terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Esvaziando a minha mochila


Bom dia. Fico impressionada sempre como somos apegados a tudo. Nós humanos. Sim porque os animais são diferentes. Minha cachorrinha teve cinco filhotes. Foi uma super mãe. Amamentou, cuidou de cada um com carinho, protegeu a todos e quando eles cresceram... desapegou. Ela entendeu que cada um já sabia buscar seu próprio caminho. Já repararam em um pássaro? A mesma coisa. Ele ajeita um ninho, a mãe coloca o ovo e cuida dos filhotes até a fase adulta. Depois, eles voam só. A natureza é desapegada! Mas nós não.
Luto desde criança para soltar as amarras do desapego. Já melhorei demais. Mas queria ser como George Clooney no filme "Amor nas alturas" (Up in the air) . O filme fala nas entrelinhas do desapego. Tudo que preciso para viver cabe em uma mochila é a mensagem. Nossa, já imaginaram como a vida ia fluir melhor, ia ser leve como uma pluma? Estou falando de apego material sim, claro. Mas outros apegos também, aqueles que enraizam dentro da gente: idéias e pensamentos fixos, apego a dogmas vazios. Para quê colocar tanta coisa em uma só mochila? E relacionamentos e histórias? Pensem bem, pesam muito. Porque tem pessoas que não devem ser colocadas em nossa mochila.
Ter apego é ficar agarrado a alguma coisa ou a alguém. E já perceberam o peso disso?
O George Clooney me lembrou ontem durante o filme: o segredo está em esvaziar a mochila. Torná-la mais leve. Porque o apego é puro sofrimento. É como se a gente quisesse segurar o ar. E se a gente segura o ar, como vamos respirar?
Hoje mais uma vez estou tentando esvaziar minha mochila.
Bom dia.

20 comentários:

Papaoua p VIZINHA queriduxa disse...

"Primeiro Deus criou o homem... depois teve uma idéia melhor!"

Autor desconhecido

VIZINHA queriduxa, esta frase é p vc ficar calminhaaaaaaaaaa, rs,sr,sr,rs,sr,sr,rs,sr,somos ÓTEEEEEEEEEEEEEEMASSSSSSSSSSSSSSS!!!

Já esvaziou sua "mochila"??

Papoula suspirando p George disse...

Lilizinha, minha MOCHILA está ficando murchinha, leve, leve mais ainda restam umas tranqueirinhas q brevemente jogarei no marzão forever, vamos esvaziando principalmente de "coisas" que não valem a pena, e vamos que vamos!

George Clooney, ahhhhhhhhhhhhhhhh, afffffffffffffffffffffffff, uiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii, é um PETÁCULOOOOOOOOOOOOOOO DOS DEUSES!

Angela Lemos disse...

Existe um livrinho de Jaime Jaramillo chamado Eu te Amo mas sou feliz sem você. " O verdadeiro amor é uma arte divina e libertadora, enquanto o apego aprisiona e faz sofrer". Já li e reli várias vezes e trata exatamente do que vc disse: dos apegos por pessoas e/ou matéria. Mesmo aos 58 anos estou aprendendo a me desapegar de tudo. Realmente não precisamos de quase nada se a auto-estima é grande. Pra que guardar coisas e/ou pessoas que não nos fazem bem?
Beijo grande, amiga, excelente texto.

Elaine disse...

Amiga, eu não acho que isto seja uma caracterísitca do homem. Acho sim que foi a educação que tivemos. Educação cristã, carregada de culpas, dependências, que não é saudável! Os pais não criam filhos para serem idependentes, para que se sintam seguros, firmes e que caminhem bem e felizes só, em busca das suas realizações que, muitas vezes, são diferentes das dos pais. Muito pelo contrário! Por isto ficamos cheios de culpas, amarras, angustias que não sabemos identificar de onde vêem e pior, não caminhos só, na verdade sempre estamos em busca destes pais, é a dependência.
bjs
Elaine

Angela Lemos disse...

Educação que repassamos aos nossos filhos...Mas vamos aprender e eles também! Apego não é amor, é um sentimento egoísta e só faz mal. Tentemos ser como a natureza, é difícil mas possível.
Beijão!

Eliane disse...

Oi meninas.
Angela, que bom vc por aqui. Que educação esta nossa. No meu caso , além da educação tem o DNA. Oh mãe apegada eu tive.
Um horror.
Nem análise está dando jeito.
Mas continuo tentando. ksksksksks
beijo!
Elaine...nosso encontro estava escrito heim...ontem e hoje.kskskksks

Lili disse...

Paupolão, depois que vc jogou pratarias, tapetes, objetos de extrema necessidade ksskkssk fora, entrou para o clube do Clooney: os desapegados! ksksksksksk

Papoula DESAPEGADA disse...

Oi linda Hortensia, p isto digo, estou levinha, levinha como uma pluma, desapego é tudooooooooo de bom e aínda ajudamos o próximo, 2009 foi O ANO ESPECIAL DA MINHA VIDA, VIVA O DESAPEGOOOOOOOOOOOOOO!!!
To no jardim, viu?rs,rs,sr,sr,sr, já está no seu?rs,rs,sr,sr,rs,sr...

Iamna Taam Zarour disse...

Espetacular o Blog hoje. Aliás gosto sempre. Mas hoje tá demais. Caramba!
É das coisas que mais precisamos na vida: tirar peso inútil da mochila. É difícil pra caramba, mas já tendo a intenção, facilita muito. Sai, sai coisa torta! A vida é pequena pra tanta "coisa" inútil. Beijão

Alexandre F Maurity disse...

Eliane,

Na minha mochila eu levo, documentos, calculadora, Laptop, canivete Suiço, figa de guiné, terço, agenda de tlefones e chaves do escritório.
Esvaziá-la é complicado. . .rsssss

Bjs

Sérgio disse...

Ola Lili, boa noite gente......
Lembra Lili ....???
Nossa esta de esvaziar Mochila, eu ainda ando com aquela pasta de couro mesmo e está lotada, acho que aproveitando o que já li por aqui vou dar uma geral, hoje mesmo, o que tem de tralha, nossa Avemaria...
Sabe você tem razão em esvaziar a mochila, gavetas, armários e guarda roupa, só tem uma coisa que não podemos esvaziar é o nosso caderninho, chamado coração, onde guardamos todos nossos amigos, o resto to com você Lili,
Saudades de você.

Vera Henke do sul..... disse...

Olá Eliane, Boa Noite!
Creio que conseguiremos nos desapegar das coisas quando atingimos um estágio de crescimento pessoal que beira a perfeição. Estou longe , muito longe disso. Tenho muito a aprender.
Bjs
Vera

Dragão p FIRST disse...

Firstttttt, q saudades, vc anda mto sumidinho, vê se aparece p aqui para nossos divertidos bate papos, tá legal?
Por favor, vai esvaziando O MOCHILÃO pq FAZENDEIRO só tem q ter CAMINHÃO p carregar BOISSSSSSSSSSSSSSSSSSSS, rs,sr,sr,sr,sr,sr,sr,sr,sr...beijinssssssss e good night

Dragão para ALE disse...

Oi Ale, tá faltando na sua mochila o OLHO TURCO e folhinda de arruda, se possível DENTE DE ALHO, rs,rs,sr,rs,sr,sr, temos q nos cuidae pq a galera tá sempreeee de olho em GENTE BOA!
Niver tá chegandooooo, onde vamos bebemorar?
Inté Mochileiro amigo do Aranha

eliane disse...

Amigos bom demais ver vcs por aqui. Maurity, boa lembrança. Figa de guiné, arruda e outras cositas. Vou providenciar tb. Sabe que estou precisando de tudo isto e mais alguma coisa?

Camélia Sanfona do Cerrado disse...

Hortênciaaaaaaaaaaaaaaaaaa

De volta ao meu cantinho predileto, o Blog mais alegre e charmoso do Planeta. Só agora consegui acabar de esvaziar malas, mochilas, sacos, só falta eu esvaziar tb. O que é muito difícil.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Gostaria de secar como uma mala vazia após uma viagem, mas vou tentar, porém, em breve, estarei de volta ao RJ e de malas cheias novamente. Assim não dá, estou igual a uma sanfona.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Estou de volta blogueiros (as).
Me aguardem para as novas emoções de 2010.
Bjs mil
Camélia efeito sanfona do Cerrado

O TRIO reunido again, VIVAAAAAAA! disse...

Camelinhaaaaaaaaaaaaaaaaaa, HELLOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO, que noite AUSPICIOSAAAAAAAAAAAAAAA, OBAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!

Por favor estas MALAS CHEIAS quer dizer que trarão PANETONES doados aí no Cerrado ou é o DINDIM DAS MEIAS?
Eu prefiro o DINDIM pq Panetone nos deixará ainda mais redondinhas, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk e o dindim nos dará grandes alegrias e farrassssssssss, que bom te ver p aqui, estava me sentindo tãooooooo ALONEEEEEEEEEEEEEEE kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Camélia efeito Sanfona do Cerrado disse...

Agora acabou a sua solidão, estou de volta para ser expulsa pela Madre, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Sorry, mas as minhas malas não estão cheias de panetones, e muito menos de dindin. É uma pena, mas vamos farrear da mesma maneira.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Conosco não tem tempo feio, não é mesmo?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Bjs mil
De volta para o meu aconchego.
Camelinha

Papoula disse...

Já estou aqui fazendo polichinelos, abdominais, bicicleta para a maratona no blog, rs,rs,sr,sr,sr,rs,sr, beijins e INTÉ

Camelinha do Cerrado disse...

Estou na esteira, malhandoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Inté
Bjs mil
Camelinha