quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Explode coração: Salgueiiiiiiiiiiiiiiiiro






"Nem melhor nem pior, apenas uma escola diferente." Parabéns Fernando Pamplona, meu querido Haroldo Costa, amiga Jussara Marinho e as irmãs Marinho. E aos salgueirenses que não esqueço e nunca esquecerei. Norma Ajara não irrita o pessoal aí de cima não. Estou imaginando você com mestre Louro fazendo o maior barulho no céu!


A Acadêmicos do Salgueiro inovou o carnaval carioca. Antes do Salgueiro, o carnaval tinha uma hegemonia de campeonatos revezados entre três grandes escolas: Portela, Mangueira e Império Serrano. Mas, em 1953, a vermelho e branco mudou a história do carnaval e dos desfiles. A escola, que é uma fusão de outras duas agremiações da Tijuca, a Azul e Branco do Salgueiro e a Depois Eu Digo, superou um modelo de carnaval, e, em 1958, convidou os artistas plásticos Dirceu Nery e Marie Louise para realizar o enredo "Viagem Histórica Pitoresca ao Brasil". A vermelho-e-branco impressionou os jurados. Em 1960, entraram em cena dois personagens que fizeram história no Salgueiro e no carnaval carioca: Fernando Pamplona e Arlindo Rodrigues, a quem tive a honra de conviver. Juntos, eles desenvolveram enredos tendo como enfoque o negro e suas glórias - temática inédita na Avenida. Personagens como Zumbi dos Palmares (1960) e Xica da Silva (1963) fizeram sucesso e garantiram os dois primeiros campeonatos da vermelho-e-branco. Veio depois a vitória de 1965 e 1968. Em 1971, a escola trouxe uma nova forma de compor samba-enredo, com letra menor e mais ágil. Era "Festa para um rei negro", de autoria de Zuzuca. Mais um título.
O Salgueiro fêz mais ainda pelo carnaval. Fêz escola. Foi de lá que sairam nomes importantes do carnaval. A querida Maria Augusta Rodrigues, hoje comentarista da Globo, a companheira Rosa Magalhães , campeoníssima pela Imperatriz e Joãosinho Trinta, que dispensa maiores apresentações. Os três trabalhavam com os figurinos e adereços. Para quem não sabe, Joãosinho, antes de trilhar sua trajetória de sucesso pela Beija-Flor, ajudou a vermelha-e-branca a conquistar o bicampeonato, em 1974-75, com originalidade e muito luxo.
Salgueiro hoje do carnavalesco Renato Lage, outro gênio do carnaval.
Parabéns a todos.
Que rufem os tambores!







14 comentários:

Anônimo disse...

DÁ-LHEEEEEEEEEE SALGUEIROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO, CAMPEÃAAAAAAAAAAAAA 2009, VIVAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA, DEU SHOW, DESFILE CAMPEÃO, DESFILE IMPECÁVELLLLLLLLLLLLLLLLLL, VIVAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

DRAGÃO VERMELHO E BRANCO, IUPIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII, VIVA O SALGUEIRO, VIVA O MELHOR DE 20099999999999999999999999!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Muito merecido!!!!
O Salgueiro estava lindíssimo!
Renato Lage extremamente inteligente...
Pena que minha Império caiu...o mais incrível que a mulher do Renato fez o carnaval do Império.
Festa e choro na mesma casa....Esse é o carnaval !!!!

E a "furiosa" bateria vai te arrepiar!!!

Anônimo disse...

Estou muito emocionada. Muito mesmo. O Salgueiro sempre me recebeu no camarote e de braços abertos.
E quantos salgueirenses amados chorando...são fanáticos!!!
Paulistano, sinto pelo Império. Nada tirará seu brilho.

Anônimo disse...

São Jorge Tanquinho fica tristim não, ano que vem ela sobeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee de novo, vc vai ver, é uma grande escola, VAI SUBIRRRRRRRRRRRRRR, CHORA NÃOOOOOOOOOOOOO!!

"ENCOSTA SUA CABECINHA NO MEU OMBRO E CHORAAAAAAAAA, rrs,sr,rs,sr... chora não TANQUINHO, vamos comemorar com O SALGUEIRO, A PORTELA Q TB TEVE UM BOM RESULTADO e em 2010, comemoraremos com a IMPERIOOOOOOO SE DEUS QUISERRRRRRRRRRR!!

VIVA O SALGUEIROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!

DRAGÃO SAMBANDO PELO SALGUEIRO...

Anônimo disse...

O Bloco do fígado Caquético, onde só desfilam guerreiros selecionadíssimos se rende ao Salgueiro.
Vai consolar Tanquinho heimmm Dragão de resseca.
Troquei a minha agora para desfilar à noite!!!!

Anônimo disse...

Alouuuuuuuuuuuuuu galera do BLOCO ´FÍGADO CAQUÉTICO vamos botar o bloco na ruaaaaaaaaa e comemorar no SALGUEIRO, VAMOS LÁ PESSOALLLLLLLLLLL!!!

Venha tanquinho, te empresto , alugo ou melhor, como sou mt generosa, dou meu ombrinho morenaço p vc chorar suas pitanguinhas p 5 segundos pq depoissssssssssssssssssss, ahhhhhhhhhhhhhhh, só SÃO JORGE SABERÁ, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...OLHA A CHUVAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA, TROVÕES, SAÕ OS TAMBORES DO SALGUEIRO COMEMORANDO, VIVAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!

Anônimo disse...

Salve a Academia do Samba!!!!
Salve Mestre Louro, grande maestro da Furiosa!!! E salve Mestre Marcão seu sucessor!!!

Anônimo disse...

Amanhã, quinta, saída do reduto charmoso. Desfile pela orla.
Ai Meu Deus, será que vai dar tempo pra eu chegar Dragão?
Caso contrário, arrebentaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!

Anônimo disse...

TEMMMMMMMMMMMMMMM QUE CHEGARRRRRRRRRRR, como vamos desfilar SEM A RAINHA DO BLOCO, NEMMMMMMMMMM PENSARRRRRRRRRRRRRR, rs,sr,sr,rs,sr,sr,rs, estamos te esperando, fantasias lindas e charmosas, VC TEMMMMMMMMMMM QUE CHEGARRRRRRRRRRRRRRRR, tamo perandooooooo a RAINHA DO FÍGADO CAQUÉTICO, a ala dos BATE BOLAS ESTÁ LINDAAAAAAAAAAAAAAAA E A BOLADAAAAAAAAAA VAI COMERRRRRRRRRRR, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

BATE BOLA DOS UIVANTES CHEIM DE PLUMAS E PAETÊS, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Anônimo disse...

Linda, não sei se chego.

Lulu disse...

Conquista muito merecida... realmente, a escola fez um desfile brilhante. Mas aqueles 9,8 na última nota da Portela (Mestre-Sala e Porta-bandeira) foi meio suspeito, vocês não acharam não? Ela já tinha ultrapassado em 1 décimo a Beija-Flor, ficando na vice-liderança, se tirasse 9,9 empataria, mas ficaria ainda em 2° lugar porque tinha mais nota 10 no item.... (foi 10, 10, 10 e 9,8). Para que a Beija-Flor fosse a vice-campeã, ela teria que tirar no máximo 9,8.
Muito, mas muuuuiiiiiiito suspeita esta nota.
Não estou fazendo acusação nenhuma, que fique bem claro. Mas que a gente fica com uma pulguinha atrás da orelha, ah, isso fica.

Anônimo disse...

Explodeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee Coraçãooooooooooooooooooooooooooooo
Minha escola ganhouuuuuuuuuuuuuuuuu
Salgueiro desde que nasci.
Emoção pura hoje, já tomei foi um porre de felicidade, agora só resta muito ENGOV para curar a ressacaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Camelinha enlouquecida com a vitória do Salgueiro

Anônimo disse...

Bom dia Salgueirenses, Doze mil pessoas foram comemorar ontem a vitória da vermelho e branco.
De binóculo , consegui enxergar Papoula e Burka tocando tamborins no meio da bateria de Mestre Marcão.
Parabéns.Enxutérimas,

Anônimo disse...

Lulu querida, tudo sempre tem um "quê " de suspeito no nosso país.
Bom dia Sergipe,