quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A vida é cheia de dúvidas e certezas


Bom dia. Hoje a inspiração veio de uma linda e querida amiga que está em dúvida. Dúvidas. Alguém aqui tem certeza de tudo? Ah, eu sempre tive. De quase tudo. Assim como ela. Mas as coisas mudam, tudo muda, e até as nossas certezas. E o que será a dúvida? Um questionamento, uma indecisão? Um estado mental entre acreditar ou desacreditar? Seja o que for definido, ela é uma incerteza, um indefinição, um questionamento diante de uma ação. Quem tem dúvidas precisa logo resolvê-las. Dentro de si, ou com ajuda de algum bom psicólogo. O que a gente não pode, não deve, é ficar na dúvida permanente. Enlouquece qualquer um. A maioria das pessoas prefere descartar pessoas, situações, justamente para não enfrentar a dúvida. Não é o caso de minha queridíssima, que me enviou um texto há tempos, quando um dia destes ficamos horas no telefone trocando nossas dúvidas. Gostamos muito de conversar e acabamos sempre às gargalhadas. Que jeito. O interessante é que nossa diferença de idade é enorme, mas nossas afinidades, certezas e dúvidas são parecidas.
Ela me autorizou esta semana em colocar aqui um texto escrito por ela no auge de suas dúvidas. Vejam.
"Sempre critiquei os indecisos. Sempre. Achava que na vida ou você escolhe direita ou esquerda. Que existia certo e errado. Dentro da minha rigidez, da minha ignorância, não havia lugar para indecisões. Para mim, isso era para gente fraca e dissimulada. Destas que querem tudo. Pois bem, eis que a vida, mais cedo ou mais tarde, nos coloca a prova. Sem que possamos escolher, nosso destino se depara com o inesperado. E ai? Não sei. A dúvida atravessou meu caminho. Devemos escolher nosso coração e por mais louco que possa parecer aos olhos alheios, tomar a decisão em funcão dele ou o mundo e dos racionais? E a razão que é a dona do saber? Viver o amor que sentimos, optar pelo trabalho prazeroso, perdoar aquele amigo vacilão (mas que é tb encantador), matar o trabalho para ir a praia, trair por paixão, tudo isso é desejo descabido? É a opcão errada? Qual é o certo? Viver um casamento falido, poque todos são assim, escolher o trabalho horrendo porque o salário compensa, não perdoar os amigos que discordam de nós, viver de acordo com nosso orgulho e as convencões sociais? Não sei. Sei que a dúvida existe e ela paralisa. Quero muito a resposta. Neste momento a única coisa que sei, é que Jesus falava por parábolas, justamente porque cada um sabe onde seu "calo" aperta e que o sofrimento é individual."

Bem pessoal, no fundo no fundo eu acho que quando a gente levanta uma dúvida, é porque a certeza já está até lá dentro de nós. Nós é que não estamos vendo ou não temos coragem para ir em frente. Será isto? Lá vem a dúvida. Hoje o Blog está filosófico. Mas para não terminar assim, lá vai a gracinha do dia. Na dúvida, melhor perguntar de novo.Kskskskkssk

"Em Itaipu, alguém falou pro estagiário: "Quando sair, desliga tudo."

13 comentários:

Papoula apressadinha saindo ... disse...

Lilizinha q seu dia seja repleto de CERTEZAS PROFUNDAMENTE FELIZES!!!

CERTEZA DE QUE A VIDA É LINDAAAAAAAAA E QUE DEUS EXISTE PARA TODOS!

Inté BIJU BELEZURA

DÚVIDAS??? Deixe para quem tem competência para resolver e mergulhe nas CERTEZAS DE CABEÇA!

Papoula vai mas volta... disse...

VOUUUUUU mas volto mais tarde, INTÉEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!

Soyu igual bolinha de ping pong, uma hora PING e na outra PONG, RS,SR,SR,SR,SR,SR,SR,SR,RS,mas não te abandono, viu?

ESTOU SEMPRE ALERTA DE OLHOOOOOOOO!

a vizinha disse...

Eu diria que "quando existe a dúvida é porque a INcerteza existe". Em dúvida vivemos todos nós. Ela não quer dizer fraqueza, quer dizer que estamos sempre nos questionando, sempre buscando, sempre querendo saber. É com essa dúvida que a gente deve viver pois ela nos faz parar e pensar. Hoje vc quer., amanhã não quer mais. Isso faz parte da nossa vida e é muito natural.

Sérgio disse...

Bom dia Lili, bom dia blog...

Como sempre muito boa esta sua postagem, principalmente o que sua amiga escreveu, eu concordo com o seu título, a nossa vida é uma eterna dúvida e a principal é quando você sai de casa e não tem certeza de que voltará, esta insegurança é a pior delas todas, principalmente no eixo RJ/SP.
Bom dia para todos e com certeza de que nem tudo está perdido.

Lulu disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK... essa do estagiário está ótima!! É uma das coisas que mais admiro no povo brasileiro: fazer troça da própria desgraça...KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
É verdade, Eliane, você hoje trouxe um tema filosófico que dá pano pras mangas.... a dúvida. Ih.... é melhor eu nem entrar nessa questão... vou ficar só observando.
Um beijo enorme para todos, tenham um lindo dia!

Silvana disse...

Bom dia Blog Filosófico, Bom dia Lili, eu tenho incertezas e são inúmeras mas elas são inevitáveis porque é a vida que as impõem, não sei o que vai acontecer no próximo segundo, então a vida é uma incerteza constante o que não impede de seguirmos em frente, mas a dúvida é em muitos momentos paralizante, dúvidas tenho poucas, no momento estou com uma, não sei se subo na escada ou compro uma bicicleta kkkkkk tenho muitas opiniões que dependendo das circunstâncias são mutáveis. Agora chegar de filosofar isso eu deixo para vc que faz e muito bem....na hora que li que Jesus escreve em parábolas para podermos cada um fazer o seu caminho, pensei....deve ser por isso que o Lula (que se acha) fala em metáforas, para deixar a gente resolver e não ficar com a culpa kkkkkkk. Beijos certíssimos e imutáveis para toda(os)

Eliane Furtado disse...

Bom dia todos estes queridos que chegaram cedo pela manhã.
Para todos: "Quando vc acha q sabe todas as perguntas vem a vida e muda todas as respostas."

Zel, ??? Certeza x Dúvida ????? disse...

Alô, alô, Sampa (calor, sol) chamando Rio!!!
Boa tarde blog!!!

Puxa vida, Eliane, o apagão acendeu muuuitas lamparinas do seu juízo... está filosofando demais!

Certeza ou dúvida? Já é uma dúvida. E também já é uma certeza: há dúvida. Hahahahahahaha!!!!!"...

"...A senhora me desculpe, mas no momento não tenho muita certeza. Quer dizer, eu sei quem eu era quando acordei hoje de manhã, mas já mudei uma porção de vezes desde que isso aconteceu. (...) Receio que não possa me explicar, Dona Lagarta, porque é justamente aí que está o problema. Posso explicar uma porção de coisas mas não posso explicar a mim mesma..." Alice no País das Maravilhas, Lewis Carol

Huuummmmm... assunto profundoooo!!!
Penso que as possibilidades estão sempre disponíveis e nos permitem mudar de idéia a qualquer momento. E construir novas convicções não representa qualquer demérito, não... Filosofando... a razão é simples: qualquer afirmação permite uma antítese. Do contrário, chegaríamos todos à mesma conclusão. Duvida? Eu não... por enquanto... hahahahaha!!!!!

Beijos de CERTEZA DA VITÓRIA!!!!!
Zel

Rapunzel disse...

Realmente, a dúvida nos assola. Mas com fé em Deus, tudo dá certo. Se ainda não deu certo, é porque não chegou ao fim. Beijos!!

Vera Henke disse...

Querida Eliane, boa noite!
Incertezas ah,quantas!!!Geram em mim muita angústia,sofro, quero ter sempre certeza....Certeza do resultado,certeza que vai dar certo, certeza que o futuro será ótimo para os meus filhos, certeza que amanhã não irá chover ou certeza que vai chover...Como tudo isso é impossível muita coisa me angustia...
Preciso me trabalhar muito para que estas incertezas não me roubem o sono.
Por isso leio, com certeza, o que vc posta no blog para sentir que estas incertezas não são só minhas e sim nossas.
Tenha uma linda noite,COM CERTEZA
Bjs
Vera

NA PISTA COM ELES ... disse...

Que legal!
Sou tao cheia de duvidas tb!!!!!!
Adorei sua visita hj.
Bjao
Isaurinha

Eliane p/ minha tribo disse...

Zel, Veridiana, Vera do Sul...
Interessante que como no meio de uma história tão desafiadora cheia de dúvidas, temos a certeza que não estamos sós e que podemos lutar. Muito mais do aqueles que estão por aí sem problemas.
Eu tenho a certeza que o encontro com vocês foi sensacional e que valeu!

Eliane p/Paula disse...

Isaurinha?Vc parecia uma princesa naquele vestinho. Parecia não! É!