quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Todos merecem medalha pela luta


Ufa. Finalmente cheguei. Semana que vem espero voltar ao nosso horário normal. Aquele que varia da madrugada ao começo da manhã. Só que hoje começou a maratona: consultas, exames, avaliações e tudo o mais. Aí madruguei na sala de um dos craques.
Mas hoje o assunto é outro. Pequeno desabafo. Como vocês tenho admiração pela fé e garra do nosso ex-vice. Mas quero dizer que vim ouvindo o jornalista Ricardo Boechat pela radio BandNews contar um caso que nem sem como definir. Uma jovem de 38 anos morreu em um hospital do Rio, com médicos recusando a atendê-la. E desta vez a denúncia foi de uma enfermeira do próprio hospital.
Alencar tem sorte, tem fé, tem recursos, tem garra. Mas não morreria em uma maca. Tenho visto nas minhas andanças por aí como o ser humano é tratado em hospitais. Como gado. Ou melhor gado não. Porque os fazendeiros tem o maior xodó pelos deles. Eu diria que somos tratados como nada.
Alencar merece todas as homenagens. Mas milhares, milhões de guerreiros anônimos também. Ele ontem falou que a luta não é fácil. É duríssima. Nós sabemos. Só que a nossa é ainda mais árdua. Sem molho de chantilly.
Hoje me deu uma vontade enorme de cumprimentar parceiros de luta, eternos vencedores. Cada dia ganhamos um round. Um beijo a todos. São tantos e tantos guerreiros e gladiadores, que vocês poderiam gritar "presente" que nem na sala de aula.
Algumas amigas que me acompanham em alguns consultórios sempre ficam supresas e me perguntam: -"Mas tem mais gente do que da outra vez..."
-"É querida, é uma epidemia." E as enfermeiras confirmam!
Felizes aqueles como José de Alencar que conta com um staff. Mais feliz ainda sou eu, que nunca fui vice e sou cercada pela equipe mais cautelosa e comprometida do mundo com seus clientes.

21 comentários:

NA PISTA COM ELES ... disse...

É verdade.....triste mas realidade pura. Sabe o que me espanta é no meio do sofrimento, seu, do vice e outras pessoas com recursos, ainda agradecer, por te-los?! Todos deveriam ser tratados da mesma maneira, em iguais condições.....tudo tão desigual?
Mas....o que não tem remédio.....remediado está e vc....graças mesmo, diante da maioria, pode seguir com dignidade e com o staff que te cerca. De médicos de ponta, amigos carinhosos e uma "Tropa de Elite dos Céus".....Amén!!!!!!!
Para variar....ótimo tema, excelente crônica...perfeito!
Bjssss e saudades.....
Força....Para o alto e avante...sempre Girl!

Casal de Cisnes disse...

Querida Eliane,
O casal de cisnes continua lendo diariamente em silêncio esse blog encantador, mesmo com os cisnes em lagos diferentes, mas eternamente próximos. Ela contou com a competência, dedicação e solidariedade dos profissionais da área médica tanto nos Oncologistas Associados de Botafogo como no Quinta D'Or, tratada como uma vice presidente, mas a saudade de Deus foi maior. Dentre as pessoas maravilhosas nesse caminho da Cisne, você compartilhou bons momentos de luta ao nosso lado e é sempre lembrada pelo Cisne, com lágrimas de emoção e saudade, quando recordo as vezes que dancei com ela "I made it through the rain", "Could it be magic" e "I can't smile without you" de nosso ídolo musical Barry Manilow. Estou cercado de muito amor e carinho de muitos amigos e alunos amigos, muito motivado a "cuidar dos outros", guardando um tipo de amor só para ela, e tentando merecer reencontrá-la um dia. Os cisnes agradecem a Deus pelo privilégio de tê-la conhecido. Um beijo fraterno.

Eliane Furtado disse...

Oi CARIOCA.
Maioria não. Poucos. Poucos são os médicos que fizeram juramento pra valer.
bj

Eliane Furtado disse...

Meu lindo e inesquecível casal.
Que saudade imensa. Nem sei o que falar.Me fêz chorar né?!
A luta tem sido sobre humana.Admiro isto no Alencar e em cada um de nós.
Por favor, nesta legião de amigos,sinta-me sempre por perto...cantando para vcs dançarem.

M.Rosario//BENDIZER disse...

PRESENTE!!!!
Assinado Maria do Rosario Orlandeli Sampaio - paciente câncer de colon, em tratamento há 05 anos e vivendo graças a um bom convênio e muita mas, muita luta!
Assim como vc amiga, eu tb vivo vendo pacientes "JOVENS" PERDEREM A VIDA a espera de um leito ou uma cadeira para fazer quimio ou rádio.
O ex-vice é valente, mas conta com um exercito que nós pobres mortais jamais teremos acesso.
DESABAF0!!
Bjs. :) @@

Daniel Savio disse...

Infelizmente, é um jeito que os médicos encontraram para consegui desempenhar a profissão, mas sem ligar aos pacientes (por isto esta distância toda ao tratar alguém)...

Mas eles poderia ser melhores.

Fique com Deus, menina Eliane.
Um abraço.

a vizinha disse...

Isso é a constatação da realidade. Não deixam o vice morrer. Nem eu quero que ele morra mas peço perdão aos milhares de doentes, desesperados,abandonados em macas, espalhados pelo chão, sofrendo eles e seus familiares. Como explicar, como aceitar isso ??? Será que o governo não tem vergonha dessa situação ? como será que nós aceitamos isso passivamente, vendo pelas fotos, acompanhando as matérias diárias, sem nos indignarmos, sem nos comovermos. Cadê nosso sentimento de solidariedade com essa gente ? Como não se irritar com a diferença de uns e outros ? MAS POR QUE ??? POR QUE ? MIL PERDÕES, SENHOR VICE, MAS A COMPARAÇÃO É INEVITÁVEL ! Lamento pelo que o sr. passa mas fico horrorizada de ver esse disparate, esse pouco caso, essa displicência com que somos tratados. UMA PALAVRA SUA, SENHOR VICE PRESIDENTE, DO ALTO DA SUA CADEIRA DE RODAS, CERCADO PELOS MAIORES ESPECIALISTAS DO PAÍS, NO MELHOR HOSPITAL, COM TECNOLOGIA DE PONTA, UMA PALAVRA SUA AOS POBRES DESESPERADOS !!!!!

Eliane Furtado disse...

Grande presença. Grande força que me inspira.

Eliane Furtado disse...

Jovem Daniel, todos deveriam fazer de novo o provão.

Eliane Furtado disse...

Hoje, vizinha, tenho a convicção que ele poderia ter feio mais. Doado para pesquisas. Não vale só o Sirio e Libanês, pressionado liberação de novos medicamentos.
Torço que ele viva e ainda possa fazer algo grandioso.

chica disse...

Alencar tem tudo à disposição, mas tem algo dele:GARRA!

Todos nós precisamos dela,né? beijos,tuuuuuuuuuuudo de bom,chica

Maria Cecile disse...

Eliane... sua medalha deve ser cravejada de ouro e diamantes!
Nunca vi alguém como você. Quanta energia, quanta luz, quanta ternura, compartilhamento... em meio a tantas atividades "médicas" ainda encontra forças para olhar pelos outros, e também em assuntos tão variados mas que fazem parte da vida humana, das paixões humanas.
A gente fica aqui na torcida... e na esperança que os dirigentes de hospitais, redes etc tenham mais compaixão pela dor alheia.
Um grande beijo em ti!

Lucia Lombardi disse...

Querida amiga, sei bem o que e isso. Primeiro tive um diagnostico errado, depois fui operar no SUS, ate carne podre servem para os doentes. Com o plano de saude ficou bem melhor, providencia de Deus, medicos abencoados, mas olha que sofrimento viu! O problema e que as ppessoas pensam que nunca vao passar por isso, que so acontece com os outros, enfim...Jose de Alencar , mesmo com todas as regalias, esta seguro mesmo e pelas maos de Deus, como nois, Gracas a Deus! Bjussssssssssssssssss

Tathiana disse...

Estou chegando aqui agora e já vou deixar minha opinião radical. rs. Vc está certa e vou mais além: me chateia qd dizem que dinheiro não compra felicidade ou saúde. Sinceramente, pode não comprar felicidade, mas compra dignidade até mesmo na forma e na hora da morte. E compra os melhores tratamentos médicos, alimentos saudáveis, melhor qualidade de vida e, portanto, permite que os mais abastados tenham, sim, mais saúde.
Enfim, o que o dinheiro não compra mesmo são os amigos verdadeiros - aqueles que estão com a gente nos bons e maus momentos. E, com relação a isso, parece que vc é rica deles.
Beijos.

Lulu disse...

Eu costumo dizer que é a "seleção artificial", Eliane. Darwin nos trouxe a "seleção natural"; aqueles que não têm recursos financeiros para tratar de sua saúde e morrem à mingua compõem a seleção artificial. Sobrevivem aqueles que podem comprar saúde. É triste, mas é a realidade.
Beijos, tenham todos uma noite de paz.

Vera do sulllll disse...

Boa Noite Eliane!
....Aplaudo de pé o teu post!!!
É a verdadeira verdade!
Bjs

Kiki disse...

Olha eu aqui discordando.......Nem tudo é tão ruim e nem para tudo o $ esta a frente. Trabalho na area da saude publica, com uma doença terrivel (tuberculose multirresistente),resumidamente, meu trabalho consiste em monitorar através de um sistema de informação o tratamento destes pacientes. Primeiramente eles são denominados "clientes", são assistidos por medicos extremamente capacitados e competentes. Sempre digo que nem em consultorio particular, o cliente tem o atendimento que eles tem. Se faltam a uma consulta é o proprio medico ( muito deles doutores com doutorado) que ligam para convencer a retornar ao tratamento e qdo não conseguem lançam mão até do Ministerio Publico. A equipe tem enfermeiras e assistentes sociais que tentam resolver de internação a licenças de INSS, quando não ficam horas escutando todas as "mazelas" e tentando soluções viáveis. Sei que são diferentes, mas existem e muitas das pessoas que frequentam este blog, ajudam a esse tratamento com alimentos, pois alem de tudo, muitos são abaixo da linha da pobreza. São + de 5.000 pacientes no Brasil ( esse numero deve crescer, pois muitos ainda não foram detectados)todos tratados em centros de referencias. Só para esclarecer, e mostrar que não são os estados mais ricos que conseguem curar estes casos, o Pará é onde temos o maior índice de sucesso, num tratamento que leva de 18 a 24 meses com medicamentos importados e com grandes reações. Quando um paciente cura, a equipe vibra, pois é uma vitória que só quem esta perto pode valorizar. Desculpa mas eu não podia deixar de escrever isso...

LULU para KIKI disse...

É a exceção da regra, Kiki.... você cita o Pará, agora há pouco ouvi no Bom Dia Brasil que naquele estado 280 pacientes estão na fila para fazer hemodiálise, enquanto vários aparelhos estão encaixotados há 3, 4 anos em Belém... um claro exemplo de descaso.
Eu pessoalmente achei maravilhosa a sua postagem, mostrando essas ilhas de eficiência que vêm nos mostrar que nem tudo está perdido e que nos dão alento, ao nos mostrar que existem pessoas realmente comprometidas e engajadas com a saúde pública. Pena que são praticamente exceções...
Beijos para todos, tenham um ótimo dia.

Ro, SAÚDE E EDUCAÇÃO P TODOS disse...

Kiki querida, o Centro de Referência é uma excessão pq no geral vemos todosssss os dias na tv o descaso com a saúde no BRASIL inclusive em BRASÍLIA onde o caos é total na saúde conforme reportagem mostrada agora em dezembro na tv.
Seria um espetáculo se todosssssss nóssssssss tivéssemos estes cuidados que o José Alencar tem tido e só por isto ainda está conosco pq a maioria dos guerreiros já são ESTRELINHAS NO CÉU AZUL DO NOSSO BRASIL!
É lamentável o descaso com a SAÚDE E A EDUCAÇÃO , torço e torço muito para que consigam mudar isso para que o futuro dos nossos netos seja bem melhor que o nosso.
SAÚDE E EDUCAÇÃO É UM DIREITO DE TODOS E OBRIGAÇÃO DO GOVERNO!
Pobre aqui só tem um direito: MORRER EM UMA MACA ABANDONADO NOS CORREDORES DOS HOSPITAIS PÚBLICOS!
LIndo dia para todos COM FÉ DE QUE UM DIA TEREMOS UM BRASIL DE DIREITOS IGUAIS PARA TODOS.

Eliane Furtado disse...

Kiki querida, como diz Lulu é exceção.
Vc deve fazer uma grande diferença.
O que tenho visto...é de chorar.
Primeiro técnicos mal treinados. Depois nem sabe o que estão fazendo.
Ai vou encerrar este assunto que dói.
Fiquem à vontade.
Mas a vida é esta. E adoro quando o blog tem discussões proveitosas.

Eliane Furtado disse...

sabem o que estão fazendo, digo.