quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Existe sempre luz no fim do túnel



Quem mora na roça ou tem uma casinha por lá, está bem acostumado as noites sem luz. Especialmente depois das tempestades de verão. É nestas noites de escuridão e estrelas que aproveitamos as gostosas conversas à luz de velas, à luz da lua e aproveitamos a grande intensidade do silêncio, sem telefone, sem TV , sem barulho de geladeira. Mas quem vive nas grandes cidades está acostumado com as facilidades e conforto. Tudo a tempo e a hora, os prazeres e a rotina urbana que funcionam como uma máquina.
Na noite desta terça feira, moradores de dez estados do país foram surpreendidos pelo apagão que deixou milhões de pessoas na mão e na rua. Além do temor e da apreensão, muitos não sabiam o que fazer. Eu estava em casa e pedi a Deus que protegesse todos e especialmente os médicos nas salas de cirurgia, os pacientes que estavam sendo operados com geradores e por tantos e tantos que estavam em elevadores, metrô, onibus e pelas ruas perdidos.
A escuridão pode dar exatamente esta sensação: que estamos perdidos, sós. Pode também nos deixar inseguros, apreensivos, temerosos diante de uma mudança repentina do cotidiano. Os momentos de escuridão devem ser usados como aliados: para uma boa conversa, para aproveitar o silêncio, adormecer e descansar. Pensar.
A escuridão que invadiu grande parte do Brasil deu para mostrar como o caos se instala rapidamente. O que ninguém lembrou ( e nunca lembra) é que ficar sem luz é desconfortável sim! Mas chato mesmo é aquela escuridão maior: a da alma, a dos sentidos, aquela que não nos deixa enxergar verdades. Esta escuridão é só sua e a luz elétrica não dá jeito nela.
Só aqueles que sabem enfrentar o escuro, enxergar no escuro e controlar suas apreensões, conseguem ver a luz. Aquela luz do esclarecimento, da confiança, aquela luz que ilumina a força, a coragem de enfrentar um caminho. É dificil ver a saída às vêzes quando se está no escuro. Mas a luz existe. Basta olhar para si mesmo e procurar.
Quando acontecer outro apagão na sua cidade ou na sua vida, pense neste versinho aí:
"Por que contas as escuras, sempre tão curtas e raras? Eu só vejo as horas puras, eu só conto as horas claras."
Um dia de luz, de esclarecimentos, e de volta à rotina para todos.
Bom dia amigos.

47 comentários:

Dragão adora VELINHAS disse...

Bom dia queridinha, ainda bem que tb estava em casa pq anos atrás trabalhava em um shoping na Tijuca qd houve um apagão como este, afffffffffffffffffffff, que sufocooooo, que medaçooooooooooo andar pelas ruas, jamais vou esquecer aquela noite!
O grupo que ainda estava lá saimos de mãos dadas e fomos juntos p ponto de onibus, nossos Anjinhos de Plantão e nada nos aconteceu mas é terrível andar pela rua no breu, vc não sabe nem onde está pisando, é brabo mas sobrevive-se, né mesmo?

Agora, é uma delícia qd estamos em casa, acendemos as velas e aquele papo gostoso, sempre adoreiiiiiii luz de velas principalmente para AQUELESSSS MOMENTOS!!!

Lindo dia querida, que este seja um dia de MTA LUZ, PAZ NO CORAÇÃO!

Eliane disse...

Bom dia Dragão iluminado.
Imagina que naquele tempo deu "medaço"...hoje então? Mãos dadas pelas ruas skskskksksksks Que gracinha.
A escuridão na roça com lareira, fogueira, boas companhias hummmmmm.
Tem gente que não gosta. Só ama o mundo urbano.

Eliane disse...

Desculpe o abuso, mas me conte três coisas que vc gosta de fazer no escuro.

Dragão no escurinho do cinemaaaa disse...

Se naquela época eu estivesse com minha CORDA,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, teria sido um showwwww, mas dar a mãozinha p meu gerente Paulo , HUMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM, PREFIRO NÃO COMENTAR, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

dragão e os segredinhos disse...

Vixiiiiiiiiiiiii que perguntinha safadinha esta,heinnnnnnnnn???
Depois reclama qd eu e CAMELINHA DO CERRADO pegamos pesadooooooo, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, tá perguntando vou responder:

- Beijarrrrrrrrr na boca no escurinho, tem coisa mais dotosa???kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

- Jantar a luz de velas C UM LORD CAHRMOSO

- eEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE ... SÓ MESMO NO ESCURINHO mas podem ter velinhas q dão aqueleeeee charme ao ambiente, né mesmo?

Algo mais MADRE SUPERIORA??

a vizinha disse...

EXISTE SEMPRE UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL ! Depois do caos, da escuridão, as luzes voltaram e foi como se nada tivesse acontecido. Tudo estava no lugar e nós tbém !

PAPOULA p VIZINHA disse...

Com certeza VIZINHA, ainda bem que sempre temos uma LUZ NO FIM DO TÚNEL mesmo que seja uma lamparina mas ela ESTÁ LÁ ILUMINANDO NOSSA CAMINHADA!

Silvana disse...

Bom dia blog mais animado da planeta, bom dia Lili. Bravo, bravo, bravo, que texto lindo que vc escreveu hoje, um mixto de jornalista com alma de escritora, fiquei emocionada ao ler o traçado paralelo entre a luz da vida e da alma, lindo, lindo, lindo. Vou me lembrar dessas palavras para tornar breves os momentos que eu achar que não existe luz no fim do túnel. Beijos iluminados para toda(os)

Kiki disse...

É isto ai, SEMPRE existe luz no final do tunel, principalmente se existe a VONTADE de chegar ao final do tunel.
Qto ao apagão, tive menos sorte. Em parte de Botafogo, apagou as 18:15hs, dia claro, a light mandou carro mas depois precisava de um carro-gerador, qdo estava para chegar.....apagão.Conclusão minha luz retornou hoje as 7 da manhã e desconfio q. foi pq o Colegio Santo Inacio ( que faz parte do meu trecho) fez pressão, vc ligava p/ a concessionária e nem atendiam....

a vizinha disse...

A escuridão de ontem veio bem a propósito. Mostrou que, de repente- podemos ficar assim, sem pai nem mãe, no meio da trevas, sozinhas com nós mesmos. Dá tempo de pensar, de pedir, de refletir de querer que tudo passe, de saber esperar, porque não adianta espernear, tem que ter paciência e resignação. Não a resignação de ficar estática mas sim a compreensão de que tudo pode mudar num minuto. E depois daquela longa espera a luz apareceu novamente, como se nada tivesse acontecido. Assim é em nossas vidas. a escuridão e a luz.

Quilma disse...

Resolvi assumir o meu lado Kiki, graças a vc, Lili.

Eliane p/vizinha do lado de lá disse...

Vizinha, devo confessar que chorei ao ler sua postagem. No alvo.

a vizinha disse...

Se é pra ficar chorando não escrevo mais ! É que a noite de ontem parecia um sinal, não acha ? de que tudo passa, tudo passa. Tem que ter paciência e confiar naqueles que nos conduzem.

Eliane p/KIKI disse...

Ôba.Adoro Kiki. É fofo, é doce e combina com Kiko skskskskkskssk e outros "ks" mais.

a vizinha disse...

Se é pra ficar chorando não escrevo mais ! Não é pra chorar, é pra ficar atento !É que a noite de ontem parecia um sinal, um exercício de paciência, não acha ? de que tudo passa, tudo passa. Tem que confiar naqueles que nos conduzem.

Lulu disse...

Nós aqui em Aracaju não ficamos sem luz, mas de alguma forma fomos afetados. Fui passar um cartão de crédito numa farmácia hoje pela manhã, e o sistema ainda estava "caído". É nessas horas que percebemos como somos escravos do "sistema" em que estamos todos inseridos, que em sua acepção mais ampla significa "um conjunto de partes que se influenciam mutuamente". A Enciclopédia de PNL (Programação Neurolinguística) afirma que cada pessoa, em média, é parte de 162 sistemas, o que vem nos mostrar que entres seus atributos mais importantes estão as idéias de globalidade e circularidade. Faltou luz em São Paulo, eu não consigo comprar com cartão de crédito nem em Aracaju, nem na "Conchichina". Lembro de uma vez em que aqueles funcionários que ficam na pista dos aeroportos orientando os aviões quando eles estão taxiando (deu branco o nome que se dá a eles) fizeram greve, e o transporte aéreo no país inteiro parou. E em consequência, o país também parou. Por causa de quem? Daqueles funcionários que só lembramos que existem quando os vemos exercendo suas funções nos aeroportos.
Mas é isso aí.Como você diz, Eliane, existe sempre uma luz no fim do túnel (desde que não seja a de um trem vindo em sentido contrário... hahahahaha).
Teve uma época em que a fazenda de minha avó não tinha energia elétrica. À noite era tudo na base da vela e de candeeiros. Eram sempre noites de muita paz... como canta Lulu Santos em "Certas Coisas", "não haveria luz se não fosse a escuridão"...
Um beijo enooooorme para todos, tenham um lindo e iluminado dia.

Eliane p/Sil disse...

Oi Silvana, graças que tem gente que gosta de textos mais sérios, românticos e de devaneiros. Devaneios é bom né? ksskskksksks
Se dependesse de alguns...kksksks

Eliane p/ vizinha disse...

Não foi um balde de lágrimas...kssksksk
Você heim...

Eliane p/Lulu disse...

Um trem na direção contrária, ah Senhor kskskskssk Vou apagar esta imagem.
Sorte de Aracajú iluminado. Mas , eu gostei do apagão.

Eliane p/Dragão disse...

Dragão,vc sempre imaginando coisas...
No escuro a gente pode fazer mil coisas. As minhas preferidas:
Ver um bom filme, rezar, ouvir música, conversar coisas amenas em boa companhia, olhar sem pensar em nada o fogo da lareira.
Só pensei nisso.

Dragão grita: ACORDAAAA LILIZINHAAAAAAAAA disse...

Alouuuuuuuuuuuu, o seu filme é passado a MANIVELA, né???Sem luz formosa comoooooooooo assistir filme???ACORDAAAAAAAAAAAAA Lilizinhaaaaaaaa e musica idem, sua VITROLA de manivela deve ser um showwwwwwwww, vou bailar no próximo apagão lá no seu SALÃO , combinado??/kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, LAREIRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA??? Só se for na SUIÇA pq aqui vc teria virado uma POCINHA DE SUOR com certezaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, ihhhhhhhhhhhhhh, já via q está VIAJANDO NA BATATINHA!!!

Papoula e "o Leitinho da Lili" disse...

Lili, por acaso seu "leitinho" hoje cedo foi um CAIPIROSKA DE LIXIA??????
Tá viajandinhaaaaaaaaaa de tudooooooo, acho q A ESCURIDÃO te deixou meio lelézinha, rs,sr,sr,sr,sr,sr,sr,rs, ainda bemmmmmmm que a LUZ voltou ou não sei o que aconteceria com a Rainha do Babi!

Silvana disse...

Oi!!!! gente, nada como morar numa cidade de 1º mundo quase mineira, em BH só faltou 30 min de luz e aqui na Franca do Imperador nem um segundo, fiquei vendo as notícias até voltar a primera luzinha no meu Rio. Cariocas pensei em vcs, Dragão imaginei vc sem o computador, soltando fogo pelas ventas rsrsrsrsrs, vou colocar um gerador no meu computador para quando o próximo apagão vier eu ficar conectada. Beijos

Camelinha Clarão do Cerrado disse...

Lilizinha Madre Superiora

Essa sua foi ótima na escuridão o que vc faz só pode ser o efeito do leitinho de caipirinha como diz a nossa Papoula ou tb vc fumou, cheirou, injetou e tomou todas.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
No escurinho tô com a Papoula, jantar romântico a luz de velas, aquele pega que só acende a luz do coração e de uma mente brilhante cheia de pensamentos libidinosos.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
E qdo a luz retorna, o estabaque é total, de volta para a realidade nua e crua.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Bjs mil
Camelinha No Clarão do Cerrado (não teve apagão por aqui, que pena!!!)

Dragão P Francana do Leme disse...

Francana querida, ontem foi um dia complicaddo, difícil mesmo e qd apagou, EU JÁ ESTAVA APAGADINHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA sonhando com um belo GIGANTE NUM PURO SANGUE, que sonhoooooooo!!!
Acordei com a gritaria da vizinhança qd a luz voltou, virei p o canto e continueiiiiiiiii SONHANDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO mas qd acordei, q saco, nenhum pangaré e mto menos GIGANTE, estava abraçada com MEU TRAVESSEIRO, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Papoula chamando CERRADO disse...

CLAROOOOOOOOOOOOOOOO NÉ CAMELINHA, na "casinha", na cidade do TIO MITO SEM DEDO JAMAISSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS FALTARÁ NADICA DE NADAAAAAAAAAA!!!

Só VERGONHA NA CARA é que anda muitoooooooooooo escassa p aí, né mesmo??? Recebu o email sobre o BOLSA CELULAR???

E ainda tem gente que acha que ELE É UM MITO, OHHHHHHHHHHHH GODDDDDDDDDDDDDDDD!!!

Eliane disse...

Jantar com velas? só se for para colcoar fogo no restaurante.
Boa tarde para quem é da tarde.

Zel Bengalinha Paulistana disse...

Alô, alô, Sampa (ILUMINADA... pelo Sol) chamando Rio!
Boa tarde blog!!!

Eliane, lindo texto. Você aproveitou bem a escuridão, hein? Boas reflexões...

Aqui em Sampa, apagão terrível. Muita gente fora de casa (eu inclusive) sem poder se comunicar, pq deu pau nos celulares... PUNK!
Perigo por tudo. Voltei rezando por proteção divina a todos que precisassem (inclusive eu). Senti friozinho na barriga... Pedi a Deus que no meu bairro tivesse luz para o elevador estar funcionando. Mal subo tres degraus, como poderia subir 4 andares?
Bem, no final tudo deu certo, e ficamos conversando sobre a vida.
Sinceramente, senti medo deste escuro mas acho que a verdadeira tragédia da vida é quando sentimos medo da luz... Aí, é o fim da linha!

Beijos de luz
Zel

Eliane p/Zel disse...

Querida Ze-LINDA. Tem luz não tem Zel? Diz para mim que tem!

Vera Henke do sullll sem apagão disse...

Olá Eliane!
Boa tarde blog iluminado!
Linda a reflexão sobre o fato "APAGÃO". Gostei do que foi dito no programa da Ana Maria Braga por um prof da UFRJ, sobre o que aconteceu. O nosso país deve ser mais sério, um procura colocar a culpa do que aconteceu no outro.... Vamos assumir a nossa fragilidade, as nossas incapacidades e principalmente toda a nossa pretensão.
Ver a luz,seja ela elétrica,solar ou espiritual é sentir-se vivo. Pior é nada ver, nada sentir, nada saber ,isso sim acho que é A TREVA.
Bjs
Vera

Rodrigo disse...

Boa tarde Blog, Eliane!!!

Essa de apagão da alma é "f" !!!
Na vida, todos temos luz.
Mas, tenho plena certeza que sou iluminado, abençoado.
A vida prega-me algumas peças mas, no fim dá tudo certo!! certo LIli??
A força, a coragem, a perseverança, e o reconhecimento que não se pode ganhar todas... se não, a gente fica impossível.
Acredito que aqueles que para terem luz necessitam quebrar a lanterna alheia são esses apagados,
mais cedo ou mais tarde se ferram.
Daí, vale o bordão:
A vida não é boa, má ou ruim.
Ela é avassaladora!!!
E vamo sim bora que atrás vem gente!!!!!

Beijos,

Rodrigo

serpente d´água disse...

Eli, dá um medo esta escuridão toda! Mas é bom para refletir, ver o que realmente é importante, observar o quanto somos dependentes e interligados (que nem o sistema elétrico). Acho também que, apesar do incômodo e da ansiedade todo mundo também sentiu a esperança e confiança de que a luz, uma hora voltaria. Assim é conosco também, não é?!
bjs

Zel Bengalinha ... XÔÔÔ Treva!!!!! disse...

Minha querida, não tem apenas luz... tem HOLOFOTES e nós não tememos nem um pouquinho essa claridade toda. Por isso estamos aqui, vivendo com intensidade, produtivamente e ainda estaremos por MUITO tempo. Acredite nisso.
Como bem disse Silvana, depois do apagão, tudo voltou ao normal, como se nada tivesse acontecido...
E assim será pra nós, podes crer!

Bom, talvez isso não seja bem verdade pra quem me carregou escada acima, hahahaha... hoje devem estar escangalhados, cheios de dor no corpo. Foi uma comédia, hahahahahaha... Ríamos tanto que não conseguíamos subir, hahahaha...
Vixiii, "chose de lóc", como dizia Jô Soares! Hahahahahahaha!!!!
E olha que eu ainda não tinha tomado Red Bull, hahahahahaha!!!!

Beijos de VITÓRIA, de LUZ, de VIDA
Zel

Anônimo disse...

Minha amiga mais que querida:
Só agora pude estar com vc no blog,pois o apagão de ontem queimou a fonte do meu computador.
Vc é o máximo!!!!!
Amo vc.
BJS
lENA

Papoula chamando LORD, ALOUUUUU disse...

Rodrigoooooooooooooo, colocou o filhote no colo p esconder a BARRIGUINHA SARADINHA, néeeeeeeeeee???kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, vc é terr[ívelllllllllllllll, precisamos ANALISAR "A BARRIGUINHA" para sabermos se existe LUZZZZZ, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Eliane p/Vera disse...

Assumir responsabilidades, se comprometer( e porque não?) é um grande passo para o progresso.
Vera, adorei te ver por aqui hoje. O Chimarrão ilumina o sul com seu perfume.

Eliane p/Rodrigo disse...

Oi Rodrigão. Se prega peça? Nem me fale. Todo dia uma peça nova e a gente aqui remendando. Agora, nós dois somos sempre impossíveis.kssksksks De qualquer jeito.

Eliane p/Serpente disse...

Serpente querida, o seu chefe maior quer um culpado? Furnas !!!! skskskskskskskskksksksks
eles eu não sei, mas nós duas e o Blog todos somos interligados por um aluz e tanto.

Eliane p/Zel-LUZ disse...

Por muito tempo...vou guardar esta frase Ze-linda.
Quanto à entrega de primeira classe, eles devem dar graças a Deus que era apenas o quarto...andar. Levaram até o quarto tb? skskskskksksks
Imagina se fosse no dez como o do Dragão! Lascados.
ksksksks O que nos elva longe é nosso humor...negro ksksskksksksks

Eliane p/Lena disse...

Lena Lena, vc sempre chega na hora certa, no texto certo. Tem rido muito aqui com o que tem lido?
beijoooooooooooooooos

Eliane p/Dragão disse...

Rodrigo com filho? Ah não dá. Diz para ele esconder o herdeiro. Mulher corre de homem com filho. Tem pensão ksksksksksksksksksksk
Mas o Enzo, bem , o Enzo é um fofo.
Problema mesmo não é a criança, é ter que aturar a mâe deles.skskskskskksks

Rodrigo disse...

É Lili, mulher mal amada e quem nem homem mal resolvido, é "f" (com ph, para ficar maior - rsrs).

Boa noite e até mais.

Rodrigo

Camélia do Cerrado disse...

Rodrigão

Não resisti, tive que voltar para complementar o que vc disse,
mulher mal amada é f com PH e dois DD de Toddy.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Bjs mil
Camelinha do Cerrado

Ro para Eliane com Luz disse...

O apagão te trouxe bela reflexão, adorei o texto. o que gosto muito neste blog é o clima de luz que existe nele. As pessoas ficam amigas, rocam baforadas quando dragçao está à toda, Zel bengalinha manda ver nas lindas palavras, Lulu, Rodrigo um principe, Camelia com 2 dd de toddy foi demais.... uma açegria este blog. Pensei muito como vc nos hospitais pois minha cuidadora de orquideas estava sendo operada ontem no final da tarde...mas está tudo indo bem... Beijos e luz!

ro comedora de letras p/ Eliane disse...

é amiga, postar depois de um dia que me pareceu ter 48 horas, todas as letrinhas engolidas foram para sopinha da Rô. mil desculpas, mas no fundo é um exercicio assim vcs ficam tentando advinhar o que está escrito :) :) :)

Eliane p/rodrigo disse...

Rodrigão : adoreeeeeeeeeeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii - F. com PH adoreeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeiiiiii
Graças, conheço pouquíssimos!!!!!

Eliane p Ro presente e futuro disse...

Ro querida do Presente e do Futuro:
Olha aqui, a gente pode tudo. Tuuuuuuuuuuudo. Engolir letrinhas, rir, chorar,ter certezas, dúvidas, viajar, cantar alto, sózinha, beijar na rua, mergulhar à noite...tudo.
E sobre a nossa cuidadora de orquídeas: como diz meu irmão " a gente não é mole não. Ninguém leva a gente assim facinho."
VIVA.