sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Pingos nos "iis"

Olá amigos do blog mais bem humorado do planeta.
Resolvi me isolar deste ontem para colocar a cabeça e coração em ordem. As vêzes é preciso colocar os pingos nos "iiis"como diria minha mãe. Pingos nos "iiis" é aquela expressão que aprendi, quando a gente precisa conversar, ouvir, sentir, olhar, tudo com uma intenção: ver se estamos na direção certa. Ou como diz uma velha amiga, ver se a gente se enganou em algum momento diante de uma situação inovadora, maravilhosa.
É,porque como ela mesmo diz, às vêzes "a gente pensa, mas se engana. "
Esta conversa entre amigas estará no meu próximo livro. Eu
sonho que o final seja o meu, escrito por mim.
A minha sexta-feira tem sido de reflexão. Estou aqui, de olho em vocês, andando por aí. Só. Apesar do meu espírito ser alegre, sinto que a vida tem sempre um desafio à minha frente.
Mas não vou desistir. Talvez não de tudo.

54 comentários:

Anônimo disse...

Hortência,

Nunca desista, estamos todos juntos, orando, pensamentos positivos e disponíveis para o que der e vier. Conte sempre comigo. Levanta, sacode a poeira e dê a volta por, cima, não desanima ...... por favor. Já pôs os pingos nos iiis? Agora chega, vamos em frente. Estou esperando sugestões, comentários, críticas, gargalhadas, o que vier eu traço. Você sabe do que estou falando.

Bjs
Camélia (me aguarde)

Anônimo disse...

Querida, não falo de pedrê. Fique tranquila. Falo deoutras coisas.
A gente não tem controle de nada não é.
Mas pode mudar. Se proteger.
Agora, aqui, isolada, bem longe de tudo, recebi o email de minha sobrinha Gisela. Renovador.

Anônimo disse...

Hortência,

Mesmo você se isolando, sempre haverá uma maneira de ser surpreendida pelo inesperado, coisas renovadoras, boas, e que levantam o astral.

Fique bem.
Camélia

Anônimo disse...

Acho melhor vc baixar à terra e se juntar aqui. Nada de isolamento nesse momento. Bom é andar, ver gente, comer fora, ir ao cinema, rir muito, falar bobagens, fofocar, agitar !!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Bem vizinha, acho que foi realmente uma fria ter me isolado. O que vale é que estou conhecendo Beatriz,Bernardo, o louro e a casa linda. Falta o Naldo.
Tô chegando.
bjj eliane

Anônimo disse...

a minha 6a f está sendo muito boa.

Fui assistir um sarau de uma amiga(que organizou). Os pais dela tocam juntos com outros senis. Eles fazem parte da faculdade da UERJ. Fiquei maravilhada com esta riquíssima experiência.

Que vc. tenha um resto de 6a feira.

Bjocas,
Isa.

Rodrigo disse...

Boa tarde, salve!!!!
Eliane, já te disse umas duas ou tres vezes, acho...
A vida não é boa, má ou cruel.
Ela é avassaladora!!!
A nós, cabe seguirmos adiante, ir em frente, sempre. Amigos, família
e contar com agente mesmo é o tom.
Cada um tem sua história, me surpreendeu Vera ter dito, sem eu perceber, aquilo que você sabe.
Mas, estamos ai, rindo, sorrindo,
v i v e n d o a vida e curtindo
os momentos que ela nos proporciona, os bons e não tão bons assim. També já te disse que tu tens um monte de gente especial,
que te curte, te quer bem, que gosta e que torce por você.
Não os decepcione, não se decepcione!!!
Beijão, Rodrigo e Vera

Anônimo disse...

Isa, a minha tb está legal. Só que às vêzes bate uma solidão. Estou cercada de uma amada amiga, mas ...
bj na Daisy

Anônimo disse...

Isa, a minha tb está legal. Só que às vêzes bate uma solidão. Estou cercada de uma amada amiga, mas ...
bj na Daisy

Anônimo disse...

Isa, a minha tb está legal. Só que às vêzes bate uma solidão. Estou cercada de uma amada amiga, mas ...
bj na Daisy

Anônimo disse...

Querido Rodrigo, saudade imensa. Preciso terminar minha crônica que tem título já: Rodrigo e Vera.
Amigo decepção a gente não procura, acontece. Vou apostar sempre que a vida reserva tb boas surpresas.

Anônimo disse...

Hortência,

Não precisa apostar, a vida também nos reserva boas surpresas. Confie sempre.
Muita saudade.

Bjs
Camélia - Por onde anda a nossa máximaaaaaaaaaaaaaa blogueiraaaaaaaaaaaaa BOLERÃO. Estou sentindo falta da caipilaje, concurso, cachorrões, Dentão, laje, piscina e por aí vai.

Camelinha

CHIQUINHA disse...

É memso, Bolerão hj não apareceu... Deve estar arrumando a laje e produzindo modelitos para as fotos do concurso.
Vem coisa por aí...rsrsrsrs

CHIQUINHA disse...

Eliane, essas reflexões são boas, muito boas. Nos ajuda a entrar no eixo, no fluxo do Amor, pingos nos iis como vc disse. A solidão nem sempre é sinal de depre, tbm pode ser uma necessidade saudável.

Anônimo disse...

Querida Chiquinha Chiquérrima
Porque a gente não não pode simplesmente desenrolar a vida? Porque o ser humano é tãaooooooooooo
complicado. a VIDA É LINDA, CURTA E AVASSALADORA.

Anônimo disse...

HELLOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO, que tantossssssss IIIIIIIIIISSSSS vc tem p colocar PINGOSSSS??????? OXEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE, Liliiiiiiiiiiiii, A VIDA NÃO É COMPLICADA NÃOOOOOOO, NÓS É QUE AS VEZES FAZEMOS COM QUE UM COPO D'AGUA SE TRANSFORME NAQUELE BELÍSSIMOOOOOOOOOOOOO PISCINÃOOOOOOOOO, ALOUUUUUUUUUUU, VOU COLOCAR UM FORRÓ AQUIIIIIIIII E VAMOSSSSSSSSSSSSS EM FRENTE QUE ATRÁS VEM GENTEEEEEEEEEEEEEE!!!!!!!

Sua amiga tem razãoooooooooo, nem sempre o que pensamos ou "queremos entender" é realmente a "mensagem" que nos passaram, tudo depende do momento que estamos vivendo, PÉZINHO NO CHÃO, A VIDA É LINDAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA, SEUS AMIGOS/AS TE AMAMMMMMMMMMMMMM e olhe, este amorrrrrrrrrr de amigos verdadeiros não termina nuncaaaaaaaaaaaaaa enquanto o outro ...CÂMBIO, COPIADO E ENTENDIDO??? QQ coisa , BIP, BIP, estamos te esperando para o PIC NIC COM O GALOCHAAAAAAAA, VIZINHA E EU NA COZINHA PREPARANDO DELÍCIAS E TENHO MTS NOVIDADES SOBRE O VOVÓ NA LAJE, VEM LOGOOOOOOOOO CHARMOSA, SENTIMOS MT SUA FALTA!!!!

Anônimo disse...

VIZINHAAAAAAAAA, vc está p aí???

CAMELINHAAAAAAAAAAA,CÂMBIO???

CHIQUINHA, BIP , BIP???

Todas no plantão do PIC NIC???

Demorei para aparecer pq minha nova RECEITA DE COXILAJES precisava ser testada e passei no ESQUELETÃO chamei meu camarada ZEZÃO E DENTÃO para provarem, VIU COMO SOU AMIGA???KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, POUPEI VCS, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, os dois COBAIAS, APROVARAM e estou aqui fritando as COXILAJES, p o PIC NIC, amanhã, antes de sair, esquento no forninho e coloco no ISOPORZÃO PINK, vai ficar tudo quentim quentimmmmmmm, vcs vão morrerrrrrrr de tantooooooo comerrrrr, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...VIZINHAAAAAAAAAA, como vc mais pertinho do nosso praião, dá p levar a NOSSA BARRACA ROXA/PINK, LARANJA??? É que assim AS MENINAS nos encontrarão mais fácil, vc não acha???

Anônimo disse...

PATY ORDENA E GRITA!!! QUERO TE VER!!!!
O Q POSSO TE AJUDAR????
BJS!

Anônimo disse...

Isto mesmo Paty, vamos colocar Lili no BLOG DA ALEGRIA, me ajude, vamos na serra buscá-la???

VOLTAAAAAAAAAA LILI, suas MIGUXAS TE ESPERAMMMMMMMMMM!!!!!!!!!

CHIQUINHA disse...

Com essa barraca Roxa/Pink/Laranja e mais euzinha com minha brancura...
IMPOSSÍVEL não nos acharem!
kkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Não entendi essa de isolamento... sinceramente ... como diz a Chiquinha, isolamento é muito bom quando a gente está com a cuca fresca, sem grilos.Não tem coisa mais legal que conviver com s gente mesma, curtir um bom livro, ouvir música, tomar uma bebidinha sozinha... não faz mal algum. Pelo contrário. É um exercicio de vida, de conhecimento mas tem hora pra tudo...

CHIQUINHA disse...

Bolerão, vc que é boa de receitas, arruma uma aí de um bom filtro solar caseiro. Tenho que proteger minha sensível cutis, senão... Só vai faltar colocar o espeto (ai! que dor!)para eu virar peça do churrasco na laje, adeus concurso,fia...

Anônimo disse...

Já tou aprontando aqui as coisas pra levar. Barraca pink de bolinhas, outra roxa com lilás claro, chapelão, urucum e coca pra misturar e dar aquele bronze.. celular pink pra falar com a galera, esteira, cadeira de plástico, isopor com o escudo do meu time, canudinho pra caipilaje, adoçante, biscoito de pacote pras crianças... tem sempre criança, não ? mamadeira pro Fredibil. Que mais ????

Anônimo disse...

CHINQUINHA, minha filha, FILTRO SOLAR P VCCCCCCCCC???

Nesta BRANCURA DE NEVE vc tem que ir de BURKA p nosso pic nic, não tem FILTRO QUE DÊ JEITO em todos causo, darei uma pesquisada no MEU LIVRÃO DE SOPÃO quem sabe sai alguma receitinha dali, ME AGUARDE!!!!!

Anônimo disse...

Bolerão,

Caipilaje com coxilajes vai ser o máximo kakakkakakka Adorei, vou providenciar meu kit urgente, estou a caminho da nossa farra, estou nos preparativos.....Me aguardem, Hortência, Hellooooooo!!!!
Já tem novidade no concurso, a mais nova receita da Bo, a coxilaje, como somos gulosas, vamos experimentar?
Bo, já estou antenada, ok?
Bjs
Camélia

Anônimo disse...

VIZINHA, o biscoitim das crianças é com recheio de morango e a marca é HIPOPÓ, bom que só!!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, olha, a Camélia tá levando aquele tremendo ÓLEO TAM O TOM, um espetáculo e a Lili vai levar Rayto del Sol e eu vou levar aquele de BETERRABA, CENOURA, ÓLEO DE AVIÃO E GOTINHAS DE COCA, KARACAAAAAAAAAAAAAAA, CHIQUINHA, já estou até escutando o BARULHINHO DA SUA FRITURA, vc vai tostarrrrrrrrrrrrrrrrrr, kkkkkkkkkkkkkkkkkk, tadinha da Chica!!!!!Vai levar o Kiko??/Daremos os ossos dos frangos p ele, tá legal?

Ohhhhhhhhh, pode deixar que eu levo os "boiões de câmara de ar de caminhão", isto NÃO PODE FALTARRRRRRRRR, tds nós BOIANDOOOOOOOOOOOOOOOO, QUE SUCESSOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!
VIZINHA, meu isoporzão PINK tem escudão do FRAMENGO e o seu???
Esteirinhas com flores, toalhão dos timões da city e olha, to levando meu som, pic nic sem funkão não tem menor graça, se quiserem pagode, levem pq meuZezão só curte MC BUSCLETA E NENEM!!!!
Eita sabadãoooooooooo!!!!!!!

Anônimo disse...

CAMÉLIA E VIZINHA, abram seus emails, MISTÉRIOOOOOOOOOOO, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, vão ver!!!!

CHIQUINHA disse...

KKKKKKKKKKKKKK VAMOS ARRAZAR!!!
NÃO VAI TER PRA NINGUÉM, SÓ VAI DÁ NOISES.
ALO,ALO, LILI, VC QUE É BEM RELACIONADA, VÊ SE FALA COM A REVISTA FUÇAS! VAI SER UM FURO DE REPORTAGEM SENSACIONAL. MUITO MELHOR DO QUE AQUELES LUGARES MONÓTONOS QUE ELES CONVIDAM AQUELA GENTE TÃO SEM GRAÇA... E A COMIDA QUE SERVEM, NÉ? TÃO CHINFRIM...
NADA À ALTURA DOS QUITUTES DE NOSSA CHEF BOLERÃO!

Anônimo disse...

Bolerão

Já abri e respondi, vou mandar um outro com um Funk especial, escolhido pelo meu Tosão Panda, vai bombar na Laje, não perca Kakkakkakaakkakakka
Hortência vou mandar o Funk para você também, precisamos escolher a trilha sonora funkeira do concurso, não é mesmo BO?


Bjs
Camélia

Anônimo disse...

ufaaaaaa, ufaaaaaaaaa, ufaaaaaaaaaaaaaaa, meninassssssss, helppppppppp, to aqui SOPRANDOOOOOOOOO tentando encher as câmaras masssssss, tá muitooooooooooo difícilllllllll, é soprando mesmo que se enche istooooooooo??/Acho que vou deixar p o Dentão ou o Galocha pq assim não darei conta dos meus PASTELAJE di sardinha, tá tudo uma gostosura, tô pensando nos sanduba de MORTALAJE, qui vcs acha disso???
Mortalaje na BISNAGA CUM GUARANA DI ABACAXI, eitaaaaaaaaaaa, matei a pau, né não???

Chiquinha, cê tem razão, eles leva aquela gente praqueles castelim xoxo, trem sem graça, fica comendo aquelas comidinha só meim do prato, povim miserave, sô!!!!
A FUÇAS vai bater a vendage cum nosso pic nic, duvido qui este povim dos castelo já tem feito algo assim tão chic qui nem nós, né não?

Vou lá olhar Camélia, to indo!!!

Anônimo disse...

Bolerão,

A festança vai bombar geral kakkaakakk
Já preparei a mistureba, vou repetir mais uma vez a receitinha básica para um bronze delícia com direito a queimaduras, depois de passar é só o freguês escolher se vai ser de 1º grau, 2º ou 3º. lá vai: Tam o Tom, óleo Johnson, gotinhas de óleo de avião, sementes de urucum, dendê, óleo de amêndoas, Coca-Cola, canela e se quiserem acrescentar mais alguma coisa fiquem à vontade. Depois corre para fritura. Kakakkakkak
Estou preparando o book, está no forno, vai sair a qualquer momento. Me aguardem.

Camélia

Anônimo disse...

Cada topico deste blog tem uma carga de emoção. muitas vezes é um assunto serio e os comentarios parece que estão numa montanha russa...a emoção vai subindo, parece q. vai ganhar tensão e de repente........vira uma grande zona...ou melhor um carnaval. O q. melhor do q. isso? Aqui ninguem coloca ponto nos iis, não vale a pena....para que? Eliane, não sei pq vc queria pingar os iis, mas com Bolerão, Chiquinha e essas vizinhas, desiste é melhor nem acentuar palavras.....elas te ganham e viva suas blogeiras!

Anônimo disse...

Que post animado, animadíssimo, Bolerão, Camélia, Vizinha, Chiquinha, Quilma, quanta alegria,, isto é saúde, beleza, super, turma de peso Lili e sinto, amigas para todos os momentos, levantam até defunto!

To muito afim de participar deste pic nic, vou levar meu pranjão década 40, minha sandália franciscana (quem lembra?)e meu sungão tampa umbigo,sou muito tímido, rs,rs, partes íntimas não mostro!!Tenho que levar aquela pomada branca p proteger nariz e bochechas, esqueci o nome, vocês sabem qual é , não sabem?
Os pastel de carne moida D. maria faz e levo no meu cestão e guaraná tubaina, que festa!!!
To indo, to indo, assim que acabar de fritas os pastel, chego! Té mais.

O SOMBRA

Anônimo disse...

Para todos os meus amores de amizade:
Quilma tem razão: pra que mesmo pingos nos "iiisss"... a esta altura?
Ontem fiquei com uma amiga ammmmmmmmmadíssima aqui na serra, é pessoal estou em casa. Meu espírito é das montanhas.
Hoje vou mergulhar em casa de outro amigo.
volto com novidades.
Meus amores, não estou deprê não, nem triste, estou só em alfa.
Paty, Camélia, Bolerão, Chiquinha, vizinha, tô voltando. Firme como sempre. com o coração na mão, mas sempre firme
um grande beijo. vou para o pic nic.

Desculpe não responder a cada um. Mas todos e todas moram no meu coração.
Sombra, até você, mesmo sem saber quem vc é.
um beijo tb,so

Anônimo disse...

minancora, SOMBRA ! POMADA MINANCORA !!!!!!!!!!!! vc tá velhinho, hein ? essa pomada já era... mas muita gente achava o máximo chegar na praia com ela cobrindo nariz. Mas vem cá, sungão ??? Qual é ? vai dizer que pgava jacaré tbém ? tomava mate vendido em baldes de vidro ??? era da pedra ! e o Panduiche, lembra ? vendido em triangulo...
Vsmos lá, tamos te esperando !

Anônimo disse...

Vizinha e Sombra,

Se não me falha a memória, a pomada branca de antigamente, pelo que me lembro era a pasta d'água. Vizinha Minâncora, não conheço como pomada para praia. Se eu estiver errada me corrijam, por favor. Sombra, guaraná tubaina, sandálias franciscanas, você me deu uma idéia: ei pessoal, que tal fundarmos o Museulaje, com tanta antigüidade, só Museu tem. Valeu, kkakakkaka.

Hortência,Bolerão, Chiquinha, Quilma, Lulu e todos vamos fundar o Museulaje?
Bjs
Camélia

Anônimo disse...

Gente acho que a pomada não é minancora é hipoglós.....

CHIQUINHA disse...

Pasta d'agua gente!

Anônimo disse...

Chiquinha,

Obrigada, você foi a única que concordou comigo que é pasta d'água.
Ufaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!
Pensei que estava beleleu de vez.

Bjs
Camélia

Anônimo disse...

Chiquinha,

Obrigada, você foi a única que concordou comigo que é pasta d'água.
Ufaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!
Pensei que estava beleleu de vez.

Bjs
Camélia

Anônimo disse...

hellooooooooooooo, desculpem mas meu dia hoje foi agitadíssimo e meninas, vcs estão CERTAS, PASTA D'ÁGUA, nossa, lembro do meu primo Drido, O SURFISTA, vivia lambrecado com aquilo, ecaaaaaaaaa!!!!Ainda existe este treco???rs,rs,sr,rs,sr,sr,rs,sr, O SOMBRA é das antigas mesmo, vamos fundar o MEMORIAL DA LAJE, só cacarecos da IDADE DA PEDRA tipo esta Pasta, TAM O TON, Pirulito de Chupeta, SUCO E PICOLÉ DE GROSELHA, Sandália FRANCISCANA, KARACAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA, esta saiu dAS PROFUNDEZASSSSSSSSSSSSS DO BAÚ, rs,sr,sr,sr,rs,sr,sr...

Anônimo disse...

Bolerão,

Estava sentindo sua falta hoje,
que bom fazer um Memorial da Laje, vai ser o máximo......
Ainda existe pasta d'água......
Bjs
Camélia

Anônimo disse...

HIPOGLOS era usado como filtro solar.

Lulu disse...

hahahahahahahahaha...
Ótima idéia esta do Museulaje, Camélia...fico aqui imaginando o que não iria aprecer...
Eliane, o que você chama de pingos nos "ii", eu chamo de "freio de arrumação"... é sempre bom sair da agitação do dia a dia para ouvir melhor nosso Eu interior, que é muito sábio... mas logo, logo, voltar a cair nesta farra que é a vida, que como se diz aqui no blog, é avassaladora!!

Lulu disse...

Gente, no meu tempo de criança/adolescente, não existia esse lance de passar protetor ou bloqueador solar, não... e olha que a gente passava uma manhã inteira no sol, na água salgada... esse lance foi só depois de terem descoberto o buraco na camada de ozônio.
Pasta d'água eu passei muito em meus filhos, quando eles ficavam cheios de brotoeja por causa do calor... um substituto caseiro era mistural álcool com tapioca, fazia praticamente o mesmo efeito. Depois veio uma moda de se passar Hipoglós no nariz se estendendo por baixo dos olhos. E logo após começaram a surgir os protetores/bloqueadores solares.

Anônimo disse...

É isso ai Lulu, pasta d'agua para brotoejas, e queimaduras de sol.....agora o precursor do filtro solar foi o HIPOGlÓS ( não estou gritando, só chamando atenção).

Lulu disse...

eheheheheheheheheheh.....
É verdade, Quilma, os pioneiros do uso de HIPOGLÓS eram até ridicularizados... mas depois a moda pegou. Só se via gente na praia com o nariz e adjacências todo branco.... e o pior (ou melhor?), é que não saía na água...
Hoje, até pra ir na esquina a gente precisa usar protetor/bloquador solar com sua variedade de FPS (já me disseram que a diferença é irrelevante entre os FPS 30 e FPS 50... parece até que já estão fabricando FPS 60, não é?)

Anônimo disse...

alo p tds,
não sei que praia vcs frequentavam qdo crianças, mas para ficar no sol implacável do verão, a pasta d'água era imprescindível para proteger o rosto.
lili, os pingos dos is não fazem a menor falta na ortografia, laissez-lá!

Anônimo disse...

Bingo!! PASTA D'ÁGUA, isto mesmo, o pessoal da minha turma usava sempre e naquela época era o que havia de melhor.
Nenhum surfista entrava na água sem ela, imprescindível!

Anônimo disse...

´H I P L O G O S - Sombra, vc ñ devia pegar sol......ou então é muito velho. Se alguem conhecer algum SURFISTA ( eu tenho 3) é só perguntar.......talvez "tio google" tbem saiba responder....antes de aparecer os bloquedores, do Leme ao Pontal era HIPOGLÓS

Anônimo disse...

Realemtne vc levantam o astral de qualquer mortal.
Minancora era para usar embaixo do braço.
Hipoglós vale. E também Caladril.Com y? Rosinha, lembram?
O irmão mais velho passava no narizinho da LIli.
Não sei, recebi agora um email de um amigo queridíssimo falando do novo manua. Vai ser uma zona até aprender tudo . Reaparender.
chiquinha, as reflexões são ótimas. Mas enchi das teorias.
Fui para uma festa ontem(espero que nenhum médico leia ) e bebi todas . Capi laje de lima, de abacaxi. Batida de tangerina. Voltei leve, feliz e capotei.ahahahaha
Quilminha, Pasta d´agua é realmente mais moderno. Do meu tempo.
Lulu, adoreeeeeeeeeeeeeiiiiiiiiiii
"freio de arrumação". Adorei.
Agora quem disse que tenho freio nos pés1 como diz Rodrigo, estou avassaladora no momenot.
Vem cá pessoal, uma foto geral na praia com todos estes apetrechos ia ser demais.

Anônimo disse...

Moniquinha, finalmente vc voltou.
bon soir , et à tout l'heure!

Anônimo disse...

Por que vcs esnobaram a minha Minancora !??????????? latinha pequena amarela, redondida... pasta d`´agua é o nome genérico !!!!!!!! atenção !!!!! vamos lá, arrumem as bolsas pra festa na laje. Pasta dágua (MINANCORA), urucum com coca cola e gotinhas de limã0, esteira, barraca pink, isopor com o escudo do Flamengo cheio de coca (ATENÇãoCOCA COLA !!!), cervejinha, suquinho pras crianças)celular na mão pros cahmados de ultima hora, coxinhas de frangopastéis de siri, dobradinha, salada de frutas, boné, chapelão, chupeta pro nenem, farofa de dendê, galinha frita, batata frita. Essa vc não perde, né ô SOMBRA !!!!

Anônimo disse...

Minancora, tempo do irmão mais velho...