Além de guerreiro, tinha coragem, força e fé.
Como nós!

23 comentários:

Anônimo disse...

VOU HOMENAGEAR UM PERSONAGEM LOCAL. UMA GRAÇA DE HOMEM QUE , SORRISO LARGO E LINDO, TRANCINHAS COLORIDAS, GINGADO NO ANDAR CABELO E PELE BLACK, QUE FAZ A ALEGRIA DE GERAÇÕES E GERAÇÕES NAS AREIAS DO LEME. PROFESSOR GALOCHA !!! SABE TUDO DE FUTEBOL, DE DRIBLES... COMO DRIBLA BEM !!! sem maldade, sem maldade !!!

Anônimo disse...

VIZINHA, VIZINHA, vc someeeeeeee e quando APARECEEEEEEEEEEE, ohhhhhhhhh myyyyyyyyy godddddddd, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...conta direitimmmmmmmmm este CAUSO, AGORAAAAAAA, QUERO SABERRRRRRRR!!!!!!!!

Aí VIZINHA, ele tem LAJE p ALUGAR???
Tenho algumas CANDIDATAS A "VOVÓ DA LAJE " que estão DESALEJADAS, será que ele pode ALUGAR por TEMPORADA???KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, veja o preço com ele e me fala, AS MENINAS, AGUARDAM, precisamos mt das fotos e tem que ser NAS LAJESSSSSSSSS, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Anônimo disse...

Hoje por este nosso lindo BRASILZÃO lindas comemorações folclóricas e uma das que AMOOOOOOOOO,SOU ENCANTADA, saõ as animadíssimas CONGADAS, vcs conhecem????

Na minha cidade, SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO, SUL DE MINAS, tem belíssimo desfile dos CONGADAS/CONGADEIROS, roupas DE CETIM super coloridas, chapéus com fitas de todas as cores que arrastam pelo chão, aquela batida nos tambores, nossa, só assistindo para que vocês tenham idéia do que é esta festa!!!!

Mês de DEZEMBRO é o Mês das CONGADAS, os hotéis de SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO lotam, gente dos quatro cantos e muitos gringos, curtindo esta linda festa que surgiu nas SENZALAS!!!

VIVA ZUMBI, O GRANDE GUERREIRO!!!

Lulu disse...

Dia também de homenagem a João Cândido Felisberto, o Almirante negro, que liderou marinheiros contra o castigo das chibatadas impingido pelos oficiais da Marinha do Brasil... hoje João Bosco e Aldir Blanc não podem mais dizer que ele "tem por monumento as pedras pisadas do cais" (a música Mestre-sala dos mares, por sinal censurada, pois foi feita na época da ditadura militar, e só pôde ser liberada com alterações), pois está sendo inaugurado um monumento oficial em sua homenagem no Rio de Janeiro...
Salve o Almirante Negro!!!!
Salve Zumbi dos Palmares!!!

Lulu disse...

A letra da música, em seu original (lembram que João Bosco cantava "na figura de um bravo FEITICEIRO", e não marinheiro, e "conhecido como o NAVEGANTE negro" em vez de almirante?)


Mestre-Sala dos Mares
(João Bosco e Aldir Blanc)

Há muito tempo nas águas da Guanabara
O dragão do mar reapareceu
Na figura de um bravo MARINHEIRO
A quem a história não esqueceu
Conhecido como ALMIRANTE negro
Tinha a dignidade de um mestre-sala
E ao acenar pelo mar, na alegria das regatas
Foi saudado no porto
Pelas mocinhas francesas
Jovens polacas e por batalhões de mulatas

Rubras cascatas
Jorravam das costas dos negros
Entre cantos e chibatas
Inundando o coração
Do pessoal do porão
Que a exemplo do MARINHEIRO gritava, então:

Glória aos piratas, às mulatas, às sereias,
Glória à farofa, à cachaça, às baleias,
Glória a todas as lutas inglórias
Que através da nossa história
Não esqueceram jamais.........

Salve o ALMIRANTE negro
Que tem por monumento
As pedras pisadas do cais

(Mas, salve...)
Salve o ALMIRANTE negro
Que tem por monumento
As pedras pisadas do cais

Cantemos!!!!!

Anônimo disse...

Bolerão, conheço sua cidade e esta festa,Congadas,realmente é linda! normalmente passamos o fim de ano em ´S. Seb. do Paraíso, curtimos as congadas desde nossa infância porque temos familiares e muitos amigos por lá, ficamos sempre em Termópolis, hotel fazenda delicioso!
Quem sabe se um dia não nos veremos por lá, não é mesmo?
Patricia

Anônimo disse...

Minha querida vizinha, ele merece. Tem foto dele aí? Vamos fazer entrevista com ele?

Anônimo disse...

BOLERÃO, DEPOIS DA LAJE, VAI DE SENSALA?
Aquelas que são iguais bangalos...cheia de morenos ...
Ah My God, digo eu. Não aguento mais ficar nesta fábrica de gelo.
Estou virando pinguin.
Sabia que os pinguins não se separam nunca? Nem nesta vida e nem em outras.

Anônimo disse...

Lulu...sempre atenda e nos informando.

Anônimo disse...

Patrícia, quero ir para lá. Mande detalhes. Vou com ou sem Bolerão.

Anônimo disse...

FOTO DO GALOCHA ??? tENHO NÃO... MAS É UMA IDÉIA ! GARANTO QUE ELE VAI ADORAR POSAR PRAS BLOGUETES.

Anônimo disse...

OI Pat, nossa, este mundo é mesmo uma cabecinha de alfinete, meu Deusssssssss!!!!!!!!
Menina, Termópolis é de pessoas muito ligadas a nós, temos até DIÁRIAS ESPECIAIS, rs,sr,sr,sr,sr,sr,r,rs,sr,sr, seu Cunha é nome de casada ou solteira? SE vc está sempre lá com certeza já nos cruzamos e quem sabe naõ nos conhecemos, vou adorarrrr trocar figurinhas com vc.

Lili, mandarei p seu email o site deste hotel, nossa, lugar lindo, super repousante e já me proporcionou NOITESSSS INESQUECÍVEISSSSSSSSSS!!!!!!!!!
Esta época do ano até depois do Carna não se conseguem mais reservas, hospedes fiéis de Sampa lotam para Natal, Reveillon, Carna, uma loucura e para quem tem crianças, é maravilhosoooooooo!!!!!!!
Não tem luxo, é hotel fazenda mas, tudo super limpo, comida mineiraa, doces mineiríssimosssss, tudo gostosíssimooooooooo, vamosssssss Lili????

Lulu disse...

Eliane, você acredita que no ato de inauguração do monumento pelo presidente Lula a João Cândido, que foi anistiado post mortem (ele tinha sido expulso da Marinha após o levante)não compareceu nenhum representante da Marinha?
Essa mancha na nossa história deixou sua nódoa.....

Anônimo disse...

????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Lulu disse...

Para o anônimo que está por fora do que aconteceu e está acontecendo na história do Brasil, eu explico, ou melhor, eu transcrevo a matéria que saiu no jornal Estado de São Paulo. Na 4ª postagem de cima para baixo, eu fiz a minha homenagem a João Cândido, conhecido na história como o Almirante Negro, imortalizado como herói, cantado por João Bosco na música Mestre-Sala dos Mares e que ontem, no dia da Consciência Negra, teve um monumento inaugurado pelo Presidente Lula em sua honra.
Este blog também é cultura.

Lula homenageia Almirante Negro
Já Marinha ignora inauguração de estátua de João Cândido no centro do Rio

Wilson Tosta, RIO

Em solenidade sem representantes da Marinha e do Ministério da Defesa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reinaugurou ontem no Rio, à beira-mar, a estátua do marinheiro negro João Cândido Felisberto, líder da Revolta da Chibata. Lula comparou o homenageado a outros personagens da história brasileira que enfrentaram militares- o beato Antônio Conselheiro, líder de Canudos, no início da República; Gregório Bezerra, comunista torturado em 1964; e o guerrilheiro Carlos Marighela, morto em 1969 - e disse que os brasileiros “precisam aprender a transformar seus mortos em heróis”.

Na cerimônia, João Cândido foi chamado de “almirante”, embora a Marinha o considere chefe de um motim contra a hierarquia. “Não sei quantos brasileiros hoje teriam coragem de se rebelar contra seus comandantes”, afirmou Lula, diante de representantes de movimentos contra o racismo e do público que comemorava o Dia Nacional da Consciência Negra.

Devido a resistências da Marinha, a estátua levou anos para chegar à Praça XV, no centro do Rio. Antes, ficou no Museu da República.

Ocorrida em 1910, a Revolta da Chibata foi um levante de marinheiros, a maioria negros, contra castigos com chicote que lhes eram impingidos por oficiais. Os revoltosos dispararam canhões contra o Rio. Seis pessoas morreram.

Preso e expulso, João Cândido morreu em 1969. Só em 24 de julho passado foi anistiado, graças a projeto da senadora Marina Silva (PT-AC) aprovado pelo Congresso e sancionado por Lula. O episódio é tema da música O Mestre-Sala dos Mares, de João Bosco e Aldir Blanc.

Em seu discurso, o presidente afirmou que João Cândido era um “homem negro que foi perseguido por ter consciência política”. “Finalmente, João Cândido virou cidadão brasileiro, livre de preconceito.” Lula exaltou a mistura de raças que formou o povo brasileiro e destacou a importância da eleição de Barack Obama para presidente dos Estados Unidos.

O presidente afirmou que seu futuro colega americano deve pensar como ele pensava ao assumir, em 2003, quando se convenceu de que, se falhasse, os trabalhadores seriam responsabilizados. “O Obama tem que entrar e dizer: Tenho que recuperar a economia americana, senão vão jogar esse desastre dos brancos em cima dos negros”, afirmou Lula.

Anônimo disse...

Oi Lulu não sabia não. Mas gostei deste esclarecimento.
Meus anônimos querem mais se divertir, mas é bom de vez em quando a gente ficar com os pés na terra.
Eu estou precisando de fincá-los. beijo.

Anônimo disse...

MENOS... MENOS ...

Anônimo disse...

Nossa, o que é isto???

O Blog mudou de rumo???

Gente, política não, vão arrasar com este blog tão legal!

Anônimo disse...

Alguém esclareceu demais... Oi Gente, voltamos ao normal ?! Calma, Gustavo, não se afaste.. nada de politicagem por aqui !
Hoje é sábado, DIA DE SAIAS CURTAS !!!!!!!!!!! Muia prosa no ar, muita alegria, gente !!!! porque hoje é sábado !

Anônimo disse...

Vinicius de Moraes


--------------------------------------------------------------------------------
O dia da criação

Macho e fêmea os criou.
Gênese, 1, 27


Hoje é sábado, amanhã é domingo
A vida vem em ondas, como o mar
Os bondes andam em cima dos trilhos
E Nosso Senhor Jesus Cristo morreu na cruz para nos salvar.



Hoje é sábado, amanhã é domingo
Não há nada como o tempo para passar
Foi muita bondade de Nosso Senhor Jesus Cristo
Mas por via das dúvidas livrai-nos meu Deus de todo mal.


Hoje é sábado, amanhã é domingo
Amanhã não gosta de ver ninguém bem
Hoje é que é o dia do presente
O dia é sábado.



Impossível fugir a essa dura realidade
Neste momento todos os bares estão repletos de homens vazios
Todos os namorados estão de mãos entrelaçadas
Todos os maridos estão funcionando regularmente
Todas as mulheres estão atentas
Porque hoje é sábado.

Anônimo disse...

Pombas, não me levem a mal mas política não tem nada em comum com este blog, não percebeu ainda?

Bom sábado para aqueles que animam , alegram o blog,precisamos de alegria, alguém aí precisa voltar com aquele tópico NO CHATOS!
bjs

O SOMBRA

Lulu disse...

A ênfase da postagem não foi em política, mas sim nas pessoas guerreiras, como nós todos aqui, pessoas que deram seu sangue por uma sociedade melhor, por um mundo sem preconceitos, pela garantia de seus direitos como cidadão... e também, como estamos vendo abertamente, na intolerância manifestada por certos segmentos...
Não tenho culpa se algumas pessoas olharam pelo lado político.
Eu, pessoalmente, não suporto política partidária...

Anônimo disse...

TODO MUNDO PERDOADO !!!!!!!!!!!!!!! TODO MUNDO BOMBANDO NO PIQUENIQUE DA PRAIA !!!!!!!!!!!!! VAMOS LÁ GENTE ! Pastel, coxinhas (várias...) sanduba de pernil com limão, farofinha, pastel de carne seca, muito funk, muita batida Cuidado com a políciaaaaaaa !!!!!!!