terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Esteja preparado para sobreviver!


O que é ser uma sobrevivente? Esta pergunta da repórter Sandra Passarinho feita para uma das meninas que escapou da tragédia na noite de 31 para 1 de janeiro, em Angra dos Reis, anda mexendo com a minha cabeça. Natasha Marcondes foi soterrada após o deslizamento de terra em uma pousada, na Ilha Grande, e escapou por um triz nesta virada do ano.
Existem explicações variadas para aqueles que sobrevivem: "não era a hora", "teve sorte", "estava no lugar certo", "ainda tinha que cumprir missão por aqui" e por aí vai.
Somos todos sobreviventes. Claro que aqueles que vivem uma situação limite e ou já passaram por ela são duas vêzes sobreviventes.
A tragédia que abalou o Rio, o Brasil, me faz lembrar de tantos sobreviventes que andam quietos por aí. Os de acidentes aéreos, de chacinas, os que superam doenças terríveis.
Alguns sobreviventes volta e meia estão mexendo com a minha cabeça de repórter: lembram do comandante Garcez, aquele piloto que ouvia o jogo do Brasil ,em 89, perdeu o rumo e acabou jogando o avião na selva de Mato Grosso? Sobreviveu e salvou muitos passageiros. E o empresário que precisou deixar a namorada em alto mar e nadar quilômetros em Angra? E os do Bateau Mouche? O avião que caiu no rio Hudson em Nova Iorque e todos se salvaram...
Penso muito em sobrevivência porque vivi uma tragédia quando o bairro do Santa Teresa desabou em uma enchente no Rio e eu estava interna no colégio, de castigo estudando, em um mês de janeiro já distante. Eu era pequenininha, mas vi muita coisa. A correrria das freiras do colégio, gente morta, gente que ganhou nova chance. Na década de noventa, lembro como se fosse hoje, do dia que a terra caiu na pousada de uma de minhas amadas amigas em Itaipava, na serra fluminense. A sorte é que o hotel fechava sempre na época de Natal. E a chuva caiu exatamente no dia 23. E a terra também.
Para ser sobrevivente não é preciso sorte só não! Você tem que ter o equilibrio, o silêncio interno que acalme, a força para não desviar sua mente do foco e aquela fé em você mesmo que diz: eu vou conseguir! E a serenidade após o acontecimento e seguir sem revolta, sem perder a ternura.
Ninguém vive eternamente. Mas os que sobrevivem mais que outros, após tragédias e grandes testes, tem por obrigação se tornarem pessoas melhores.
Bom dia sobreviventes do dia a dia.

22 comentários:

Papoula disse...

Bommmmmmmmmmmmmmmmmm diaaaaaaaaaaaaaaa linda Hortensia GUERREIRA, lindo texto, emocionante!

Quantas tragédias neste fim de ano, credoooo, peço muito a Deus por aqueles que ficaram porque a perda de um ente amado repentinamente nos deixa sem chão durante muitoooooooooooooooooo tempo e só mesmo depois de um ano e tal, nosso coração começa a aceitar e a sangrar um pouquinho menos mas, graças a DEUS, PASSA e como dizia minha avó Ignácia, MORREU QUEM MORREU, FEIJÃO NO FOGO pq a vida continua e a saudade será PARA SEMPRE!

Que você tenha um dia com muita PAZ no coração e vamos SOBREVIVENDO, não podemos e não devemos parar, beijinssssssssss

Papoula disse...

"Eis um teste para saber se você terminou sua missão na Terra: se você está vivo, não terminou."

(Richard Bach)

Eliane disse...

kssksksksksk, bom dia Flor de Papoula.
Muito bom teste. Passei. Pelo menos por hoje. ksksksksks
O blog agora vai mexer e catucar o dia a dia. O que acha?

Papoula cutucando HORTENSIA disse...

Todos nós passamos no teste doce Hortensia GRAÇASSSSSSSSSS A DEUSSSSSSSS pq ainda temos muito que fazer p aqui principalmente darmos deliciosas gargalhadas e proporcionarmos aos nossos miguxos boa diversão com nossas farras aqui na sua SALA DE VISITA que aliás está chiquérrimaaaaaaaaaaa mas falta a RABANADA DA "MARINETE" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...vamos catucando a galera que pelo visto ainda curte A RESSACA das festanças!

Rodrigo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rodrigo disse...

Bom dia Dona Eliane!!!
Bom dia Blog!!!
Esse ano não tem erro é DEZ!!! 2010!!!

Sobreviver... Sobreviver!!!
Essa capacidade de resistir as intemperes da vida.
Cada um tem seu momento limite e é da cota de resiliência que possui e fazendo uso, ultrapassa a grande barreira, a avalanche e as perdas de uma jornada.
Estar vivo é bom mas, viver é muito melhor.

Beijos,

Rodrigo

Silvana disse...

Bom dia blog, bom dia Lili, acho que sua idéia de dar um toque jornalistico ao blog é muito legal, fazer debates e conhecer o que pensam as pessoas é uma maneira de crescer, porque nos faz refletir. Eu tenho uma opinião muito básica sobre viver: para quem gosta da vida a única coisa que resta é viver, então nós não temos escolha, e eu acho que em vez dos jornalistas ficarem entrevistando os sobreviventes, deveriam atacar os motivos pelos quais essa pessoas passaram por isso, atrás de toda desgraça existe sempre um erro humano, não existe fatalidade ou pelo menos elas são raras, ler no dicionário o sentido real de fatal faz a gente entender melhor. Beijos para todos

Eliane p/Rodrigo disse...

Porreta como vc falou no dia 31.

Eliane p/Rodrigo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Eliane p/Sil disse...

Então Sil, está combinado!
Temos sempre é que tomar cuidado com os comentários mais quentes. Caso contrário, a dona do Blog paga.
Vamos ousar um pouco.

Alexandre F Maurity disse...

Eliane,
Pesquisei no Aurélio o que é sobreviver, então vejamos:
[Do lat. supervivere.]
V. int.
1. Continuar a viver, a ser, a existir, depois de outras pessoas ou de outras coisas:
2. Continuar a viver, a ser, a existir:
V. t. i.
3. Continuar a viver, a ser, a existir, depois (de alguém, ou de verificar-se alguma coisa):
4. Escapar, resistir:

Diante dessa definição, o que mais dizer senão; GARRA, FÉ, CONFIANÇA, VIVER CADA DIA COMO SE FOSSE ÚLTIMO.

Beijos,

Eliane p/Alexandre disse...

Resistir é um bom verbo não é meu amigo?
QUANTO " A VIVER COMO SE FOSSE O ÚLTIMO" sempre foi o meu lema.
Eu tiro todos os dias os escombros que a vida joga. E que os outros também jogam! ksksksksksks Gente, quanta filosofia!

DRAGÃO soterrada embaixo de LENÇOIS MACIOS disse...

Lilizinha, eu, DRAGÃO só fico soterrada debaixo de lençois macios onde amantes se dão tudooooooooooo de bãoooooooooo, como é bommmmmmmm ficar SOTERRADA ali, uauuuuuuuuuuuuu!!!
Bafão do DRAGÃO MAN no meu cangote, assim, quero estar sempreeeeeeee soterrada nos lençois macios e tenho certeza que vc tb ... hummmmmmmm, prefiro não comentar, rs,rs,rs,sr,sr,sr,sr...

Eliane esclarece disse...

Não se esqueça do que prometeu. Uma suite só minha. Lençois de mil e duzentos fios. Aí sim fico soterrada. Mil e duzentos. ksksksksksks
Pessoal, para não virar papo de comadre, no canto da sala de visita, é o seguinte: ela prometeu que vou viajar de primeira!

Dragão p Lilizinha disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, prometido tá prometido, a MEGA SENA vem aí, vamos torcer mas eu já estou pensando em encomendar lençois de 2400 fios vc só não pode se EMBOLAR neles pq aíiiiiiiiii não vai rolar nadica de nadaaaaaaaaaaaaaaa, em vez de ficar SOTERRADA ficará EMBOLADA, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...to de olhooooooooo!

Eliane ksksksk disse...

Eu me enrolo mas não me embolo.
dragão precisa do meu humor. Ela voltou pessoal!

Vera Henke disse...

Querida Eliane!
É verdade, tua sala nos fará pensar, refeltir e expor o que pensamos, inflenciados pela nossa história de vida, por aquilo que conhecemos e por aquilo que aprendemos. Mais uma vez vc tem razão quem sobrevive e não muda de atitude não tem mais remédio... não. Nós que passamos,ou estamos passando por uma avalanche sabemos muito bem disso.... Creio que podemos dizer que somos pessoas melhores na tolerância, na compreensão, na doação, e no desapego ( preciso melhorar mais). Creio que somos melhores do que fomos "antes", temos a experiência da sobrevivência.

Vera Henke disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Vera atrapalhada disse...

Eliane!
Devo ter feito alguma bobagem , devo ter postado duas vezes? Não sei o que aconteceu, fique a vontadade para excluir

Elianep/Vera disse...

Oi Vera. Fêz bobagem nenhuma sksksksk
Computadores são assim. Como demorou a entrar a postagem, vc deve ter atualizado novamente. E reafirmou sua opinião. Às v~ezes a gente não fica falando a mesma coisa na sala de visita? Então, só isto. ksksksksk
E o livro?

Zel Bengalinha sonha c/ lençol egípcio disse...

Alô, alô, Sampa (ai meu Deus, chuva e mais chuva) chamando Rio!!!!!!!
Boa noite a todos!

Puxa vida, Eliane, vc começou forte esse ano novo, hein! Que tema...

Penso como vc, que somos todos sobreviventes pq a cada milésimo de fração de segundo temos nova chance de continuarmos vivos, só que não temos consciência disso. Deus nos protege desse estresse... (a natureza é perfeita mesmo).
Acredito que para a maioria dos que sobrevivem a uma catástrofe, existe a consciência de que realmente receberam a chance de permanecerem vivos. Para sobreviver basta estar vivo mas para VIVER é preciso muito trabalho interior, fé e coragem.

Dragão, se eu ganhar na mega sena vou me soterrar num lençol egípcio de 3600 fios, hahahahahahha!!!!!! Esse não tem jeito de embolar... os fios são longos e penteadíssimos!!!!!!

Beijos viventes
Zel

Dragão p Zel sem bengalinha disse...

Zel queridinha de SAMPA, o gostoso é se embolar seja lá a quantidade de fios que for, se enroscar no BOFE e nos caracóis dos cabelos naquele momentooooooooo, entendeu? O resto queridinha,não tem BENGALINHA q dê jeito pq certamente ela estará jogada em algum canto e você, Oh Goddddddddd, felizzzzzzzzzz como jabuticaba, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, espero que tenha entendido A PIADINHA, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, beijinhos cheios de sol 40ºda WONDERFUL CITY!
Inté lindinha