sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Se o calar é de prata, o silêncio é...


Depois de uma semana barulhenta, agitada, desafiadora, chegou a hora do silêncio. Já repararam como a gente vive em volta de sons e barulho? Muito barulho! Tem um irmão de uma amiga minha que quando chega na casa dela em Petrópolis, na serra fluminense, quase enlouquece com o silêncio. Ela conta que ele fica na sala vendo televisão até a hora de ir embora correndo. É que a casa fica em meio a um vale fincada silenciosamente em uma rocha. Ele gosta é do barulho e tem medo do silêncio. Quem mora na cidade grande tem medo do silêncio. Pensa que aquietar-se é ficar só. Talvez. Mas com você mesmo. Colocar pensamentos em ordem, fechar os olhos e apenas ouvir o som do silêncio é muito saudável. É, o silêncio tem seu som. Nunca ouviram?
Especialistas garantem: 15 minutos de silêncio por dia trazem relaxamento, o maior bem estar e faz maravilhas para auto estima dando grande equilíbrio interior.
É o que vou tentar nas próximas horas. Eu uma tagarela convicta e indomável, preciso silenciar um pouco. Deixo vocês para voltar logo logo. Esta semana andei falando demais. E como dizia minha mãe: "Em boca fechada não entra mosca." Ah e tem aquela: "Se o calar é de prata, o silêncio é de ouro."
Mas uma das frases que mais gosto sobre o silêncio é de Rui Barbosa: " Diante de tanta ignorância respondo com meu silêncio."
Bom fim de semana, divirtam-se por aqui, beijos, obrigada pela força sempre, pelas postagens auspiciosas e silênciooooo. Mas antes da meditação, assinem o livro de presença tá?! kskskskskskssk.

11 comentários:

a vizinha caladinha ... disse...

Sempre comentei com vc sobre a importância de se calar, de só ouvir e silenciar. Mas o silêncio vai muito mais além. Poucos o suportam porque é um confronto consigo mesmo. E quem é que se aguenta ? Eu confesso que amo a solidão. Não a solidão do abandono mas poder ficar sozinha comigo mesma e sair dela quando quiser. Quem fala muito não ouve ninguém nem a si próprio.

Papoula p Hortensia SILENCIOSA disse...

Eu sou super tagarela, adoro dar deliciosas gargalhadas, amo ouvir música mas AMOOOOOOOOOOO O SILÊNCIO, o barulhinho da chuva, do vento,dos sapinhos e dos grilos mas o SOM DO SILÊNCIO É BÁRBARO E CURTO DEMAISSSSSSSSSS!
Me deixa ZEN NO ÚRTIMO, faz bem a alma e ao corpo tb.

Qd alugava um sitio em SÃO PEDRO DA SERRA na região de Friburgo adoravaaaaaaa ficar lá SOZINHA CURTINDO "O SILÊNCIO"!

Lindo dia para todos e psiuuuuuuuuuu, nossa Madre Superiora quer SILÊNCIO mas escrever não faz barulho portanto deixe seu recadinho p ela tá bom?
Inté fofuxa EM SILÊNCIO!

Alexandre F Maurity disse...

Silenciosa Eliane,

Bom dia!

O silencio é muito saudável e, ajuda a nos preservar. Calar-se na hora certa e/ou omitir-se no momento exato é uma virtude e sabedoria.

Ficar consigo mesmo é um privilégio único, é uma forma de nos sentir, nos arrumar e definirmos os nossos passos. É no silencio que, conseguimos dormir e nos conectar com o astral, fazendo a nossa alma recarregar-se. É no silencio que os amantes se encontram e fazem juras eternas.

Em silencio, escrevo este post, apenas com barulho, não ensurdecedor, do teclado.

Tenha um excelente fim de semana, com muita calma e silencio, não necessariamente nessa ordem. . .

Beijo,

Lulu disse...

Bom dia, pessoal, bom dia Eliane.
Ah, eu adoro o silêncio. Adoro poder estar com meus pensamentos... meditar numa belíssima mandala que comprei em Veneza na última vez que fui à Europa (meu cartão de crédito praticamente estourado, mas não resisti e comprei). Mas são momentos raros. Aqui vizinho ao meu apartamento tem uma academia de ginástica que inferniza a vida de todo mundo aqui no edifício. Música alta, gritos os mais variados... mas espero que não seja por muito mais tempo ainda. Denunciamos a academia no Ministério Público por poluição sonora e o processo está rolando.
Mas você diz uma grande verdade, Eliane: o silêncio tem som, sim. Tem o nosso som interior, de nossas vozes interiores. É como diz a vizinha(profunda reflexão filosófica!): quem fala muito não ouve ninguém nem a si próprio. Às vezes até o barulho é uma forma de sufocar estas vozes...
Mil beijos para todos, tenham uma ótima sexta-feira!

Silvana disse...

Bom dia Blog mais legal do planeta, bom dia Lili, adorei a mensagem, eu adoro tudo, barulho, silêncio, depende do meu humor do dia, mas uma coisa que eu não tenho, é medo de ficar comigo mesma, costumo dizer que eu sou minha melhor compania em alguns momentos, e Papoula ainda bem que você é assim senão o que seria de nossas reuniões, bienais, ect...etc...etc. Beijos barulhentos e muitas saudades silenciosas.

Eliane disse...

Boa tarde amigos, passei por aqui para dizer que continuo caladinha, mas de olho vivo. Acho que o calor me cala tb. Quando acaba este verão estufa?

Camélia do Cerrado disse...

Boa Noite Hortência

Nada como um bom silêncio para reflexões, ando bem caladinha nos últimos dias, pensando com os meus botões.
Os dias têm sido difíceis, mas tudo passa.
Só não perco a minha fé.
Um bom fim de semana para vc e para todos.
Bjs mil
Camelinha do Cerrado

Severino Neto disse...

O casal de cisnes tentou hoje chegar do Grajaú a Botafogo a tempo de encontrar sua nova querida amiga. Ela acabara de sair! Antes, no carro, quebraram o silêncio com o violão de Villa Lobos. Estão acostumados há muitos anos a tomarem juntos "cafés da manhã oníricos", quando conversam sobre a alma humana. Agora são "pequenos passeios oníricos" oito dias seguidos de 21 em 21 dias, quando ficam juntos graças a Deus e a seus anjos Dr.Daniel e Dr.Antônio Fillipe. A partir dessa semana passaram a saborear os temas desse blog encantador. O cisne aprendeu em física que, se toda a população da Terra gritasse durante 10 minutos, a energia total dispendida não seria suficiente para fritar um ovo. Que sensibilidade fantástica de nossos ouvidos, receptores de pressões em escalas tão distintas que passamos a utlilizar o Bell e o deci-Bell para diminuir a distância entre a representação do som das asas de uma mosca e das turbinas de um avião! E essas amplitudes ocorrendo em frequências de 16Hz a 20000Hz, dez oitavas (dó, ré mi, ...). Quanta dificuldade para alcançar o silêncio! Ousou ainda ver poesia nos fundamentos da acústica, diferenciando ruído (desagradável) de um som harmônico (agradável e suave). A cisne, em silêncio, ouvia no carro os delírios de seu parceiro, que buscava não o silêncio, mas apenas filtrar o ruído da vida para escutar a magia da música: o som do silêncio ...

Lulu disse...

Entrando só para desejar a você Eliane, e a todos os blogueiros um ótimo domingo, com muita alegria.
Mil beijos!

Eliane disse...

Amigos, obrigada.
Hoje já é a segunda. Aos poucos retomando a tagarelice.
Alô casal de cisnes, nós não vamos mais nos perder. Estejam certos disso.

Iamna disse...

Anos atràs, quando mocinha, tive muitas turmas de alfabetização, e um dos nossos exercícios de sensibilização diàrios, era ouvir o "som do silêncio ". E quantas coisas ouvíamos ! O silêncio era absoluto, e era muito interessante perceber quantas coisas ouvíamos, que jamais perceberíamos sem estabelecermos a ausência de ruídos.
Pessoalmente, sempre amei o silêncio. Até a dois, muitas vêzes, ele se faz necessário.
Estar consigo mesmo, requer silêncio. E quantas vêzes precisamos disso !