segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Tintin por tintin


Sempre tentamos encontrar explicação para tudo. Sempre. Quase nunca deixamos a vida nos levar. Necessitamos entender, explicar, justificar todas as situações que vivemos e os sentimentos que invadem nossa alma e destrinchar os nossos pensamentos. Nos desgastamos, sofremos e na maioria das vêzes, tudo permanece sem explicação. Não conseguimos relaxar e aceitar os acontecimentos. Queremos a lógica de tudo, todos os porquês. Queremos provas, sempre provas. Por exemplo, porque sentimos afeição por esta ou aquela pessoa? Porque sentimos atração por alguém que todos acham que não é lá grande coisa? Porque gostamos de determinados lugares e nos sentimos tão bem? As religiões tem explicações. Mas nem sempre aceitamos de bom grado as teorias que elas constroem.
Eu estava limpando tudo outro dia, rasgando apostilas, papéis, quando uma carta que eu procurava há tempos, caiu na minha mão sem mais nem menos. Fiquei meses vasculhando tudo e nada. E assim, de repente, ela surgiu de dentro de uma agenda antiga. Sem explicação. Em um momento interessante do meu pensamento. Porque não antes? Encontrar o papel naquele exato momento, naquele dia... Tem explicação? A vida acontece, os desejos se realizam, quando você menos espera.
Bom dia, segunda-feira, começando tudo de novo.
Frase do dia é de poeta Drummond:

"Se você sabe explicar o que sente, não ama, pois o amor foge de todas as explicações possíveis."

19 comentários:

Sérgio disse...

Bom dia Lili, bom dia Blog,
que final de semana marvilhoso no RJ, nossa muito bom Lili, fiquei no Rio depois de muito tempo, a praia na barra estava incrível,
Eliane é dificil tentar explicar o inexplicável...... O bom é deixar tudo rolar normalmente que as explicações e respostas aparecem.
Uma bela semana para todos sem muitas explicações do fizemos na semana anterior.

Eliane disse...

Bom dia, bom dia, recomeçando...
Sem procurar explicação.
A Barra heim...sempre foi o seu point!
Boa semana. Fico aguarando as respostas, que nem sempre aparecem!

Sérgio disse...

Lili,
aparecem sim, viu a carta que vc tanta procurava, apareceu e por aí vai, as respostas aparecem de várias maneiras é só você ver melhor o que está contecendo de bom com você e ao seu lado, qanto
a a barra realmente adoro,tenho aquele aptº só para estas ocasiões, se bem que Cantagalo continua lindo e gostoso, a noite lá é muito agradável, igual a Itaipava.
bjs

Unknown disse...

Eu acho que houve época em que as coisas eram aceitas sem explicação.Nossas avós não procuravam explicação pra tudo, na maioria das vezes só aceitavam....A nossa geração que foi a da grande mudança quis saber de tudo!!!Talvez ao exagero!!!Como toda tomada de posição.
Depois vem o equilibrio....,mas tá demorando.....rsrsrs

Lulu disse...

Bom dia, Eliane, bom dia blog querido. É verdade, muitas vezes procuramos racionalizar diante de certos acontecimentos, encontrando uma explicação, justificando uma situação, para no fim percebermos que o buraco é bem mais embaixo. Segundo Freud, existe o determinismo psíquico, que se manifesta nos atos falhos, nas escolhas afetivas, nas nossas atitudes. A física quântica nos diz que as coisas materiais estão em todo lugar ao mesmo tempo em suas infinitas probabilidades (por serem ao mesmo tempo onda e partícula), e que o nosso olhar é que as materializa (em termos de física quântica, "colapsar"), daí os orientais dizerem que tudo é "maya" (ilusão). Vai ver que essa carta estava o tempo todo sob sua vista, mas somente agora "colapsou" ao seu olhar. Tudo tem seu tempo certo.... eu acredito que somos nós mesmos, inconscientemente, que determinamos este tempo. A razão?
O coração tem razões que a própria razão desconhece, já dizia muito sabiamente Pascal...
Mil beijos para todos, tenham uma ótima segunda-feira e uma semana proveitosa e feliz.

Eliane p/Fatima disse...

Bom dia Fafa. Seria ótimo se tudo tivesse uma explicação. Uma explicação que não fosse tão dolorosa.
Estou com saudade.

Eliane p/Lulu disse...

Tempo certo. Para quem LULU?
Vc é boa em física? Eu sou péssima.
2010 vou me esbaldar no nordeste.
Uma boa semana.

Lulu disse...

Eu também não sou boa em física, mas sou fascinada por física quântica, e procuro ler e assistir a filmes que falem sobre o assunto, tais como os livros de Fritjof Capra e os filmes "Quem somos nós?", e "O Universo Elegante". Doideira total... mas que tem a sua lógica. Além do mais, para mim, tem sabor de poesia... encaro o universo como um infinito poema épico.

Camélia do Cerrado disse...

Bom dia Hortência

Um excelente dia para vc e todos os blogueiros e blogueiras.
Explicações, sempre estamos em busca de explicações, qdo elas chegam muito bem e qdo nunca chegam haja coração.
Bjs mil
Ótima semana para todos nós
Camelinha

Eliane p/Camélia disse...

Eu não quero mais nenhuma. S ó viver.
Bom dia Camélia. Temporada de Hortências. Reinando.

Camélia disse...

Hortência

Muita saudade. É tempo das Hortênsias, muito lindo.
Imagino como a Serra deve estar linda !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Eu tb quero só viver e que me deixem ter paz.
Bjs mil
Camelinha

Eliane disse...

Acho que minha semana, para variar, vai ser de guerra. Aí comecei a segunda assim...sem explicação.

Unknown disse...

Tambem estou com saudades!
Olha só, se a explicação das coisas diminuisse o sofrimento valia a pena correr atraz.
Ah!Quer saber, melhor é ir tocando...
O que é bom ,não lembramos de saber o porque e a ruim as vezes não tem, então...deixa pra lá...
Campos de Jordão está cheio de hortências!!!Lindo!!!

Zel, deixa a vida me levar, vida leva eu disse...

Alô, alô, Sampa (abafada) chamando Rio!!!!!!
Boa tarde Eliane e blog!!!!!

"Nada é por acaso. Deus não joga dados com o mundo. Deus é sutil mas não é maldoso."
Albert Einstein

O ser humano tem uma necessidade de certeza imensa. Acho que por isso fazemos tantas perguntas. Pensamos que sabemos algo sobre as coisas e sobre nós. Doce ilusão!
Acredito que tudo o que acontece se encaixa como uma engrenagem perfeita no mecanismo da vida.
Huuummmm, mas de vez em quando aparece uma força inesperada, incompreensível mesmo, que tenta influenciar a rotina de acordo com seus prórios interesses, não é mesmo? E aí pronto, lá se vão as certezas que achávamos que tínhamos... E mais perguntas...

"Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu" Eclesiastes 3,1

Beijos de "deixa a vida me levar, vida leva eu..."

Eliane p/Zel disse...

Nossa, mas até chegar o tempo Dele...ufa!
Um beijo Zel. Vou para praia. Que calor é este minha gente? Estou pensando nos temporais...

LULU para ZEL disse...

Adorei a citação de Einstein que você colocou, Zel... ele disse isso exatamente diante do "Princípio da Incerteza" proposto por Heisenberg, que não é senão uma teoria que diz que no nível subatômico não se pode dizer que a matéria exista com certeza em lugares definidos, diz-se que ela apresenta "tendências a existir", e que os eventos atômicos não ocorrem com certeza em lugares definidos, o que jogou por terra o conceito de realidade da matéria que fundamentava a visão mecanicista de mundo, pois a partir de então todas a leis da física quântica passam a ser expressas em termos de "probabilidades". Embora tenha lançado a semente da física quântica, Einstein nunca aceitou essa teoria, tendo então proferido em um debate histórico com Niels Bohr essa célebre frase que você postou (embora ele admitisse que a teoria quântica formava um consistente sistema de pensamento).
Nossa, é fascinante a física quântica, principalmente se levarmos em consideração que somos seres quânticos, somos partícula e onda, e como onda interconectamos com outras ondas, que por sua vez interconectam com outras ondas, somos um infinito de interconexões......
Que maravilha esta teoria, não é?

Eliane disse...

Pessoal, uma noite linda para todos.
E espero que o dia tenha sido o máximo. Sem explicações nenhuma.

Papoula gritando p ACORDAR LILIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII disse...

TRIMMMMMMMMMMMMMMMM, TRIMMMMMMMMMMMMMMM, TRIMMMMMMMMMMMMM, TÁ NA HORA DE ACORDARRRRRRRRRRRRRRRRRR, ACORDAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA LILI DO BABI, ACORDAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!

Claudio Renato disse...

Eliane, querida.

O Drummond é impossível.

Só ele para indicar poeticamente porque é tão insuportável essa mania de "discutir relação"

Entendo que há determinadas palavras com complemento implícito. Lembra do Pacto Social, do Sarney? Ora, pacto se faz com o diabo!

Discute-se política, futebol, mas relação?

Drummond, Drummond...