quinta-feira, 8 de abril de 2010

Ondas gigantescas e destruidoras, como o amor



Depois da chuva, lá vem a ressaca no litoral do Rio. Pelo menos é esta a previsão. Ondas gigantes entre 3 e 5 metros de altura vão se formar no mar. Especialistas afirmam, que se isto acontecer, esta será uma das maiores ressacas do Rio.
Eu tenho fascínio por fotografar ressaca. Olhar este fenômeno extraordinário. Quando criança adorava ficar esperando a ressaca da casa de minha avó, que tinha uma visão maravilhosa para o mar do Leme. Naquela época, as ondas tomavam as ruas da Avenida Atlântica, entravam pelas garagens e destruiam vários carros. Eu queria por queria ver, mas os generais de plantão não deixavam.
A ressaca ainda causa muita destruição especialmente em Ipanema e no Leblon, bairros também nobres do Rio. Mais ainda pela curta faixa de areia. Mas faz a alegria dos surfistas.
Os efeitos da ressaca são tão turbulentos que os bebedores exagerados deram este apelido ao mal estar que sentem no dia seguinte. A palavra pegou entre eles aqui, no Brasil, e em Portugal.
Ficou tão popular que algumas pessoas também usam para outras situações. Menos radicais. Ressaca pode significar uma preguiça fora do comum por causa de eventos na noite anterior, ou uma noite mal dormida, ou situações diversas.
Hoje, por exemplo, estou de ressaquinha. Já perceberam pelo horário que cheguei né?!
Mas não foi por causa de capi de lichia não. Antes fosse.
Enfim, vamos trabalhar. Lá vou eu, aos trancos e barrancos, e levando a minha máquina fotográfica. Os generais da minha infância não estão mais por aqui, e no final do dia vou fotografar as ondas.

Foto acima é de Augusto Maia - 17/07/1921- ressaca destrói calçadão em Copacabana

8 comentários:

Papoula de SALVA VIDAS disse...

Bommmmmmm diaaaaaaa Preciosa do Leme, tb estou meio barro meio tijolo hoje, rs,sr,sr,rs,rs,sr,sr, só acoredi agora, abri a janela e A RESSACA está belíssima, vamos fotografar mesmooooooooo!

Ondas imensas, mar super agitado e A VIDA tb portanto pezinhos fincados em terra pq O MAR NÃO ESTÁ NEM PARA OS PEIXINHOS, vamos ver de longeeeeeeeeee, viu?

beijins de ressaca, INTÉ

Unknown disse...

Bom dia,

A Terra está gritando por socorro!
Dá pra ouvir seus gritos de longe...
Bjs

Eli p/Papoula disse...

PAPOULA,a coisa está preta. Lembra do filme? Todos no mesmo barco.

Eli p/Bia disse...

Faz tempo né Bia? Ninguém liga. A grande maioria liga só para si não é?
Será que minhas secretárias evangélicas tem razaão...fim do mundo por fenômenos climáticos?
BEIJOS

Papoula e A RESSACA disse...

Ué, o povo não gosta dessa RESSACA mas da outra hummmmmmmmmmm, daria um BAFÃOOOOO rs,sr,sr,rs,sr,sr... acho que a galera está de RESSACA, SUMIRAM NA ONDA QUE O MAR LEVOUUUUUUUU!

Lulu disse...

Aqui em Aracaju a gente usa também o termo "ressaca" para designar o arremate de um evento, uma festa. Por exemplo: temos aqui o Précaju, que é uma prévia carnavalesca. Começa numa quarta-feira e vai até o domingo. No sábado seguinte, tem a "ressaca do Pré-caju", ou seja, o dia todo de festa, com trio elétrico e tudo. E assim como essa, temos várias "ressacas", com direito à mesma animação.
Beijos!

LULU para BIA disse...

Bia, a Terra não está gritando por socorro. A nossa Mãe-Terra, Gaia, que é um organismo vivo (isso já foi comprovado cientificamente, não é misticismo ou esoterismo não) está, sim, dando sinais de irritação. Está se sentindo incomodada. E tenha a certeza de que no momento em que ela se sentir gravemente ferida, ela pura e simplesmente vai extinguir a espécie humana... e vai se recuperar sem a gente. Ou talvez com alguns poucos privilegiados. Pensando bem, que poder tem o homem para destruir a Terra? Isso é pura ilusão... ela é que tem todo o poder de nos destruir. E está nos mostrando não só que pode, mas que está disposta a isso.
Beijos!

Eliane p/Lulu disse...

Adorei saber que ressaca tb é arremate.