sábado, 9 de janeiro de 2010

Sempre ao meu lado



Era uma vez um cão meio selvagem que foi adotado por um professor. Ele era de grande porte, orelhas pequenas, com um curto focinho e tinha olhos rasgados. Ele nasceu no Japão e seu nome era Haschiko. Isto aconteceu há muito tempo. A história de Haschi é conhecida entre os "akiteiros", donos de cachorro desta raça que este ano ganhou notoriedade com o filme estrelado pelo ator Richard Gere , "Hachi: a dog's story." Hachiko é muito popular entre os japoneses. Tão popular que ganhou um monumento em praça pública naquele país. E agora virou filme. Claro que não vou contar a história aqui, para que vocês possam ir ver o filme que ainda não tive coragem em assistir. Ainda. Muito simples. Tenho dois cães akitas.
Conheço bem a história de Haschi e não acho ela nada triste. Pelo contrário. É uma história perfeita de amor entre um cão e seu dono. Aliás como toda história de amor entre homens e seus animais de estimação. Apenas ando em um período muito, mas muito sensível e decidi esperar um poquinho mais. Mas se é uma história entre tantas de amor, porque este filme chama atenção? Simples. Porque o filme destaca o valor de um sentimento importante: a lealdade. A lealdade extrema.
O akita é conhecido também como o cão dos Samurais. Morre pelo dono. Sua lealdade é tão grande, sua devoção é tão visível que poucos acreditam que ele chega ao auto-sacrifício se assim precisar. Eles são difíceis de serem adestrados e são cães de um único dono. Depois de sua morte, não aceitam mais ninguém. Meus amigos não entendem quando digo que só morro depois de enterrar meus cães. É por isto.
Quando foi gravar o filme, Richard Gere foi aconselhado a nem sequer olhar para os três cães que interpretavam Hachi já que eles apenas fazem as coisas porque querem. Não se consegue comprá-los com comida. Não se consegue comprá-los com nada, eu acrescentaria.
Mergulhada em tanto sofrimento e desafios, um novo a cada dia, fico pensando que se tem uma coisa na vida que acertei foi na escolha da raça de meus cachorros. Eu não poderia ter duas companhias tão fiéis, tão dedicadas e tão leais. Eu tenho dois cães que certamente morreriam para me defender caso eu precisasse. Já tive pequenas mostras disso. Eu tenho akitas.
Não deixem de ver o filme. E conheçam um pouco dos akitas e, em especial, Shiro Ischi e Kinsei Hime, meus leais e devotados escudeiros.
Bom filme, ótimo final de semana.

12 comentários:

Lulu disse...

Nossa... você me emocionou com essa postagem, Eliane. Eu também adoro animais, em especial cachorros e gatos. Filmes com cachorro, só não assito se não puder. Vou ver esse que você falou. É uma relação muito linda, essa dos cães com seus donos. Não conhecia essa característica dos akitas, mas tenho a impressão que os cockers também são cachorros de um dono só. Eles deprimem e morrem, se forem dados a outras pessoas. Não esqueço nunca o trecho do livro do Kundera que li (A Insustentável leveza do Ser) que já coloquei antes aqui, mas que vale a pena colocar de novo.
Retirei da Internet:

"A verdadeira bondade do homem só pode se manifestar com toda a pureza, com toda liberdade, em relação àqueles que não representam nenhuma força. O verdadeiro teste moral da humanidade (o mais radical, num nível tão profundo que escapa a nosso olhar) são as relações com aqueles que estão à nossa mercê: os animais.

(...)

Do caos confuso dessa idéia, germina no espírito de Tereza uma idéia blasfematória: o amor que a liga a Karenin é melhor que o amor entre ela e Tomas. Melhor mas não maior. Tereza não quer acusar ninguém, nem ela, nem Tomas, não quer afirmar que poderiam se amar mais. Parece-lhe apenas que o casal é criado de forma tal que o amor entre do homem e da mulher é a priori de uma natureza inferior ao que pode existir (pelo menos na melhor de suas versões) entre um homem e um cachorro - esta coisa estranha da história do homem, que o Criador certamente não previu.

É um amor desinteressado: Tereza não pretende nada de Karenin. Nem mesmo amor ela exige. Nunca precisou fazer perguntas que atormentam os casais humanos: será que ele me ama? será que gosta mais de mim do que eu dele? terá gostado de alguém mais do que de mim?

(...)

Mas sobretudo: nenhum ser humano pode oferecer a outro o idílio. Só o animal pode, prque não foi banido do Paraíso. O amor entre o homem e um cão é idílico. É um amor sem conflitos, sem cenas dramáticas, sem evolução."

Tem um trecho que não está escrito acima, que se refere ao momento em que Karenin morre e Tereza diz para Tomas (não é ipsis litteris): "Eu amo Karenin melhor do que o amo. Não exijo nada dele, não tenho ciúmes dele e o aceito do jeito que ele é"

Um dia maravilhoso para todos, um excelente final de semana, mil beijos!

Vera Henke disse...

Querida Eliane!
Vou tentar assitir , hoje , este filme, meu filho comentou que se chora ao
assití-lo. Não quero nada triste na minha vida, nem filme.Mas vou tentar. Tenho medo de começar a chorar e me derreter....
Beijos
Vera

Alexandre F Maurity disse...

Eliane,
Para descontrair, já soube que esse filme é bom para cachorro, se chora para burro, mas a mensagem de companheirismo, fidelidade, amor é bonita para cão nenhum botar defeito!!!
Via a chamada / trailer do filme e pareceu-me ser bem feito, pena que os cães não possam assisti-lo na telona.rssss
Bjs,

Ro p/ Eliane Furtado disse...

Eliane, ando como vc. Queria ter ido assistir ao filme com minhas GGs, mas resolvi tb adiar. Tudo que envolve animais e afins anda me dando um aperto no coração. Eu com minha pequena Chica, já sofro até por deixa-la sozinha em casa qd preciso sair. Abraços longos para passar momentos complicados :) Bjs.

Eliane p/guerreira Ro SP disse...

Adiar as emoções para o momento exato: fortalecidas, duras como uma rocha, e sem derramar uma lágrima. Sabe porque? Porque vivemos bem! E porque a Chica, o Shiro e a Kin foram as escolhas certas. Durma este domingo e toda a semana com os anjos e a emoção de ter feito a coisa certa.

Eliane 40 graus p/Lulu disse...

Oi Lulu, gosto deste texto mas prefiro aquela maravilha de história que vc contou no blog um dia...
"...ah é por isto que os outros cachorros deviam daquele lugar..."
Cada um tem sua moradia cativa. Na casa e no coração.
Estou fritando aqui no Rio...ksksksks
Um bom final de noite!

Eliane p/Vera do Sulllllll disse...

Sabe Vera, a história é maravilhosa. Mas estou evitando porque desta vez o cachorro não morre... Em 2010 só choro se for necessário.
Deve estar uma brisa aí no Sulllll.

Eliane p/Maurity disse...

E não encara Haschiki, não encara ksksksksksksksk
Ele -mesmo da tela-pode reconhecer alguém que não ama o descendente dele ksksksskksksskksksks, o fofo e bom Shiro. rsrssrsrsrsrrsrs

Lulu disse...

Tem outra história muito linda de cachorro. Geralmente saem na "Seleções" do Readers'Digest.
Um homem estava perdido numa floresta, não sabia como sair dela. Então encontrou uma cova com uma cruz tosca em cima. Ele se ajoelhou diante da cova e pediu à pessoa que estava ali enterrada que lhe mostrasse o caminho para sair da floresta, prometendo que se ela o atendesse, voltaria para lhe fazer um túmulo digno. Passados alguns minutos, ele viu passar um enorme cachorro, e pensou: "bem, se esse cachorro está aqui, é sinal de que por perto deve haver alguma casa", e o seguiu. Logo depois, avistou uma casa e o cachorro sumiu. O pessoal da casa ensinou-lhe o caminho para a estrada, onde o homem pegou uma carona e foi para casa. Alguns meses depois o homem voltou ao local da cova para cumprir sua promessa. E os trabalhadores, ao cavarem-na, descobriram uma ossada... de um enorme cachorro.
Beijos para todos, tenham um ótimo final de noite!

Eliane disse...

Só quem curte animais, pode entender estes mistérios.
Boa noite turma. Mas quem for da madruga, não se acanhe. A sala está aberta.

Papoula chorou mtooooooooooooo disse...

Filme maravilhoso e tocante, simplesmente IMPERDÍVELLLLLLLLLLL agora, levem lencinhos pq as lágrimas inundam as salas de exibição e não tem quem saia sem estar fungando, rs,sr,sr,sr,srrs, que cachorrinho encantadoooooooorrrrrrrrrr e é o FOCINHO de nosso lindo e charmoso SHIRÓ!

Lilizinha leve mtosssssssssss lencinhos pq vc VAI DERRETERRRRRRRRR, rs,sr,sr,sr,sr...

Anônimo disse...

eu chorei muito e muito triste