sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Português do Brasil

A vida tem tantas regras e agora temos que incorporar mais estas. Atualizem-se.
Com o novo acordo ortográfico, o nosso alfabeto passa a ter 26 letras, com a inclusão de três letras: k -W e Y
O hífem permanece sempre diante do h, de duas vogais plurais. E deixará de existir quando o prefixo termina em vogal com que se inicia o segundo elemento( auto-escola vira autoescola), e quando o prefixo termina com vogal e o segundo elemento começa por r ou s, duplicam-se essas letras( mini-saia vira minissaias e contra regra vira contrarregras).
Não se usa mais trema, com os prefixos circum e pan diante da palavra iniciada por m, n, vogal( pan-americano). E quando o prefixo termina por consoante e o segundo elemento começa pela mesma consoante(inter-racional, super-resistente).
Agora vejam os acentos:
Acento cirucunflexo - não se usa mais o acento das palavras terminadas em êem e ôos.
Exemplo: abençôo vira abençoo e dêem vira deem.
Acento agudo - não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paróxitonas -que tem acento tônico na última sílaba. Exemplo:geléia vira geleia e jóia vira joia
Acento diferenciado- Não se usa mais o acento que diferenciava os pares pára/para, pêla(a)s/pela(s), pólos/polos e pêra/pera.
Permanecem os acentos que diferenciam o plural do singular(eles têm/eles tem), os acentos em pôde/pode, pôr/por e forma/fôrma.

6 comentários:

Anônimo disse...

Vou dizer uma coisinha que todos nós já sabemos, ISTO VAI DAR NÓ NAS CABECINHAS, ahhhhhhhhhhhhh se vaiiiiiiiiii!!!

O povo brasileiro tem uma dificuldade terrível com nosso idioma e agora, com todas estas modificações, karacaaaaaaaaaaaaaaaaa,o NÓS FAZ, CABESSA, CONCERTA, OFISSINA,etc, quantas piadas surgirão com as provas dos ENEMS, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, vamos ter que usar FRALDÕES para não darmos vexames com os besteirois , kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, só Joaninha vai escrever direitinho, vovózinha Bolerão e tia Lili serão suas profs, tadinhaaaaaaaa!!!!

Anônimo disse...

Vcs já pensaram qts POBREMAS tudo isto vai causar??? Nem é bom pensar, uma perguntinha, o TIL do meu BRIGAGÃO tb vai sumirrrrr???

Ahhhhhhhhhhh, quero nãooooooo, adoroooooooooo o TIL, aquela cobrinha tão bonitinha, charmosinha, adorooooooooo COBRINHAS, COBRÕES, esper que não ACABEM nunquinha rs,sr,sr,rs,rs,sr,sr...

Anônimo disse...

Outra perguntinha:VALSA vai continuar com S ou tb terei q modificar meu CODNOME para Menina da VALÇA???rs,rs,rs,sr,sr,sr, quero nãooooooooooooooo...

Anônimo disse...

Til não vai sumir.
Joaninha vai ser uma expert em portuga.
E fraldão quem vai usar é vóvó. Eu estou preparando meu duas peças ( coisa antiga) para o verão.
Tô indo, tô indo. Mas sempre volto.

Anônimo disse...

Não entendo porque essa mudança. Mal a gente se acostuma e lá vem novas regras. Em países desenvolvidos isso não acontece... Irina vai endoidar !!!!!!! Nossas Joaninhas, Gaias e Rafaelzinhos vão tirar isso de letra e nos dar um banho ! eu vou parar de escrever de vez !

Anônimo disse...

Eu vou só falar, falar, falar...
Minha revisora Irina vai me enlouquecer.